Luz da temperatura no painel - Existe ou é Lenda Urbana?


Alonso Junior

Posts Recomendados


Pelo oq sei essa luz so acende qdo o carro esta em perigo(0upreste a ferver) entao ela acende numa forma de aviso para parar pq vai ferver

Agr fl q ja vi essa luz vc tem razao nunca vi tbm... Na minha opiniao deve acender a luz de anomalia e algum code

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/05/2016 at 05:16, Alonso Junior disse:

Alguém já viu a luz da temperatura do painel acender?:blink:
Já pararam pra pensar que futuramente se por um acaso a válvula termostática travar aberta nunca saberemos?

Para mim é um grande falha de projeto. A luz da temperatura só vai acender quando a temperatura estiver muito alta. E quando isto acontecer, tem que parar imediatamente, para evitar danos maiores ao motor. Outros carros de outras marcas (Ex: Ford) possuem  marcador de temperatura no painel. Quanto a instalação deste acessório, só é possível nos carros que não tem mais garantia de fabrica,pois nos que ainda tem, se fizer a instalação vão perder a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Edson Ferreira disse:

Então mano encontrei uma opção mais em conta, e que usa essa mesma entrada OBD2:
http://www.dx.com/p/super-mini-elm327-bluetooth-odb2-v1-5-car-diagnostic-interface-tool-blue-142679#.V054xGgrLIV

Nesse caso tenho um celular Android antigo e estou pensando em fixar ele no painel e deixar conectado direto por Bluetooth com o ELM327(adaptador).

Ai ficaria uma opção bacana de controlar consumo em uma viagem, temperatura da água, tensão da bateria(voltagem), e mais outras coisas bacanas.

Ele fica praticamente um computador de bordo e mais um pouco por acessar diversos sensores do carro! E também não perde a garantia, por não mudar nada na parte eletrônica do carro, como o @Azeitona falou.

Alguém já comprou esse adaptador ELM327?

Editado por Alonso Junior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 1 de junho de 2016 at 03:02, Alonso Junior disse:

Então mano encontrei uma opção mais em conta, e que usa essa mesma entrada OBD2:
http://www.dx.com/p/super-mini-elm327-bluetooth-odb2-v1-5-car-diagnostic-interface-tool-blue-142679#.V054xGgrLIV

Nesse caso tenho um celular Android antigo e estou pensando em fixar ele no painel e deixar conectado direto por Bluetooth com o ELM327(adaptador).

Ai ficaria uma opção bacana de controlar consumo em uma viagem, temperatura da água, tensão da bateria(voltagem), e mais outras coisas bacanas.

Ele fica praticamente um computador de bordo e mais um pouco por acessar diversos sensores do carro! E também não perde a garantia, por não mudar nada na parte eletrônica do carro, como o @Azeitona falou.

Alguém já comprou esse adaptador ELM327?

Este equipamento é uma ferramenta de diagnóstico,é usado para ler problemas do carro e exibir os dados atuais.Mas pelo que vi ele tem que ser conectado em algum lugar. Os resultados é que são fornecidos via Bluetooth.

 

Como Instalar Sensor e Marcador de Água e Óleo         www.youtube.com/watch?v=og1ZXJaGud0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou bacana no painel eim @Edson Ferreira!!! Até combinou com a luz azul do velocímetro!! Só tenho uma duvida, ele funciona com bateria própria ou ele recebe energia pelo cabo que vai no OBD2?

@Azeitona comprei o http://www.dx.com/p/super-mini-elm327-bluetooth-odb2-v1-5-car-diagnostic-interface-tool-blue-142679#.V1JAzGgrLIW , vi que tem uma discussão bem grande sobre ele em outras partes do fórum aqui, e a galera que ta usando gostou bastante. Vou esperar chegar aqui dai falo mais sobre as experiencias com este Objeto.

Agora sobre esse fato de o carro não ter mostrador de temperatura, percebi que outras modelos de carro também não a possuem, a exemplo de: Fiesta, Ka, Uno, Civic, Etios, etc.. mostrando que é uma tendencia para baratear os carros, mesma coisa do estepe de pneu de "bicicleta" que se tornou praticamente regra nos carros saídos de fabrica.. mais uma vez a evolução reversa atuando..

temos que aproveitar enquanto os carros estão saindo com 4 rodas ainda... pq quando eles descobrirem que sair de fabrica com 3 rodas baratear o carro, ai tamo lascado... kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou bacana no painel eim @Edson Ferreira!!! Até combinou com a luz azul do velocímetro!! Só tenho uma duvida, ele funciona com bateria própria ou ele recebe energia pelo cabo que vai no OBD2?

@Azeitona comprei o http://www.dx.com/p/super-mini-elm327-bluetooth-odb2-v1-5-car-diagnostic-interface-tool-blue-142679#.V1JAzGgrLIW , vi que tem uma discussão bem grande sobre ele em outras partes do fórum aqui, e a galera que ta usando gostou bastante. Vou esperar chegar aqui dai falo mais sobre as experiencias com este Objeto.

Agora sobre esse fato de o carro não ter mostrador de temperatura, percebi que outras modelos de carro também não a possuem, a exemplo de: Fiesta, Ka, Uno, Civic, Etios, etc.. mostrando que é uma tendencia para baratear os carros, mesma coisa do estepe de pneu de "bicicleta" que se tornou praticamente regra nos carros saídos de fabrica.. mais uma vez a evolução reversa atuando..

temos que aproveitar enquanto os carros estão saindo com 4 rodas ainda... pq quando eles descobrirem que sair de fabrica com 3 rodas baratear o carro, ai tamo lascado... kkkk

Ele recebe energia pela entrada obd

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Alonso Junior disse:

Ficou bacana no painel eim @Edson Ferreira!!! Até combinou com a luz azul do velocímetro!! Só tenho uma duvida, ele funciona com bateria própria ou ele recebe energia pelo cabo que vai no OBD2?

@Azeitona comprei o http://www.dx.com/p/super-mini-elm327-bluetooth-odb2-v1-5-car-diagnostic-interface-tool-blue-142679#.V1JAzGgrLIW , vi que tem uma discussão bem grande sobre ele em outras partes do fórum aqui, e a galera que ta usando gostou bastante. Vou esperar chegar aqui dai falo mais sobre as experiencias com este Objeto.

Agora sobre esse fato de o carro não ter mostrador de temperatura, percebi que outras modelos de carro também não a possuem, a exemplo de: Fiesta, Ka, Uno, Civic, Etios, etc.. mostrando que é uma tendencia para baratear os carros, mesma coisa do estepe de pneu de "bicicleta" que se tornou praticamente regra nos carros saídos de fabrica.. mais uma vez a evolução reversa atuando..

temos que aproveitar enquanto os carros estão saindo com 4 rodas ainda... pq quando eles descobrirem que sair de fabrica com 3 rodas baratear o carro, ai tamo lascado... kkkk

Como te disse é uma ferramenta de diagnóstico, mas pelo preço, vale o investimento. Vou tentar fazer o cadastro e comprar um também. Me avise após você instalar e ver os resultados, ok  Abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Chegou o Plug OBD2 pra analisar os sensores escondidos do carro, como o nosso omisso leitor de temperatura no painel! [emoji36]

96e4f88618be83c95e7e752e46e522f5.jpg

O encaixe é feito no plug que geralmente vai o "RASTER", fica no pé do motorista do lado esquerdo.

c3b9007d0465b3b3a10fe207db2612dc.jpg

O Aparelho plugado liga uma luz vermelha e já emite sinal de Bluetooth.

74447c374e82789c41e2c75100639087.jpg

Só ligar o Bluetooth do tablet ou smartphone, e abrir o programa DashCommand. Dá pra escolher diversos sensores, rotação, velocidade, pressão do ar, temperatura do ar, pressão da bomba, e claro o "Coolant temperature" que indica a temperatura da água em tempo real.

Cada variável pode ser mostrada por método de gráfico, digito ou mostrador analógico. Muito bacana pra deixar ligado em uma viagem e ter um controle maior do que está acontecendo com o carro. [emoji51] [emoji594] [emoji724] [emoji91]

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Alonso Junior disse:

Chegou o Plug OBD2 pra analisar os sensores escondidos do carro, como o nosso omisso leitor de temperatura no painel! emoji36.png

Amigo !!

Ficou ótimo, assim tens uma leitura em tempo real da temperatura.                                                                                                                                                             

Qual foi o custo total para entrega no Brasil ? E quanto tempo demorou para chegar ? O Bluetooth só funciona com Android ou funciona também co Windows Phone ?

 emoji51.pngemoji594.pngemoji724.pngemoji91.png

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

 

Editado por Azeitona
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aew @Azeitonacomprei no http://www.dx.com/p/super-mini-elm327-bluetooth-odb2-v1-5-car-diagnostic-interface-tool-blue-142679#.V4SA6WgrLIW e paguei cerca de 20 e poucos reais, demorou 1 mês pra chegar da China. Paguei no boleto e na hora da compra pelo site coloquei uma opção pro pacote não vir com a Logo da empresa deles, pq ai a chance de ser taxado é bem menor.

O Bluetooth funciona com Android e WindowsPhone, meu tablet é windows e funcionou, o Android funcionou em um celular antigo com Android que tenho, mas meu Moto G não reconheceu o bluetooth. Provavelmente alguma incompatibilidade com a versão, mas pelo que vi funciona normal na maioria dos Smartphones.
;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/07/2016 at 02:41, Alonso Junior disse:

Aew @Azeitonacomprei no http://www.dx.com/p/super-mini-elm327-bluetooth-odb2-v1-5-car-diagnostic-interface-tool-blue-142679#.V4SA6WgrLIW e paguei cerca de 20 e poucos reais, demorou 1 mês pra chegar da China. Paguei no boleto e na hora da compra pelo site coloquei uma opção pro pacote não vir com a Logo da empresa deles, pq ai a chance de ser taxado é bem menor.

O Bluetooth funciona com Android e WindowsPhone, meu tablet é windows e funcionou, o Android funcionou em um celular antigo com Android que tenho, mas meu Moto G não reconheceu o bluetooth. Provavelmente alguma incompatibilidade com a versão, mas pelo que vi funciona normal na maioria dos Smartphones.
;)

 

Alonso , só mais uma coisinha. Qualquer Android (2.0, 2,1 etc) serve ou só os mais atuais 4.0 ;4.1....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Matéria interessante que aborda a questão do carro não ter um mostrador de temperatura no painel. Nesse caso aconteceu com um KA que acendeu a luz no painel mas já era tarde demais... superaquecimento foi inevitável.


http://quatrorodas.abril.com.br/materia/ford-ka-em-ponto-de-ebulicao
" O Ka mantém a tradição: desde o primeiro, de 1997, o painel não tem termômetro. No nosso, quando a luz acendeu, já tinha fervido 


No caso do Onix desconheço problema parecido, mas nada impede de vir a acontecer :blink:
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Nenhum carro da GM tem problema com temperatura do líquido de arrefecimento.

Faça a substituição à cada 5 anos, conforme orientações do manual e nunca vai ter qualquer problema.

Não ter indicador de temperatura não desmerece em absolutamente nada o carro.

A GM sabe muito bem o que faz..

 

SDS

Editado por Boing2016
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Primeiro, como você pode afirmar com tanta certeza que NENHUM carro da GM possa ter tido problema por não ter o mostrador de temperatura? por acaso trabalha lá?
Segundo, ninguém desmereceu o carro ou esta desmerecendo, só questionando a questão de não ter o mostrador, acredito que aqui todos gostam do Onix apesar de alguns detalhes.

Para pensar @Boing2016 :
" O Medidor de temperatura de arrefecimento é um aparelho absolutamente necessário em TODOS os carros.
E aqui não importa se o bloco é de FeFo ou de Alumínio. Há outras falhas que podem ocorrer no sistema, diferentes da oxidação dos canais de refrigeração do bloco do motor. Podem haver vazamentos, furos pequenos nos mangotes, abraçadeiras ligeiramente folgadas, problemas elétricos na ventoinha ou no atuador de sua partida, etc que comprometem o perfeito funcionamento mesmo em blocos de alumínio! 

Tudo bem que, para quem não entende nada de motores, se a temperatura da água começar lentamente a subir não vai saber como proceder mesmo. Para quem nem olha para o painel também.
Mas para quem sabe usar, faz diferença sim.

Para exemplificar, o Corolla possui o termômetro de água! E todos outros carros top de linha das melhores marcas do mundo, Mercedes, BMW, Audi, Porsche, etc, etc, também usam o termômetro.
Porque o Etios, o Fit, o Cobalt, o Sandero (o novo), Onix e outros carros estão deixando de usá-lo???

Apenas por um motivo. 
Reduzir os custos e produzir um veículo MAIS BARATO para as fábricas!!! 
E nos entregar um produto MAIS PELADO. "

"A GM sabe muito bem o que faz.." ?
-Vc está certo sabe mesmo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/08/2016 at 02:28, Alonso Junior disse:

Primeiro, como você pode afirmar com tanta certeza que NENHUM carro da GM possa ter tido problema por não ter o mostrador de temperatura? por acaso trabalha lá?
Segundo, ninguém desmereceu o carro ou esta desmerecendo, só questionando a questão de não ter o mostrador, acredito que aqui todos gostam do Onix apesar de alguns detalhes.

Para pensar @Boing2016 :
" O Medidor de temperatura de arrefecimento é um aparelho absolutamente necessário em TODOS os carros.
E aqui não importa se o bloco é de FeFo ou de Alumínio. Há outras falhas que podem ocorrer no sistema, diferentes da oxidação dos canais de refrigeração do bloco do motor. Podem haver vazamentos, furos pequenos nos mangotes, abraçadeiras ligeiramente folgadas, problemas elétricos na ventoinha ou no atuador de sua partida, etc que comprometem o perfeito funcionamento mesmo em blocos de alumínio! 

Tudo bem que, para quem não entende nada de motores, se a temperatura da água começar lentamente a subir não vai saber como proceder mesmo. Para quem nem olha para o painel também.
Mas para quem sabe usar, faz diferença sim.

Para exemplificar, o Corolla possui o termômetro de água! E todos outros carros top de linha das melhores marcas do mundo, Mercedes, BMW, Audi, Porsche, etc, etc, também usam o termômetro.
Porque o Etios, o Fit, o Cobalt, o Sandero (o novo), Onix e outros carros estão deixando de usá-lo???

Apenas por um motivo. 
Reduzir os custos e produzir um veículo MAIS BARATO para as fábricas!!! 
E nos entregar um produto MAIS PELADO. "

"A GM sabe muito bem o que faz.." ?
-Vc está certo sabe mesmo.

Primeiramente, o intuito da minha mensagem foi explicar que realmente nenhum carro da GM tem problema com temperatura (diferente de alguns carros de outras marcas), e que pelo fato de não ter o medidor não desmerece em absolutamente em nada o carro. O sistema de aviso do carro acende antes de efetivamente ferver e danificar o motor, caso haja alguma irregularidade, o que é dificílimo de acontecer em qualquer GM.

Segundo, tenho 11 anos de mercado automotivo multimarcas, conheço bem carros (principalmente GM), já tive a honra de trabalhar para a GM, mas hoje, trabalho para um concorrente deles, e tenho contato direto com engenheiro de desenvolvimento de produto da atual montadora..

Acalme seus ânimos, por gentileza. Não fiz acusação nenhuma, apenas deixei claro para não confundir a cabeça de alguém, eventualmente um pouco mais leigo, que possa ler e ficar com dúvidas se o carro é bom ou não.

A GM sabe sim bem o que faz.  E faz muito melhor que as outras..  

Aproveito e deixo uns recadinhos para o pessoal:

01º - Não acreditem em órgãos que são manipulados.. Inmetro, Latin N Cap... Esses órgãos visam interesses próprios, e quando uma montadora não colabora, é do perfil deles esculacharem os resultados... A GM já provou que o ONIX é um excelente carro, e é seguro. 

02º - Motor novo e moderno jamais significa que é melhor ou mais durável. De que adianta ter VVT se um motor mais simples pode oferecer o mesmo resultado? Não sou contra modernizarem, muito pelo contrário, mas tem muitos comentários sem fundamentos, pois o ONIX oferece mais de 90% do torque máximo em apenas 2.000 RPM e mostra o torque em todas as faixas de rotações, inclusive em altas.. 

Na internet tem muitos comentários tendenciosos, de pessoas querendo difamar o ONIX com argumentos furados, e eu como um fan e conhecedor profundo da GM e do Onix, estou aqui e em todo lugar que puder para comentar e, se precisar, defender das bobagens, com o maior prazer.

Editado por Boing2016
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

@Alonso Junior, boa tarde. Comprei um adaptador igual ao seu e tive uma dúvida. Ao monitorar o tipo de combustível que a central está identificando, no meu carro que está com álcool apareceu na tela que o que está no tanque é gasolina, com 88% de álcool misturado.

Tem como você fazer esse mesmo teste? Só por curiosidade mesmo, talvez o software que estou utilizando possui algum bug...

Mais detalhes nesse post: 

 

 

Obrigado.

Romulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.