Canister Evaporador de Gases


Posts Recomendados

Boa noite nação... 

Pessoal é o seguinte, a dias venho escutando um som desagradável vindo do tanque de combustível, então fiz um agendamento na css e fui verificar. Chegando lá, o mecânico constatou que era o canister evaporizador de gases(segue foto), ele fica do lado do filtro de combustível. O som é um ruído, que quando o carro está em neutro se escuta bem, som forte e irritante "ham-ham-ham" sem parar... 

Gostaria de saber se alguém já passou por isso em seus carros, e se de fato procede o diagnóstico do mecânico, e o que fazer?

desde já agradeço pessoal.

image.png

image.png

Editado por falcao2002
Erro no tecto
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá , veja na foto esta mangueira mais grossa com uma cabeça na ponta isso é o filtro de entrada de ar, as duas outras pontas a qual uma esta com mangueira são: uma entrada que vem do do tanque a outra é a saida do canister para a valvula de purga que fica atráz do motor junto a parede corta chamas do carro.

se está fazendo barulho em marcha lenta é provável que sua valvula de purga esteja travada aberta o que está errado, ela só deve abrir para fazer purga com rotações acima de 3 mil giros. Esta entrada de AR é para não murchar o TQ de combustível quando a valv abrir para sugar os vapores de combustivel, não é aconselhável encher o TQ até a boca pois inunda o canister que tem carvão ativado e ai vai dar problema no carro( afogar). .

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 15/08/2016 at 14:00, Jose Ferreira da Silva Fil disse:

Olá , veja na foto esta mangueira mais grossa com uma cabeça na ponta isso é o filtro de entrada de ar, as duas outras pontas a qual uma esta com mangueira são: uma entrada que vem do do tanque a outra é a saida do canister para a valvula de purga que fica atráz do motor junto a parede corta chamas do carro.

se está fazendo barulho em marcha lenta é provável que sua valvula de purga esteja travada aberta o que está errado, ela só deve abrir para fazer purga com rotações acima de 3 mil giros. Esta entrada de AR é para não murchar o TQ de combustível quando a valv abrir para sugar os vapores de combustivel, não é aconselhável encher o TQ até a boca pois inunda o canister que tem carvão ativado e ai vai dar problema no carro( afogar). .

 

 

Ola pessoal ,  venho percebendo este barulho ,esta  ficando constante ,tec, tec ,tec ...,um barulho muito incomodo , deixo um pouco ligado e começa ,o barulho e mais perceptível do lado do passageiro roda dianteira ,parece uma maquina de costura...o carro tem 1 ano e 10 meses com 17.000KM .Sera que a garantia troca esta peca .:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem faz este barulho é a valvula de purga que funciona assim , a central manda pulsos e ela fica abre, fecha abre fecha  ou como vc está dizendo tec tec tec , ela abre por força da solenoide e fecha por força da mola por isso fica batendo. já ouví varios preoprietários de spin reclamar disso tb, levam na CSS e eles conseguem sanar, mas não sei dizer o que fazem. ou se enrolam com algum material absorvente  de som

a valvula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎20‎/‎09‎/‎2016 at 19:56, Jose Ferreira da Silva Fil disse:

Quem faz este barulho é a valvula de purga que funciona assim , a central manda pulsos e ela fica abre, fecha abre fecha  ou como vc está dizendo tec tec tec , ela abre por força da solenoide e fecha por força da mola por isso fica batendo. já ouví varios preoprietários de spin reclamar disso tb, levam na CSS e eles conseguem sanar, mas não sei dizer o que fazem. ou se enrolam com algum material absorvente  de som

a valvula.

Ola Jose, ja ouvi do mecânico da Css ,que este barulho e normal ,nao concordo ,quando tinha menos km nao fazia este barulho incomodo . Podemos concluir se o tec ,tec ,tec  e constante mesmo após 5 minutos do veiculo for ligado frio pela manha(isto e sem gases do combustível no tanque) ,a válvula pode estar trancada aberta ?,Pode ocorrer, após o abastecimento no tanque a imundacao do canister devido a sucção da válvula purga que estaria  danificada ,e o veiculo pode afogar ??

Editado por VACCHYANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, VACCHYANO disse:

Ola Jose, ja ouvi do mecânico da Css ,que este barulho e normal

Essa é a resposta padrão de CSS depois que inventaram a garantia, principalmente na chevrolet. Peça para o mecânico te mostrar um outro onix/prisma fazendo o mesmo barulho.

se a válvula estiver aberta seu carro vai ter sintomas de mistura rica: alto consumo, falta de potencia, formação de borra no motor, falhas ocasionais etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Boa tarde galera.

Ja passei por esses barulhos no motor, e realmente foi diagnosticado a falha na válvula de canister. 

Ja efetuei a segunda troca dessa valvula pela garantia, até imaginei que fosse defeito de fabricacao pois Qnd troquei a primeira o barulho persistiu.

Com a troca pela segunda vez o barulho não existe mais. É bem característico do onix esse barulho...

Espero ter ajudado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

A valvula de purga fica presa ao coletor de admisão por um parafuso e buchas de  borrachas por algum motivo ela transmite o tec tec  ela só funciona com motor quente ela pulsa e para não sei te dizer se em alta rotação acontece pois meu teste foi com o capu aberto apos chegar da rua passei a mão na mangueira e senti ela pulsando e parando. no meu não faz barulho alto .

Outra coisa esta purga só aumenta o consumo, como só uso etanol, isolei a valvula de purga  e o carro ficou mais economico. pois pelo canister entra muito AR, (mais ar mais combustivel) outra coisa que mudei no meu, nesta entrada coloquei uma mangueira de 1/4 até o motor, arriei o TQ para tirar o canister em casa mesmo deu um trabalhão pois o canister tem uma trava por cima que é de dificil acesso sem remover todo o TQ mas consegui, esta mangueira levei até o motor para  ficar num ponto alto do carro dentro do cofre do motor e coloquei uma valvula de um sentido no caso AGORA  só sai não entra,VIROU PONTO DE ALÌVIO de pressão positiva do TQ, pois descobri que a tampa do TQ tem uma valvula quebra vácuo embutido nela.  A entrada de AR do canister ORIGINAL estava cheia de poeira e vi que se passar por um lugar alagado pode entrar água tb pois não tem nada para proteger só uma tampa de plástico, falha e ou economia da chevrolet. já que comecei a falar retirei tb as mangueiras de vapor de oleo do motor da admissão pois em teste usando etanol só condensou água na garrafa que coloquei as mangueiras, água vc pergunta,  SIM ÁGUA, que deve ser do etanol, já lí que na STOCK CARR os carros rodam sem estas mangueiras voltando para o motor ficam para a ATM pois melhora o rendimento dos motores, meu carro está fazendo 15, 16 km/litro de etanol a 80 km/h  vel max da pista, com ar ligado . Aqui em Salvador condições de estrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 5 meses depois...

Tive este problema. O meu carro estava com 21.400 km quando começou a fazer este tec,tec,tec na marcha lenta e rodando pela cidade em baixa rotação. Parecia um motor a diesel.Depois de ler aqui no clube algumas dicas, levei o carro no meu mecânico de confiança,pois meu carro apesar de pouca kilometragem (18/dez/17 fez 3 anos), ou seja esta fora da garantia.Resolvemos trocar a válvula de purga e o barulho sumiu.Espero ter acertado no diagnóstico e que este barulho não volte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia. Alguém sabe onde fica localizada o canister?Alguns dizem ser embaixo do carro perto do filtro de gasolina,na CSS o mecânico me disse que fica no habitáculo do motor...Pesquisei na internet tem dois "tipos" de canister...um chamado recipiente canister e outro chamado valvula canister....

Meu carro esta fazendo um barulho tipo tec tec,fui trocar óleo na css e o mecânico disse que é "normal":@

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, YAN100 disse:

Bom dia. Alguém sabe onde fica localizada o canister?Alguns dizem ser embaixo do carro perto do filtro de gasolina,na CSS o mecânico me disse que fica no habitáculo do motor...Pesquisei na internet tem dois "tipos" de canister...um chamado recipiente canister e outro chamado valvula canister....

Meu carro esta fazendo um barulho tipo tec tec,fui trocar óleo na css e o mecânico disse que é "normal":@

O Canister esta localizado junto ao tanque de combustível. Já a válvula do canister fica ao lado do corpo de borboleta. É de 'bem difícil' acesso com tudo montado.

O barulho os injetores fazem bastante tec-tec (normal), vc pode estar confundindo. Você ouve o tec-tec de dentro do carro?

Caso queria comparar sou da cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/05/2018 at 16:36, Carlos disse:

O Canister esta localizado junto ao tanque de combustível. Já a válvula do canister fica ao lado do corpo de borboleta. É de 'bem difícil' acesso com tudo montado.

O barulho os injetores fazem bastante tec-tec (normal), vc pode estar confundindo. Você ouve o tec-tec de dentro do carro?

Caso queria comparar sou da cidade.

Boa tarde Carlos....

Deve ser canister mesmo,é um barulho irritante que percebe-se em baixa rotação (1000 rpm),levei meu carro na css para troca de óleo e o mecânico diagnosticou esta peça mesmo,mas o que achei despreparo foi ele dizer que não tem problema esse barulho.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 23/09/2016 at 14:29, Carlos disse:

Essa é a resposta padrão de CSS depois que inventaram a garantia, principalmente na chevrolet. Peça para o mecânico te mostrar um outro onix/prisma fazendo o mesmo barulho.

se a válvula estiver aberta seu carro vai ter sintomas de mistura rica: alto consumo, falta de potencia, formação de borra no motor, falhas ocasionais etc..

Essa válvula é fica no tanque ou lá na frente atrás do motor?

Qual o nome dela completo pra eu procurar na internet meu carro tá assim e ninguém resolve me ajuda por favor. Carro tá fraco quando passo pro álcool ou GNV fica fraco do mesmo jeito e as vezes paro em algum lugar e ele não liga mais aí demora um ano e liga quando quer se ele tiver no álcool parece que tá afogando sem força piso no acelerador até o talo e ele não anda demora uns determinados minutos pra sair do lugar e voltar a pegar velocidade normalmente

Onix LT 1.0 2019

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.