Volante Volta da Curva Com Leve Vibração


Posts Recomendados

Bom dia, pessoal. Tudo bem?

Estou com um problema e gostaria de compartilhar com os demais usuários.

Faz uns dias passei em um buraco. Eu não havia visto o mesmo, porém não passei em alta velocidade. Deveria estar no máximo a 50/kmh.
O barulho foi tanto que na hora até pensei que houvesse furado o pneu, "quebrado" o eixo ou qualquer coisa assim.

No dia seguinte saí com o carro pra ver se percebia alguma anomalia e a única diferença é que a partir dos 110/kmh o volante começava a vibrar bastante.
Levei até a concessionária, levantaram o carro, em baixo e na suspensão, segundo o mecânico, tudo certo. Pneus, segundo o responsável, sem nenhuma deformidade, e etc. 

Seria apenas uma questão de alinhamento, geometria e balanceamento.
Realizei o serviço.

Quando fui testar o veículo, reparei que o volante está voltando das curvas com uma leve vibração. Ou seja, quando executo as curvas, tudo vai ok, porém quando volta à centralização, volta "tremento". Vibra mais quando volto de curvas para a esquerda do que para a direita. Além disso, a 110 km/h, continuava vibrando.

Acabei de levar até a concessionária mais uma vez. Refizeram todo o serviço de balanceamento, alinhamento e geometria e o mecânico saiu dar uma volta comigo.

Ele comentou que ao levantar o carro e mexer nas rodas, poderia ter entrado ar no sistema de direção (problema já conhecido por muitos em relação ao Onix), e que bastava uma sangria e aquele processo de virar o volante e etc para resolver. Fizemos isso, andamos bastante com o carro. Segundo ele está tudo certo.

O carro de fato parece muito estável, quando se solta o volante, por exemplo e etc. tudo parece estar bem.

Porém quando volto das curvas, ainda sinto a vibração.O mecânico disse que isso que está acontecendo é normal e que provavelmente eu apenas não havia reparado. Achei estranho, mas quem gosta muito de carro sabe que basta algum evento diferente que começamos a achar problema em tudo, então, vai saber. Mas eu realmente sentia meu carro correr "mto macio" em qualquer situação ou terreno.

Vale procurar outro mecânico, até mesmo fora da CSS ou isso é coisa da minha cabeça mesmo?

Gosto muito do meu Onix, mas estou receoso disso virar um daqueles problemas que nos tomam meses para resolver até achar alguém que entenda o que está acontecendo.

Ficarei muito feliz caso alguém tenha algo a compartilhar.

Grande abraço!



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Peça para verificar as buchas, e coxins da suspensão( este possui um rolamento e pode ter nadificado), se possível em algum mecânico de confiança apenas para ter uma segunda opinião, ou em outra CS, pois oque ocorre é que em muitos casos os "mexanicos" de ALGUMAS (existem mecânicos sérios) CS não querem achar o defeito ou fazer o o serviço, ainda mais sendo na garantia que eles não ganham nada( pois vcs sabem q o "mexanico" ganha por manutenção e venda de peças)......

Referente a trepidação é balanceamento, ou alguma pequena deformação no pneu que a olho não se vê, mas que em alta velocidade pode incomodar.

Vá a alguma borracharia conhecida e peça para lhe emprestar um jogo de rodas e pneus, ou apenas 4 pneus (usados mas em bom estado) para vc fazer o teste, e se continuar vibrando, é outra coisa como ( semi-árvore, trizetas...), outro meio mais simples, coloque na dianteira as rodas/pneus que não caíram no buraco, refaça o balanceamento e saia dar uma volta. Se a vibração do volante parar, e sentir uma vibração na carroceria, com certeza algum dos pneus traseiro esta deformado. 

Vibração no volante= balanceamento dianteiro

Vibração na carroceria, painel =  balanceamento traseiro.

Deixe nos informado.

Abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá!

Para atualização:

Estou começando a ficar preocupado.

Levei o carro para a CSS e pedi para darem uma geral pois a vibração ainda continuava. Após checar tudo, o mecânico responsável atestou apenas um problema no banco ( que eu nem tinha percebido) e arrumou. Coxins, barra de direção, semi-eixo, etc. Segundo ele tudo correto.

O técnico de balanceamento e geometria também checou o carro, testou na rodovia e etc. Segundo eles tudo ok.

Porém o carro continua voltando das curvas vibrando, principalmente quando volta de curvas feitas para a esquerda (volante rodando para a direita na volta).

Já abri um chamado Chevrolet e irei pedir pra me encaminharem para outra CSS.

Porém confesso que estou começando a ficar preocupado se esse não será um daqueles casos em que ficamos meses para solucionar algum problema, que muitas vezes, nem resolvemos.

Além do mais, a insistência da CSS em dizer que está tudo certo já faz eu me questionar sobre a minha própria percepção (quem nunca teve receio de, na verdade, ter encanado por nada).

Enfim, em breve posto mais atualizações.

Alguém chegou a perceber algo parecido em seu veículo já?

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Para atualização:

Estou começando a ficar preocupado.

Levei o carro para a CSS e pedi para darem uma geral pois a vibração ainda continuava. Após checar tudo, o mecânico responsável atestou apenas um problema no banco ( que eu nem tinha percebido) e arrumou. Coxins, barra de direção, semi-eixo, etc. Segundo ele tudo correto.

O técnico de balanceamento e geometria também checou o carro, testou na rodovia e etc. Segundo eles tudo ok.

Porém o carro continua voltando das curvas vibrando, principalmente quando volta de curvas feitas para a esquerda (volante rodando para a direita na volta).

Já abri um chamado Chevrolet e irei pedir pra me encaminharem para outra CSS.

Porém confesso que estou começando a ficar preocupado se esse não será um daqueles casos em que ficamos meses para solucionar algum problema, que muitas vezes, nem resolvemos.

Além do mais, a insistência da CSS em dizer que está tudo certo já faz eu me questionar sobre a minha própria percepção (quem nunca teve receio de, na verdade, ter encanado por nada).

Enfim, em breve posto mais atualizações.

Alguém chegou a perceber algo parecido em seu veículo já?

Grande abraço!

Oi Rguedes , da uma olhadinha no tópico muito triste aqui no fórum, também passei por problemas parecido com meu onix seleção zerinho , isso é um problema natural do onix e prisma porém poucos motoristas identificam esse barulho( + quando esterçamento da direção para esquerda) como se a caixa da direção estivesse com folga. Depois de muito brigar com a css e deixar meu carro lá por conta própria, falei com o gerente q não comprei carro com barulho, portanto só retiraria meu carro sem barulho algum, que se fosse preciso levaria e Celso Russomanno ( patrulha do consumidor), bombardeiro a GM com emails demonstrando a minha insatisfação... O engenheiro entrou em contato comigo e relatou esse problema mesmo que parece ser um problema hidráulico. Trocaram uma mangueira de óleo que liga a caixa de direção que fica atrás do motor a bomba que fica na frente do motor,enfim feita essa substituição o problema desapareceu( ia vender meu carro mesmo sendo novinho) , muitos estão passando por esse problema também, o mecânico aqui me disse que era um problema sério que estava tirando o sono de muita gente, que ele mesmo como mecânico condenaria a caixa de direção mais não é pois isso já foi feito e o barulho persistiu, detalhe o mecânico andou em um carro zerinho de salão comigo e o barulho também estava lá rs. Entraram em contato com a css mandaram o mecânico tirar a correia do hidráulico e andar vê se dava o barulho é ele não apresentou nada, ou seja problema hidráulico mesmo, mais vai por mim é essa tal mangueira mesmo. Mais vale a pena dar uma olhada no tópico que criei ( tópico muito triste ...) tem mais gente com esse problema que agora tem solução abçs!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.