Suspensão, Roda, Pneu, Offset, Tala. (Guia E Dúvidas)


Posts Recomendados

21 minutos atrás, Cristiancl disse:

@jordan, nao sei se eh so aqui, mas quando muda de pagina em um topico as respostas nao carregam, tem que dar refresh na pagina pra carregar. Tem como dar uma olhada nisso? parece algum problema no ajax de mudanca de pagina

Já estamos procurando uma solução para este problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Fala snupP, tranquilo?

Cara, me tira uma dúvida, eu comprei 4 pneus Phantom 205/45 84W 17", acho que vai chegar semana que vem. Ai tava lendo aqui as dúvidas e tudo mais, vi que tem um intervalo de Tala e de Offset pra ele, mas com o seu conhecimento, qual Tala e Offset ficaria bom para a configuração desse pneu?

Valeu, Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 28/08/2015 at 01:29, snupP disse:

Sua Km/L mudou também porque você está pisando diferente com o carro hehe, já já ela melhora. 

Eu uso 36 porque aqui na serra gaúcha, é um brinco as estradas, apenas lugares mais afastados (onde não vou) tem um ou outro buraco.

Opa, sempre bom elogios hehe, entendo alguma coisinha disso ai, só não entendo absolutamente nada é de motor rsrs.

Precisar estamos as ordens e vê se baixa o trator!!

Salve grande SnupP!

Alguns meses depois, cá estou aqui de novo, dessa vez pra baixar o "trator"!

Venho tirar umas dúvidas e pedir orientações...

Estou querendo apenas por as molas esportivas e conservar os amortecedores originais. Detalhe, quero algo discreto. Não vou por até chão cobrindo pneu. Daí, primeiramente, queria saber se teria alguma bronca com os orgãos de trânsito a substituição da molas originais pelas esportivas, em seguida gostaria de saber se com o peso das pessoas ou carga faz com que o carro baixe demais e fique raspando em quebra-molas ou em algo, outra era se existem modelos de molas que mostrem a altura que o carro irá ficar, e a última é as marcas que você me indicaria?

p.s: eu subi pra 205/45 R17 Phanton

Brother, desde já, como sempre, muito grato!

Abraço, Man! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

pessoal estou com uma duvida, 

Os penus do meu carro as medidas originais são 185 / 65 15, arrumei  2 pneus meia vida  195 / 60 R15 ou seja são mais largos dos meus originais, onde coloco na traseira ou dianteira.

 

Editado por alisson simão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
10 horas atrás, Rafael Campos disse:

Boa noite galera, coloquei rodas 17 215/45 no meu Onix hoje, mas está pegando na traseira quando eu coloco peso no carro, ou passa em quebra molas com 2 ou mais pessoas, qual perfil de pneus e recomendado para o Onix? 

Agradeço pela atenção e um forte abraço. 

Se esta pegando é porque o pneu é muito largo.

Vc deveria usar mesma largura dos originais.

deveria ser 185/45-17

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Fala galera....depois de muita pesquisa, resolvi comprar rodas 17'' e agora estou na briga para escolher o pneu.

Minha intenção é colocar um 205/50R17, fico na duvida se vai raspar ou não, não irei rebaixar ou colocar molas esportivas, apenas instalar as rodas.

A marca do pneu tbm é um ponto que fico preso, trabalho na fabrica da Continental aqui em Camaçari/BA, encontrei 205/50ZR17 por R$ 480,00 Continental e 205/40ZR17 R$ 236,00 Barum(Segunda Linha da Continental), por fora surgem outras marcas Kumho, Hankook, Momo, Ovation. Me ajuda ai galera. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E  ae galera, sou novo no fórum e estou com meu carro a poucos meses!! to querendo da uma tunada nele.. qual a melhor marca de molas esportivas (com um bom custo beneficio)? e também se na opnião de vcs fica boa com as rodas originais do LTZ ou espero pra colocar junto com as 17' ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Snupp me tira um duvida, tenho um onix lt 1.0 gostaria de colocar umas rodas 17" 205/45 e molas esportivas, só o problema é que pra eu entrar em casa não da pra baixar kkk. Ai minha pergunta é colocando isso sera que vai ficar muito mais baixo que o original? E as molas esportivas são mais macias que as originais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Boa noite pessoal!

Comprei um Onix LT 1.4 e to querendo colocar as originais do LTZ aro 15 nele. To em dúvida entre dois modelos:

http://rodasdeligaleve.com.br/rodas/originais-replicas/gm-chevrolet/scorro-s230-gm-onix-15.html

http://rodasdeligaleve.com.br/rodas/originais-replicas/gm-chevrolet/kr-r42-gm-onix-aro-15.html

Qual vocês recomendariam colocar? 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 21/08/2014 at 18:09, snupP disse:

Boa tarde pessoal!


Estou voltando as minhas atividades no fórum e estou criando este tópico para discussão sobre rodas, suspensão e pneus. Onde raspa? Qual ET (offset), tala, aro, pneu posso colocar? Como rebaixar meu carro e que roda colocar?
Muito são adeptos ao rebaixamento de veículos, por uma roda personalizada quem não gosta? Então... postem aqui todas as dúvidas que tiverem referentes a isto.


Offset: 38 - 49mm (margem segura). Por quê snupP? Para não estragar a suspensão, não raspar ou ficar para fora e você não correr o risco da roda literalmente sair do cubo e causar um acidente.

Tala: 5.5" - 7.5". Maior ficará para fora do pneu ou fora da caixa de rodas.

Rodas*: Aro 14" - 20". Sempre fiquem atentos a que pneu colocar.

Pneus: ATENTEM que tudo depende de um conjunto, se você quer um pneu mais largo, terá que analisar também offset, tala e roda.
Aro 14" - 185/70, 195/70
Aro 15" - 185/65, 195/65
Aro 16" - 195/55, 205/50, 215/50
Aro 17" - 195/50, 205/45, 215/45
Aro 18" - 205/40, 215/40, 225/40**
Aro 19" - 205/35, 205/30, 215/35, 215/30, 225/30**
Aro 20" - 205/30, 215/30


Acima está TUDO que é recomendado para seu Onix, rebaixado ou original.... Mas snupP, eu uso 205/40 17", não pode? Pode sim, mas vai alterar a velocidade no odômetro. Problemas, acidentes, aumento de consumo, perca de tração só serão ocasionados se divergirem muito da tabela.

*(Toda roda pode ser aumentado o Offset, torneando o cubo ou colocando um espaçador para diminuí-lo. Alteração de 1 - 4mm
**(Vai raspar em solavancos e com peso extra no veículo, necessita corte de plástico e rebarba de metal na traseira, mesmo com a suspensão original)

1.Rebaixando meu onix:


Molas Esportivas: Consiste na troca das molas originais por outras menores mas com a mesma constância elástica. Não acarretará NENHUM problema a seu veículo, caso adquira um produto de qualidade. Não perderá potência, ganhará mais estabilidade e frenagem, não altera o consumo nem conforto. Ficará de 4 - 5cm mais baixo.

Amortecedor Encurtado ou Esportivo: (Se "transforma" em suspensão fixa quando usado em conjunto com a mola esportiva ou mola cortada) Amortecedores vendidos em lojas especializadas, feitos para o onix com o "prato" e "haste" encurtados. Deixa o veículo um pouco mais duro e tem que ser usado com molas cortadas ou junto as molas esportivas. Ficará 4 - 6cm mais baixo, sendo acumulativo com a mola esportiva ou mola cortada. Total: 8-14cm mais baixo.

Suspensão Fixa ou Torres Feitas: Pegar o amortecedor original e encurtá-lo (assim como é feito com o amortecedor esportivo), também cortar alguns elos das molas dianteiras e traseiras. Recomendo ao invés de cortar as molas traseiras, trocar por molas 1.2 - 1.5mm mais grossas, garantindo que seu carro não vai "sentar" quando colocar peso na traseira. O chão é o limite e dependendo da altura tem que tornear o eixo

Suspensão a Rosca: Amortecedor especial que você pode aumentá-lo ou diminuí-lo a seu gosto (Molas terão que ser cortadas)

Suspensão a Ar: Amortecedores especiais com bolsas de ar ao invés de molas que são inflados ou esvaziados por um compressos. Altura original até o chão, vai do gosto e caso queira baixar muito terá que tornear o eixo.


1.1 Onde raspa e o que cortar?

Caso você queira por um pneu 225 (Suspensão original e mola esportiva) ou rebaixar (Suspensão fixa, ar e rosca) com um pneu 215 ou até 205 (dependendo da altura) será necessário cortar alguns plásticos* e um pedacinho da rebarba que junta o para-choque com a lataria.

No meu caso rebaixei no aro 18" até a altura da lataria, com um pneu 215, portanto também precisei cortar o para-barro do lado direito (exatamente onde fica o tanque de gasolina, mais ou menos 10x6 cm).
Na parte dianteira o pneu ira raspar em solavancos onde há a junção do para-choque com a lataria e levemente na parte de trás (Fotos na segunda-feira).
Recomendo não mexer nos para-barros dianteiros para não entrar poeira e água no motor, deixa que o pneu se encarrega de comer eles rapidinho.
ir68.jpg

*Plásticos só serão cortados nos rebaixados, original com pneu 225 só necessita fazer a rebarba.

1.2 Altura recomendada.

Isso vai de cada um, já andei com o onix mais baixo "engolindo o pneu" e pelo fato do protetor de carter ser baixo, raspava em tudo e não conseguia fazer curvas por causa da caixa de rodas ser redonda e não oval, raspando e amassando a lataria na parte traseira da dianteira. Na foto está 9cm mais baixo que o original e uso atualmente.
10593141_678590038893412_776997089120643


1.3 Legalização.

Para legalizar sua suspensão* você primeiro precisa ir ao DETRAN pedir uma autorização e pagar uma taxa. Após isto ir ao INMETRO fazer o teste da suspensão e ver se passa (Lembrando que banda de rolagem da sua roda tem que ser no máximo 1% da original, o pneu não pode tocar em nenhuma parte da lataria durante o teste, frenagem não pode ser comprometida** e o carro não pode ficar a uma altura inferior a 10cm do chão), passando no teste pagar uma taxa salgada, e ir ao DETRAN novamente solicitar um novo documento com a altura e a suspensão utilizada, fixa ou regulável.. AH e também pagar uma taxa salgada pelo envio do DOC. Tudo fica em torno de R$ 400,00 à R$ 1.500,00 dependendo do estado.

*Suspensão a rosca, molas esportivas, suspensão fixa e a Ar. As molas deverão ser original ou cortadas, molas esquentadas ou encolhidas não passam.
**Caso seu carro tenha apenas as molas cortadas e não os amortecedores encurtados, pelo menos dianteira, ele não passará no teste pois vai quicar e atrapalhar na frenagem. Molas esportivas passam no teste tranquilamente com o amortecedor original.



2. Rodão.

Rodas maiores caso sua banda de rolagem não ultrapasse 2% da original pode andar tranquilamente na rua, maior ou menor que os 2% são passíveis de multa (O guarda tem que ser muito bom para provar essa diferença, sempre leve contigo uma cópia dessa diferença tirada do site http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/


2.1 Como fica o carro com rodas de aros diferentes?


16"
IMG00114.jpg
17"
4_896x504.jpg?i=1408737752
18"
elmk.jpg
19"
20"
1_896x504.jpg?i=1408737818

Viu, essa foto com o exemplo do 17", a suspensão foi alterada ou não? Se não, vc tem alguma imagem de 17" sem alterar suspensão?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Cristiancl disse:

Eu to pensando em trocar as rodas do meu LTZ 15" pra umas rodas iguais as minhas mas 17", alguém sabe uma boa marca que fabrique rodas de qualidade iguais aos do onix LTZ?

Eu estou querendo colocar as rodas do ltz aro 17 também, encontrei da marca Zunky, só não sei dizer se é boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.