Gabriel Ará Postado Outubro 15, 2015 Compartilhar Postado Outubro 15, 2015 Então pessoas, recebi esses dias o meu leitor OBDII esses dias pra usar com o app Toque no celular com a principal finalidade de monitorar a temperatura do moto, já que o carro ñ tem mostrador e prevenir superaquecimentos, queima de junta e tudo mais. Logo no primeiro dia de uso já me surgiu dois questionamentos: o quão preciso é a informação de temp passada pelo leitor e qual a temperatura em que a ventoinha do radiador ativa pra resfriar o motor.Essa dúvida quanto a temp é por causa q, em um momento em que estava parado no farol, marcou no app 99ºC e só ñ subiu mais pq o farol abriu e o movimento do carro abaixou a temperatura. Em casa eu fiz um outro teste deixando o carro parado na garagem mas com motor ligado e a temperatura bateu os 100ºC sem armar a ventoinha; logo depois disso eu desliguei o carro com medo de superaquecer. Eu sei que, em geral, os carros trabalham numa temperatura ideal de uns 91~96ºC e armam a ventoinha em aproximadamente uns 98ºC. Agora estou na dúvida se o leitor tá informando a temperatura certa e espero q tanto a ventoinha quanto o sensor q ativa a ventoinha ñ estão com defeito. Alguém aí sabe em que temperatura q a ventoinha arma? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mano Postado Outubro 15, 2015 Compartilhar Postado Outubro 15, 2015 GM trabalha entre 100 e 110.Normalmente a ventoinha liga por volta de 105, e se desliga próximo de 95 ou 90°.Se preocupe se passar dos 110° a baixo disso não precisa se preocupar...Abs. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel Ará Postado Outubro 15, 2015 Autor Compartilhar Postado Outubro 15, 2015 GM trabalha entre 100 e 110.Normalmente a ventoinha liga por volta de 105, e se desliga próximo de 95 ou 90°.Se preocupe se passar dos 110° a baixo disso não precisa se preocupar...Abs.uff... fico até mais aliviado haha valeu pela resposta Eu ouvi mesmo q GM trabalha armando a ventoinha numa temperatura bem mais alta mesmo.Sobre o leitor OBDII, vc acha q ele pode ser preciso na informação de temperatura? 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
SERGIO NODA Postado Outubro 15, 2015 Compartilhar Postado Outubro 15, 2015 Mas quando a ventoinha aciona vc não percebe?Eu sempre escuto quando estou colocando o carro na garagem.Ele aciona e demora para desligar.Tem vez que espero a ventoinha parar para desligar o carro.E agora com esse calor em SP. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel Ará Postado Outubro 16, 2015 Autor Compartilhar Postado Outubro 16, 2015 Mas quando a ventoinha aciona vc não percebe?Eu sempre escuto quando estou colocando o carro na garagem.Ele aciona e demora para desligar.Tem vez que espero a ventoinha parar para desligar o carro.E agora com esse calor em SP.Então... nunca reparei no acionamento da ventoinha, mesmo quando eu coloco na garagem e tal e olha q eu sou meio neurótico com barulhos do carro e sempre to de olho.O meu é o LS e ñ tem ar-condicionado então a ventoinha só tem aquele segundo estágio mais forte. Será por isso q ela demora mais pra armar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mano Postado Outubro 16, 2015 Compartilhar Postado Outubro 16, 2015 Faça o teste, fique do lado de fora do carro com o Cel na mão e monitore até a ventoinha armar e desarmar, assim vc tem uma base se um dia a temp passar muito do que foi verificado neste teste, sabe que tem problema... Abs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel Ará Postado Outubro 16, 2015 Autor Compartilhar Postado Outubro 16, 2015 Faça o teste, fique do lado de fora do carro com o Cel na mão e monitore até a ventoinha armar e desarmar, assim vc tem uma base se um dia a temp passar muito do que foi verificado neste teste, sabe que tem problema... Absuhumm... acho q vou fazer isso mas ainda to meio com medo de deixar passar mais de 100ºC heheAcho q vou fazer o seguinte: amanhã mesmo eu dou uma passada na css, pergunto pro pessoal a temperatura de acionamento da ventoinha. Se eles souberem informar eu já fico mais seguro (ñ desconfiando da sua informação, só ñ quero ter q gastar dinheiro com coisa q ñ to podendo agora hehehe). Passando ou ñ a informação, eu já faço o teste por lá mesmo. Se passarem, eu já confirmo no celular se bate a informação com o acionamento e se ñ passarem, vou ficar sabendo dentro da oficina mesmo kkkValeu pela resposta e dicas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Evandro Rodrigues dos Sant Postado Outubro 16, 2015 Compartilhar Postado Outubro 16, 2015 Monitore sempre o nível de água do reservatório, trabalhei em concessionária e esse ano presenciei diversos casos em Onix e Prisma de defeito no cabeçote onde o nível de água diminui além do normal.... Vale ressaltar que todos foram trocados em Garantia... Os veículos GM trabalham mesmo com a temperatura na casa dos 100°... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel Ará Postado Outubro 16, 2015 Autor Compartilhar Postado Outubro 16, 2015 Monitore sempre o nível de água do reservatório, trabalhei em concessionária e esse ano presenciei diversos casos em Onix e Prisma de defeito no cabeçote onde o nível de água diminui além do normal.... Vale ressaltar que todos foram trocados em Garantia... Os veículos GM trabalham mesmo com a temperatura na casa dos 100°... Hummm... valeu pela dica mas na questão de níveis, tanto de água do reservatório quanto fluido de freio e tudo mais, eu sempre to de olho e até agora está tudo certíssimo. Não abaixa praticamente nada.E valeu pela informação da temperatura. Acho q já to ficando mais de boa e depois deixo ele aquecer até um pouquinho mais pra ver se arma mesmo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel Ará Postado Outubro 29, 2015 Autor Compartilhar Postado Outubro 29, 2015 Então pessoas, enrolei pra caramba mas acabei fazendo o teste heheheRealmente o motor do Onix trabalha bem mais quente. A ventoinha arma em exatos 105ºC e desarma em 100ºC mas como ele ñ para de funcionar instantaneamente, a temperatura cai até 98ºC até parar totalmente e a temperatura voltar a subir novamente. Eu ñ tinha reparado antes o funcionamento pq eu achei beem silencioso o funcionamento dela, impossível de perceber com o carro em movimento ou no trânsito, dando pra perceber que entrou em ação somente por uma leve alteração na marcha lenta.Bom... valeu ai pessoal q ajudou nas respostas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Azeitona Postado Julho 4, 2016 Compartilhar Postado Julho 4, 2016 Em 15/10/2015 at 19:14, Gabriel Ará disse: Então pessoas, recebi esses dias o meu leitor OBDII esses dias pra usar com o app Toque no celular com a principal finalidade de monitorar a temperatura do moto, já que o carro ñ tem mostrador e prevenir superaquecimentos, queima de junta e tudo mais. Logo no primeiro dia de uso já me surgiu dois questionamentos: o quão preciso é a informação de temp passada pelo leitor e qual a temperatura em que a ventoinha do radiador ativa pra resfriar o motor. Essa dúvida quanto a temp é por causa q, em um momento em que estava parado no farol, marcou no app 99ºC e só ñ subiu mais pq o farol abriu e o movimento do carro abaixou a temperatura. Em casa eu fiz um outro teste deixando o carro parado na garagem mas com motor ligado e a temperatura bateu os 100ºC sem armar a ventoinha; logo depois disso eu desliguei o carro com medo de superaquecer. Eu sei que, em geral, os carros trabalham numa temperatura ideal de uns 91~96ºC e armam a ventoinha em aproximadamente uns 98ºC. Agora estou na dúvida se o leitor tá informando a temperatura certa e espero q tanto a ventoinha quanto o sensor q ativa a ventoinha ñ estão com defeito. Alguém aí sabe em que temperatura q a ventoinha arma? Qual o modelo de leitor OBDII você comprou (envie o link) ? Comprou na DX ? E como você instalou no carro ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcos Paulo Monelli Postado Junho 5, 2017 Compartilhar Postado Junho 5, 2017 Alguém já verificou a temperatura do carro em movimento? Acho que minha válvula esta travada aberta, com o carro na pista a 100 / 110 a temperatura não passa dos 84, as vezes chega abaixo de 80 (isso sem o ar ligado). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AndresonMelo Postado Junho 8, 2017 Compartilhar Postado Junho 8, 2017 Esse tópico acabou com minhas dúvidas, tbm tenho um OBD2 no bluetoth com celular e me espantei esses dias com a temperatura de 100 graus com o carro parado esperando a patroa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GILMAR SEGUNDO Postado Março 11, 2019 Compartilhar Postado Março 11, 2019 boa tarde, com esses carror da GM sem o marcador de temperatura, a solução é o scaner OBD2 pra monitorar. fiz o teste no meu e ele aciona nos exatos 105 Cº e a temperatura volta para a casa dos 98,97 e repete o processo caso a temperatura volta a subir. se você tiver um leitor OBD2, configure ele para emitir o aviso sonoro quando ele passar dos 106 Cº. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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