Uso De Álcool


Zinho Laime

Posts Recomendados

PESSOAL, BOA TARDE.

 

 

 

COMPREI MEU PRISMA 15/15 EM FEVEREIRO DESDE DE LA SEMPRE ABASTECI COM ÁLCOOL NUNCA SENTIU O CHEIRO DE GASOLINA,

A NÃO SER O COMBUSTÍVEL QUE SAIU DA CONCESSIONARIA QUE QUASE NÃO DA PARA CHEGAR NO POSTO.

 

 

A PERGUNTA É :

 

ALGUÉM AQUI JÁ TEVE PROBLEMAS POR UTILIZAR SÓ O ÁLCOOL ?

 

 

 

 

ABRAÇOS.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Eu só abasteço com álcool e nunca utilizei gasolina, nunca tive problemas mas como ainda está com 4000Km acho que é meio cedo pra falar ainda, mas também gostaria de saber se abastecer só com álcool pode ocasionar problemas futuros.

 

Eu só abasteço com álcool e nunca utilizei gasolina, nunca tive problemas mas como ainda está com 4000Km acho que é meio cedo pra falar ainda, mas também gostaria de saber se abastecer só com álcool pode ocasionar problemas futuros.

Nos meus carros sempre usei alcool.Uma ou duas vezes gasolina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cada 4 tanques de alcool, utilizo 1 tanque de gasolina. Ultilizar só álcool poderá com o tempo criar corrosão em algumas peças de contato do motor ( segundo meu tio que tem 30 anos de oficina mecânica ) portanto desde meus 19 anos de idade, faço essa regra citada logo no começo. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu alterno bastante entre o etanol e a "mijolina", digo, gasolina e o carro funciona bem com ambos, mas com etanol ele fica mais esperto e com gasolina mais estável, mais responsivo.

 

Uma coisa que odeio no uso do etanol é a quantidade de água que sai do escapamento ao ligar pela manhã, coisa que com gasolina ocorre muito pouco (proporcional à quantidade de etanol que é colocada nela).... Ocorre com vocês também?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que odeio no uso do etanol é a quantidade de água que sai do escapamento ao ligar pela manhã, coisa que com gasolina ocorre muito pouco (proporcional à quantidade de etanol que é colocada nela).... Ocorre com vocês também?

 

Nunca percebi a quantidade de agua q sai pelo escapamento, mas ela é gerada pelo catalisador. Não acho q tem a relação somente com o alcoo, na gasolina ou puro . É sinal que nosso carro esta poluindo menos e que logo teremos que trocar o escapamento enferrujado!

 

Sobre o uso de combustivel, acho que no manual fala para alternar! eu sigo ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cada 4 tanques de alcool, utilizo 1 tanque de gasolina. Ultilizar só álcool poderá com o tempo criar corrosão em algumas peças de contato do motor ( segundo meu tio que tem 30 anos de oficina mecânica ) portanto desde meus 19 anos de idade, faço essa regra citada logo no começo. Abs

 

Sobre corrosão isso nao existe... Existe um desgaste maior, se tiver corrosão ou pontos de ferrugem (principalemente na vela) ou seu combustivel tá batizado ou ta com vazamento de agua (Junta queimada ou estragada)....

 

Eu particularmente utilizo apenas "alcool", carro fica mais esperto e a ocorrencia de carbonização nos cilindros do motor é bem menor. 

Vejo o "alcool" com bem mais "beneficios" que a gasolina...

Não alterno combustivel pelo simples fato da central demorar um tempo para adaptar ao novo combustivel. Vc ta usando alcool, colocou gasolina, o ajuste não é em tempo real, demora alguns KM's... 

Editado por Righetti
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto só gasolina aditivada. O Prisma está com 1200Km. Mas vou começar a colocar meio a meio. Aqui na Serra Gaúcha é muito frio

Gustavo, me passa teu telefone inbox para te colocarmos no grupo do whats aqui da região.

Não creio que o álcool no frio tenha problemas, visto que o carro tem um tanque de gasolina específico para "arrancar".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sereno, não é a questão da partida, mas do consumo mais elevado pois a demora para aquecer o motor é maior. Por isso opto por andar no 1/2 a 1/2. Mas no verão sempre alcool. Meu antigo Clio andava assim e não era flex. O ex Ka da mulher também acostumei assim. Este não será diferente.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Quando passei a usar só alcool com o tempo rolou um ruído na bomba de combustível, o mecanico da ccs recomendou colocar gasolina para ver se parava, parou quase que na hora. Ele disse que a gasolina lubrifca a bomba de combustível, e o alcool não. Disse tambem que esse problema era comum quando se usava apenas alcool. Na dúvida é melhor alternar, agora eu estou fazendo isso!

ps. o meu apresentou esse ruído com 34.000km, já encomendei uma bomba nova na ccs e o mecanico disse que agora as bombas estão vindo com silenciador por causa desse problema cronico!

Editado por MAURICIO MELLO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não é só nos GM. A maioria dos carros tem este defeito. Alguns se ouvem menos devido a colocação da bomba em posições diferentes.

Dizem que o Álcool da Shell vem com aditivo que elimina estes ruídos e lubrifica as partes do motor também. Não testei e não tenho fontes seguras desta informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu alterno bastante entre o etanol e a "mijolina", digo, gasolina e o carro funciona bem com ambos, mas com etanol ele fica mais esperto e com gasolina mais estável, mais responsivo.

 

Uma coisa que odeio no uso do etanol é a quantidade de água que sai do escapamento ao ligar pela manhã, coisa que com gasolina ocorre muito pouco (proporcional à quantidade de etanol que é colocada nela).... Ocorre com vocês também?

Algumas pessoas mais experientes que eu me falaram que o Etanol pode corroer o escapamento precocemente,devido a quantidade de água que sai pelo escap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu não acho q andar só com etanol possa causar algum problema em um carro que foi projetado pra andar com os dois combustíveis e as peças foram tratadas pra não sofrer corrosão por conta do álcool. Apesar do etanol ser mais gastão (mas ser mais barato, por outro lado), eu prefiro andar no álcool, já que o carro é praticamente um carro feito pra ser usado com álcool. Digo isso olhando reparando na taxa de compressão do motor.

Em motores flex, a taxa de compressão do combustível está por volta de 11:1. Motores feitos pra rodar 100% a gasolina, a taxa de compressão ideal é próxima de 7:1, já em carros 100% a etanol, a taxa é de 13:1. 11 está mais próximo de 13 do que de 7. Usar gasolina em motor com taxa de compressão tão alta aumenta o risco de pré ignição da mistura, o que não é nada saudável pro motor (apesar de não acontecer isso mais com tanta facilidade por conta da adição de etanol na gasolina).

 

Quanto ao etanol ser mais "seco" e não lubrificar melhor como faz a gasolina, isso eu concordo, afinal a gasolina vem do petróleo que tem muito mais cara de óleo do que uma cana hahah (apesar de ter lido uma reportagem que dizia q o álcool pode sim ser até mais "lubrificante" que a gasolina e não ser tão prejudicial masss, desculpe, não achei a reportagem =/ se eu achar eu posto ela). Pra resolver esse problema do álcool ser mais seco, nada como um aditivo não resolva hehe.

Por isso que eu ando mais no álcool que na gasosa. Eu também não acho que a água possa enferrujar tanto o escape assim. Quem sabe a loooongo prazo (tipo uns 200 mil Km ou mais....)

E já que estamos no assunto, eu super recomento a leitura desse post falando sobre as consequências do aumento de etanol na gasolina (tbm explica sobre a pré ignição e tals):
http://www.flatout.com.br/27-de-etanol-na-gasolina-quais-os-efeitos-para-os-nossos-motores/

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho q aditivo no combustível, sendo etanol ou gasolina, eu acho sempre válido mas eu não acho q funciooone mto não. Tem um único q eu acho q funcione q chama Perfect Clean da marca Koube. Esse eu tenho quase que certeza que funcione. Ele promete limpar linha de combustível, aumentar octanagem de combustível, limpar sede de válvulas (por causa do jato do bico injetor) e descarbonizar pistão. Eu acompanho a um bom tempo o canal do mecânico que eu vou colocar o link abaixo e direto ele vem fazendo testes com resultados muito satisfatórios. Num desses testes, a solução da maquina de limpeza de bico não tava limpando bem e eles usaram só esse produto e limpou de boa. Esse eu acho q realmente vale a pena, ele só é um pouco chato pra achar (muitos lugares ainda não revendem o produto e tal...).

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar álcool a vontade, pois o carro é flex e foi projetado para ambos os combustíveis. 

Aliás, com álcool tem inclusive vantagens: Não carboniza motor (óleo sempre limpo), não promove pré-ignição e tem menor probabilidade de ser adulterado. Inclusive os motores da GM tem alta compressão, e o funcionamento no álcool é bem otimizado.

Tenho também um Celta 08/09 VHC Flexpower com 130.000KM, e  que sempre rodou com álcool desde 0KM. Coloquei gasolina pouquíssimas vezes. Nunca deu problema nenhum, escapamento original, enfim, sou cuidadoso, uso o carro diariamente e faço sempre as preventivas.

Nos carros atuais, escapamentos estragam em carros que são de garagem, independente do combustível. Quem usa o carro todo dia não acumula as substâncias químicas que promovem a ferrugem.

Pode ficar tranquilo também quanto aos bicos de injeção, lembrando que carros GM tem bicos autolimpantes, e que nunca necessitam de limpeza.

Tem bastante matérias por aí que falam muitas bobagens... Tem que considerar também que cada montadora tem sua particularidade quanto ao emprego e qualidade dos materiais,e quanto aos planos de manutenção.

Não que seja isenta de falhas (todas podem falhar), mas a mecânica da Chevrolet é diferenciada amigão, pode confiar. 

E por falar em confiar, confie sempre no que está no manual do seu Onix (você vai identificar o que citei aqui).

Editado por Fernando Jundiaí
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Em minha cidade o preço do etanol corresponde a 54% do preço da gasolina, portanto nunca coloquei gasolina no meu onix seleção zerinho 1200 km . Só que percebi q quando acelero sai muita água pelo escapamento oq fazer deem uma dica por favor! Uma vez q isso pode comprometer a durabilidade do silencioso!!!!!

 

97d6749eff71adc3fab9cf0ea734bee6.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Em minha cidade o preço do etanol corresponde a 54% do preço da gasolina, portanto nunca coloquei gasolina no meu onix seleção zerinho 1200 km . Só que percebi q quando acelero sai muita água pelo escapamento oq fazer deem uma dica por favor! Uma vez q isso pode comprometer a durabilidade do silencioso!!!!!

 

97d6749eff71adc3fab9cf0ea734bee6.jpg

O que posso dizer... Eu uso álcool e o carro esta com 35.000, sem problemas, troquei a bomba de combustível uma vez e resolveu.

Além disso uso álcool como combustível próprio a 31 anos ( nunca tomei gasolina) e até hoje não deu problemas, agora quanto o barulho, ai eu ronco pra ca@##$#$. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.