Code 89 - Partida A Frio - Resolvido


Posts Recomendados

Olá pessoal,

estou criando este post para compartilhar com vocês a solução do problema com o meu onix após 4 idas à concessionária.

Peço desculpas pela duplicação do post com code 89, mas por ser um code muito amplo resolvi criar um tópico novo exclusivo para o meu problema.

O problema: quando o meu carro completou 5500 km começo a aparecer na tela o code 89. O código aparecia quando eu estava andando ou ao dar partida no carro. Ele persistia no painel de 30 s a 2 min. Segundo o manual este código significa anomalia, que pode estar em qualquer parte do carro (de luz de freio a injeção eletrônica...). Não causava nenhuma alteração no carro, a não ser causar preocupação no motorista!

Diagnostico da Concessionária: Os mecânicos da concessionária passaram 4 vezes o diagnosticador e sempre deu falha no sistema de controle de partida a frio.

Solução do problema: Após 4 idas na concessionária o mecânico descobriu que a bomba, mangueira e os cabos de partida a frio estavam bons. O Problema estava na solenoide que fica após a bomba de partida a frio. Ela não estava acionando e não estava sendo injetada gasolina no motor. Quando o módulo fazia o auto-teste do sistema de ignição (ao dar partida e em andamento) detectava o problema e acionava o erro 89 no painel. A minha sorte é que estou utilizando gasolina, pois se fosse a álcool teria dificuldade em dar partida com o carro frio.

 

Algumas coisas que aprendi com este erro:

Os mecânicos das concessionárias GM, em sua maioria, não sabem os significados dos códigos de erro e muitas vezes ficam "chutando" formas de resolver o problema. O code 89 é muito amplo e acho que isso gera desconforto nos mecânicos.

Porém, eles possuem um sistema online da GM que permite fazer a busca do código informado pelo diagnosticador, no meu caso a busca do código de erro no sistema de controle de partida frio foi feita somente na última vez que fui a concessionária, quando o problema foi resolvido. Lembrando que no painel aparece code 89 para vários problemas, mas no diagnosticador aparece o código específico do problema. Eu acompanhei a busca no sistema e vi que ele dá todos os passos e testes para detectar o problema, a minha pergunta é por que utilizar esta busca somente em último caso??

Bom pessoal, espero que este post possa ajudar quem estiver com o mesmo problema!

E fica a dica, deu code 89 pede para o mecânico buscar o código de erro que aparece no aparelho de diagnostico no sistema da GM!!

Atenciosamente

Lucas Severo

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

  • 1 mês depois...

Olá pessoal este erro ele ocorre 90% das vezes pelo baixo nível da bateria. Seja por uma luz internada liga por horas e normalmente quando viramos a chave pro radio não desligar. No caso de troca de peças os mecanicos  devem atualizar o CPU do Carro... Lembrando que o scanner na maioria das vezes nao diz onde esta o erro e sim as peças obsoletas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Em ‎18‎/‎11‎/‎2015 at 16:53, Dilcazaroti disse:

Tópico bem explicado, estou com o problema 89 tb mas acredito que seja algo no painel pois não marca nível de combustível mesmo após trocar bomba e boia.

cara meu carro queimou a bomba de combustível, depois que troquei... o marcador de combustível parou de funcionar e três dias depois apareceu o code 89..... como vc resolveu??

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Tenho um onix 1.4 ltz e hoje 15/05/17 aos 37.000 tive esse erro, fiquei assustado mas me parecia ser algo elétrico, não deu outra, a bateria estava baixa demais para tudo que estava ligado no momento, fizemos pegar no tranco, demos uma volta para carregar e pronto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Boa tarde pessoal gostaria de saber se já aconteceu com alguém esse problema sair com meu carro normal ao parar e tentar ligar novamente não dava sinal nenhum e cod 89 como estava na rua com a família acabei dando um tranco aí funcionou normal até desliguei e liguei novamente sem problema mais já é. Segunda vez que acontece isso comigo ao dar a partida não dá sinal nenhum alguém pode me ajudar aí obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Este é meu primeiro post no Site. Tenho um Spin que estava mostrando o código 89 por um bom tempo, não afetava em nada o movimento do carro, fui deixando pra lá, meu marcador de combustivel não funcionava. O problema foi a boia de combustivel que está avariada. Tão logo volte a marcar o combustível, o código some. 

Tinha ouvido outros relatos de ser o sistema de partida a frio. Esse sistema é facil de tirar e testar o solenoide e bomba numa bancada. Alimente os dois com 12V ao mesmo tempo, a gasolina tem que sair pelo tubo que vai para o motor.

Outro relato é a Bateria com defeito, qualquer casa de baterias pode testar a sua e ver se o regulador gera 14V ou teste com outra bateria.

No meu caso que foi a boia a causadora do codigo 89, o marcador não marcava o nível de combustível e essa foi a dica.

Creio que deva haver mais alguns casos de aparecerem esse código 89, basta verificar toda a elétrica do veículo, tudo deve estar funcionando, se não estiver, conserte, e o código desaparecerá.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 21/12/2015 at 16:12, Diego Franco Silveira disse:

Olá pessoal este erro ele ocorre 90% das vezes pelo baixo nível da bateria. Seja por uma luz internada liga por horas e normalmente quando viramos a chave pro radio não desligar. No caso de troca de peças os mecanicos  devem atualizar o CPU do Carro... Lembrando que o scanner na maioria das vezes nao diz onde esta o erro e sim as peças obsoletas...

 

Diego o meu deu este erro apos constar que a bateria do meu carro já estava fraca mesmo. Esse maldito erro confundi muita gente, como minha região é muito quente as pessoas nem usam a gasolina aditiva no compartimento de partida a frio. Eu estou meio quebrado agora, então deixei o carro desativado durante 2 dias, pra chegar ao nível baixo de carga, retirei a bateria e agora vou troca-la por outra. Lembrando sempre de deixar a porta do carro fechada, para não ligar nenhuma informação no painel, onde pode ocorrer um estrago maior no carro. Assim um mecânico me avisou sobre troca de bateria.

Editado por junyroman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.