Onix 1.4 Lt 14-15, Compressor Do A/c Rotativo ?


VACCHYANO

Posts Recomendados

 Comparando o meu ônix 1.4 com um 1.0 A/C ligados juntos em marcha lenta :

 

O 1.0 desliga a embreagem do compressor (faz aquele estalo )quando :

 

e acionado o pedal do acelerador ou após atingir a temperatura ideal ,a ventoinha do radiador desliga logo em seguida .

 

O 1.4 enquanto o pedal do acelerador não e acionado a embreagem do A/C, junto com a ventoinha  continua ligada ,perguntado ao mecânico e normal do novo sistema de A/C 2015 ,A/C com compressor rotativo ,e novidade ou já existia no Onix 1.4 .

   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Nunca vi o ar do meu 1.4 desligar, nem mesmo em acelerações fortes.

A título de informação, o controle de temperatura nos carros como o nosso não influencia em nada. O compressor sempre vai trabalhar no máximo, diferente nos carros com controle de temperatura digital.

Editado por Vilanova
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca vi o ar do meu 1.4 desligar, nem mesmo em acelerações fortes.

A título de informação, o controle de temperatura nos carros como o nosso, não influencia em nada. O compressor sempre vai trabalhar no máximo, diferente nos carros com controle de temperatura.

 

Nunca vi o ar do meu 1.4 desligar, nem mesmo em acelerações fortes.

A título de informação, o controle de temperatura nos carros como o nosso, não influencia em nada. O compressor sempre vai trabalhar no máximo, diferente nos carros com controle de temperatura.

Bom dia Vilanova ,pode reparar na marcha lenta ,a embreagem do compressor fica acionada direto ,quando da um toque no acelerador ela desacopla um pouco e volta a acionar novamente ,deixei ele ligado em marcha lenta umas duas horas ,com o A/C ligado ele toca direto não desliga (desacopla o sistema de  embreagem ) de tao frio os vidros chegaram a embaçar muito e a escorrer por fora ,minha atenção seria para aquelas pessoas que costumam dormir no interior do veiculo ,não consegui medir a temperatura por falta de um termômetro .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que eu percebi no Onix 1.4 se comparado ao carro da minha namorada, HB20 1.6, foi a carga do ar condicionado no motor.

No HB20 quando você aumenta o ar, a rotação do motor sobe junto. Exemplo: velocidade 1, RPM 800~850, velocidade 2, RPM 900, velocidade 3 e 4, beiram os 1000 RPM.

Já no Onix não acontece isso, a rotação se mantém entre 700~800 RPM. Agora a carga no motor medida pelo OBDII chega a ser surreal. Coloquei na velocidade 4 e a carga já estava em 35%, variando até 40%. Triste viu. Coloque o peso da polia da DH pronto. 1.4 com potência dos 1.0 mais novos. Considerando o uso da gasolina - 98 CV - o carro beira 90 CV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Vila, mas de acordo com o manual do carro na página 260, em especificações do motor, a rotação do motor em marcha lenta e com o ar desligado deve ficar nos 750 RPM. E com o ar ligado, deveria ficar nos 900 RPM, coisa que não acontece na prática, não seria um defeito. Até agendei uma visita a CSS para verificar isso, pois o carro perde muita potência em marcha lenta e com o ar ligado. Alguém aí ao ligar o ar a rotação do motor sobe?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá. O meu onix é um LT 1.0. Já mencionei em outro post que pelo menos os 1.0 o ar-condicionado funciona de forma automática, controlado pela ECU do carro. Quando o carro esta parado ou em marcha lente (1 marcha), o ar-condicionado funciona em full-time. Noto que ele trabalha em forma variada apenas na estrada ou acima de 50km/h mais ou menos. Notei isso que o computador de bordo do Torque Pro, mostrava um consumo instantâneo de 18km/l quando estava a 100km/h em uma reta, e depois quando olhava novamente estava a 15km/l. Ai prestei atenção na potencia do motor e notei que quando o consumo caia, a potencia também. Descobri então que o ar condicionado estava trabalho de forma alternada, 50/50. Não sei o 1.4 é assim, mas o 1.0 funciona dessa maneira e mesmo trabalhando 50/50, não noto a diminuição da temperatura quando o mesmo está desligado, e é muito diferente de desligar o botão, que em pouco tempo você nota o ar ficando mais quente.

Claro que se você levar isso para a GM eles nem vão saber lhe responder, porque ninguém lá sabe nada dos carros, só da parte básica e olhe lá.

 

 

Uma coisa que eu percebi no Onix 1.4 se comparado ao carro da minha namorada, HB20 1.6, foi a carga do ar condicionado no motor.

No HB20 quando você aumenta o ar, a rotação do motor sobe junto. Exemplo: velocidade 1, RPM 800~850, velocidade 2, RPM 900, velocidade 3 e 4, beiram os 1000 RPM.

Já no Onix não acontece isso, a rotação se mantém entre 700~800 RPM. Agora a carga no motor medida pelo OBDII chega a ser surreal. Coloquei na velocidade 4 e a carga já estava em 35%, variando até 40%. Triste viu. Coloque o peso da polia da DH pronto. 1.4 com potência dos 1.0 mais novos. Considerando o uso da gasolina - 98 CV - o carro beira 90 CV.

 

Vila, a DH usa nem 5% da potência do motor, agora, o ar condicionado pode chegar uns 15% mais ou menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá. O meu onix é um LT 1.0. Já mencionei em outro post que pelo menos os 1.0 o ar-condicionado funciona de forma automática, controlado pela ECU do carro. Quando o carro esta parado ou em marcha lente (1 marcha), o ar-condicionado funciona em full-time. Noto que ele trabalha em forma variada apenas na estrada ou acima de 50km/h mais ou menos. Notei isso que o computador de bordo do Torque Pro, mostrava um consumo instantâneo de 18km/l quando estava a 100km/h em uma reta, e depois quando olhava novamente estava a 15km/l. Ai prestei atenção na potencia do motor e notei que quando o consumo caia, a potencia também. Descobri então que o ar condicionado estava trabalho de forma alternada, 50/50. Não sei o 1.4 é assim, mas o 1.0 funciona dessa maneira e mesmo trabalhando 50/50, não noto a diminuição da temperatura quando o mesmo está desligado, e é muito diferente de desligar o botão, que em pouco tempo você nota o ar ficando mais quente.

Claro que se você levar isso para a GM eles nem vão saber lhe responder, porque ninguém lá sabe nada dos carros, só da parte básica e olhe lá.

 

 

 

Vila, a DH usa nem 5% da potência do motor, agora, o ar condicionado pode chegar uns 15% mais ou menos.

Acredito que a DH use mais do que 5%. Quando eu giro a direção do carro com o mesmo parado, eu sinto a rotação variar tanto escutando como pelo RPM.

Editado por Vilanova
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que a DH use mais do que 5%. Quando eu giro a direção do carro com o mesmo parado, eu sinto a rotação variar tanto escutando como pelo RPM.

 

Creio que deve ser próximo de 5% com o carro parado, já que dessa forma precisa de muito mais potência da bomba do que em movimento. Em movimento não deve nem fazer diferença, já que quase nunca fazemos uma curva esterçando o volante mais de 1 volta

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse carro merece um motor maior - tipo o do Sonic. Apesar do 1.4 dá conta do recado, as vezes você sente o carro frouxo. Você precisa elevar as rotações pro carro andar. Digo elevar mesmo, passando de 5000.

Uma pesquisada pela net ,tenho quase a certeza que este motor SPE 4 ,nada mais e o antigo  econo flex 1.4 ..so trocaram a tampa do cabeçote e colocaram as bobinas independentes ,e falam que e tecnologia do camaro ,caracas Fui induzido ao erro .http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/falhas-motor-1-4-gm-427337.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pesquisada pela net ,tenho quase a certeza que este motor SPE 4 ,nada mais e o antigo  econo flex 1.4 ..so trocaram a tampa do cabeçote e colocaram as bobinas independentes ,e falam que e tecnologia do camaro ,caracas Fui induzido ao erro .http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/falhas-motor-1-4-gm-427337.shtml

Tanto no 1.0 como no 1.4 só fizeram pequenas mudanças no antigo motor e dizem que é mais atual.

Mas o consumo continua o mesmo.Beberão.Desempenho não achei nada de bom.Preferia meu antigo celta com VHCE.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto no 1.0 como no 1.4 só fizeram pequenas mudanças no antigo motor e dizem que é mais atual.

Mas o consumo continua o mesmo.Beberão.Desempenho não achei nada de bom.Preferia meu antigo celta com VHCE.

E bem mais barato o celta ,o novo SPE 4 -1.0 vem do antigo VHC ,so com uma vantagem não faz aquele barulho horrível que os mecânicos das CSSs falam que e NORMAL e barulho CARACTERISTICO DO SPE 4-1.4 .so faz frio após a partida parece tucho equalizando ,conforme motor esquenta vai sumindo o barulho .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes do Novo Ford KA e do novo FOX, o motor do Onix querendo ou não era o mais forte. Agora é o 3º melhor (imho). Hoje temos o Ford KA, porém o tamanho é inferior ao Onix e isso pode ser um problema pra quem é alto como eu. O novo FOX é lindo demais, o novo motor MSI me parece bem atraente, porém a VW é cara em tudo. Diferente da Ford e GM que tem versões diferentes do carro, a VW vai agregando acessórios, é bom por um lado, mas na hora de vender você perde tudo aquilo que colocou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.