Ventilador Do Radiador?


Posts Recomendados

Olá,eu havia reclamado essa semana a respeito do consumo do meu Onix 1.0 LT 2014/2014, porém desta venho para pedir opiniões sobre o ventilador do radiador que liga quase sempre, com ou sem ar-condicionado ligado, na verdade com ar-condicionado sei que é normal ligar com mais frequência.

Um dia desdes andando de noite, uns 25 graus lá fora, eu resolvo ligar o ar para testar, ok, depois de 5 min usando, a ventoinha liga, logo após eu desliguei o ar pois já havia testado e continuei andando com o veículo por uns 10min e ainda sim ela continuava ligada. O estranho é que não parece ser a elétrica pois conforme se acelera o motor o barulho da ventoinha aumenta, e se desligasse o motor ela parava. Sinceramente não entendo muito do Onix pois estou com ele a menos de 1 mês, comparado com meu ex- Celta 2012 que quase nunca ligava a mesma. Alguém sabe se isto é normal ou se o motor está sobreaquecendo?

 

Obs: O carro está com 210 km.

 

 

Desde já sou Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Olá,eu havia reclamado essa semana a respeito do consumo do meu Onix 1.0 LT 2014/2014, porém desta venho para pedir opiniões sobre o ventilador do radiador que liga quase sempre, com ou sem ar-condicionado ligado, na verdade com ar-condicionado sei que é normal ligar com mais frequência.

Um dia desdes andando de noite, uns 25 graus lá fora, eu resolvo ligar o ar para testar, ok, depois de 5 min usando, a ventoinha liga, logo após eu desliguei o ar pois já havia testado e continuei andando com o veículo por uns 10min e ainda sim ela continuava ligada. O estranho é que não parece ser a elétrica pois conforme se acelera o motor o barulho da ventoinha aumenta, e se desligasse o motor ela parava. Sinceramente não entendo muito do Onix pois estou com ele a menos de 1 mês, comparado com meu ex- Celta 2012 que quase nunca ligava a mesma. Alguém sabe se isto é normal ou se o motor está sobreaquecendo?

 

Obs: O carro está com 210 km.

 

 

Desde já sou Grato!

Cory veja o nível no reservatório de agua ele tem estar entre a marcação min e max e com o motor em funcionamento veja se esta saindo água para o reservatório . É normal ligar a ventoinha se voce estiver em velocidade baixa ou parado e ele vai ficar ligado até abaixar a temperatura mesmo com o motor desligado

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Amigo. Rodei meu carro (atravessei um canteiro) e não percebi que tinha trincado a caixa do radiador, como estava em outra cidade e não temos medidor de temperatura, peguei a estrada e o carro ferveu ( vazou todo liquido de arrefecimento), então chequei a um posto, esperei um pouco para completar com agua mesmo ( emergência ).

Após o fato, mesmo tendo colocado o liquido novamente e trocado a caixa do radiador, o carro começou a dar code4. e a ventoinha ficava ligada direto.

Devido ao aquecimento era a válvula termostática que "foi pro saco".

Como adquiri uma certa experiência após sofre pra descobrir o problema, vou lhe passar o funcionamento correto do ventilador.

1° Vamos desconsiderar que o A/C esteja ligado ( pois a mesma é acionada quando ligamos o ar, mesmo estando frio o motor);

2° Se você ligar o carro e não acelerar e deixa-lo por uns 5 minutos parado no neutro, a ventoinha ira ligar automaticamente por alguns segundos (1 minuto talvez) e desligara, após alguns minutos ligara novamente e desligar seguira esse ciclo;

3° Caso você esteja "andando" com o carro, o arrefecimento será mais fácil, e como recebera vento no radiador, a bomba d"agua trabalhara mais (circulando a agua no motor) ela dificilmente ira ligar ( tudo depende de varios fatores);

Ao passar o scanner na css descobri que a mesma arma "liga" com 100° graus, no meu caso a válvula estava abrindo atrasada (devera abrir nos 90° graus aproximadamente) e a ventoinha não conseguia refrigerar o sistema.

Faça o seguinte teste:

Deixe seu carro ligado e espere que ela ligue e desligue e faça isso por duas vezes, se ela desligar é porque cumpre seu papel, caso fique ligado direta, pode ser sinal de válvula termostática com defeito. Quando você para o carro (isso apenas algumas vezes) é normal que ela esteja ligada. Caso consiga perceber ela ligada após ter "andado no carro" tire sua duvida, deixe-o no neutro e veja se ela ira desligar, caso positivo seu carro aparentemente esta Ok.

não aceite palpite de mecânicos de tirar válvula termostática, isso é amadorismo puro.

Olá,eu havia reclamado essa semana a respeito do consumo do meu Onix 1.0 LT 2014/2014, porém desta venho para pedir opiniões sobre o ventilador do radiador que liga quase sempre, com ou sem ar-condicionado ligado, na verdade com ar-condicionado sei que é normal ligar com mais frequência.

Um dia desdes andando de noite, uns 25 graus lá fora, eu resolvo ligar o ar para testar, ok, depois de 5 min usando, a ventoinha liga, logo após eu desliguei o ar pois já havia testado e continuei andando com o veículo por uns 10min e ainda sim ela continuava ligada. O estranho é que não parece ser a elétrica pois conforme se acelera o motor o barulho da ventoinha aumenta, e se desligasse o motor ela parava. Sinceramente não entendo muito do Onix pois estou com ele a menos de 1 mês, comparado com meu ex- Celta 2012 que quase nunca ligava a mesma. Alguém sabe se isto é normal ou se o motor está sobreaquecendo?

Obs: O carro está com 210 km.

Desde já sou Grato!

Cara. Quero melhorar a resposta pra você. Alem de tudo que te postei, repare se seu painel mostrara code4, se aparecer você tem problemas no sistema de arrefecimento. Caso contrario, pode ser cisma sua. Obs: meu carro estragou válvula com 25 mil km, mas como deixei ferve é razoável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como nosso amigo falou, se não aparece código no painel e nenhuma luz de advertência acende, pode ficar despreocupado. Lembrando que o acionamento do ventilador é automático conforme informações recebidas pela ECU. Se você quiser tirar a limpo, marque um dia na CSS e chegue lá já falando que a luz da temperatura acendeu um dia e você querer que ele coloque o scanner pra ver se tem algo errado. No scanner vai mostrar a temperatura do motor e do liquido do radiador e ele vai ver se tem algum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde pessoal,

 

Anderson meu carro aparentemente está com o mesmo problema que o seu Onix teve. Quando ligo o carro seja quente ou frio ele já liga a ventuinha e não desliga mais ai depois de desligar o carro ela fica ligada por um tempo como se o carro estivesse superquente. isso acontece toda vez que se liga o carro.

isso acontece depois da batida que sofreu, como não tinha seguro mandei consertar e quando voltou da funilaria e pintura apareceu este problema. será que está com problema na valvula já que não aparece código no painel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal,

 

Anderson meu carro aparentemente está com o mesmo problema que o seu Onix teve. Quando ligo o carro seja quente ou frio ele já liga a ventuinha e não desliga mais ai depois de desligar o carro ela fica ligada por um tempo como se o carro estivesse superquente. isso acontece toda vez que se liga o carro.

isso acontece depois da batida que sofreu, como não tinha seguro mandei consertar e quando voltou da funilaria e pintura apareceu este problema. será que está com problema na valvula já que não aparece código no painel?

Bem. se logo ao ligar o carro ela liga, se não aparece hora nenhuma code4 no painel, da uma olhada se você não deixou o botão do ar condicionado ligado.

pelo que disse deve ser algum fio em curto, Mas enfim, se não esta aquecendo, não acende luz alguma, deve ser coisa a toa, nada de trocar válvula termostática a toa. Pelo sintoma é parte Elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.