Do Sonho Ao Pesadelo - Água No Motor! Caso Sério!


Posts Recomendados


Então Robson, estou revoltado pq era uma poça simples, 3seg e pronto, passei por ela...

Estou realmente me questionando sobre o projeto de entrada de ar do motor. Tirei uma foto de um Onix da oficina que estava com a frente desmontada. A Entrada de ar fica dentro do para-lamas dianteiro direito, sobre o forro do para-lamas.

Reparem na foto como o forro está sujo por dentro, ou seja, ali entra água, lama, poeira e claro, água.

 

post-38302-0-75437800-1423819302_thumb.j

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, normalmente não costumo ler texto desse tamanho mais o seu me interessou e li até o final, pois conheço pessoas que pegou o carro em uma semana e antes dos 1000km voltou para CSS e teve q refazer todo o motor e não lembro exatamente qual era o problema... Enfim tiro por mim eu já enfrentei diversas poças inclusive um alagamento com a água na metade da roda e nunca aconteceu nada parecido comigo e nem vi relatos aqui no Clube, mais vc esta no seu direito então corre atras o único problema é o estresse que isso vai gerar.

 

Lembre-se de contar como vai caminhando esta ocorrência aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Viana,

Pedi uma análise técnica do forro do para-lamas e mangueira da tomada de ar. Quero saber se há algum defeito de montagem.

O que me intriga é que foram dois carros, enquanto outros modelos passavam normalmente pelo local.

Há algo errado e vou descobrir!

Abs

Amigo, normalmente não costumo ler texto desse tamanho mais o seu me interessou e li até o final, pois conheço pessoas que pegou o carro em uma semana e antes dos 1000km voltou para CSS e teve q refazer todo o motor e não lembro exatamente qual era o problema... Enfim tiro por mim eu já enfrentei diversas poças inclusive um alagamento com a água na metade da roda e nunca aconteceu nada parecido comigo e nem vi relatos aqui no Clube, mais vc esta no seu direito então corre atras o único problema é o estresse que isso vai gerar.

Lembre-se de contar como vai caminhando esta ocorrência aqui.

Pois é, na ccs que o meu está tem mais 3 com problema no cabeçote... todos esperando a garantia mandar novas peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É brabo, mas já passei por muita chuva, até lugares com muita água e nunca tive problemas. Não sei o tamanho da poça, mas talvez seja a quantidade de água no lugar + velocidade. Daí levantou muita água no mesmo lugar e... Quase sempre que peguei muita água na pista estava devagar, segunda marcha. Só uma vez peguei mais água e no lado direito também, mas não tive nada. Boa sorte aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Viana,

Pedi uma análise técnica do forro do para-lamas e mangueira da tomada de ar. Quero saber se há algum defeito de montagem.

O que me intriga é que foram dois carros, enquanto outros modelos passavam normalmente pelo local.

Há algo errado e vou descobrir!

Abs

Realmente cara eu tinha olhado essa entrada de ar quando comprei o carro e achei um tanto estranha comparado a outros modelos da GM : Classic, Prisma antigo, Celta, Astra..  tem que ver o porque eles fizeram esse cano torto pra chegar na caixa de roda.. um jato de água disparado no lugar errado e o motor puxa por vácuo e não consegue comprimir a água por sua alta resistência a compressão - entortando geralmente biela e eventualmente válvulas. Muito estranho esse projeto de tomada de ar, pois a roda joga toda hora água nesse local..   

 

 

Negócio é colocar um filtro esportivo - beeem alto  :cool:

DSC_0304.JPG

Editado por Alonso Jr.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho meu Onix desde o inicio de Dezembro e o mesmo esta atualmente com quase 4000km, e rodo relativamente bastante pois uso o carro para ir e voltar do trabalho, e no momento atual estou de férias e em menos de uma semana rodei quase 1.500 km. Após ler este post no dia de ontem, estava voltando pra casa agora a noite e estou em Florianópolis, peguei uma chuva bem forte ao ponto do limpador não dar conta inclusive com diversas poças que lavaram literalmente o forro dos para-lama de tanta água que tinha acumulado na pista e o carro não reclamou em nenhuma delas, e essa não foi a primeira chuva forte que pego com o carro.

 

Olhando as fotos postadas e o estado em que se encontra o para-lama do carro, é difícil acreditar que tenha sido apenas uma poça, até porque mesmo que tivesse alguma infiltração que passasse a água pelo forro do para-lama, e mesmo que tivesse um furo no duto do filtro de ar teria que ser muito mais que apenas uma poça pra fazer este estrago todo no motor a ponto de encharcar o filtro de ar, para tal ocorrer, no minimo o nível da água teria que estar acima da metade da roda.

 

Não quero defender a Gm e muito menos afirmar que o colega que criou o post esteja errado, mas para apenas uma poça de água fazer este estrago todo é um pouco complicado de acreditar, E o fato de outro Onix ter parado eu coloco o fato como coincidência.

 

E não é porque tem mais carros a espera de cabeçote com problemas que tenha que ser o mesmo caso, pois tem outro tópico com pessoas com problemas de baixar o nível de água no motor que não tem nada a ver com carros parando devido a poças e sim por problemas de defeito em algum lote do motor ou por casos como li aqui mesmo no fórum de não apertarem adequadamente os parafusos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei pelo mesmo susto, a tarde vi este post e a noite enfrentei um alagamento em Balneário Camboriú, fiquei um tempo parado sobre uma calçada aguardando a água escoar e baixar para poder passa em um cruzamento, o qual dava acesso a BR 101. Quando passei a água estava próximo ao meio da roda, mas passei sem problemas, mas com medo deste problema.

 

Observando a foto da entrada de ar, fiquei com vontade de fazer algumas alterações, tipo elevar o bocal de entrada.

 

Abs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É brabo, mas já passei por muita chuva, até lugares com muita água e nunca tive problemas. Não sei o tamanho da poça, mas talvez seja a quantidade de água no lugar + velocidade. Daí levantou muita água no mesmo lugar e... Quase sempre que peguei muita água na pista estava devagar, segunda marcha. Só uma vez peguei mais água e no lado direito também, mas não tive nada. Boa sorte aí

vc fez o certo, reduzir o máximo que puder.

tive azar pq a via que estava é de 80km/h e os carros só andam a 100km/h, não pude reduzir muito, até porque poderia causar acidente...

Realmente cara eu tinha olhado essa entrada de ar quando comprei o carro e achei um tanto estranha comparado a outros modelos da GM : Classic, Prisma antigo, Celta, Astra.. tem que ver o porque eles fizeram esse cano torto pra chegar na caixa de roda.. um jato de água disparado no lugar errado e o motor puxa por vácuo e não consegue comprimir a água por sua alta resistência a compressão - entortando geralmente biela e eventualmente válvulas. Muito estranho esse projeto de tomada de ar, pois a roda joga toda hora água nesse local..

Negócio é colocar um filtro esportivo - beeem alto :cool:

DSC_0304.JPG

Boa observação. Não vou encarar outra chuva com o projeto da forma que está. Com certeza vou conversar com o mecânico da GM e pedir sugestões.

Tenho meu Onix desde o inicio de Dezembro e o mesmo esta atualmente com quase 4000km, e rodo relativamente bastante pois uso o carro para ir e voltar do trabalho, e no momento atual estou de férias e em menos de uma semana rodei quase 1.500 km. Após ler este post no dia de ontem, estava voltando pra casa agora a noite e estou em Florianópolis, peguei uma chuva bem forte ao ponto do limpador não dar conta inclusive com diversas poças que lavaram literalmente o forro dos para-lama de tanta água que tinha acumulado na pista e o carro não reclamou em nenhuma delas, e essa não foi a primeira chuva forte que pego com o carro.

Olhando as fotos postadas e o estado em que se encontra o para-lama do carro, é difícil acreditar que tenha sido apenas uma poça, até porque mesmo que tivesse alguma infiltração que passasse a água pelo forro do para-lama, e mesmo que tivesse um furo no duto do filtro de ar teria que ser muito mais que apenas uma poça pra fazer este estrago todo no motor a ponto de encharcar o filtro de ar, para tal ocorrer, no minimo o nível da água teria que estar acima da metade da roda.

Não quero defender a Gm e muito menos afirmar que o colega que criou o post esteja errado, mas para apenas uma poça de água fazer este estrago todo é um pouco complicado de acreditar, E o fato de outro Onix ter parado eu coloco o fato como coincidência.

E não é porque tem mais carros a espera de cabeçote com problemas que tenha que ser o mesmo caso, pois tem outro tópico com pessoas com problemas de baixar o nível de água no motor que não tem nada a ver com carros parando devido a poças e sim por problemas de defeito em algum lote do motor ou por casos como li aqui mesmo no fórum de não apertarem adequadamente os parafusos.

Entendo sua posição meu amigo. Gostaria de afirmar que de forma alguma estou querendo desvalorizar ou criticar o carro, até porque eu sou dono de um quase zero km.

Um conjunto de fatores fez com que dois Onix em um intervalo de 5min tivessem seus motores avariados por entrada de água. Pode ter certeza que não foi coincidência, pois estive olhando os dois desmontados na GM. Exatamente o mesmo problema, causado pela mesma poça dágua, no mesmo horário.

A ccs encaminhou meu cabeçote para análise e na próxima quarta o mecânico vai tirar a tampa do carter pra verificar alguma avaria na parte de baixo do motor.

Passei pelo mesmo susto, a tarde vi este post e a noite enfrentei um alagamento em Balneário Camboriú, fiquei um tempo parado sobre uma calçada aguardando a água escoar e baixar para poder passa em um cruzamento, o qual dava acesso a BR 101. Quando passei a água estava próximo ao meio da roda, mas passei sem problemas, mas com medo deste problema.

Observando a foto da entrada de ar, fiquei com vontade de fazer algumas alterações, tipo elevar o bocal de entrada.

Abs..

Mano, sugiro que sempre que precisar passar por esses locais, quando chegar em casa dá uma olhada no filtro de ar e confere se está sequinho.

Até para irmos juntando informações sobre as condições de pista que vamos passando.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fui ver como tava o filtro pq tava pensando em colocar um esportivo inbox, pra minha surpresa encontrei isso dentro e lembrei desse tópico. 2f5cc034c3617ef563f749bc0d37adfb.jpg

Como q ta sem filtro de ar essa bagaça!?! 

Caramba Brother que perigo! Já pensou entrar essas planta seca ai direto no motor!! 

Dá um trato nisso e coloca o filtro, pq o carro não é movido a biomassa ainda  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fui ver como tava o filtro pq tava pensando em colocar um esportivo inbox, pra minha surpresa encontrei isso dentro e lembrei desse tópico. Como q ta sem filtro de ar essa bagaça!?!  Caramba Brother que perigo! Já pensou entrar essas planta seca ai direto no motor!!  Dá um trato nisso e coloca o filtro, pq o carro não é movido a biomassa ainda  :P
Calma, haha. Isso tava embaixo do filtro, na foto já tinha tirado o filtro dali e tava do lado (mas fora da foto). Não passaria pq o filtro tem uma espuma e o papel, não chegaria, mas me assustei com a quantidade de sujeira ali, e principalmente o tipo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma, haha. Isso tava embaixo do filtro, na foto já tinha tirado o filtro dali e tava do lado (mas fora da foto). Não passaria pq o filtro tem uma espuma e o papel, não chegaria, mas me assustei com a quantidade de sujeira ali, e principalmente o tipo

Pow do jeito q tinhas falado parecia que tava sem o filtro ali manolo.. depois do corte de gastos da GM nunca se sabe o que vão cortar fora..  

ter sujeira ali eh normal, pode ter até insetos - por isso que existe filtro de ar - quando for colocar o filtro de novo confere bem se ta justo e as travas bem colocadas pra não ter erro ;)

Editado por Alonso Jr.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, sugiro que sempre que precisar passar por esses locais, quando chegar em casa dá uma olhada no filtro de ar e confere se está sequinho.

Até para irmos juntando informações sobre as condições de pista que vamos passando.

Abs

 

Vou olhar o meu assim que der, se entrou algum respingo d'água, vai ficar marcado.

 

Abs.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou olhar o meu assim que der, se entrou algum respingo d'água, vai ficar marcado.

 

Abs.

Rapaziada... hj de manhã abri o compartimento do filtro de ar.. to com o carro a menos de 1 mês desde tirado da CSS e olhem o que encontrei:

 

Oalz1Oe.jpg

compartimento do filtro de ar do motor

 

ktQ6b79.jpg

tinha folha seca também

 

 

 

 

m8UlFlb.jpgpoça de água em detalhe

 

http://i.imgur.com/Tw63jrA.jpg- poça espalhada

 

uma poça de água do tamanho do dedo indicador, mas era água! Como entrou ali? (por fora não tinha nada molhado) ela não tinha ainda passado do filtro mas ali estava!

Mais alguém já viu disso no seu filtro? Sera algo "normal" nos Onix/Prisma ou outro vício oculto esperando a poça benta do calço hidráulico? :angel:

Editado por Alonso Jr.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaziada... hj de manhã abri o compartimento do filtro de ar.. to com o carro a menos de 1 mês desde tirado da CSS e olhem o que encontrei:

 

Oalz1Oe.jpg

compartimento do filtro de ar do motor

 

ktQ6b79.jpg

tinha folha seca também

 

 

 

 

m8UlFlb.jpgpoça de água em detalhe

 

http://i.imgur.com/Tw63jrA.jpg- poça espalhada

 

uma poça de água do tamanho do dedo indicador, mas era água! Como entrou ali? (por fora não tinha nada molhado) ela não tinha ainda passado do filtro mas ali estava!

Mais alguém já viu disso no seu filtro? Sera algo "normal" nos Onix/Prisma ou outro vício oculto esperando a poça benta do calço hidráulico? :angel:

Pra mim tá claro que esse projeto de tomada de ar tá errado.

Se a galera começar a verificar vão encontrar, com certeza, principalmente após o trânsito em chuva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, 

Meu motor foi pro saco... a biela do 4º cilindro empenou e ferrou com a camisa.

Como não quero mexer com retífica, o jeito vai ser comprar o parcial da GM, inclusive acho que única montadora a fornecer motor parcial.

Amanhã vão me passar orçamento. Outra alternativa vai ser procurar um Onix 2014/15 sinistrado, baixa km, e mandar fazer o transplante.

Se alguém souber de alguem que tenha, por favor, me avisem. Não quero motor 2014... tem que ser 14 pra cima e com menos de 20mil km.

Me ferrei!

Atenção na tomada de ar dos seus motores.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antonio,

Sou a dona do outro Onix que também parou no eixão. Até hoje não acredito como isso aconteceu. Já peguei chuvas fortes e passei e situações muito piores do que aquela poça dagua. Queria saber o diagnóstico detalhado que o Gustavo da Jorlan deu pra vc? 

Primeiro eles tinham me falado que não era calço hidráulico e agora (20 fev) me ligaram dizendo que sim. Como faço para entrar em contato com vc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antonio,

Sou a dona do outro Onix que também parou no eixão. Até hoje não acredito como isso aconteceu. Já peguei chuvas fortes e passei e situações muito piores do que aquela poça dagua. Queria saber o diagnóstico detalhado que o Gustavo da Jorlan deu pra vc? 

Primeiro eles tinham me falado que não era calço hidráulico e agora (20 fev) me ligaram dizendo que sim. Como faço para entrar em contato com vc?

Oi Juliana, podemos nos falar melhor por whats??

Sinto muito pelo seu carro, pq já abriram meu motor e a coisa foi feia. 

No seu caso é estranho pq um dia o cara do atendimento me disse que o seu não foi o caso, pois só estava engasgando... estavam trabalhando para regular.

O meu quando ligava tinha barulho de ferro batendo... já esperava.

Nos falamos.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, 

Meu motor foi pro saco... a biela do 4º cilindro empenou e ferrou com a camisa.

Como não quero mexer com retífica, o jeito vai ser comprar o parcial da GM, inclusive acho que única montadora a fornecer motor parcial.

Amanhã vão me passar orçamento. Outra alternativa vai ser procurar um Onix 2014/15 sinistrado, baixa km, e mandar fazer o transplante.

Se alguém souber de alguem que tenha, por favor, me avisem. Não quero motor 2014... tem que ser 14 pra cima e com menos de 20mil km.

Me ferrei!

Atenção na tomada de ar dos seus motores.

 

Abs

Que Zica eim mano.. carro tava novinho.. =\

Agora o negócio é correr atras do preju, ainda bem q o carro não pifou em uma hora pior que pudesse afetar a saúde

 

Olhei rapidamente no ML e encontrei alguns possíveis doadores de motor pro teu carro:

 
Motor 1.0
 
 
 
 
 
Motor 1.4
 
 
 
 
Boa Sorte 
Editado por Alonso Jr.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs., duas pessoas já entraram em contato comigo referente ao mesmo problema. Sabemos de mais 1 de Minas Gerais. Estamos correndo atrás. Abs
Sério cara? Será que é algum defeito de montagem ou fabricação? Talvez fosse legal tu tirar foto de como eh a entrada de ar do teu Onix e comparar a deles e depois comparar com um Ônix 2013 ou 2012, pois pode ter havido mudança de projeto/peça
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.