Do Sonho Ao Pesadelo - Água No Motor! Caso Sério!


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Amigos !! Ontem fui fazer a troca de óleo dos 15.000 km do meu Onix LTZ 1.4 2015 e comentei com ele sobre esta entrada de ar (mangueira chama-se ressonador) que fica localizada na caixa de roda do lado direito e o mesmo me disse que existe um modo muito simples de evitar deste ar/água chegue até o motor. Basta desconectar a caixa do filtro de ar da mangueira.Só vai ficar com um ronco um pouco maior do motor.Se quiser melhorar a aspiração de ar, deve-se fazer uma adaptação na entrada da caixa de ar com uma mangueira e levar até a parte interna da grade superior, acima do radiador.Vai ficar bem alta a entrada de ar. Ou colocar um filtro esportivo como já foi sugerido por outro membro. Realmente no meu entender, a idéia de captação forçada de ar feita pela roda ser boa,no meu entender esta entrada de ar foi um erro de projeto, pois não levaram em conta que pode sugar água também.

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Não tem como, pois ele lê a massa de ar.

Terá q compra outra tampa ou corta a original e só quando for vender ou voltar para o original comprar outra.

Abs

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Estou pensando em colocar filtro esportivo.

Será que pode colocar sem ligar aquele sensor que tem no filtro?

Senão terei que comprar caixa de filtro só para aproveitar a entrada do sensor??

caixa-filtro-de-ar-onix-893211-MLB20520670441_122015-F.jpg

Comprei uma caixa já com sensor no mercado livre. Uso no dia a dia o filtro normal, quando está com previsão de muita chuva uso o esportivo.

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18 minutos atrás, spreng disse: Comprei uma caixa já com sensor no mercado livre. Uso no dia a dia o filtro normal, quando está com previsão de muita chuva uso o esportivo.

Mas ai dá muito trabalho para ficar fazendo a troca

4 parafusos.

Mas certamente menos que calço hidráulico.

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  • 2 semanas depois...

Olá amigos também fui mais vítima da água, a inimiga número 1 do Onix. Sou de Fortaleza e agora dia 30/03 choveu bastante na cidade e passando numa avenida junto com vários outros carros, sem poça de água alguma, somente água acumulada por decorrer da chuva que não alcançava a calota do carro, o meu carro morreu e eu ja parei no estacionamento de uma loja, chamei o reboque e mandei pra autorizada. Chegando na autorizada o chefe da oficina disse que o filtro do carro estava ensopado e AFIRMOU que eu havia passado por algum lugar com água acima da roda, esse momento que eu fiquei muito !#@&*%$ e por muito pouco não o mandei tomar no interior do seu monossílabo. Enfim, tentei jogar a responsabilidade para eles e falei a respeito desse projeto da admissão de ar (que mais parece um pescador de água) e eles desconversaram. Estavam me cobrando R$ 1.500,00 somente para a abertura do motor para fazer o orçamento.  No final das contas, já percebi que com eles não existe diálogo e o cliente só é bem tratado no momento da compra do carro, vou ter que perder o bônus do meu seguro, da entrada no aviso de sinistro e rezar para que eles tenham as peças em estoque ou que pelo menos cheguem rápido. O meu Onix esta com 24mil km e tem exatamente 1 ano. 

Gostaria de saber da galera que passou por esse mesmo problema, como procedeu, se alguém entrou na justiça, se pretende entrar e se resolveu rápido?

Aqui estão os meus contatos caso alguém possa ajudar:

guidantas@me.com
(85) 9 8577-6687

O que eu acho mais engraçado é que eu possuo máquinas Caterpillar e uma delas deu um problema no motor no final do ano passado, a máquina já estava fora da garantia havia 1 ano e por causa de 1 parafuso da ponta do virabrequim toda a parte de força foi pro espaço. Eu já havia desmontado o motor na minha empresa levei na autorizada da Caterpillar da minha região e eles verificaram que foi um problema de fabricação e me deram um motor novo, DEPOIS DE 1 ANO DA GARANTIA TER EXPIRADO, motor esse que custa R$ 50 mil, e pra me atenderem rapidamente eles retiraram um motor da linha de produção de máquinas e enviaram do EUA para o Brasil e em aproximadamente 15 dias eu estava com a máquina disponível para aluguel. É esse tipo de atitude que esperamos das autorizadas de carro aqui no Brasil, que eles se preocupem com os clientes no pós-venda e não somente na hora de fechar negócio.

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4 horas atrás, gd-onix disse:

Olá amigos também fui mais vítima da água, a inimiga número 1 do Onix. Sou de Fortaleza e agora dia 30/03 choveu bastante na cidade e passando numa avenida junto com vários outros carros, sem poça de água alguma, somente água acumulada por decorrer da chuva que não alcançava a calota do carro, o meu carro morreu e eu ja parei no estacionamento de uma loja, chamei o reboque e mandei pra autorizada. Chegando na autorizada o chefe da oficina disse que o filtro do carro estava ensopado e AFIRMOU que eu havia passado por algum lugar com água acima da roda, esse momento que eu fiquei muito !#@&*%$ e por muito pouco não o mandei tomar no interior do seu monossílabo. Enfim, tentei jogar a responsabilidade para eles e falei a respeito desse projeto da admissão de ar (que mais parece um pescador de água) e eles desconversaram. Estavam me cobrando R$ 1.500,00 somente para a abertura do motor para fazer o orçamento.  No final das contas, já percebi que com eles não existe diálogo e o cliente só é bem tratado no momento da compra do carro, vou ter que perder o bônus do meu seguro, da entrada no aviso de sinistro e rezar para que eles tenham as peças em estoque ou que pelo menos cheguem rápido. O meu Onix esta com 24mil km e tem exatamente 1 ano. 

Gostaria de saber da galera que passou por esse mesmo problema, como procedeu, se alguém entrou na justiça, se pretende entrar e se resolveu rápido?

Aqui estão os meus contatos caso alguém possa ajudar:

guidantas@me.com
(85) 9 8577-6687

O que eu acho mais engraçado é que eu possuo máquinas Caterpillar e uma delas deu um problema no motor no final do ano passado, a máquina já estava fora da garantia havia 1 ano e por causa de 1 parafuso da ponta do virabrequim toda a parte de força foi pro espaço. Eu já havia desmontado o motor na minha empresa levei na autorizada da Caterpillar da minha região e eles verificaram que foi um problema de fabricação e me deram um motor novo, DEPOIS DE 1 ANO DA GARANTIA TER EXPIRADO, motor esse que custa R$ 50 mil, e pra me atenderem rapidamente eles retiraram um motor da linha de produção de máquinas e enviaram do EUA para o Brasil e em aproximadamente 15 dias eu estava com a máquina disponível para aluguel. É esse tipo de atitude que esperamos das autorizadas de carro aqui no Brasil, que eles se preocupem com os clientes no pós-venda e não somente na hora de fechar negócio.

Acionei meu seguro, nem levei na CSS, pena que a bateria do cel não permitiu que registrasse em foto. A água não chegou à meia altura da roda, tanto que tive que descer do carro para empurrar e não entrou água pela porta.

Abaixo fotos do orçamento pela seguradora.

IMG_3865.JPG

IMG_3866.JPG

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Sou novo no fórum, meu carro onix está com 10.000km e por incrível que pareça,passei pelo mesmo problema.

Luz da injeção acendeu não apagava levei a concessionária pensando que fosse alguma coisa simples p/ minha surpresa, a junta do cabeçote estava trincada e entrou água no cabeçote, ainda bem que o carro esta dentro da garantia, não tive gasto algum.

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Olá Pessoal,

O meu Onix, ano 2014/2015, sofreu calço hidráulico na BR 101, perto de Florianópolis. Felizmente a seguradora cobriu o sinistro. Creio que o projeto do Onix não é adequado para regiões onde o índice pluviométrico é elevado. Vejam o link abaixo:

http://www.noticiasautomotivas.com.br/conheca-os-carros-com-maior-e-menor-resistencia-a-alagamento-e-veja-as-dicas-para-nao-ficar-no-caminho/

 

 

 

Em 19 de março de 2016 at 12:41, Azeitona disse:

Amigos !! Ontem fui fazer a troca de óleo dos 15.000 km do meu Onix LTZ 1.4 2015 e comentei com ele sobre esta entrada de ar (mangueira chama-se ressonador) que fica localizada na caixa de roda do lado direito e o mesmo me disse que existe um modo muito simples de evitar deste ar/água chegue até o motor. Basta desconectar a caixa do filtro de ar da mangueira.Só vai ficar com um ronco um pouco maior do motor.Se quiser melhorar a aspiração de ar, deve-se fazer uma adaptação na entrada da caixa de ar com uma mangueira e levar até a parte interna da grade superior, acima do radiador.Vai ficar bem alta a entrada de ar. Ou colocar um filtro esportivo como já foi sugerido por outro membro. Realmente no meu entender, a idéia de captação forçada de ar feita pela roda ser boa,no meu entender esta entrada de ar foi um erro de projeto, pois não levaram em conta que pode sugar água também.

Olá...chegou a realizar essas modificações? Se sim, tem como postar fotos? Meu onix já sofreu calço hidráulico e agora quando vejo qualquer poça da água já fico com receio.

 

Em 5 de abril de 2016 at 21:06, Kla-y-ttoN disse:

Acionei meu seguro, nem levei na CSS, pena que a bateria do cel não permitiu que registrasse em foto. A água não chegou à meia altura da roda, tanto que tive que descer do carro para empurrar e não entrou água pela porta.

Abaixo fotos do orçamento pela seguradora.

IMG_3865.JPG

IMG_3866.JPG

Olá...Tive o mesmo problema....seguradora cobriu todo o sinistro...custo final..r$ 12 mil reais...trocaram o motor...Creio que de alguma forma temos que pressionar a GM a rever esse projeto.

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  • 4 meses depois...

Para quem quer evitar problemas com água, segue ae a solução..

Ingredientes:

Duto de entrada de ar meriva ( foto 0017);

Conexão entre o duto e a caixa do filtro de ar da meriva (0021);

Duto ressonador origina onix ( 0018);

Silicone;

Araudite ( ou poxipol);

Modo de Preparo:

1-Corte um pedaço do ressonador original onix conforme figura 11, faça um furo do tamanho aproximado da curva "S" da figura 04.

2-Corte esse "S" no meio conforme mostrado na 04,  e encaixe conforme figura 11.

3-Recorte as sobras conforme figura  12, e cole com poxipol (ou alguma outra cola forte e duradoura que achar no mercado, mas não use silicone pois ele vai soltar e não vedará neste local devido ao esforço que ele sofre).

4-Na base do ressonador original onix, tem um "ladrão", onde recortei e colei junto, para caso entrar alguma água, ela tenha por onde sair. 07, pode ser visto nas 11,12 e 05.

5-A ponta do ressonador original, tem uma conexão que serve de rosca para o cano corrugado, retire e fixe no pedaço do "S" que foi colado(11) conforme figura 01.

6-Terá que cortar o ressonador original no carro, apenas um canto, para que possa retirar ( separar em dois) e evitar retirar todo ele, e assim voltar ao original a qualquer momento.

7-Fixe p cano 02 conforme mostrado na 09, 10.

8-Corte um pedaço do corrugado para fazer a conexão, como visto nas figuras 06 e09.

9-Use a outra ponta do "S" que sobrou para fazer a conexão entra esse corrugado e o cano 02.

10-Nesta parte eu forcei corrugado para dentro do "S"  e coloquei  fita para evitar de ela sair 06, pois não consegui fixa-la de outra forma, o bom seria conseguir mais uma "rosca" igual a usada na ponta do original onix, a mesma usada no passo 5.

11- Monte e seja feliz.

O local de captura de ar ficou a cima do radiador, onde tem uma boa ventilação e não tem visão de entrada direta, a grade do onix te abertura apenas na parte de baixo, e esse bocal ficou na toada de ar falsa( acima do símbolo da GM).

Espero que tenha entendido, mas qualquer dúvida estou a disposição.

01IMG-20160505-WA0022.jpg

02IMG-20160505-WA0017.jpg

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12IMG-20160507-WA0022.jpg

Editado por Mano
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  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Boa tarde!

 

No ultimo domingo dia 25/09/2016 estava na MG 329 sentido ao município de Caratinga-MG , ja era noite e chovia no momento. Ao passar por uma poça de água que estava acumulada na minha faixa o meu veiculo Onix 14/15 LT veio a desligar e no mesmo instante acendeu a bomba de injeção. Tentei da partida no carro sem sucesso, o carro foi guinchado ate a autorizada e foi detectado água no motor. Segundo o gerente da CSS a garantia não cobre , tive que acionar o seguro. Ate o presente momento não foi aberto o motor pois espero a pericia dos técnicos da seguradora. 

 

Gostaria de saber se alguém do clube passou por essa situação e qual foi a solução que vocês conseguiram?

Editado por Jeferson Lima
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9 minutos atrás, Jeferson Lima disse:

Boa tarde!

 

No ultimo domingo dia 25/09/2016 estava na MG 329 sentido ao município de Caratinga-MG , ja era noite e chovia no momento. Ao passar por uma poça de água que estava acumulada na minha faixa o meu veiculo Onix 14/15 LT veio a desligar e no mesmo instante acendeu a bomba de injeção. Tentei da partida no carro sem sucesso, o carro foi guinchado ate a autorizada e foi detectado água no motor. Segundo o gerente da CSS a garantia não cobre , tive que acionar o seguro. Ate o presente momento não foi aberto o motor pois espero a pericia dos técnicos da seguradora. 

 

Gostaria de saber se alguém do clube passou por essa situação e qual foi a solução que vocês conseguiram?

Sugiro ler desde a primeira pagina.

Abs

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Muito já li sobre este assunto e ainda não creio ser verdade! Como pode? Deus conforte todos que tiveram este problema pq eu não sei como reagiria. Tenho ate medo de andar na chuva. Meu LT 16/16 ainda não pegou chuva mas é cada relato que amedronta! Será que este problema persiste em todos anos e modelos Onix ?

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O grande problema do inox,  e seu filtro ser muito baixo qualquer chuva mais forte na estrada ou poça d água entra e aquilo pode acumular e estourar algo ou da pane na mesma hora, foi um erro de projeto e não foi modificado, e assim é sempre um perigo, pq o carro apaga geral e trava os comandos =/. O meu era 13/14 e só o seguro resolveu e os mecânicos disseram GM que é uma frequência isso, mais que não tem uma previsão  real de Recall já que seria demais o tanto de Onix pra esse processo.

Obs: comprou Onix tenha Seguro pq na época seria uns 7mil o concerto do meu.

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10 horas atrás, Erasmo Neto disse:

O grande problema do inox,  e seu filtro ser muito baixo qualquer chuva mais forte na estrada ou poça d água entra e aquilo pode acumular e estourar algo ou da pane na mesma hora, foi um erro de projeto e não foi modificado, e assim é sempre um perigo, pq o carro apaga geral e trava os comandos =/. O meu era 13/14 e só o seguro resolveu e os mecânicos disseram GM que é uma frequência isso, mais que não tem uma previsão  real de Recall já que seria demais o tanto de Onix pra esse processo.

Obs: comprou Onix tenha Seguro pq na época seria uns 7mil o concerto do meu.

Bom dia Erasmo!

 

Qual foi o laudo que vc recebeu da CSS? Quais peças teve avarias?

 

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Em 8/25/2016 at 08:33, Mano disse:

Para quem interessar, segue o tutorial em pdf.

 

Do Sonho Ao Pesadelo - Água No Motor - Clube do Onix.pdf

Excelente tutorial @Mano, vou fazer o mesmo no meu. Será que não tem algum modelo que não precise cortar plastico e ficar remendando com araudite? Recomendo também instalar um acumulador de ar igual a Tracker tem, melhora a resposta do carro

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48 minutos atrás, Cristiancl disse:

Excelente tutorial @Mano, vou fazer o mesmo no meu. Será que não tem algum modelo que não precise cortar plastico e ficar remendando com araudite? Recomendo também instalar um acumulador de ar igual a Tracker tem, melhora a resposta do carro

Acumulador??? oq seria isso, teria alguma foto???

 

O problema no onix é falta de espaço. 

Oque vc pode fazer é  usar a tubulação original, apenas retirar do para-lamas, e conectar uma extensão para a frente do motor, mas isso aumenta a distância e consequentemente pode reduzir a eficiência.

Abs

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1 hora atrás, Mano disse:

Acumulador??? oq seria isso, teria alguma foto???

 

O problema no onix é falta de espaço. 

Oque vc pode fazer é  usar a tubulação original, apenas retirar do para-lamas, e conectar uma extensão para a frente do motor, mas isso aumenta a distância e consequentemente pode reduzir a eficiência.

Abs

chevrolet-tracker-ltz-1380755162019_956x

É essa capsula em cima do motor, quando o ar vai sendo puxado pra dentro do motor ele vai armazenando ali também, dai quando você dá uma acelerada brusca em que precisa de mais ar, em vez dele esperar puxar tudo da admissão ele aproveita o ar que ta ali acumulado

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