Dúvida - Câmbio Automático


Vinicius Loureiro

Posts Recomendados

Pessoal,

boa tarde!

 

Sou novo aqui no fórum. Comprei um Onix Lt 1.4 automático ontem.

Tenho dúvida sobre a mudança entre as marchas "D" para "M" com o carro em movimento.

Suponhamos que eu esteja numa estrada no "D" a 100 km/h. 

Assim que eu mudar de "D" para "M" ele vai para a 5 marcha ou eu tenho de apertar o botão do "+" 5 vezes??

Me parece ilógico ter de colocar na quinta marcha ( por exemplo) manualmente, mas nunca se sabe. Cuidado nunca é demais.

 

 

Obrigado,

 

Vinicius.

Editado por Vinicius Loureiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


O meu não é automático, mas por óbvio, ao passar para 'M' ele mantém a mesma marcha que estava, mas permite a partir daí que se faça a troca manual. Ao contrário seria também a mesma coisa, porém ao passar para 'D' o veículo, via conversor de troque, vai logo após "ajustar" a marcha ao giro e velocidade. Entendo que é isto que acontece.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é um AT tb. O ideal é NÃO mudar do D para o M durante o movimento, mas se vc fizer isso (eu faço com certa frequência) ele mantém a marcha atual. Eu faço isso para SABER qual é a marcha atual, e tb pq às vezes o carro decide reduzir e demora muito para voltar, então eu volto por conta própria! :-P

Editado por Dric_Dolphin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é um AT tb. O ideal é NÃO mudar do D para o M durante o movimento, mas se vc fizer isso (eu faço com certa frequência) ele mantém a marcha atual. Eu faço isso para SABER qual é a marcha atual, e tb pq às vezes o carro decide reduzir e demora muito para voltar, então eu volto por conta própria! :-P

 

 

Dirc não tem nada a ver , vc pode mudar sempre e quantas vezes quiser de D para M e M p D.

 

No cambio não muda nada, a unica coisa q irá alterar é o comportamento do mesmo, no caso de colocar em M ele não fará as trocas para cima no automático.

 

Tanto que vc pode mudar as marchas acionando os botões +/- no cambio mesmo a alavanca estando em D, no caso de uma ultrapassagem para q uma marcha mais baixa entre mais rapidamente, e logo depois ele mesmo voltara para uma "marcha "ideal, ou quando vc sentir que o cambio esta demorando para subir uma marcha( 2° p 3°) basta acionar o + que ele troca sem ter q colocar no M para isso.

 

 

Abs

Editado por Mano
  • Like 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saber a marcha atual? Ele não indica no painel não?

Digo, estou no D em 5°. Não aparece no painel? Não entendi.

 

Não aparece nada no painel, apenas o D. Não aparece D-5 nem nada do gênero.

 

 

Dirc não tem nada a ver , vc pode mudar sempre e quantas vezes quiser de D para M e M p D.

 

No cambio não muda nada, a unica coisa q irá alterar é o comportamento do mesmo, no caso de colocar em M ele não fará as trocas para cima no automático.

 

Tanto que vc pode mudar as marchas acionando os botões +/- no cambio mesmo a alavanca estando em D, no caso de uma ultrapassagem para q uma marcha mais baixa entre mais rapidamente, e logo depois ele mesmo voltara para uma "marcha "ideal, ou quando vc sentir que o cambio esta demorando para subir uma marcha( 2° p 3°) basta acionar o + que ele troca sem ter q colocar no M para isso.

 

 

Abs

 

O problema de mudar de D para M (e principalmente de M para D, na verdade) é o fato de você ter que acionar o botão "shift". Isso gera um desgaste precoce no botão e, o pior, você tem sérios riscos de mudar de M para R na volta (dado que está apertando o botão "shift" e pode errar na hora de mover a manopla), o que pode gerar danos severos em seu sistema de transmissão.

 

Sobre apertar + ou - estando no D, já fiz váááárias vezes, ele simplesmente me ignora, não muda nada não. Você tem um AT? O seu muda de marcha qdo está no D ao apertar + ou -? Qual sua versão, 2014/2014, 2014/2015? O meu é 2013/2014.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não aparece nada no painel, apenas o D. Não aparece D-5 nem nada do gênero.

 

 

 

O problema de mudar de D para M (e principalmente de M para D, na verdade) é o fato de você ter que acionar o botão "shift". Isso gera um desgaste precoce no botão e, o pior, você tem sérios riscos de mudar de M para R na volta (dado que está apertando o botão "shift" e pode errar na hora de mover a manopla), o que pode gerar danos severos em seu sistema de transmissão.

 

Sobre apertar + ou - estando no D, já fiz váááárias vezes, ele simplesmente me ignora, não muda nada não. Você tem um AT? O seu muda de marcha qdo está no D ao apertar + ou -? Qual sua versão, 2014/2014, 2014/2015? O meu é 2013/2014.

 

Não, o meu é MT, mas como minha esposa tem um C3 AT que q funciona desta forma, mesmo estando no AT ele reduz ou aumenta se acionar o +/-, então achei q a GM tbem seria assim.

 

Vc falou no botão Shift(seria a trava do cambio?) para trocar de D para M, existe essa necessidade, ele não troca de M para D ou D para M sem apertar esse botão, pois meu pai tem uma meriva easyrtonic( cambio automatizado e não automático, mas possui esse botão( Trava) para acionar a RÉ), e até num vectra AT que andei, esse botão só era necessário para tirar do P e para acionar a RÉ, nas outras N, 1,2,3,D vc movia a alavanca sem a necessidade de acionar este botão( trava).

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o meu é MT, mas como minha esposa tem um C3 AT que q funciona desta forma, mesmo estando no AT ele reduz ou aumenta se acionar o +/-, então achei q a GM tbem seria assim.

 

Vc falou no botão Shift(seria a trava do cambio?) para trocar de D para M, existe essa necessidade, ele não troca de M para D ou D para M sem apertar esse botão, pois meu pai tem uma meriva easyrtonic( cambio automatizado e não automático, mas possui esse botão( Trava) para acionar a RÉ), e até num vectra AT que andei, esse botão só era necessário para tirar do P e para acionar a RÉ, nas outras N, 1,2,3,D vc movia a alavanca sem a necessidade de acionar este botão( trava).

 

Abs.

 

Ah tá, achei que vc tinha um AT. O botão "shift" é o botão que fica na manopla sim, pelo manual ele se chama "botão de liberação". No Onix, você precisa apertar o botão para sair do P para o R, do N para o R e para ir do D para o M (e vice-versa). Para ir do R para o N não precisa, nem do N para o D (e vice versa).

 

De fato você pode mudar "quantas vezes quiser" do M para o D e vice-versa, mas não recomendo fazer isso com o veículo em movimento devido aos riscos que informei acima. O manual, no entanto, não menciona sobre mudança do D para o M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então para fazer a troca de M para D e D para M necessita acionar esse botão??

 

 

Abs

 

De D para M precisa acionar o botão. De M para D tenho 99% de certeza que precisa acionar o botão, mas vou confirmar hoje. De N para D e de D para N não precisa acionar o botão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso precise, acho estranho essa configuração, pois neste caso corre o risco de entrar a Ré, se ocorra um esbarrão ou algo do tipo na hr de voltar de M para D. O correto e até pq não afeta nada seria a alavanca estar livre( sem a necessidade de acionar o botão) para as trocas de D para M e M para D.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, galera! Eu passei tanta raiva com meu carro dando tranco e que nem esquentava... Já coloquei R em movimento (para frente)... "N" então, só vivo em N pois acho, sinceramente, que esse cambio GF6 e esse motor 1.4 não nasceram um para o outro. A dirigibilidade não é boa... O carro fica muito preso no limite final da rotação para troca e demora muito pra trocar de marchas (em baixas velocidades é o fim)... Eu não tenho paciência de andar nessa condição, coloco logo em N e deixo o carro solto... quando o transito flui passo para M e mudo eu mesmo as marchas... Sobre os botões +/- eu queria mesmo que desse para mudar de marcha em D. Essa deveria ser uma atualização bem vinda... Ah, eu desencanei... o dia que der problema, se der, eu mando consertar, mas dirigir um carro que segura as marchas fortes não dá... E viva o "N"!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou feliz com o meu GF6, mas realmente um motor 1.6 seria bem vindo para ele! O meu quase não dá tranco, mas eu ando bem maciozinho. Nas lombadas já aprendi o truque para não dar tranco na saída, que é a de passar na lombada à no máximo 18 km/h e acelerar antes de terminar a lombada.

 

Ah, fiz o teste ontem, DÁ pra sair de M para D sem pressionar o botão sim! Então não tem tanto problema mudar do D para o M em movimento (e vice-versa).

 

Minha reclamação com relação a esta transmissão é que ela realmente requer o uso do N com frequência, pq qdo vc para, dá pra sentir o motor querendo andar SEMPRE, e qdo vc muda para o N, a rotação reduz um pouco e melhora o consumo. Eu tb acho o sistema muito beberrão, tô fazendo 9,5 km/l (gasolina) na cidade, com AC sempre ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu estou feliz com o meu GF6, mas realmente um motor 1.6 seria bem vindo para ele! O meu quase não dá tranco, mas eu ando bem maciozinho. Nas lombadas já aprendi o truque para não dar tranco na saída, que é a de passar na lombada à no máximo 18 km/h e acelerar antes de terminar a lombada.

 

Ah, fiz o teste ontem, DÁ pra sair de M para D sem pressionar o botão sim! Então não tem tanto problema mudar do D para o M em movimento (e vice-versa).

 

Minha reclamação com relação a esta transmissão é que ela realmente requer o uso do N com frequência, pq qdo vc para, dá pra sentir o motor querendo andar SEMPRE, e qdo vc muda para o N, a rotação reduz um pouco e melhora o consumo. Eu tb acho o sistema muito beberrão, tô fazendo 9,5 km/l (gasolina) na cidade, com AC sempre ligado.

 

Caramba ... Tenho a mesma reclamação que você amigo.

 

a primeira é de colocar no M na subida pois ele demora muito para subir uma marcha ai da impressão que você está forçando o carro ou não sabe mudar de marcha. kkkkkk

a segunda é o consumo ... Poxa no etanol está em 6,5km/l vou colocar gasolina esse mês e comparar qual compensa mais.

 

 

Abraços

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba ... Tenho a mesma reclamação que você amigo.

 

a primeira é de colocar no M na subida pois ele demora muito para subir uma marcha ai da impressão que você está forçando o carro ou não sabe mudar de marcha. kkkkkk

a segunda é o consumo ... Poxa no etanol está em 6,5km/l vou colocar gasolina esse mês e comparar qual compensa mais.

 

 

Abraços

 

O meu no Etanol fazia por volta de 5,5 km/l, e isso pq eu acelero na "maciota". Acho que o problema no meu caso é o uso do AC 100% do tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou feliz com o meu GF6, mas realmente um motor 1.6 seria bem vindo para ele! O meu quase não dá tranco, mas eu ando bem maciozinho. Nas lombadas já aprendi o truque para não dar tranco na saída, que é a de passar na lombada à no máximo 18 km/h e acelerar antes de terminar a lombada.

 

Ah, fiz o teste ontem, DÁ pra sair de M para D sem pressionar o botão sim! Então não tem tanto problema mudar do D para o M em movimento (e vice-versa).

 

Minha reclamação com relação a esta transmissão é que ela realmente requer o uso do N com frequência, pq qdo vc para, dá pra sentir o motor querendo andar SEMPRE, e qdo vc muda para o N, a rotação reduz um pouco e melhora o consumo. Eu tb acho o sistema muito beberrão, tô fazendo 9,5 km/l (gasolina) na cidade, com AC sempre ligado.

Fico pasmo em ver certos avanços que a GM fez, combinado com um importante retrocesso, com relação a este 'novo' cambio automático. Se por um lado passou a ter 6 marchas, melhorando o aproveitamento do torque e o consumo, por outro retirou um importante item que era o 'Neutral Control', que automaticamente colocava (mesmo que simulando) o câmbio em "N" nas paradas rápidas. Tive um Vectra GTX que tinha esta facilidade do câmbio e achava muito bom não ter que passar para 'N' a cada parada. Regrediram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico pasmo em ver certos avanços que a GM fez, combinado com um importante retrocesso, com relação a este 'novo' cambio automático. Se por um lado passou a ter 6 marchas, melhorando o aproveitamento do torque e o consumo, por outro retirou um importante item que era o 'Neutral Control', que automaticamente colocava (mesmo que simulando) o câmbio em "N" nas paradas rápidas. Tive um Vectra GTX que tinha esta facilidade do câmbio e achava muito bom não ter que passar para 'N' a cada parada. Regrediram.

Bom saber, nem sabia que existia essa função nos carros da GM. Sei que nos da HONDA e TOYOTA tem pois um amigo meu mostrou. O carro realmente quando para não fica querendo sair, simplesmente basta tirar o pé do freio que ele anda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico pasmo em ver certos avanços que a GM fez, combinado com um importante retrocesso, com relação a este 'novo' cambio automático. Se por um lado passou a ter 6 marchas, melhorando o aproveitamento do torque e o consumo, por outro retirou um importante item que era o 'Neutral Control', que automaticamente colocava (mesmo que simulando) o câmbio em "N" nas paradas rápidas. Tive um Vectra GTX que tinha esta facilidade do câmbio e achava muito bom não ter que passar para 'N' a cada parada. Regrediram.

 

O manual e os técnicos da CSS dizem que ele tem essa função de controle do 'N'. Meu pé e o consumo do meu carro diz que não tem não! :-P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 anos depois...

Gente, em meio a tantas dúvidas sobre M, D do carro automático, eu queria saber uma coisa... lendo aqui os posts dos colegas, vi que alguns falam de mudar de D Mais. A minha dúvida é: Como pode mudar da D pra M se pra trocar tem de pisar no freio? Se o carro está no D eu for mudar pro M ao pisar no freio o carro não vai parar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Srl1323 disse:

Gente, em meio a tantas dúvidas sobre M, D do carro automático, eu queria saber uma coisa... lendo aqui os posts dos colegas, vi que alguns falam de mudar de D Mais. A minha dúvida é: Como pode mudar da D pra M se pra trocar tem de pisar no freio? Se o carro está no D eu for mudar pro M ao pisar no freio o carro não vai parar?

Não precisa pisar no freio para fazer essa troca..... D para M ou M para D no máximo vc deve acionar o gatilho no cambio, mas acho q nem isso precisa fazer, apenas deslocar a alavanca para a posição D ou M....

Pois a única alteração quando vc movimenta de D para M é informar a centrar q VC quer efetuar as trocas de marcha a qualquer momento ou permanecer em uma determinada marcha, e para isso não necessita parar o veiculo muito menos pisar no freio...

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.