Ar Condicionado


Thais Antunes

Posts Recomendados


Meninos e meninas,

Meu carro é um Prisma 1.4 At, percebo que o ar não resfria tao bem, demora muito para resfriar a parte da frente e o pessoal que anda atras tb reclama.

Alguém mais tem esse problema Ou meu carro realmente veio premiado (cheio de problema)?

Leva na css. Pede pra revisar o sistema de ar condicionado, se não está vazando gas ou faltando.

Boa sorte

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu 1.0 também gela bem, muito por sinal. Muitas vezes em tempo quente, deixo no 2 e depois de algum tempo eu até desligo porque já está uma temperatura legal, e acima disso a patroa pode reclamar. Verifique se o botão da temperatura está totalmente no "azul" e se a reciculação está  ligada, caso contrário é normal não gelar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meninos e meninas,

Meu carro é um Prisma 1.4 At, percebo que o ar não resfria tao bem, demora muito para resfriar a parte da frente e o pessoal que anda atras tb reclama.

Alguém mais tem esse problema Ou meu carro realmente veio premiado (cheio de problema)?

Ta bem estranho, pq o ar condicionado do onix/prisma é um dos melhores que já vi, pois tem ar bem gelado e jato de ar bem forte, se colocar para circular o ar interno ai fica melhor ainda, pq o jato de ar fica bem forte e  gela bem mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poxa, eu e mais dois amigos meus temos o mesmo onix LT 1.4, e nós 3 achamos o ar uma bela bosta... muito fraco, em dias de calor aqui em Brasília o ar demora uns 5minutos pra fazer algum efeito... e mesmo assim, na velocidade 4, ainda é insuficiente. Vou dar uma olhadinha na CSS depois mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poxa, eu e mais dois amigos meus temos o mesmo onix LT 1.4, e nós 3 achamos o ar uma bela bosta... muito fraco, em dias de calor aqui em Brasília o ar demora uns 5minutos pra fazer algum efeito... e mesmo assim, na velocidade 4, ainda é insuficiente. Vou dar uma olhadinha na CSS depois mesmo

Cara, faz esse teste, coloque para circular o ar interno do carro, mas se atente para o fato de o ar gelar de acordo com a rotação do motor, pois se estiver parado no transito vai demorar mais pra gelar msm........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thais, o meu é o mesmo Prisma 1.4 AT e o ar condicionado funciona rapido e perfeitamente, mesmo no "1".

 

Leve na css e exija solução para seu problema e nao aceite respostas de que nesse modelo é assim mesmo e que demora e etc.. essas são respostas de mecanicos preguiçosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá pessoal,

 

sou nova por aqui. Acabei de comprar um Onix, peguei ele na quinta-feira, mas o ar-condicionado parece não gelar nada e meus pais também reclamaram disso.

Alguém faz ideia do que está acontecendo? Pois como o carro é novo acredito que não seja falta do gás.

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

sou nova por aqui. Acabei de comprar um Onix, peguei ele na quinta-feira, mas o ar-condicionado parece não gelar nada e meus pais também reclamaram disso.

Alguém faz ideia do que está acontecendo? Pois como o carro é novo acredito que não seja falta do gás.

 

Desde já agradeço!

 

Aparentemente é algum problema no ar, pois o meu antes de sair com o carro, dei uma volta com a vendedora e a primeira coisa que fiz foi ligar o ar, em menos de 1 minuto eu já senti o ar gelado. Você deve acionar o ar condicionado com a recirculação ativa. Não coloque a direção do ar para o vidro apenas, pois a recirculação desliga e pega o ar quente de fora. Mantenho o botão seletor de temperatura totalmente virado para o azul. Se você tiver um termômetro portátil, coloque em uma saída de ar, a temperatura do ar deve estar entre 5 a 8º depois de 10 minutos, se ficar acima disso, tem algum problema no sistema.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inicialmente eu também achei o ar do Onix um pouco mais fraco do que do Gol, que tive anteriormente, mas depois percebi que a forma de uso é que faz a diferença. Como a intensidade (temperatura) depende do giro do motor, que aciona o compressor, e não da velocidade do ventilador (que simplesmente empurra o ar já condicionado para dentro do habitáculo) e como o Gol trabalha num regime de rotação menor do que o Onix, percebi que para ter a mesma eficiência era preciso manter o giro do motor um pouco mais elevado para obter o mesmo resultado. Esta é a impressão que tenho, pois imagino que os compressores são projetados levando-se em conta a amplitude/regime de rotação do motor. Onix 1.0: Potência máxima a 6400 rpm e torque máximo a 5200 rpm; Gol 1.0 Potência máxima a 5750 rpm e torque máximo a 4250 rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, comprei meu ônix ltz 1.4 completo 2014/2015 em 25 de novembro de 2014..a princípio o ar funcionava uma maravilha, porém em menos de uma semana o ar começou a não gelar e oscilar entre um vento fresco e um ar quente, já levei na concessionária umas 5 vezes e a cada parada a resposta que tenho é de que o ar não tem problema , que mesmo assim trocaram o gás e não encontraram vazamento . Saio de lá com o ar gelando e rodo alguns quilômetros e lá se foi o ar. Na quarta feira passada dia 21/ 01/2015 fui buscar o carro após ficar parado 10 dias e ao rodar um pouco o ar já era, voltei e fiz um teste com o responsável pelo reparo é constatou que de fato havia um problema..isso sem falar que a cada parada na concessionária é 50 km rodados e meio tanque de gasolina consumido, justificando que precisam testar...resumindo, hoje dia 27/01/2015 fui chamada para uma conversa no qual o mecânico da concessionária me disse que esse problema é uma característica do ônix, qual seja, não tem jeito segundo ele...portanto só me resta os meios judiciários, pois não comprei um carro com ventilador e sim com ar condicionado...completa decepção. Com esse calor que anda fazendo, saio do carro suando. Lamentável.

Editado por Andreia2015
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente é algum problema no ar, pois o meu antes de sair com o carro, dei uma volta com a vendedora e a primeira coisa que fiz foi ligar o ar, em menos de 1 minuto eu já senti o ar gelado. Você deve acionar o ar condicionado com a recirculação ativa. Não coloque a direção do ar para o vidro apenas, pois a recirculação desliga e pega o ar quente de fora. Mantenho o botão seletor de temperatura totalmente virado para o azul. Se você tiver um termômetro portátil, coloque em uma saída de ar, a temperatura do ar deve estar entre 5 a 8º depois de 10 minutos, se ficar acima disso, tem algum problema no sistema.

Não concordo com o fato de que o ar para funcionar tem que manter o botão de recirculacão ativo, pois segundo o próprio manual de usuario, este não deve ser acionado por longo período, pois pode causar sonolência...Só posso crer que estão vendendo um carro com promessa de ter um ar condicionado e na verdade tem é um ventilador, com ar fresco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

sou nova por aqui. Acabei de comprar um Onix, peguei ele na quinta-feira, mas o ar-condicionado parece não gelar nada e meus pais também reclamaram disso.

Alguém faz ideia do que está acontecendo? Pois como o carro é novo acredito que não seja falta do gás.

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu também não funciona o ar condicionado e segundo a chevrolet é uma característica do ônix, oscilar entre vento quente e frio, com isso não refrigera o suficiente....Não aceito essa desculpa e me recuso a ter um carro em que o ar é uma porcaria, pois não fui informada no ato da compra e só me resta ir para os meios jurídicos...Lamentável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não concordo com o fato de que o ar para funcionar tem que manter o botão de recirculacão ativo, pois segundo o próprio manual de usuario, este não deve ser acionado por longo período, pois pode causar sonolência...Só posso crer que estão vendendo um carro com promessa de ter um ar condicionado e na verdade tem é um ventilador, com ar fresco.

 

Primeiro vamos entender como funciona um ar condicionado. Isso se aplica a qualquer tipo.

 

O ar condicionado funciona de forma semelhante a uma geladeira, que contém um um compressor que comprime um gás e nesse estado ele fica aquecido. Um ventilador retira o calor desse gas que passa por uma serpentina e passa por uma válvula de descompressão, o gás então muda de estado gasoso para liquido e assim ele muda sua temperatura deixando a tubulação gelada. Passa-se então por outra serpentina que outro ventilador passa o ar do ambiente para deixa-lo gelado.

 

O que acontece quando você liga um ar condicionado e deixa a porta do ambiente aberta? Ele perde quase toda sua eficiência porque o ar não consegue ficar "condicionado", por isso o termo "ar condicionado". O mesmo acontece com o carro. Se você deixa a recirculação ativa, o ar condicionado não vai conseguir atingir a temperatura ideal porque esta trocando o ar interno com o externo. Claro que não vai impedir de que o ar funcione, só vai demorar horrores pra deixar a cabine fresca e dependendo da temperatura lá fora, ele vai perder toda sua função.

 

 

O meu também não funciona o ar condicionado e segundo a chevrolet é uma característica do ônix, oscilar entre vento quente e frio, com isso não refrigera o suficiente....Não aceito essa desculpa e me recuso a ter um carro em que o ar é uma porcaria, pois não fui informada no ato da compra e só me resta ir para os meios jurídicos...Lamentável.

 

Não é característica não, porque quando ligo o meu, ele não fica alternando entre quente e frio. Leve seu carro em uma loja especializada em ar condicionado, peça pra fazer o orçamento do reparo e leve esse orçamento para a CSS. Com certeza seu ar condicionado está com vazamento, e como descobrir o vazamento de ar automotivo é muito difícil, é mais prático pra eles falarem que é característica do que procurar o defeito. Quando o ar condicionado está com vazamento, instantes depois de colocar o gás, o ar vai funcionar normalmente, com o tempo o gás vai saindo e ele vai perder a eficiência.

 

Faça o seguinte teste. Ligue o carro em sua garagem e deixe a ventilação no 1. Ligue o ar condicionado. Você deverá escutar um barulho do gás se movimentando pela tubulação, parece que esta vazando gás, mas é ele se movimentando. Depois de alguns segundos o barulho para, isso porque o gás já esta uniforme em todo sistema. Se não ouvir esse barulho, não tem gás ai.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe também um tópico falando sobre um arruela de vedação que deu problema em vários carros e que precisou ser trocada. Dá uma procurada aqui no Fórum que vc encontra, e depois fale para seu mecânico sobre isso. O que o Wearver falou é 100% verídico, a dica é muito boa - leve numa especializada e apareça com o orçamento na CSS! :-P

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ver como vai ficar....hoje vou buscar meu carro na Americas Barra....Mas desde já informe que ela mantém dizendo que não tem o que fazer , qual seja, é uma característica do ônix ter um ar que não satisfaz....muito triste...mas vou brigar até o fim...obrigado a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

sou nova por aqui. Acabei de comprar um Onix, peguei ele na quinta-feira, mas o ar-condicionado parece não gelar nada e meus pais também reclamaram disso.

Alguém faz ideia do que está acontecendo? Pois como o carro é novo acredito que não seja falta do gás.

 

Desde já agradeço!

veja bem esses carros da GM de um tempo pra ca bao estao vindo com filtro de cabine confere issi no seu pois o meu e ano 15\15 e nao veio em relaçao ao ar condicionado verifique c a chave seletora esta totalmente no azul e esse tempo de calor demora mais um pouco para resfriar o habitaculo mesmoainda mais c o carro ficou parado ao sol por alguns minutos 

Meninos e meninas,

Meu carro é um Prisma 1.4 At, percebo que o ar não resfria tao bem, demora muito para resfriar a parte da frente e o pessoal que anda atras tb reclama.

Alguém mais tem esse problema Ou meu carro realmente veio premiado (cheio de problema)?

conferte o filtro de cabine popis a GM nao estao colocando esses filtros nos seus carros ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre visito o Clube do Cobalt e também o Clube do Prisma e Onix da Argentina para ver se surgem novas ideias e encontrei no primo Clube do Cobalt uma solução bolada por um membro para aumentar a eficiência do ar.

Vejam o link http://www.cobaltclube.com.br/thread-1866.html

A solução seria melhor se o material utilizado não fosse inflamável, mas a ideia de proteger os canos que transportam o ar gelado parece muito boa. Porque então não protegem de fábrica? Alguém entende de refrigeração que possa dar um palpite?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.