Onix E Palio Conseguem Três Estrelas No Latin Ncap


jordan

Posts Recomendados

700x466xchevrolet-onix-latin-ncap1-700x4

 

O Latin NCAP, que avalia a segurança dos automóveis comercializados na América Latina e no Caribe, divulgou hoje (terça-feira, 19), os resultados da “Fase V”. O instituto testou quatro veículos, sendo três deles oferecidos no mercado brasileiro, mas nenhum conseguiu alcançar a nota máxima de cinco estrelas. Entre eles estão os compactos Fiat Palio, Chevrolet Onix e Peugeot 208.

O Palio alcançou três estrelas no quesito proteção para adultos e duas estrelas para passageiros infantis. Uma versão do modelo sem airbags também foi avaliada e registrou zero estrela, mas a variante já não é mais produzida pela Fiat. O Latin NCAP parabenizou a Fiat por oferecer o Palio com airbags de série em todas as versões, mas ressaltou a falta de sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis e cinto de segurança de três pontos para o quinto ocupante.

 

700x466xfiat-palio-airbags-latin-ncap1-7

 

No caso do Chevrolet Onix, foram três estrelas para adultos e duas para criança, o mesmo resultado obtido pelo rival italiano. A estrutura foi considerada estável pelo órgão, mas o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista. A exemplo do Palio, o Onix ficou devendo cinto de três pontos para todos os ocupantes e sistema ISOFIX.

Por fim, o Peugeot 208 foi o que mais agradou. O hatch compacto da marca francesa conseguiu quatro estrelas na proteção de adultos e três estrelas na proteção de ocupantes infantis. A estrutura do automóvel teve desempenho correto, com qualificação estável, que de acordo com o Latin NCAP, “se reflete em uma geração de estruturas mais modernas”. A versão brasileira do 208, porém, foi criticada, já que não traz alguns equipamentos do modelo europeu, como airbags laterais, controle de estabilidade, sistema ISOFIX e desativação do airbag do passageiro.

 

700x466xpeugeot-208-latin-ncap-700x466.j

 

O quarto modelo avaliado foi o Chevrolet Spark, sem airbags, que conseguiu zero estrela na proteção do ocupante adulto e duas estrelas para crianças. As cabeças dos dummies do motorista e do acompanhante foram coloridas na cor vermelha, o que significa que a proteção oferecida foi fraca, resultando em uma alta probabilidade de que qualquer um deles possa vir a sofrer lesões com risco de vida.

 

 

Chevrolet Onix fabricado no Brasil
- 3 estrelas na proteção de adultos
- 2 estrelas na proteção infantil
Apesar da estrutura ter sido considerada estável, o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista. A falta de Isofix contribuiu para uma pontuação baixa.

 

Ficha técnica: http://download.uol.com.br/carros/onix_crash_test.pdf

 

Fonte: Notícias Automotivas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Fiquei surpreso, achei que o Onix não faria nem 2 estrelas nesse teste, mesmo assim conseguiu ser pior que o Palio.


O Sonic, feito sob a mesma plataforma, conseguiu 5 estrelas.

Feito na Europa, com 6 airbags e controle de estabilidade. Com certeza o nosso Sonic deve ser igual ou pior que o Onix.

Editado por miner0
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês já viram como são dado as estrelas? Não tem realmente a ver com segurança na batida, tem mais a ver com ter acessórios de segurança. Por exemplo, se não tiver o aviso de cinto não afivelado para todos os passageiros, vc deixa de ganhar 1 ponto. Se não tiver aviso de airbag ativo no passageiro, deixa de ganhar outro ponto... e aí vai. Para o das crianças. tem mais coisas ainda, como isofix, aviso de como instalar a cadeirinha etc etc. E a própria cadeirinha tb faz parte da avaliação, então... para um carro ganhar 5 estrelas, não só ele tem que evitar os danos nas pessoas (coisa que com 2 estrelas já tem que fazer), mas tem que ter um monte de avisos e air-bags adicionais. O controle de estabilidade não dá (nem tira) pontos. Já a falta de ABS deixa de dar pontos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês já viram como são dado as estrelas? Não tem realmente a ver com segurança na batida, tem mais a ver com ter acessórios de segurança. Por exemplo, se não tiver o aviso de cinto não afivelado para todos os passageiros, vc deixa de ganhar 1 ponto. Se não tiver aviso de airbag ativo no passageiro, deixa de ganhar outro ponto... e aí vai. Para o das crianças. tem mais coisas ainda, como isofix, aviso de como instalar a cadeirinha etc etc. E a própria cadeirinha tb faz parte da avaliação, então... para um carro ganhar 5 estrelas, não só ele tem que evitar os danos nas pessoas (coisa que com 2 estrelas já tem que fazer), mas tem que ter um monte de avisos e air-bags adicionais. O controle de estabilidade não dá (nem tira) pontos. Já a falta de ABS deixa de dar pontos.

Então pra q acabar com um carro, sendo que a avaliação do estado das "pessoas" que ali estão "pós acidente" não será um fator crucial para a obtenção das estrelas? Estrelas estas que são os símbolos mais vistos, entendidos e AVALIADOS por leigos como a maioria das pessoas, e que acabam tendo esta "falsa" impressão (de o carro ser mais "resistente") só pq adquiriu mais estrelas.

 

Pois pra isso (medir a segurança que cada veículo tem, acessórios, conforto, etc.) já existem centenas de sites de comparativos de veículos da msm categoria, dizendo o que tem isso, aquilo... até msm com a opinião de usuários. Inclusive no site dos próprios fabricantes já vemos isto, como é o caso da Ford.

 

Realmente fiquei encabulado. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.