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Boa noite,

 

Final de semana passado fui instalar um módulo amplificador do modelo Soundigital SD250.2D no meu ONIX LT 2014. Após o término da instalação, ao ligar o carro para ir para casa, o módulo simplesmente parou de funcionar. Quando desliguei o carro, o módulo voltou a funcionar. Retornei para falar com instalador, o mesmo retirou tudo do lugar e ligou o multímetro (medidor de tensão) no positivo que ele puxou da bateria para ligar o módulo.  O multímetro com o carro desligado estava marcando em torno de 12.7 volts, e com o carro ligado, estava batendo 15.3 volts.

 

Vendo isso, o instalador me informou que meu carro estava com problemas, com a bateria passando uma voltagem acima do normal e devido a esse problema o módulo estava entrando em modo de segurança. O mesmo me informou que o normal é que a bateria passe no máximo uns 14.7 volts com o carro ligado.

 

Alguém já verificou esse mesmo problema? Sabem me dizer se realmente é um problema a bateria passar 15.3 volts de tensão?

 

Obrigado!

 

 

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Realmente se for assim ta numa voltagem maior que a normal.....nos dois carros aqui de casa a voltagem do carro ligado fica em 14,3 a no máximo 14.7, sei disso pois mantenho sempre um amperímetro ligado direto no carro por causa do som.....o correto seria verificar seu alternador.....

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  • 3 meses depois...

Boa tarde, passei o onix 2013 do colega aki do trampo no obdII pq ele reclamo q o carro tava estrano, nao, deu erro na ecu mas a voltagem dele em marcha lenta, tava em 13,2 ... 13,7 é normal??? No meu a voltagem fica entre 14,3 e 14,7 .... Estranho !!! Sera q o ano de fab. Muda alguma coisa, os dois SAO iguais LT só o dele tem ML e o meu nao

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13,2 a tensão está baixa.

Só uma confusão, com o carro ligado a bateria não fornece tensão e sim o regulador de tensão do alternador. Se a bateria tem 12V desligada (que é a tensão de anôdo e catôdo da bateria de 6 placas em chumbo), ela o sistema tem que produzir mais tensão para carregar a bateria.

 

No caso dos 15,3V, e com ela dando 12,7 parada. A carga dela acontece com 2,6V.

Se não me engano o regulador de tensão do Prisma é o Magneti Marelli RTM151C, este modelo gera 14V.

Temos ai um Step da bateria (pois mediu em 12,7), então o regulador estaria em 14,7V (a bateria funciona como o capacitor da fonte, faz parte do circuito de alimentação). Mas a variação ±10%, temos 16,1V.

 

Não acho que 15,3V seja problema, mas é bom ver a integridade do regulador de tensão. Na concessionária conseguem trocar só para testar, com certeza eles tem a peça em estoque.

Já algo abaixo (ou muito acima) de 14V, ai sim eu me preucuparia.

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  • 1 mês depois...

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