Barulho Estranho Freio


Posts Recomendados

Pessoal boa tarde,

 

Tenho um Onix LT 1.0 e notei quando freio e estou com o pé no fundo da embreagem, faz um barulho muito estranho como se tivesse arranhando algo. Parece até que passei em cima de alguma coisa...

 

Alguém já percebeu/passou isso também?

 

Só acontece quando o freio é acionado com o pé na embreagem..

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Acredito que tenha sido o acionamento do ABS!

 

Dê uma olhada COM ATENÇÃO neste tópico e tire suas conclusões:

http://clubedoonix.com.br/topic/11381-falha-gravíssima-no-freio/

 

Abç.

Li com atenção muitos artigos relacionados a problemas no freio do Onix, não só aqui no fórum, e criei justamente este tópico porque o problema que tive se difere um pouco dos já citados. Acontece somente quando o pé está na embreagem. Vou levar na CSS esta semana e se tiver alguma novidades informo, embora eu já esteja me preparando para ouvir um "é normal, é assim mesmo".

 

Abç e obrigado pelo retorno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li com atenção muitos artigos relacionados a problemas no freio do Onix, não só aqui no fórum, e criei justamente este tópico porque o problema que tive se difere um pouco dos já citados. Acontece somente quando o pé está na embreagem. Vou levar na CSS esta semana e se tiver alguma novidades informo, embora eu já esteja me preparando para ouvir um "é normal, é assim mesmo".

 

Abç e obrigado pelo retorno

Entendo...

Mas a situação ocorre com frenagem brusca ou em terreno arenoso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente eu piso no freio sem pisar na embreagem para utilizar o freio motor tbm. Ajuda muito na freada...

Também costumo acionar a embreagem só no final da frenagem, para evitar que o motor apague... Na maioria das vezes reduzo uma marcha antes de acionar o freio... E aproveito o freio-motor tbm...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu faço normalmente, quando vou usar o freio motor, é pisar na embreagem e pressionar um pouco o freio, reduzir a marcha e ir soltando a embreagem, e repetir o procedimento até precisar parar totalmente, momento no qual piso novamente na embreagem. Mas eu sempre piso na embreagem para começar a frenagem... (isso quando meu carro era manual, agora não piso mais na embreagem! kkkkk). Estava fazendo errado esse tempo todo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com ao professores de auto escola, primeiro se pisa no freio e depois (quando o motor esta próximo de sua rotação de lenta) pisar na embreagem. Se na prova de direção vc primeiro pisar na embreagem antes de acionar o freio, perde 1 ou 3 ponto, não recordo, pois já faz muito tempo isso hehe...

 

Abs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com ao professores de auto escola, primeiro se pisa no freio e depois (quando o motor esta próximo de sua rotação de lenta) pisar na embreagem. Se na prova de direção vc primeiro pisar na embreagem antes de acionar o freio, perde 1 ou 3 ponto, não recordo, pois já faz muito tempo isso hehe...

 

Abs

A questão é q freio motor, nada mais é (pelo menos em carros pequenos) que deixar o motor agir sozinho numa ladeira sem ficar acelerando, ou seja, não se usa nenhum pedal para usá-lo propriamente dizendo... Mas daí, querendo reduzir, ou pra que ele não ganhe muita velocidade, é só pisar "de leve" no freio, até ele manter aquela velocidade ou diminuir, dependendo da ocasião. A questão da embreagem só entra no momento em q o motor atingir uma rotação muito baixa, em marcha alta por exemplo, e ameaçar morrer, então requer a redução de marcha, e aí sim, enfia o pé na embreagem e faz a mudança, e assim sucessivamente, em caso de uma redução significativa ou total. Ou então, querendo aumentar um pouco a velocidade, mas mantendo o freio motor "no comando", a cada elevada da rotação/velocidade, é só fazer a mudança de marcha normalmente, pra não ficar aquele vruuuuummmmm. rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu faço normalmente, quando vou usar o freio motor, é pisar na embreagem e pressionar um pouco o freio, reduzir a marcha e ir soltando a embreagem, e repetir o procedimento até precisar parar totalmente, momento no qual piso novamente na embreagem. Mas eu sempre piso na embreagem para começar a frenagem... (isso quando meu carro era manual, agora não piso mais na embreagem! kkkkk). Estava fazendo errado esse tempo todo?

Acho que não é errado, mas força um pouquinho a embreagem, o ideal é acionar a embreagem só para não deixar o motor morrer mesmo....

Mas como você disse agora não precisa mais disso, kkkkkkkkk...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que eu pensei, realmente eu piso de leve no freio PRIMEIRO, depois eu aciono a embreagem!  :blush: Mas eu nunca freio bruscamente SEM pisar na embreagem... o que faço é primeiro acionar de leve o freio, pressionar totalmente a embreagem, aumentar a pressão no freio, reduzir a marcha, soltar lentamente a embreagem para usar o freio motor e aumentar a pressão no freio, e quando estiver mais devagar pressiono totalmente a embreagem e termino de freiar regulando a pressão no freio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Aconteceu 2 ou 3 vezes, na garagem, já quase parando. 

 

Agradeço aos retorno.

 

Abraços!

 

Então realmente não tem nada a ver com o acionamento do ABS.

O jeito então é mesmo relatar na css. O problema, é q esses mechanicos, vão logo dizer q "não é nada", se pra resolver um defeito ali, já mostrando, já fazem o q fazem, imagine um problema intermitente...

 

Mas boa sorte.

 

Fort abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu freio começou aparecer um barulho também. Como sou motorista de primeira viagem (primeiro carro) não sei dizer se é as pastilhas ou não.
Só aparece esse barulho quando a velocidade já está bem reduzida, tipo de segunda marcha já parando para entrar na garagem. Tipo um chiado ou um assobio. No mais não notei nenhuma diferença em relação ao desempenho do mesmo, está normal. Fica a dúvida se levo logo na CSS ou espero a revisão de 20 mil, que pelo meus calculos vai demorar uns 3 meses ainda (tô com exatos 14 mil Km rodados). O que acham ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu freio começou aparecer um barulho também. Como sou motorista de primeira viagem (primeiro carro) não sei dizer se é as pastilhas ou não.

Só aparece esse barulho quando a velocidade já está bem reduzida, tipo de segunda marcha já parando para entrar na garagem. Tipo um chiado ou um assobio. No mais não notei nenhuma diferença em relação ao desempenho do mesmo, está normal. Fica a dúvida se levo logo na CSS ou espero a revisão de 20 mil, que pelo meus calculos vai demorar uns 3 meses ainda (tô com exatos 14 mil Km rodados). O que acham ?

Ao que tudo indica isto é apenas sujeira, areia ou msm água no disco de freio. Geralmente com o tempo acaba, mas tbm pod aumentar, porém não trás risco algum! Na dúvida dê uma passadinha na css somente para conferir e se informar com o mecânico, não precisa nem agendar nada. Se for algo realmente q necessite de uma atenção especial, vc volta lá depois com horário agendado.

 

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Eu escuto esse barulho também quando vou estacionar. É tipo como se tivesse batendo uma peça na outra embaixo do carro e eh exatamente quando piso na embreagem e no freio .... Já descobriram se é algum defeito? tem solução?

 

Quando o carro está quase parando, é comum escutar um barulho das pastilhas no disco de freio. O pessoa que tem carro automático escuta mais porque o carro já anda quando vc vai soltado o freio aos poucos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Pessoal

estou com o mesmo problema

alguem ja descobriu o que é ?

meu onix é 1.4 LT 2015, esta com 26 mil Km

barrulho começou bem suave mais agora esta alto, toda vez que freio parece que tem algo raspando embaixo do carro e depois um barukho de xiado tipo raspagem de ferro, sera que ja esta na hora de trocar pastilhas ?

as frenagem esta normal porem muito barrulhenta 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.