Suspensão Rebaixada: Enfim, Liberada!

Posts Recomendados

Suspensão rebaixada: enfim, liberada!

Foi publicado nesta quarta-feira (26/03), no Diário Oficial da União, que veículos leves poderão ter o sistema de suspensão alterado e regularizado. E mais: diferente da resolução anterior, agora será permitido documentar carros com sistemas reguláveis, como ar e rosca.

abaa-suspensao-legalizada-castor-fullpow

Em reuniões feitas no segundo semestre de 2013 e início de 2014, um grupo de trabalho comandado pelo Sr. Harley Bueno, diretor executivo da Angis, e composto por membros da ABAA (Associação Brasileira de Acessórios Automotivos) sugeriu mudanças para alterar a resolução 292. As empresas envolvidas no grupo são Castor Suspensões, Aliperti, RedCoil e FULLPOWER, além de Cesvi e DETRAN-SP. As discussões envolveram materiais vindos de associações de todo o mundo, especialmente Estados Unidos e Europa (SEMA – Specialty Equipment Market Association e ETO – European Tuning Organization, por exemplo).

vw-up-suspensao-legalizada-fullpower.jpg

Primeiro de tudo: todos os carros modificados devem passar por vistorias e deverá constar no documento o tipo de modificação. Há despachantes especializados nisso para ajudar no processo. Segundo: há uma altura mínima para rodar com o carro, independente do sistema utilizado, regulável ou não: 100 milímetros de vão livre em relação ao solo. Ou seja, na vistoria, o inspetor vai olhar embaixo do carro e a parte mais baixa da carroceria ou do chassi deverá ficar até 10 centímetros do chão e não menos do que isso. Terceiro: rodas e pneus não podem encostar em nenhuma parte da estrutura do veículo durante o esterçamento. Explicamos: rodas/pneus não podem tocar na longarina, por exemplo, tampouco nos paralamas. Caso isso ocorra, o carro será reprovado na vistoria.

Essas sugestões foram discutidas em reuniões da ABAA, envolvendo fabricantes e instaladores, e em conversas com diretores internacionais das associações citadas. Os modelos de vistoria e pontos para aprovação são baseados no que existe ao redor do mundo, nos países que permitem legalizar carros modificados e entendem que esse mercado é importante e movimenta a economia de cada país!

Fonte: Revista FullPower

Para ver o link do Diário Oficial da União, clique aqui.

• Like 2

Vou jogar no chão ! =D

Seee for olhar bem, na verdade quem mais sai ganhando com isso é o governo como sempre, com certeza a vistoria e esse processo de alteração ( burocracia ) não é de graça !!! Ou seja, os carro ja andavam rebaixados de qualquer forma, mesmo ilegal, so aqui no estacionamento que estou, da faculdade. tem 5 rebaixados ! Isso que eu consigo enxergar ... agora eles vão estar ganhando em cima disso ! Ate eu que sou mais bobo aceitaria "legalizar" =P

Editado por engcolombo
Link para o comentário

Alterar a estrutura do carro para fora dos limites especificados pelos engenheiros não é um tanto "perigoso"? Em outro fórum um tópico falando exatamente sobre isso e chegamos a conclusão que rebaixar o carro só tem uma vantagem, estética, e traz todas as outras desvantagens inimagináveis.

Editado por wearver
Link para o comentário

Quanto a ter o carro reprovado ou não, isso qm vai decidir é a 'cédula' $$$$$$ hehehe, pod ter certeza d q quando a lei estiver em pleno vigor o que vai ter de carro aí encostando a roda no para-lamas e a 'lata' do carro no asfalto e com a documentação completamente nos conformes, não vai tá no gibi! rsrs É q nem a vistoria de emissão de poluentes em SP, não moro la, mas acompanho diariamente os noticiários e estou cansado de ver carros piores q "marias fumaça" e com a documentação PERFEITA... Infelizmente é assim q funciona o país... Vale aquilo q gera lucro, não importa se é lícito ou ilícito...

Só não entedi uma coisa: isso só vai valer em SP ou RJ, ou é em todo o território nacional?

Editado por Thersyw
Link para o comentário

Na verdade não e bem assim não o carro fica bem melhor de curva e dependendo fica até mais confortável do que a suspensão original foi o que aconteceu com meu celta e voyage g5 a suspensão rebaixada era mais macia que a original isso depende de onde você faz e também eu vi um folheto do novo focus na Europa e a própria ford lá fora te oferece como acessório o kit de suspensão mais baixa.
Link para o comentário

É, la fora não tem problema algum em fazer isso, até porque as estradas são melhores e lá a lei funciona de outra forma. Se você causou um acidente, eles investigam pra ver o que ocorreu, se por ventura o acidente foi causado pela alteração do carro, você é preso, diferente daqui que é um país sem lei. Quantos e quantos acidentes acontecem em descida de serra por caminhões e similares por simplesmente ignorar o limite do próprio veículo. Eu sou da seguinte ideologia, libera tudo, mas se o cara causar problema, tem que ser preso e pagar uma bela de uma multa, isso se for comprovado claro. Mas aqui nada funciona e vira e mexe tentam copiar leis estrangeiras que funcionam muito bem lá porque é um país sério.

Link para o comentário

Falou tudo agora, e o jeitinho brasileiro que é o pior tudo aqui na Brasil tem jeitinho e infelizmente ficamos reféns disto tudo que acontece nos EUA por exemplo vc pode enterrar o carro no chão que ninguém te aborrece a seguradora cobre seu carro e se ser m porque vc adaptou seu carro de forma errada vc responde por isso agora aqui e uma bagunça !

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.