Alto consumo Onix/Prisma


Posts Recomendados


  • 1 mês depois...

Caro Rodrigo, 

Seu caso está igual ao meu, já levei na CSS e passaram o "raster" e o modulo foi resetado nada foi encontrado.Sugeriram fazer um teste , esgotar todo o tanque e colocar 3 litros de combustivel e andar até parar para ver o consumo real. Mas como a troca de óleo está próxima vou aguardar.Obrigado pelas informações, A foto abaixo mostra a média do veiculo na gasolina.

 

gwpv.jpg

Olá Sergio, este teste de deixar o carro consumir todo o combutível até parar está errado, pode queimar sua bomba de combustível ou dar um esquente sem necessidade., o certo é encher o tq até o primeiro desarme  da bomba do posto, rodar e voltar ao mesmo posto e bomba para

reabastecer e vê quanto gastou por litro. Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Bom dia Srs.

Tenho usado um aplicativo chamado Carrorama para fazer a medição dos gastos com abastecimento.

E então me veio um problema que esquentou minha cabeça hoje pela manhã.

Eu abastecia com Gasolina e meu veículo fazia em média 10,7KM/L rodando na cidade. Essa média foi realizada 3 vezes e ficou 10,7~10,8.
Depois fui fazer a média com etanol: 

  • O primeiro deu 9,8KM/L (mas ainda devia ter gasolina no tanque). 
  • Após rodar 250KM, fiz a segunda média que deu 9,3 KM/L.
  • A terceira média deu 13,0 KM/L (mas essa foi rodando na estrada).
  • a Quarta deu 9,4KM/L
  • A quinta 8,4KM/L
  • a Sexta deu 7,7 KM/L (hoje de manha 06/06/2016). 

 

Meu medo é por causa da última medição. Caiu muito. De 9,4 cai para 7,7 com etanol. Isso é normal.

Meu veículo está com 5783 KM rodados. É um Onix 1.4 LT 2014/2015.

As revisões estão em dia, levarei para a próxima troca de óleo agora dia 19 de Junho.

 

 

 

 

Editado por Filipi Braga
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filipi, pelo que eu tenho de experiencia no meu, é +/- isso mesmo. 

Se eu só andar na cidade no etanol, o carro faz entorno de 7,0 a 8,0 Km/L(depende do pé). Já em trecho misto, que é meu caso, onde rodo 80% rodovia e 20% cidade, a media é de 10Km/L.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Filipi Braga disse:

Bom dia Srs.

Tenho usado um aplicativo chamado Carrorama para fazer a medição dos gastos com abastecimento.

E então me veio um problema que esquentou minha cabeça hoje pela manhã.

Eu abastecia com Gasolina e meu veículo fazia em média 10,7KM/L rodando na cidade. Essa média foi realizada 3 vezes e ficou 10,7~10,8.
Depois fui fazer a média com etanol: 

  • O primeiro deu 9,8KM/L (mas ainda devia ter gasolina no tanque). 
  • Após rodar 250KM, fiz a segunda média que deu 9,3 KM/L.
  • A terceira média deu 13,0 KM/L (mas essa foi rodando na estrada).
  • a Quarta deu 9,4KM/L
  • A quinta 8,4KM/L
  • a Sexta deu 7,7 KM/L (hoje de manha 06/06/2016). 

 

Meu medo é por causa da última medição. Caiu muito. De 9,4 cai para 7,7 com etanol. Isso é normal.

Meu veículo está com 5783 KM rodados. É um Onix 1.4 LT 2014/2015.

As revisões estão em dia, levarei para a próxima troca de óleo agora dia 19 de Junho.

 

 

 

 

A média de consumo é de 7 km/l

O meu tbm é 1.4 15/15 e esta com 6700 km.

Ja usei gasolina tbm.Ficou média 10 km/l

Só que com gasolina carro fica fraco e tem que pisar mais forte para responder.

Então uso só etanol.

Já pensei em usar gasolina podium,mas é muito caro,e tbm não compensa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Meu Prisma LT 1.4 15/16 está com 10.500 km. Sempre peço para abastecer até o primeiro disparo da bomba para ter uma melhor referência, sempre registrando o consumo do veículo. Na cidade, faz entre 9,5 e 11,0 km/l com gasolina, dependendo do trânsito que enfrento (sempre com ar condicionado ligado). Com o álcool, que aqui em Natal é muito caro, o consumo fica em torno de 8,3 km/l. 

Abasteço normalmente com gasolina, usando um tanque de álcool a cada 8-10 de gasolina.

Meu estilo de condução é suave, trocando de marcha sempre antes dos 3.000 rpm.

Aina não fiz uma viagem para ver o consumo na estrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá sou novo no clube :-)
Meu Onix 1.4 LTZ 15/15 está com 5000 km, estou fazendo a primeira troca de óleo esta semana ...já vi informações que depois de trocar o óleo o consumo costuma melhorar um pouco, vamos ver se se confirma :-). Sempre peço para abastecer até o primeiro disparo da bomba para ter uma melhor referência, sempre registrando o consumo do veículo.
Só o primeiro abastecimento fiz com gasolina, na estrada fez 12,45 km litro media de 130 km/h.  Os demais tenho feito com alcool. O consumo em trajeto misto tem ficado em torno de 8,5 km/L. Na estrada fez 9,8, media de 120 km/h.
Não gosto de seguir pelo marcador do Onix pq ele notifica uma autonomia maior que a real.

combustível data    litros    KM TRIP    KM ODO    MEDIA KM / LT
alcool      23/01/2016    43,67    354,6         970       8,11
alccol      16/02/2016    27,332    236,1     1207       8,63
alcool      26/02/2016    37,661    299,1     1506       7,94 (andando com o carro de uma forma mais agressiva)
alcool      10/03/2016    50,793    467,1     1973       9,16
alcool      01/04/2016    42,46      393,3     2366       9,26
alcool      20/04/2016    52,73      502,8     2869       9,53
alcool      29/04/2016    32,01      281,2     3150       8,78
alcool      08/05/2016    43,57      401,5     3552       9,21
alcool      18/05/2015    49,34      407,2     3959       8,24
alcool      28/05/2015    33,83      287,6     4247       8,51
alcool      14/06/2016    50,40      341,2     4588       6,83 (posto não confiável com certeza a bomba estava alterada)
alcool      23/06/2016    35,48      347,3     4935       9,78

Estou me acostumando a fazer uma media menor que 12,5 (tinha uma Celta 2005 gasolina, no misto fazia 12/12,5 estrada 16km/L) até pq pagávamos o preço da gasosa o valor que é o preço do álcool atualmente :-(.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo o post do Renato onde menciona bomba adulterada,me veio na cabeça uma matéria acho que foi na tv globo sobre combustível adulterado e bomba que coloca menos quantidade que registrado.

Eu mesmo ja passei em uma situação que fiquei meio cabreiro.

Já que não dá para confiar no marcador do onix.

Estava na reserva ja com o indicador piscando e parei para abastecer e mandei completar.

Achava que entraria uns 45 litros,que nada.A bomba destravou nos 52 litros.

Ai pensei,ou marcador do carro não marca direito mesmo ou a bomba que me deu chapéu.

Ai nessa de fazer a média de km rodado com quantidade de combustível abastecido acaba ficando abaixo da média.

Ex.Pagamos por 50 litros e levamos 45 litros.É 5 litros que somos roubados.

E 5 litros fazem uma diferença enorme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2016 at 20:39, SERGIO NODA disse:

Vendo o post do Renato onde menciona bomba adulterada,me veio na cabeça uma matéria acho que foi na tv globo sobre combustível adulterado e bomba que coloca menos quantidade que registrado.

Eu mesmo ja passei em uma situação que fiquei meio cabreiro.

Já que não dá para confiar no marcador do onix.

Estava na reserva ja com o indicador piscando e parei para abastecer e mandei completar.

Achava que entraria uns 45 litros,que nada.A bomba destravou nos 52 litros.

Ai pensei,ou marcador do carro não marca direito mesmo ou a bomba que me deu chapéu.

Ai nessa de fazer a média de km rodado com quantidade de combustível abastecido acaba ficando abaixo da média.

Ex.Pagamos por 50 litros e levamos 45 litros.É 5 litros que somos roubados.

E 5 litros fazem uma diferença enorme.

Levando em consideração que o tanque de combustível do Onix é de 54L, reserva de 5L, da ate um susto vendo a bomba destravar em 52L.. rrs 

Outra coisa que é chato e tem que ficar de olho principalmente em dias frio... e o bendito do reservatório de gasolina que tem autonomia de pouco mais de 400 ML, parece que e utilizado mais do que pensamos, estes dias de frio que teve em sp... fui checar depois estava praticamente vazio, minha tia tem um FIT e tem um aviso no painel do nível baixo de combustível no reservatório.... bem que os engenheiros da GM poderiam ter pensado nisso para o Onix.

Editado por renatopadulo@yahoo.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2016 at 19:59, renatopadulo@yahoo.com.br disse:

Levando em consideração que o tanque de combustível do Onix é de 54L, reserva de 5L, da ate um susto vendo a bomba destravar em 52L.. rrs 

Outra coisa que é chato e tem que ficar de olho principalmente em dias frio... e o bendito do reservatório de gasolina que tem autonomia de pouco mais de 400 ML, parece que e utilizado mais do que pensamos, estes dias de frio que teve em sp... fui checar depois estava praticamente vazio, minha tia tem um FIT e tem um aviso no painel do nível baixo de combustível no reservatório.... bem que os engenheiros da GM poderiam ter pensado nisso para o Onix.

Cara eu só ando na gasolina, eu esvaziei esse reservatório ai e nem me preocupo mais com ele. Nunca tive problemas com partida, é bater a chave pra ele ligar.

Eu uso o drivvo pra fazer as médias do meu, pois tem sincronização online e quando reseto o celular não perco os dados. Minha última média foi 11km/l na cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29 de julho de 2015 at 08:31, Alexander Inacio Santos disse:

Resolvido o problema: correia dentada. O carro voltou a ter força. Agora so falta ver o consumo. Nao sabia que deveria trocar com 50000 km. O carro com 115000 e correia original.

Alexander, é legal se atentar as manutenções que consta no manual, vc teve sorte em rodar 115mil com a correia dentada, em caso de quebra o prejuízo seria desastroso... :-(

Sobre o consumo:
- Trocar o óleo dentro da km
- Filtro de ar e de gasolina anualmente ou a cada 15mil ~20 mil km
- Velas a cada 30 mil KM
- Manter o pneu sempre calibrado
- Abastecer em posto confiável (pagar por 20 litros e receber 18) não tem como saber se o carro esta com o consumo bom ou não!!

 

 

 

Em 17 de junho de 2016 at 16:35, Weberton disse:

Boa tarde a todos, tenho uma onix 1.0 com 60 mil km rodados. Ele está fazendo 7.75 por litro na cidade e sem ligar o ar, isso é normal? Pois estou achando que está bebendo mt 

Depende do seu pé.. vc troca de marcha abaixo dos 3mil rpm..? estes 7.75 é no álcool?
quanto tempo tem que vc trocou as velas? Filtros (AR e Gasolina)?
ops pneus estão sempre calibrados, parece que não... mas faz ma diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

galera fiz a pouco tempo uma viagem ao litoral no meu prisma lt 1.4 manual 2014. o carro esta com 43000km aproximadamente, fazendo a media de consumo fez 16.1 porem rodei um pouco em cidade, se tivesse feito so estrada com certeza daria mais km por litro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎23‎/‎03‎/‎2014 at 14:42, Sergio Leonel Clemente disse:

E sempre foi esse consumo, ou houve alguma melhora após o aumento da quilometragem ou após alguma revisão ??

gostaria de dar o meu depoimento sobre o consumo do meu Onix 1.4 LTZ automático 2014/2015.

eu estou com ele tem 5 meses, o KM é 30.000Km e ele esta com auto consumo, fazendo na cidade 5,3 L/km (no computador de bordo) o combustível Gasolina e na estrada 10,3L/km e olha que eu troquei Oleo, filtros de óleo e gasolina, velas e cabos de velas, continuou a mesma coisa, agora vou tentar a sonda Lambida (consegui uma para fazer o teste pois é meio caro a troca, R$250,00 mais a mão de obra.

Se o consumo continuar o mesmo não sei o que fazer, para ter uma ideia antes de eu fazer essa revisão com as trocas que comentei, o carro fez o absurdo de 3,4 L/KM de gasolina. SOCORRO, não sei o que fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 25/03/2014 at 20:50, Sergio Leonel Clemente disse:

Felipão, 

O meu primeiro Onix era um LT 1.4 e tinha um consumo semelhante ao seu. Cheguei a descer para Praia Grande andar uns 100 km na cidade e retornar a minha cidade com um tanque de gasolina e uma média de 14,5 km/l, isso com o carro carregado e ar ligado.

Bom dia pessoal, meu nome É Carlos, sou do interior de Minas Gerais, sou novo nesse fórum e ainda estou meio perdido. Adquiri um Onix  LTZ 1.4 automático, porém estou achando que ele está consumindo muito, está marcando 6 km por litro existe alguma coisa que eu possa fazer para melhorar ou será normal isso ?

 

Em 23/03/2014 at 06:02, Bruno Degan disse:

Tente não se basear pelas divisões do mostrador que são imprecisos, nessa relação capacidade total/divisões do mostrador na prática não ficam exatamente 4,6 litros por divisão! Acredito que o consumo está baixo porque seu carro tem somente 2400km, você tem abastecido somente com alcóol ? Tentou encher somente com gasolina ?

Bom dia pessoal, meu nome É Carlos, sou do interior de Minas Gerais, sou novo nesse fórum e ainda estou meio perdido. Adquiri um Onix  LTZ 1.4 automático, porém estou achando que ele está consumindo muito, está marcando 6 km por litro existe alguma coisa que eu possa fazer para melhorar ou será normal isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vi alguns videos e um deles a pessoa relatou motor fora de ponto e disse que depois que fez isso seu carro faz 18.9km/l tbm estou a procura de fazer isso para ver se resolve...

um outro mas esse está em Aracajú ele faz uma regulagem na injeção liberando o vapor de gasolina na media os carros fazem mais de 26km/l pena que é muito longe... pois queria ir ver isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 14/08/2013 at 14:43, rmello disse:

Já faz algum tempo que ando muito insatisfeito com o consumo do meu onix 1.4.

Outro dia calculei a média geral de consumo dele, desde que comecei a acompanhar o consumo (comecei a acompanhar o consumo aos 541km, o carro está com 3475km), que foi a seguinte: Gasolina: 7,72km/L - Etanol: 5,63km/L

Como vocês podem ver, está uma média péssima.

 

Mas o pior aconteceu esse final de semana:

Saí de casa para abastecer com o ar desligado, completei o tanque com etanol, saí do posto e rodei 48km sem ar ligado, fazendo de tudo (subindo ladeira forte, andando de 4° marcha a uns 60-70km/h, todos os tipos de "circuito" que você pode ter dentro da cidade), e o primeiro quadradinho do marcador de combustível nem desceu. Surpreso, fiz então uma média parcial de consumo que sempre faço baseado no seguinte raciocínio:

se o tanque tem 54 litros, e o medidor de combustível tem 12 quadradinhos, então cada quadradinho tem 4,5 litros. Logo, o carro fez nesse circuito, 48 dividido por 4,5 = 10,6 km/L no etanol.

Fiquei totalmente espantado com essa média, que considero excelente. Mas a minha alegria iria durar pouco.

Na segunda, utilizei o carro novamente, só que com o ar condicionado ligado. Reparei então que após rodar pouquíssimo, o segundo quadradinho do medidor já desceu. Resolvi então fazer essa média parcial que faço, e pasmem: o carro teria feito 2,6 km/L de um quadradinho para outro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estou com a certeza agora de que meu carro está com algum defeito na relação ar condicionado/motor, porque não é possível, as médias dele estão muito abaixo das que vejo, rodando com o ar condicionado ligado. Eu não sou uma pessoa que pisa e nem estica muito pra passar de marcha, pelo contrário, detesto pisar muito, estou até insatisfeito com o desempenho do carro porque este é um que tem que esticar muito para se ter um desempenho melhor.

 

Se alguém já viu caso parecido ou entende de mecânica e possa saber qual é o problema, comente aí!! Moro em Belo Horizonte e aqui só tem ladeira, mas mesmo assim não acho que isso justifique um consumo tão ruim, acho que o carro está com algum problema mesmo.

 

Ah, o meu é o LT, não tem computador de bordo, então os cálculos de consumo são sempre na bomba de combustível

Caro Amigo!!!  também estou abismado com o consumo do meu Onix 1.0 2013. ta com 34 mil rodados e ta fazendo uma media de 8.4Km/L e só abasteço com gasolina aditivada.  Ja fiz todas as regulagens mas não adianta. É o consumo dele mesmo!!!!!  apesar de ter gente aí dizendo que o Onix faz mais de 11Km/L na cidade... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Tudo bem pessoal?

Tenho um Onix Seleção 1.0 ano 2015, atualmente com 30 mil km, o carro é ótimo porém a única decepção mesmo é com o consumo.

Procuro sempre andar com os pneus calibrados (185/65 - R15), em média 35 psi, já abasteci em varios postos, procuro desenvolver bem a marcha para não forçar, e o máximo que consegui fazer até agora no etanol é 6,5 km/litro na cidade e 10 na rodovia.

Quando a GM lançou o modelo 2017, onde divulgou que à partir daquele momento a classificação de consumo seria "A", me dei conta que o meu carro era classificação original "B".

Concessionária já analisou 3 vezes e respondeu que não há nada de errado.

Alguem tem alguma sugestão?

Editado por rafael_ribeirao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, amigos.

Tenho um Onix 17/18 com 3500km rodados. Porém, tô com um "problema" de alto consumo. Ele é um 1.4 automático... Faço 300km com o tanque cheio, em média, 6,5km/L. Isso rodando só na cidade e na gasolina.

Gostaria de saber se é alguma problema? alguém passou por isso ?. Será que deve levar na concessionária pra verificar ?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 13/02/2018 at 15:13, rafael_ribeirao disse:

Tudo bem pessoal?

Tenho um Onix Seleção 1.0 ano 2015, atualmente com 30 mil km, o carro é ótimo porém a única decepção mesmo é com o consumo.

Procuro sempre andar com os pneus calibrados (185/65 - R15), em média 35 psi, já abasteci em varios postos, procuro desenvolver bem a marcha para não forçar, e o máximo que consegui fazer até agora no etanol é 6,5 km/litro na cidade e 10 na rodovia.

Quando a GM lançou o modelo 2017, onde divulgou que à partir daquele momento a classificação de consumo seria "A", me dei conta que o meu carro era classificação original "B".

Concessionária já analisou 3 vezes e respondeu que não há nada de errado.

Alguem tem alguma sugestão?

Fala Rafael.

Também tenho um 2015, só que o meu é LTZ 1.4 manual.

Meu consumo tá na casa dos 12 Km/l na cidade, com o tanque cheio por volta de 712Km.

Ainda não testei na estrada, mas acredito ficar na casa dos 14 Km/l

Ainda acho meu consumo alto, devido à meu irmão ter um 2013 com o consumo de 16 Km/l marcado no PC.

Concessionário diz a mesma coisa. Nada de errado.

O que você trocou nas revisões ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • jordan changed the title to Alto consumo Prisma LTZ 1.4 Automatico 13/14

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.