[Verdade Ou Mito] Alcool No Calor Gasta Mais?


fexlima

Posts Recomendados

Pessoal,

Tudo bom??

 

Como muitos devem saber haha o Brasil ta um " inferno " em termos de temperatura.

 

Eu tenho notado uma queda no meu combustível, nada muito alarmante, trechos que eu fazia com uma média de 7km/l .. com muito trânsito em sp agora está marcando 6.5 - 6.4.

 

E aí fiquei pensando, será que esse calor " evapora " o alcool? ou queima mais rápido? 

 

Como não tenho conhecimento de nada, vim aqui nessa enciclopédia que é o fórum perguntar a vocês hahaha

 

Obrigado e abs

Editado por fexlima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Pessoal,

Tudo bom??

 

Como muitos devem saber haha o Brasil ta um " inferno " em termos de temperatura.

 

Eu tenho notado uma queda no meu combustível, nada muito alarmante, trechos que eu fazia com uma média de 7km/l .. com muito trânsito em sp agora está marcando 6.5 - 6.4.

 

E aí fiquei pensando, será que esse calor " evapora " o alcool? ou queima mais rápido? 

 

Como não tenho conhecimento de nada, vim aqui nessa enciclopédia que é o fórum perguntar a vocês hahaha

 

Obrigado e abs

amigo fexlima, evaporar acredito que não, pois o sistema até o tanque é completamente pressurizado, não sei se este o termo correto, mas o que é certo é que se voce encher o tanque e o seu veiculo ficar no sol, com o calor o combustivel aumenta de volume e é expulso pelo "ladrão" , me corrijam se eu estiver errado, e tambem as vezes "entra" mais alcool se abastecido em uma determinada bomba do que em outra, influenciando assim na média de consumo.

abraços

Edson

Editado por Edson.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, na teoria até pode fazer diferença, mas não de 4%. Ainda mais que a temperatura do carro fica acima da ambiente de qualquer forma. Por outro lado, quanto mais quente, menor a densidade do álcool, quanto menor a densidade, menos álcool entra na câmara, assim, menos potência e mais economia, a não ser que menos potência te faça pisar mais...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Tudo bom??

 

Como muitos devem saber haha o Brasil ta um " inferno " em termos de temperatura.

 

Eu tenho notado uma queda no meu combustível, nada muito alarmante, trechos que eu fazia com uma média de 7km/l .. com muito trânsito em sp agora está marcando 6.5 - 6.4.

 

E aí fiquei pensando, será que esse calor " evapora " o alcool? ou queima mais rápido? 

 

Como não tenho conhecimento de nada, vim aqui nessa enciclopédia que é o fórum perguntar a vocês hahaha

 

Obrigado e abs

Não entendo nada disso, mas no calor, talvez o motor tende a gastar um pouquinho mais pelo fato de que, com o ar mais quente, estará mais expandido, portanto com um volume menor de oxigênio, sendo assim, pra compensar a falta de oxigênio e manter a queima "nivelada" o sistema de injeção joga mais combustível.

Já na época de inverno, o ar que entra no sistema de admissão estará bem mais frio, portanto mais denso contendo assim maior quantidade de oxigênio, resultando numa menor quantidade de combustível injetava pelo sistema, pois todos nós sabemos que, quanto mais oxigênio, mais energia na explosão da câmara.

Sei que a teoria esta meio correta, talvez eu não tenha conseguido explicar direito e também não faço ideia do percentual dessa diferença.

Editado por Roberto Costa
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada a ver ! Kkk como o amigo acima comentou, o motor trabalha entre 60 e 90 graus, se fosse para evaporar iria evaporar de qualquer maneira, no frio ou no calor a temperatura do motor é sempre essa ! Como também foi dito, o ar quente vindo do coletor, pode acarretar em perda de potencia, e a perda pode ate ser considerável ! Visto que a falta de o2 ocasiona em uma queima mais incompleta, e menos forca na explosão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu sei que foge um pouco do tema consumo, mas eu também observei que quando a temperatura está mais elevada o carro anda menos. No meu caso, com os dois combustíveis. Geralmente dirijo a noite ou pela manhã, com ar mais frio. Outro dia precisei fazer uma viagem a tarde, lá pelas 15h00, com o sol fritando o asfalto. Percebi que o desempenho do carro caiu bastante. Fiquei imaginando qual seria o motivo. A minha conclusão, que não sei se está correta, é a seguinte:

1º - com o ar mais quente, a mistura ar X combustível fica menos densa, portanto a eficiência volumétrica diminui, ou seja, entra menos mistura no cilindro;

2º - como a mistura admitida está mais quente, a unidade de comando atrasa um pouco o ponto de ignição para evitar uma possível ignição prematura.

 

Acredito que esses dois motivos devam interferir bastante no desempenho e também no consumo. Como exemplo eu cito o caso dos aviões, que, com temperatura mais elevada, possuem uma "altitude densidade" maior, ou seja, perdem desempenho como se estivessem voando centenas ou até milhares de pés mais alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu sei que foge um pouco do tema consumo, mas eu também observei que quando a temperatura está mais elevada o carro anda menos. No meu caso, com os dois combustíveis. Geralmente dirijo a noite ou pela manhã, com ar mais frio. Outro dia precisei fazer uma viagem a tarde, lá pelas 15h00, com o sol fritando o asfalto. Percebi que o desempenho do carro caiu bastante. Fiquei imaginando qual seria o motivo. A minha conclusão, que não sei se está correta, é a seguinte:

1º - com o ar mais quente, a mistura ar X combustível fica menos densa, portanto a eficiência volumétrica diminui, ou seja, entra menos mistura no cilindro;

2º - como a mistura admitida está mais quente, a unidade de comando atrasa um pouco o ponto de ignição para evitar uma possível ignição prematura.

 

Acredito que esses dois motivos devam interferir bastante no desempenho e também no consumo. Como exemplo eu cito o caso dos aviões, que, com temperatura mais elevada, possuem uma "altitude densidade" maior, ou seja, perdem desempenho como se estivessem voando centenas ou até milhares de pés mais alto.

Amigo, pelo menos cmg nunca notei isso. E olhe que o trajeto que descreverei agora pra vc é uma boa 'prova' para o que vc disse e o faço umas 3 vezs por mes e nada noto:

Moro em serra, a mais de 850m de altitude, e a cidade q costumo ir, fica a 56m de altitude, trajeto este de mais de 110km de distância. Costumo sair por volta das 5 da manhã de casa, daí ando ainda uns 30km em cima da serra, dpois mais 10km de descida, e aí o restante já é em baixa altitude, que mesmo assim, ainda não está tão quente. O trajeto todo faço em média em 1h e 30min, e até aí nada noto. Nem muito menos quando volto, no geral, lá pelas 2, 3, 4 da tarde (horario em q o sol ta queimando até o que já esta queimado rsrsrs), e mais uma vez, nada noto com relação a potência.

 

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, em teoria você tem um menor RENDIMENTO com um combustível mais quente do que com um combustível mais frio pois a eficiência de um motor pode ser calculado pela equação: Eficiência = 1 - (Temperatura de entrada)/(Temperatura de saída). Se a temperatura de saída (dos gases de exaustão) ficarem constantes, e a temperatura de entrada (do combustível + ar) aumentar, sua eficiência diminui e seu consumo aumenta pois você vai "pisar" mais para ter o mesmo trabalho do veículo.

 

Mas isso é só teoria... um motor não opera exatamente assim, ele tem mecanismos para corrigir estas distorções. Já sobre a teoria do ar quente ser menos denso e ter menos oxigênio, bom, não é beeem assim não. O teor de oxigênio NÃO MUDA de acordo com a densidade do ar. É fato que o ar quente tem densidade menor que o ar frio, mas é só isso. O seu carro, quando aspira o ar e mistura com combustível, calcula, por sensores, a quantidade ideal de ar necessária. Ou seja, ele mantém a proporção de oxigênio necessário para queima do combustível constante. Só na época dos carburadores que isso podia ser verdade, hoje seu carro faz muitos cálculos para ter o melhor desempenho possível.

 

No caso apresentado, houve um aumento de consumo de cerca de 8%. É possível que seja pelo calor? É... mas é improvável. O mais provável é que seja o uso de ar condicionado mais intenso ou mudanças de comportamento.

 

Sobre o combustível "evaporar", bom ele evapora sempre, mas há um sistema de retorno para o tanque. Ele nunca vai para a atmosfera, então você não estaria perdendo o combustível não. E vale lembrar que o Etanol evapora bem menos que a Gasolina!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, em teoria você tem um menor RENDIMENTO com um combustível mais quente do que com um combustível mais frio pois a eficiência de um motor pode ser calculado pela equação: Eficiência = 1 - (Temperatura de entrada)/(Temperatura de saída). Se a temperatura de saída (dos gases de exaustão) ficarem constantes, e a temperatura de entrada (do combustível + ar) aumentar, sua eficiência diminui e seu consumo aumenta pois você vai "pisar" mais para ter o mesmo trabalho do veículo.

 

Mas isso é só teoria... um motor não opera exatamente assim, ele tem mecanismos para corrigir estas distorções. Já sobre a teoria do ar quente ser menos denso e ter menos oxigênio, bom, não é beeem assim não. O teor de oxigênio NÃO MUDA de acordo com a densidade do ar. É fato que o ar quente tem densidade menor que o ar frio, mas é só isso. O seu carro, quando aspira o ar e mistura com combustível, calcula, por sensores, a quantidade ideal de ar necessária. Ou seja, ele mantém a proporção de oxigênio necessário para queima do combustível constante. Só na época dos carburadores que isso podia ser verdade, hoje seu carro faz muitos cálculos para ter o melhor desempenho possível.

 

No caso apresentado, houve um aumento de consumo de cerca de 8%. É possível que seja pelo calor? É... mas é improvável. O mais provável é que seja o uso de ar condicionado mais intenso ou mudanças de comportamento.

 

Sobre o combustível "evaporar", bom ele evapora sempre, mas há um sistema de retorno para o tanque. Ele nunca vai para a atmosfera, então você não estaria perdendo o combustível não. E vale lembrar que o Etanol evapora bem menos que a Gasolina!

 

 

amigo, quando diz que o ar quente não influencia na potência do carro, esta errado, o ar quente é menos denso concorda ? um ar menos denso possui menor quantidade de o2 por área, assim como um ar comprimido, possui maior quantidade de o2 por área, se não fosse assim nao teria necessidade de intercooler para resfriar o ar, o fato é, quanto mais quente o ar que entra no motor, menor a quantidade de o2 por área na camara de combustão, o inverso tambem serve ! a diferença não é grande, até porque qualquer carro anda na rua com temperatura ambiente de 40 graus, mas ela existe sim ! e qual o problema disso ? uma combustão mais incompleta, e diferente do que foi dito aqui no tópico, por uma menor injeção de combustível, o que resulta obvio em menor potência e torque, mas porque menor injeção de combustível ?

 

bom, o nosso carro não tem comando de válvulas variavel nem na entrada e nem na saida, e o nosso sistema de entrada de ar é limitado ao quanto o vacuo do motor consegue puxar, se o ar está menos denso, possui menor quantidade de o2 por área e então se o motor continuar injetando a mesma quantidade de combustivel que injetava com uma densidade menor, vai sobrar gasolina concorda ? a mistura ar combutivel tem que ser equilibrada sempre, ou seja a saida tem que ser o mais perto de "0" possivel, entao temos 0 = ar ( leia-se o2 ) + combustivel, se tem menos o2 entrando, temos que diminuir tambem o combustivel para manter o "0" entende ? o mesmo vale para o contrario, mais o2 = mais combustivel, para manter a saida "sempre igual", o que pode ocorrer com o consumo é voce estar pisando bem mais para andar o mesmo, mas digo que a diferença não é perceptivel, não chega a ser tanto assim, mas ela existe !

 

tem mais sobre o assunto aqui :

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intercooler

 

 

PS: na minha analogia deveria ser 0 = ar - combustivel, mas o "-" nao ficaria legal, já que a mistura é uma adição de um no outro, mas voces entenderam a analogia ! kkkk eles são diretamente proporcionais, e nao inversamente !

Editado por engcolombo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, em teoria você tem um menor RENDIMENTO com um combustível mais quente do que com um combustível mais frio pois a eficiência de um motor pode ser calculado pela equação: Eficiência = 1 - (Temperatura de entrada)/(Temperatura de saída). Se a temperatura de saída (dos gases de exaustão) ficarem constantes, e a temperatura de entrada (do combustível + ar) aumentar, sua eficiência diminui e seu consumo aumenta pois você vai "pisar" mais para ter o mesmo trabalho do veículo.

 

Mas isso é só teoria... um motor não opera exatamente assim, ele tem mecanismos para corrigir estas distorções. Já sobre a teoria do ar quente ser menos denso e ter menos oxigênio, bom, não é beeem assim não. O teor de oxigênio NÃO MUDA de acordo com a densidade do ar. É fato que o ar quente tem densidade menor que o ar frio, mas é só isso. O seu carro, quando aspira o ar e mistura com combustível, calcula, por sensores, a quantidade ideal de ar necessária. Ou seja, ele mantém a proporção de oxigênio necessário para queima do combustível constante. Só na época dos carburadores que isso podia ser verdade, hoje seu carro faz muitos cálculos para ter o melhor desempenho possível.

 

No caso apresentado, houve um aumento de consumo de cerca de 8%. É possível que seja pelo calor? É... mas é improvável. O mais provável é que seja o uso de ar condicionado mais intenso ou mudanças de comportamento.

 

Sobre o combustível "evaporar", bom ele evapora sempre, mas há um sistema de retorno para o tanque. Ele nunca vai para a atmosfera, então você não estaria perdendo o combustível não. E vale lembrar que o Etanol evapora bem menos que a Gasolina!

Não entendo disso, mas acho que é até uma questão de lógica: Em situações normais, quanto mais denso o ar, mais concentração de oxigênio por volume.

Maior concentração de oxigênio por volume, menor necessidade de combustível pra uma mesma potência. Pra isso tem sensores que monitoram isso, inclusive a sonda lambda que vai no coletor de escape tem uma função importante nisso, pois monitora oxigênio de escape pra que, de acordo com sua leitura, passa sinal pra central refazer os ajustes de injeção.

 

Mas como eu disse, nao entendo disso então só posso supor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra ajudar vcs (a titulo de curiosidade), trabalho com carregamento de etanol e é o seguinte: Alcool a 20° a massa é = 1 - acima de 20 perde massa ex: 0,9 quanto mais quente menos massa maior volume - O contrario tbm ocorre abaixo de 20° a massa aumenta ex: 1,1 se vc abastecer o carro em dia quente ele estara dilatado se rodar com temperatura baixa vai dar impressao q consumiu + pq o carro nao faz a conversao do alcool a 20° .... o ideal seria abastecer de manha em temperatura baixa parar rodar em temperatura mais alta. ....... so que para nosso caso nao sei se influencia muito ... aqui quando carregamos uma carreta de 60.000 lts a 20° tem os mesmos 60.000 a media que sobe 01° na temperatura ele perde 66 lts se trouxermos esse vlr pro tanque do carro é insignificante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, desculpem por discordar, mas o Teor ou a Concentração de Oxigênio não se altera de acordo com a densidade do ar. O que acontece é que, se o ar estiver mais quente e, por isso, menos denso você terá menos moléculas de oxigênio por volume de ar aspirado.

 

Em outras palavras, imagine que a densidade do ar à 25°C seja de 1,18 g/l. Se você aspirar 1 litro de ar no seu motor, à 25°C, ira aspirar 1,18g de ar. Sendo a massa molar do ar (considerando 21% de oxigênio e 79% de nitrogênio) 28,84 g/mol, você teria 0,0409 mols de ar, ou 0,00859 mols de oxigênio em seu motor.

 

Se você tiver aspirando o mesmo volume à 35°C, você teria uma densidade do ar de cerca de 1,14 g/l, o que equivale à 0,00830 mols de oxigênio.

 

Veja que o número de moléculas realmente diminuiu, mas a CONCENTRAÇÃO de oxigênio não muda não.

 

Sobre o motor ter menos potência quando o ar está mais quente, isso eu concordo plenamente! Afinal, se tem menos oxigênio por volume aspirado, você injeta menos combustível para a queima (isso o computador de bordo do motor calcula, através da sonda lambda que informa o excesso ou falta de oxigênio na descarga) e assim tem menos potência. Adicionalmente, a eficiência do motor, quando a temperatura do ar é maior, em teoria é menor (conforme cálculo acima).

 

Ou seja, com certeza a potência é menor quando aumenta a temperatura! Agora, o consumo não necessariamente será maior - depende se você tenta manter a potência anterior ou não. Veja também que a potência não cai TANTO assim pois o motor tenta compensar todas as variáveis acima (ou pelo menos deveria tentar!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 ...um ar menos denso possui menor quantidade de o2 por área, assim como um ar comprimido, possui maior quantidade de o2 por área, se não fosse assim nao teria necessidade de intercooler para resfriar o ar...

 

 

Não entendo disso, mas acho que é até uma questão de lógica: Em situações normais, quanto mais denso o ar, mais concentração de oxigênio por volume...

 

...O que acontece é que, se o ar estiver mais quente e, por isso, menos denso você terá menos moléculas de oxigênio por volume de ar aspirado.

 

....e tem menos oxigênio por volume aspirado, você injeta menos combustível para a queima...

 

 

rsrs... me desculpe amigo, mas o que eu, o colega acima e você disse, não dá no mesmo??

Até onde eu sei, que não é longe pq não sei quase nada o trem é bem simples: Ar mais frio, mais denso, mais denso mais "compactado", ou seja, mais ar por volume, mais ar por volume, mais oxigênio neste volume.

 

 

Sobre o motor ter menos potência quando o ar está mais quente, isso eu concordo plenamente! Afinal, se tem menos oxigênio por volume aspirado, você injeta menos combustível para a queima ...

 

 

Quando a isso ai, eu acho o contrário.

Se eh detectado pouco oxigênio no ar aspirado, os sistema de injeção compensará isso injetando mais combustível ou o contrário, caso seja detectado maior quantidade de oxigênio no ar aspirado.

Assim penso que seja.

 

Editado por Roberto Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês são uma verdade enciclopédia. Eu digo á todos, esse clube só tem gênio hahaha

 

O dia que eu souber metade do que vocês sabem estarei feliz HAHAHAH..

 

mas vamos lá.

 

Eu tenho n fatores que podem ter acarretado ao aumento do meu consumo.

 

1- mais calor, claro, estou andando mais tempo com ar condicionado.. isso concerteza afeta.. mas eu não ando tão mais tempo assim.. pelo menos eu acho hahaha..

2- vocês falaram ai em cima, que conforme o ar está mais quente, o carro perde potência.. então talvez eu esteja pisando mais agora.. e com isso meu consumo pode ter aumentado, né?

 

Enfim. .obrigado a todos.. e obrigado por compartilharem conhecimento sempre rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

rsrs... me desculpe amigo, mas o que eu, o colega acima e você disse, não dá no mesmo??

Até onde eu sei, que não é longe pq não sei quase nada o trem é bem simples: Ar mais frio, mais denso, mais denso mais "compactado", ou seja, mais ar por volume, mais ar por volume, mais oxigênio neste volume.

 

 

Quando a isso ai, eu acho o contrário.

Se eh detectado pouco oxigênio no ar aspirado, os sistema de injeção compensará isso injetando mais combustível ou o contrário, caso seja detectado maior quantidade de oxigênio no ar aspirado.

Assim penso que seja.

 

 

Com relação ao comentário da concentração e da densidade, veja que o problema está na DEFINIÇÃO que eu e ele damos para esses conceitos. Basicamente, você tem que entender que Densidade = Massa/Volume, e Concentração = Volume do componente X/Volume total da mistura.

 

Se você diminuir a densidade, isso quer dizer que, para um mesmo volume, você irá ter menos MASSA (ou moléculas) do componente. No entanto, a CONCENTRAÇÃO deste componente não irá se alterar na mistura. Afinal, se o ar está menos denso, isso não quer dizer que as moléculas de oxigênio foram para outro lugar, mantendo apenas as de nitrogênio, mas sim que você tem menos moléculas no volume da mistura.

 

Se você considerar a lei dos gases ideais (P*V = n*R*T) para pressões parciais dos componentes (lei de Dalton), considerando que a pressão não se alterou (alterou T e n somente, P, V e R não se alteraram), e considerando que as concentrações são proporcionais às pressões parciais dos componentes, vemos que não há possibilidade de se alterar a CONCENTRAÇÃO ao se alterar a DENSIDADE.

 

Com relação à queima, em teoria a sonda lambda verifica o oxigênio que está saindo no escape. Se tiver oxigênio em excesso, quer dizer que há combustível demais sendo injetado, então ele reduz o volume de combustível injetado. Novamente, na teoria, todo hidrocarboneto ao ser queimado gera CO2 + H2O. A conta seria mais ou menos assim:

 

C8H16 + 12 O2 -> 8 CO2 + 8 H2O (para gasolina)

C2H6O + 3,5 O2 -> 2 CO2 + 3 H2O (para etanol)

 

Considerando que o carro aspira 1 litro de ar, você teria (à 25°C) 0,00859 mols de oxigênio, capazes de queimar 7,2E-4 mols de gasolina (equivalente à 0,0818 g de gasolina ou 0,118E-3 l de gasolina). Tendo menos oxigênio, para não ter "sobra" de combustível, você teria que, igualmente, queimar menos combustível! Se você injetar mais combustível do que ha moléculas de oxigênio disponível, este combustível não será queimado, não será aproveitado ou então será queimado de maneira incompleta (gerando CO e C, e menos energia) - poluindo muito mais. Ou seja, você não tem como QUEIMAR mais combustível com MENOS oxigênio, principalmente pq tentar queimar combustível abaixo da relação estequimétrica de queima gera poluição, algo que o motor certamente está programado para evitar.

 

Essa queima de menos combustível, por sua vez, gera menos energia... e assim, o motor fica com menor potência. Isso eu concordo com todos! :D

 

Vocês são uma verdade enciclopédia. Eu digo á todos, esse clube só tem gênio hahaha

 

O dia que eu souber metade do que vocês sabem estarei feliz HAHAHAH..

 

mas vamos lá.

 

Eu tenho n fatores que podem ter acarretado ao aumento do meu consumo.

 

1- mais calor, claro, estou andando mais tempo com ar condicionado.. isso concerteza afeta.. mas eu não ando tão mais tempo assim.. pelo menos eu acho hahaha..

2- vocês falaram ai em cima, que conforme o ar está mais quente, o carro perde potência.. então talvez eu esteja pisando mais agora.. e com isso meu consumo pode ter aumentado, né?

 

Enfim. .obrigado a todos.. e obrigado por compartilharem conhecimento sempre rsrs

 

É isso que estou tentando dizer! A potência cai, você pisa mais para compensar! Ufa!

Editado por Dric_Dolphin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação ao comentário da concentração e da densidade, veja que o problema está na DEFINIÇÃO que eu e ele damos para esses conceitos. Basicamente, você tem que entender que Densidade = Massa/Volume, e Concentração = Volume do componente X/Volume total da mistura.

Se você diminuir a densidade, isso quer dizer que, para um mesmo volume, você irá ter menos MASSA (ou moléculas) do componente. No entanto, a CONCENTRAÇÃO deste componente não irá se alterar na mistura. Afinal, se o ar está menos denso, isso não quer dizer que as moléculas de oxigênio foram para outro lugar, mantendo apenas as de nitrogênio, mas sim que você tem menos moléculas no volume da mistura.

Se você considerar a lei dos gases ideais (P*V = n*R*T) para pressões parciais dos componentes (lei de Dalton), considerando que a pressão não se alterou (alterou T e n somente, P, V e R não se alteraram), e considerando que as concentrações são proporcionais às pressões parciais dos componentes, vemos que não há possibilidade de se alterar a CONCENTRAÇÃO ao se alterar a DENSIDADE.

Com relação à queima, em teoria a sonda lambda verifica o oxigênio que está saindo no escape. Se tiver oxigênio em excesso, quer dizer que há combustível demais sendo injetado, então ele reduz o volume de combustível injetado. Novamente, na teoria, todo hidrocarboneto ao ser queimado gera CO2 + H2O. A conta seria mais ou menos assim:

C8H16 + 12 O2 -> 8 CO2 + 8 H2O (para gasolina)

C2H6O + 3,5 O2 -> 2 CO2 + 3 H2O (para etanol)

Considerando que o carro aspira 1 litro de ar, você teria (à 25°C) 0,00859 mols de oxigênio, capazes de queimar 7,2E-4 mols de gasolina (equivalente à 0,0818 g de gasolina ou 0,118E-3 l de gasolina). Tendo menos oxigênio, para não ter "sobra" de combustível, você teria que, igualmente, queimar menos combustível! Se você injetar mais combustível do que ha moléculas de oxigênio disponível, este combustível não será queimado, não será aproveitado ou então será queimado de maneira incompleta (gerando CO e C, e menos energia) - poluindo muito mais. Ou seja, você não tem como QUEIMAR mais combustível com MENOS oxigênio, principalmente pq tentar queimar combustível abaixo da relação estequimétrica de queima gera poluição, algo que o motor certamente está programado para evitar.

Essa queima de menos combustível, por sua vez, gera menos energia... e assim, o motor fica com menor potência. Isso eu concordo com todos! :D

É isso que estou tentando dizer! A potência cai, você pisa mais para compensar! Ufa!

rsrs... me desculpe amigo, mas o que eu, o colega acima e você disse, não dá no mesmo??

Até onde eu sei, que não é longe pq não sei quase nada o trem é bem simples: Ar mais frio, mais denso, mais denso mais "compactado", ou seja, mais ar por volume, mais ar por volume, mais oxigênio neste volume.

Quando a isso ai, eu acho o contrário.

Se eh detectado pouco oxigênio no ar aspirado, os sistema de injeção compensará isso injetando mais combustível ou o contrário, caso seja detectado maior quantidade de oxigênio no ar aspirado.

Assim penso que seja.

Kkkkkkkkk estávamos falando a mesma coisa com outras palavras então ! É que no comentário que citei, você disse que não alterava a quantidade de oxigênio que vai para o carro quando o ar esta quente, e na verdade como você mesmo disse altera sim ! Eh isso ai maior densidade menor quantidade de molécula de o2 por área, ou seja menos oxigênio no motor = menos gasolina = menos potencia !

O carro não pode injetar + gasolina quando se tem menos oxigênio, se não vai deixar a mistura mais concentrada de combustível ! Se tem menos oxigênio tem que ter menos combustível para a mistura se manter igual ! É ai que o carro perde potencia =D

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkk estávamos falando a mesma coisa com outras palavras então ! É que no comentário que citei, você disse que não alterava a quantidade de oxigênio que vai para o carro quando o ar esta quente, e na verdade como você mesmo disse altera sim ! Eh isso ai maior densidade menor quantidade de molécula de o2 por área, ou seja menos oxigênio no motor = menos gasolina = menos potencia !

 

Vish!! rsrs acho melhor acabar esse assunto senão ninguém vai comer dessa salada.

Quanto mais denso, MAIOR a quantidade de molécula de o2 por área.

Discordo quanto a quanto menos oxigênio = menos combustível = menor potência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vish!! rsrs acho melhor acabar esse assunto senão ninguém vai comer dessa salada.

Quanto mais denso, MAIOR a quantidade de molécula de o2 por área.

Discordo quanto a quanto menos oxigênio = menos combustível = menor potência

A saída no espace tem que ser sempre igual concorda ? A mistura ar combustível não pode nem estar pobre, nem rica, certo ?

Então vamos entender, a mistura rica que é gasolina a mais ou ar a menos, se corrige de que forma ? Ou mais ar, ou menos gasolina ! Não tem outra forma de deixar uma mistura rica, uma mistura "perfeita", como nosso carro não tem comando variável e a quantidade de ar que entra é sempre a mesma, não é turbo alimentado nem nada, entao para corrigir a quantidade menor de o2 que esta entrando, ocasionando uma mistura rica, só resta uma opção, injetar menos gasolina !

Se injetar mais gasolina com menos ar vai deixar a mistura mais rica ainda ! E a injeção com crtza foi projetada para não fazer isso =P

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkk estávamos falando a mesma coisa com outras palavras então ! É que no comentário que citei, você disse que não alterava a quantidade de oxigênio que vai para o carro quando o ar esta quente, e na verdade como você mesmo disse altera sim ! Eh isso ai maior densidade menor quantidade de molécula de o2 por área, ou seja menos oxigênio no motor = menos gasolina = menos potencia !

O carro não pode injetar + gasolina quando se tem menos oxigênio, se não vai deixar a mistura mais concentrada de combustível ! Se tem menos oxigênio tem que ter menos combustível para a mistura se manter igual ! É ai que o carro perde potencia =D

 

Isso! É que a CONCENTRAÇÃO de Oxigênio não muda, o que muda é o que você falou - quanto menos denso, menos moléculas de oxigênio por volume, portanto menos gasolina e assim menos potência! :D

 

Fexlima, não sou professor não, mas sou engenheiro químico.

 

Roberto Costa, se tem menos oxigênio, para manter a queima numa relação estequiométrica ou sobrealimentada (o que é o normal de nossos carros) e, portanto, não gerar tanto CO e C, tem que injetar menos combustível... se vc injetar combustível em excesso suas emissões atmosféricas (poluição) sobe muito, e pode inclusive estragar seu catalisador! O motor, que não é burro, não vai deixar isso acontecer.

 

Claro que, no caso dos motores mais novos, com injeção direta (não é nosso caso) a situação é diferente, esses carros podem sim trabalhar por curtos períodos com uma mistura mais rica (mistura rica = mistura com mais combustível do que ar), mas são casos excepcionais. Os nossos carros não fazem isso não... ou pelo menos não devem! Os carros CARBURADOS faziam isso, é só lembrar do barulho de estampido dos fuscas! Ele é causado por gasolina que chega até o escapamento e "explode" lá na saída ao invés de explodir no motor.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso! É que a CONCENTRAÇÃO de Oxigênio não muda, o que muda é o que você falou - quanto menos denso, menos moléculas de oxigênio por volume, portanto menos gasolina e assim menos potência! :D

Fexlima, não sou professor não, mas sou engenheiro químico.

Roberto Costa, se tem menos oxigênio, para manter a queima numa relação estequiométrica ou sobrealimentada (o que é o normal de nossos carros) e, portanto, não gerar tanto CO e C, tem que injetar menos combustível... se vc injetar combustível em excesso suas emissões atmosféricas (poluição) sobe muito, e pode inclusive estragar seu catalisador! O motor, que não é burro, não vai deixar isso acontecer.

Claro que, no caso dos motores mais novos, com injeção direta (não é nosso caso) a situação é diferente, esses carros podem sim trabalhar por curtos períodos com uma mistura mais rica (mistura rica = mistura com mais combustível do que ar), mas são casos excepcionais. Os nossos carros não fazem isso não... ou pelo menos não devem! Os carros CARBURADOS faziam isso, é só lembrar do barulho de estampido dos fuscas! Ele é causado por gasolina que chega até o escapamento e "explode" lá na saída ao invés de explodir no motor.

Sou engenheiro mecânico, mas concordo que essa parte tem mais a ver com física/química do que mecatrônica ! Kkkk

É isso ai sabias palavras ! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.