Onix 1.4 Ltz Automatico 6 Marcha.


Posts Recomendados

E ai galera tudo bem? 

 

Bom vim aqui no fórum atrás de pessoas que estão com o mesmo defeito que meu carro anda apresentando.

 

Como no titulo ele é um LTZ automático e estou com problema na 3º marcha dele, vamos se dizer que demora de 2 a 3 segundos para entrar a 3º marcha quando freio em uma lombada ou quando estou em modo manual e reduzo de 4º marcha para 3º marcha...

 

Se alguém ja passou por isso e o problema estiver resolvido passem para mim pois vou na concessionaria eles só fazem a programação e falam que é normal do cambio, mais como já trabalhei em oficina acho difícil o cambio demorar para engrenar. 

 

Muito obrigado.

 

ATT. Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Cara, tanto no meu Prisma AT, quanto no Ônix AT da minha esposa não vi esse comportamento do câmbio. As marchas passam normais, dá uma certa impressão de demora, mas o câmbio automático demora mais um pouquinho mesmo que a troca do manual. Parece que segura um pouquinho o carro, mas nada a ponto de 2 ou 3 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, GuRo7.

Este deve ser seu primeiro carro automático,  a relação que vc fez com os da oficina  deve ser a seguinte :

Se vc já dirigiu carro automático deve ter sido 2.0 pra cima, ou seja o carro tem motor de sobra  para empurrar o cambio  e o peso do conversor de torque, as marchas passam suaves e no tempo certo.

O nosso carro é 1.4, veja a diferença.

Eu ja tive um sonic 1.6 16 valv, e não foi muito diferente do prisma AT, era mais esperto claro pois tem mais motor e é 16 valv, comando variável.

 A GM ajustou este cambio que é o mesmo do sonic, cruze, spin, cobalt para o motor 1.4 do onix e prisma.

Agora veja o seguinte se vc ta num carro 1.0 com 5 adultos e bagagem, pro carro andar vc vai acelerar mais , esticar mais as marchas senão o carro vira uma tartaruga né, ainda mais se tiver com AR ligado.

Então o ajuste do cambio AT foi feito assim pq do motor fraco, ele estica as marchas para o carro andar, ( daí a demora para ele jogar a marcha superior) se vc pisar mais ele vai reduzir novamente até pegar velocidade e ir embora.

 Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu novamente:

É como eu digo um carro manual vc é que manda no carro, . é manual escravo.

No AT  o carro tem vontade própria ele é que manda , quer uma prova :

Coloca teu carro em manual e tente passar as marchas antes do tempo ( ela não entra pq é manual  inteligente ), agora veja na redução de velocidade em manual ele reduz sozinho ( manual inteligente) novamente.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, GuRo7.

Este deve ser seu primeiro carro automático,  a relação que vc fez com os da oficina  deve ser a seguinte :

Se vc já dirigiu carro automático deve ter sido 2.0 pra cima, ou seja o carro tem motor de sobra  para empurrar o cambio  e o peso do conversor de torque, as marchas passam suaves e no tempo certo.

O nosso carro é 1.4, veja a diferença.

Eu ja tive um sonic 1.6 16 valv, e não foi muito diferente do prisma AT, era mais esperto claro pois tem mais motor e é 16 valv, comando variável.

 A GM ajustou este cambio que é o mesmo do sonic, cruze, spin, cobalt para o motor 1.4 do onix e prisma.

Agora veja o seguinte se vc ta num carro 1.0 com 5 adultos e bagagem, pro carro andar vc vai acelerar mais , esticar mais as marchas senão o carro vira uma tartaruga né, ainda mais se tiver com AR ligado.

Então o ajuste do cambio AT foi feito assim pq do motor fraco, ele estica as marchas para o carro andar, ( daí a demora para ele jogar a marcha superior) se vc pisar mais ele vai reduzir novamente até pegar velocidade e ir embora.

 Espero ter ajudado

 

 

Eu novamente:

É como eu digo um carro manual vc é que manda no carro, . é manual escravo.

No AT  o carro tem vontade própria ele é que manda , quer uma prova :

Coloca teu carro em manual e tente passar as marchas antes do tempo ( ela não entra pq é manual  inteligente ), agora veja na redução de velocidade em manual ele reduz sozinho ( manual inteligente) novamente.

Abraço

 

Atenção com os post duplos...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu também não sou muito feliz com a velocidade das mudanças de marcha, mas esse é o meu primeiro carro automático e estou me acostumando com ele. De fato, eu trocaria a marcha bem antes do que o carro troca em alguns casos, e bem depois em outras, mas como foi dito, a transmissão inteligente é quem define a troca. O "truque" que eu vejo para fazer uma redução mais rápida é simplesmente pisar fundo. O carro acha que você está em situação de emergência e reduz!

 

Agora, para aumentar a marcha mais rapidamente você tem que colocar no manual mesmo... dependendo do quanto você pisa, ele acha que você sempre está na emergência ou querendo mais potência. O ideal é pisar até uns 30% do curso para ele trocar de forma econômica (por volta de 2500 - 3000 rpm). Se pisar mais do que isso, ele troca por volta de 3000-3500 rpm. Se pisar no fundo, troca com 5000-5500 rpm. Se colocar no manual, ele só troca da 2ª para a 3ª por volta de 2600 rpm (antes disso provavelmente o torque é insuficiente). Tudo o que falei é para pista plana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu também não sou muito feliz com a velocidade das mudanças de marcha, mas esse é o meu primeiro carro automático e estou me acostumando com ele. De fato, eu trocaria a marcha bem antes do que o carro troca em alguns casos, e bem depois em outras, mas como foi dito, a transmissão inteligente é quem define a troca. O "truque" que eu vejo para fazer uma redução mais rápida é simplesmente pisar fundo. O carro acha que você está em situação de emergência e reduz!

Agora, para aumentar a marcha mais rapidamente você tem que colocar no manual mesmo... dependendo do quanto você pisa, ele acha que você sempre está na emergência ou querendo mais potência. O ideal é pisar até uns 30% do curso para ele trocar de forma econômica (por volta de 2500 - 3000 rpm). Se pisar mais do que isso, ele troca por volta de 3000-3500 rpm. Se pisar no fundo, troca com 5000-5500 rpm. Se colocar no manual, ele só troca da 2ª para a 3ª por volta de 2600 rpm (antes disso provavelmente o torque é insuficiente). Tudo o que falei é para pista plana.

Carro automático, tem um sensor no pedal do acelerador, por exemplo você esta acelerando ai vc quer que o carro troque de marcha, vc alivia um pouco o pé do acelerador, ai ele vai passar a marcha, é o mesmo sensor que quando vc pisa fundo ele reduz uma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Às vezes eu acelero um pouco mais e o Onix começa a "gritar", daí eu tiro o pé para ver se ele reduz e ele continua acelerando... pelo menos por uns 4-5 segundos. Nesses casos eu me irrito, vou para o M e mudo a marcha manualmente!  :P

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu novamente:

É como eu digo um carro manual vc é que manda no carro, . é manual escravo.

No AT  o carro tem vontade própria ele é que manda , quer uma prova :

Coloca teu carro em manual e tente passar as marchas antes do tempo ( ela não entra pq é manual  inteligente ), agora veja na redução de velocidade em manual ele reduz sozinho ( manual inteligente) novamente.

Abraço

 

 

Olá, GuRo7.

Este deve ser seu primeiro carro automático,  a relação que vc fez com os da oficina  deve ser a seguinte :

Se vc já dirigiu carro automático deve ter sido 2.0 pra cima, ou seja o carro tem motor de sobra  para empurrar o cambio  e o peso do conversor de torque, as marchas passam suaves e no tempo certo.

O nosso carro é 1.4, veja a diferença.

Eu ja tive um sonic 1.6 16 valv, e não foi muito diferente do prisma AT, era mais esperto claro pois tem mais motor e é 16 valv, comando variável.

 A GM ajustou este cambio que é o mesmo do sonic, cruze, spin, cobalt para o motor 1.4 do onix e prisma.

Agora veja o seguinte se vc ta num carro 1.0 com 5 adultos e bagagem, pro carro andar vc vai acelerar mais , esticar mais as marchas senão o carro vira uma tartaruga né, ainda mais se tiver com AR ligado.

Então o ajuste do cambio AT foi feito assim pq do motor fraco, ele estica as marchas para o carro andar, ( daí a demora para ele jogar a marcha superior) se vc pisar mais ele vai reduzir novamente até pegar velocidade e ir embora.

 Espero ter ajudado

 

 

Obrigado pelas dicas parceiro, porém ainda não chegou no ponto que eu queria, o fato é que existe um vazio sempre quando passo lombadas, ai o carro acelera como se tivesse no neutro e depois engrena a terceira marcha e com isso parece quando vc tira o pé com tudo da embreagem.

 

Levei na oficina que eu trabalhava e o próprio dono da oficina me disse que existe duas possibilidades, no caso ou programação ou falta de óleo no cambio pois parece que da essa falta!

 

Vou levar esse semana na concessionaria para ver se falta oleo ou programação.

 

É horrivel andar com o carro assim se vc colocar 4 pessoas dentro e depois ligar o ar e passar em uma lombada a terceira faz isso, vc acelera e parece que ta em ponto morto ( igual citei ali em cima, como se fosse manual e vc pisa na embreagem passando a lombada e depois solta a embreagem com o giro por volta de 2500 rpm o carro da um tranco)

 

o que acontece tbm é que qndo vc reduz no modo manual da marcha 4° para 3° nao entra tbm ai depois entra com tudo dando um baita tranco!...

 

Obrigado espero que de para entender, vou ver se dar para filmar e postar aqui!

 

um Abraço

Editado por GuRo7
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Erro resolvido, falta de óleo no cambio. 

 

Ele estava na garantia? Identificou o porquê de comer óleo?

 

Câmbio não pode abaixar óleo, além de falta de lubrificação. O óleo funciona como dissipador de calor, transmitindo o calor das engrenagens até a carcaça.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele estava na garantia? Identificou o porquê de comer óleo?

 

Câmbio não pode abaixar óleo, além de falta de lubrificação. O óleo funciona como dissipador de calor, transmitindo o calor das engrenagens até a carcaça

Não veio de fabrica o defeito, tanto é que foi passado para as concessionárias sobre o defeito, porém foi apenas os primeiros carros AT produzidos.

 

Foi um erro de programação da maquina que coloca 1,5 litros a menos de óleo no cambio, mais logo descobriram o defeito porém os carros já tinham começado a ser distribuídos. (Informações de pessoas ligadas a fabrica da GM)

 

Mais eu precisei lutar muito para conseguir o litro de óleo (valor de 52,50 / litro).

 

Arrumei no particular mesmo por que na css infelizmente foi levado umas 4 vezes e não resolveram só empurravam. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não veio de fabrica o defeito, tanto é que foi passado para as concessionárias sobre o defeito, porém foi apenas os primeiros carros AT produzidos.

 

Foi um erro de programação da maquina que coloca 1,5 litros a menos de óleo no cambio, mais logo descobriram o defeito porém os carros já tinham começado a ser distribuídos. (Informações de pessoas ligadas a fabrica da GM)

 

Mais eu precisei lutar muito para conseguir o litro de óleo (valor de 52,50 / litro).

 

Arrumei no particular mesmo por que na css infelizmente foi levado umas 4 vezes e não resolveram só empurravam. 

 

Só uma dúvida, chegou a ver o trabalho? Foi difícil colocar mais óleo?]

Porque com uns 100mil Km é ideal trocar este óleo, ai queria saber se é tranquilo.

 

R$52,50/litro??? Que óleo foi colocado? AT-F? Aquele vermelho? BR?

Editado por Fernando Surjus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Tenho exatamente o mesmo problema! O carro dá até trancos qdo passo numa lombada... marquei na CC para o dia 03/07! Vou mencionar a questão do óleo... mas quantos litros é o ideal?



Qual ano de fabricação do seu onix? Tenho um prisma AT comprado esse ano, não apresentou nenhum problema mas seria bom eu verificar esse óleo do cambio.
Vlw!



O meu é 14/14 e apresenta o mesmo sintoma.


Galera o meu é 13/14, fui um dos primeiros da região pegar o AT.

Então sobre o óleo a um boletim informando as CSS para completar o óleo com 600 ML porém o meu foi colocado 1,5 Litros. ( Preste atenção se resolve o problema se não é que precisa completar mais.)



Só uma dúvida, chegou a ver o trabalho? Foi difícil colocar mais óleo?]
Porque com uns 100mil Km é ideal trocar este óleo, ai queria saber se é tranquilo.

R$52,50/litro??? Que óleo foi colocado? AT-F? Aquele vermelho? BR?


Bom o trabalho não é tão simples como parece, precisa da utilização do raster para monitorar a temperatura do óleo do cambio força o cambio até 90 C° e tirar uma tampa lateral que existe no cambio se vazar óleo e que o nivel de óleo está correto, se não vazar é que falta óleo.

Porém existe outras formas no raster para descobrir como pressão na solenoide entre outros que não vi efeituando.

Mais o legal é você levar em um mecânico bom e de confiança para efeituar os testes para ver se realmente precisa completar.

espero ter ajudado ai... por que ja passei muito nervoso com isso hehehehe.

sobre o óleo não me lembro o tipo, sei que quando eu fiz precisei esperar 2 semanas chegar pois não tinha no mercado ainda este tipo que a GM inventou hehehehe.

Abraço.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fala, galera! Então, levei o carro com o mesmo sintoma do amigo GuRo7 à CC para uma verificada... Bom, segundo me disseram na CC, de fato há um Boletim Técnico - agora voltado para os modelos 14/14 - sobre o nível de óleo na transmissão e... no meu caso, havia 300 ml a mais de óleo. Fizeram a sangria, melhorou consideravelmente, mas ainda não resolveu... continuo tendo exatamente o mesmo problema que o GuRo7 tinha: "ao passar em uma lombada a terceira faz isso, vc acelera e parece que ta em ponto morto ( igual citei ali em cima, como se fosse manual e vc pisa na embreagem passando a lombada e depois solta a embreagem com o giro por volta de 2500 rpm o carro da um tranco)... o que acontece tbm é que qndo vc reduz no modo manual da marcha 4° para 3° nao entra tbm ai depois entra com tudo dando um baita tranco!..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

O meu é 13/14, e cheguei ao fórum pesquisando pelo mesmo problema no Google: meu Prisma AT, ao passar por lombada, dá um tranco violento.

 

Conforme o Felipe falou acima: parece que está em neutro, e de repente entra uma marcha violentamente.

 

E eu já tive outros automáticos, isso não é normal. E nos primeiros meses, isso não acontecia!

 

O duro vai ser tentar explicar esse lance do óleo pra concessionária. Afinal, a grande chance é de dizerem que desconhecem o procedimento, e que o tranco "é normal".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é 13/14, e cheguei ao fórum pesquisando pelo mesmo problema no Google: meu Prisma AT, ao passar por lombada, dá um tranco violento.

 

Conforme o Felipe falou acima: parece que está em neutro, e de repente entra uma marcha violentamente.

 

E eu já tive outros automáticos, isso não é normal. E nos primeiros meses, isso não acontecia!

 

O duro vai ser tentar explicar esse lance do óleo pra concessionária. Afinal, a grande chance é de dizerem que desconhecem o procedimento, e que o tranco "é normal".

...pra variar... É mais provável de acontecer.

 

Bem-vindo ao fórum, amigo!

 

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha agendado mais uma ida à CC hoje, mas desmarquei. Falaram q iriam atualizar o software, coisa q eu sei q não vai resolver. Inclusive já falaram q esta atualizado... acho q vou acabar deixando pra lá... de qualquer maneira está agendada uma verificação no dia 18/08. O problema, Rael, é que o carro não apresenta tal tranco quando o mecânico está no carro... de qualquer forma tenho um chamado aberto noSAC da GM. Tenhamos sorte!

Editado por feLIpEnOVe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.