Duvida Sobre Filtro De Ar Do Motor Com Espuma


Posts Recomendados

Abrí a cx do filtro de ar do meu novo prisma, e para minha surpresa o filtro vem com uma espuma de um centímetro colada no lado de entrada do ar.

Aprendí que um filtro sujo gasta mais combustível o motor aquece mais etc etc

 E aí como fica o consumo do carro com uma resistência a mais para a passagem do ar para dentro do motor? ( Acho que a engenharia entrou na contra mão da física), quero entender o porque?

Alguém aí sabe ? poderia me explicar.

Já pesquisei e tb o novo fiesta tem o filtro assim.

Hoje tirei a espuma do meu e o carro ficou um pouco mais disposto, e o computador de bordo me deu um gasto menor de combustível, medí várias vezes na estrada, rodei uns 220 km a 100 120 KM/h. Média de 12km/litro de gasolina, carro pesado 4 adultos mais bagagem , mala cheia.

Chequei os outros carros da GM e eles não tem filtro assim .

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Abrí a cx do filtro de ar do meu novo prisma, e para minha surpresa o filtro vem com uma espuma de um centímetro colada no lado de entrada do ar.

Aprendí que um filtro sujo gasta mais combustível o motor aquece mais etc etc

 E aí como fica o consumo do carro com uma resistência a mais para a passagem do ar para dentro do motor? ( Acho que a engenharia entrou na contra mão da física), quero entender o porque?

Alguém aí sabe ? poderia me explicar.

Já pesquisei e tb o novo fiesta tem o filtro assim.

Hoje tirei a espuma do meu e o carro ficou um pouco mais disposto, e o computador de bordo me deu um gasto menor de combustível, medí várias vezes na estrada, rodei uns 220 km a 100 120 KM/h. Média de 12km/litro de gasolina, carro pesado 4 adultos mais bagagem , mala cheia.

Chequei os outros carros da GM e eles não tem filtro assim .

grato

 

fala amigo blza ? te respondi no tópico da minha garagem, como eu disse la, analisando a forma como o onix puxa o ar para o motor, parece que ele pega o ar da caixa de roda, ali aonde tem as aletas logo acima do pneu, dessa forma essa espuma poderia servir para evitar que entre agua, ou como um filtro inicial, retirando as possiveis impurezas mais grossas vindas da caixa de roda como terra, areia e tals ( tambem precisaria confirmar essa informação, mas aparentemente a tomada de ar esta presa na caixa de roda ), o que é uma saida um tanto quanto inteligente, porque o ar da caixa de roda esta sempre frio por causa da alta rotação do pneu, diferente de puxar o ar do cofre, ou ate da grade frontal onde passaria pelo cofre fazendo o ar esquentar, mas tambem geraria um deslocamento maior de ar para o motor com ele em alta velocidade.

 

com certeza essa espuma nao esta ai a toa, foi projetada e feita para estar ai, e a ideia de retirar toda a restrição do ar para o motor não é bem assim que funciona, se voce tirar todo o filtro de ar do seu carro, e andar com ele sem nada, ele nao vai ficar mais potente, pelo contrario, vai ficar mais fraco ! o motor precisa de uma resistencia para "gerar" o vacuo dentro do pistao e sugar o ar para dentro dele, ajustando a resitencia com o vacuo gerado por ela, tem em um projeto, a formula ideal para manter equilibrado potencia e economia, voce pode ate retirar um pouco da resitencia da entrada de ar, gerando assim um pouco mais de ar para o motor, e pendendo um pouco mais para potencia, como é o caso de filtros esportivos, mas como voce disse é física, se voce aumentou a entrada de ar ( ate certo ponto, como eu disse voce nao pode andar com ele sem restrição na entrada de ar, o motivo não é apenas a possivel entrada de particulas no motor, e tambem o já citado vacuo ), vai aumentar a potencia ( mesmo que pouco ) e vai diminuir a economia, nao tem magica, + ar no motor, a injeção tem que colocar + combustivel, para a mistura ficar ideal novamente ! o que pode ocorrer é voce ter que pisar menos no acelerador e talvez compensar esse aumento na injeção de combustivel. eu ja fiz o teste e ja andei com meu corsa sem filtro nenhum, apenas com um pano na entrada para nao entrar nada grosso, antes que me crucifiquem fiz a limpeza do motor depois, alem do barulho animal que fazia, a potencia era perceptivelmente menor do que com o filtro. Já em carros turbo é diferente, o ar já entra pressurizado, e o motor nao precisa criar o vacuo para puxar o ar ( aspirado ) o ar é pressurizado dentro do pistão, ai sim o ideal é andar sem filtro nenhum !

 

ela está bem na entrada do ar para o filtro ?

de qualquer forma, acredito que a espuma nao faz diferença nenhuma na admissão de ar do carro, porque tem uma boa quantidade de ar entre a espuma e o filtro nao tem ? a restrição do ar vai continuar sendo ditada pelo filtro na minha opinião...

vou olhar hoje e dar uma fuçada =P

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é : se vc aumenta a resistência à passagem do ar ex:( filtro sujo) o consumo aumenta e o carro fica" pesado" fraco ai vem a GM e a Ford , o novo fiesta tb é assim,  e põe uma espuma ( sujeira) no filtro, realmente não entra em minha cabeça, estou rodando assim e observando o consumo do carro, ainda sinto o carro mais solto, ou seja piso menos no acelerador.

A questão do vácuo sempre vai ter se é um carro aspirado e a relação ar/ comb vai ser ajustada pela central para a melhor faixa logo não estou a principio estragando o motor ou outra coisa. A única coisa que passa pela minha cabeça é que eles queriam diminuir o barulho feito pela entrada de ar, mas prejudicar o desempenho por este motivo pra mim não é inteligente.

Vou ficar na observação e pesquisa na NET qualquer coisa eu posto para vcs.

Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é : se vc aumenta a resistência à passagem do ar ex:( filtro sujo) o consumo aumenta e o carro fica" pesado" fraco ai vem a GM e a Ford , o novo fiesta tb é assim,  e põe uma espuma ( sujeira) no filtro, realmente não entra em minha cabeça, estou rodando assim e observando o consumo do carro, ainda sinto o carro mais solto, ou seja piso menos no acelerador.

A questão do vácuo sempre vai ter se é um carro aspirado e a relação ar/ comb vai ser ajustada pela central para a melhor faixa logo não estou a principio estragando o motor ou outra coisa. A única coisa que passa pela minha cabeça é que eles queriam diminuir o barulho feito pela entrada de ar, mas prejudicar o desempenho por este motivo pra mim não é inteligente.

Vou ficar na observação e pesquisa na NET qualquer coisa eu posto para vcs.

Abraço 

 

 

concordo que deixar passar mais ar para um motor aspirado é sempre bom ( respeitando o limite, como eu disse nao pode rodar sem filtro, porque voce perderá potencia ), nesse caso concordo com voce que nao esta quebrando nada, e nem causando nenhum maleficio, mas pensando um pouco melhor, com certeza o filtro de ar tem uma restrição muito maior do que essa espuma concorda ? pensando assim, suponhamos que o filtro tenha restrição hipoteticamente de 3, e a espuma de 1, colocando os dois em uma caixa :

 

----ar ------ espuma restrição 1 ------------filtro restrição 3 ----- motor

 

dessa forma quem dita a quantidade de ar que entra para o motor ? o filtro ! retirar ou nao a espuma nao vai fazer diferença entende ? a restrição final vai continuar sendo 3, e nao 4 só porque voce colocou uma espuma ! 

 

coloca um pano de nylon ( sem fiapos ) no bocal de entrada da caixa do filtro de ar, e tira o filtro tira tudo ! o carro vai fazer um barulho animal, mas vai ficar xoxo, principalmente em baixa rotação, faz o teste e me fala =D já testei isso no meu corsa kkk nem da vontade de colocar o filtro de novo o barulho é animal kkkkkk

Editado por engcolombo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá eu aqui novamente:

Sabia que tinha uma explicação, os corsas 1.4 econoflex não tinham essa espuma,( tive um) e agora a GM coloca nos 1.4 SPE/4. Não notei aumento significativo de ruído com o filtro sem a espuma, mas tá mais econômico sim, o carro está mais solto.

Veja abaixo uma reportagem que achei na NET.

 

Dependendo da marca, os filtros de ar podem ser feitos de materiais como papel, algodão ou esponja. A esponja é útil a filtrar as partículas muito finas, como as de pó. Os filtros de ar mais usados são os fabricados em papel, uma vez que são os mais baratos. Apesar disso, a diferença entre os filtros de diferentes materiais é quase impercetível durante a condução, exceto para os pilotos de corrida e rally. Para motores mais ruidosos, também existem filtros de ar fabricados em papel e cobertos por uma camada de esponja que reduz o excesso de ruído.

Encontre a reportagem completa  no site abaixo.

http://www.detudoemum.com/como-posso-mudar-o-filtro-do-ar

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O  site anterior saiu incompleto

  1. Como posso mudar o filtro de ar do carro? - De tudo em um
    www.detudoemum.com/como-posso-mudar-o-filtro-do-ar/‎
    •  
     
    Os filtros de ar prolongam a vida dos motores dos carros, filtrando as ... de ar fabricados em papel e cobertos por uma camada de esponja que reduz o excesso ...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um site que explica sobre sistema de admissão de AR. ( muito bom)

  1. Filtro de Ar Esportivo, Vale a Pena ? » R19Club
    r19club.com/tuning/filtro-de-ar-esportivo-vale-a-pena/‎
    •  
    •  
     
    A maneira mais fácil de se conseguir isso, seria eliminar o filtro de ar.... O filtro depapel (original) é o mais barato e mais comum, e também o menos eficiente. ... Existem também filtros que cumprem a função de filtragem, mas o fluxo de ar ...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um site que explica sobre sistema de admissão de AR. ( muito bom)

A maneira mais fácil de se conseguir isso, seria eliminar o filtro de ar. .... O filtro depapel (original) é o mais barato e mais comum, e também o menos eficiente. ... Existem também filtros que cumprem a função de filtragem, mas o fluxo de ar ...

O site anterior saiu incompleto

Os filtros de ar prolongam a vida dos motores dos carros, filtrando as ... de ar fabricados em papel e cobertos por uma camada de esponja que reduz o excesso ...

Olá eu aqui novamente:

Sabia que tinha uma explicação, os corsas 1.4 econoflex não tinham essa espuma,( tive um) e agora a GM coloca nos 1.4 SPE/4. Não notei aumento significativo de ruído com o filtro sem a espuma, mas tá mais econômico sim, o carro está mais solto.

Veja abaixo uma reportagem que achei na NET.

Dependendo da marca, os filtros de ar podem ser feitos de materiais como papel, algodão ou esponja. A esponja é útil a filtrar as partículas muito finas, como as de pó. Os filtros de ar mais usados são os fabricados em papel, uma vez que são os mais baratos. Apesar disso, a diferença entre os filtros de diferentes materiais é quase impercetível durante a condução, exceto para os pilotos de corrida e rally. Para motores mais ruidosos, também existem filtros de ar fabricados em papel e cobertos por uma camada de esponja que reduz o excesso de ruído.

Encontre a reportagem completa no site abaixo.

http://www.detudoemum.com/como-posso-mudar-o-filtro-do-ar

Amigo, poderia ter editado o post anterior ! Ja ja o Ney vem aqui te avisar disso = D rsrs

Quanto ao filtro, ainda não abri para olhar, mas pelo que esta escrito ele é mais restritivo do que o próprio filtro de papel ? Se não for, é o que eu disse não vai fazer diferença na admissão do ar, quanto ao barulho, esse motivo sim faz sentido ! Talvez seja por isso a espuma então, vou abrir o meu e olhar ! Prometo ! Kkkk ai volto aqui com as minhas conclusões =P

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal abri a caixa do filtro de ar, e a espuma fica grudada em baixo do filtro conforme a foto :

uze5evu3.jpg

Fiz um rápido teste com um aspirador de pó, coloquei ele no filtro sem espuma, e na espuma, e parece que a espuma restringe mais o ar do que o filtro, retirei a espuma e ficou assim :

a6yve4ab.jpg

Ele eh colado com um especie de cola quente.

Resumindo, o barulho do motor ficou mais alto, e ate um pouco mais grosso, o carro parece levemente mais solto, mas pelo sensor obd2 parece estar consumindo mais, a media caiu de 7,5 para 7,2, o que é normal + ar = + combustível injetado, precisaria andar com ele mais algumas semanas para ver se o consumo aumentou mesmo, por outro lado, a espuma estava levemente escura com poeira e poluição, e o filtro estava limpinho ! Acho que essa poeira vai para o filtro agora kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voltando depois de rodar quase 100 km hoje, o carro ficou levemente mais solto, o barulho levemente mais alto e encorpado, e o consumo medido pelo obd2 levemente maior ! acho tambem que o filtro vai durar menos agora, por estar recebendo mais poeira que era retirado pela esponja ! vou olhar ele daqui uns 1000 km e ver se mudou muita coisa !

 

 

PS: a diferença ficou mais perceptivel na 3 marcha, que passando dos 4500 rpm o carro da uma estinligada boa, que parece ser realmente mais "forte" do que com a espuma !

Editado por engcolombo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso , gosto mais do meu carro nesta condição, ainda mais que ele é AT, no manual deve ficar melhor ainda.

Fiz um teste com o sensor de temperatura externa que fica preso na grade do para choque abaixo da placa, retirei ele daí e coloquei preso no chicote de fios do farol direito( cofre do motor ) e saí:  a temp. com o carro rodando  ficou de 38 a 42°c, no engarrafamento chegou aos 51°c, ( próx. ao meio dia) e isso aquece todo o sistema de entrada de ar do carro, aquecendo mesmo que pouco o ar  devido à vazão, mas aquece, pretendo isolar térmicamente o meu sistema da temp. elevada do cofre, e medir com o sensor de temp como está o ar indo para o motor depois posto para vcs.

Abraço

Editado por Jose Ferreira da Silva Fil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso , gosto mais do meu carro nesta condição, ainda mais que ele é AT, no manual deve ficar melhor ainda.

Fiz um teste com o sensor de temperatura externa que fica preso na grade do para choque abaixo da placa, retirei ele daí e coloquei preso no chicote de fios do farol direito( cofre do motor ) e saí:  a temp. com o carro rodando  ficou de 38 a 42°c, no engarrafamento chegou aos 51°c, ( próx. ao meio dia) e isso aquece todo o sistema de entrada de ar do carro, aquecendo mesmo que pouco o ar  devido à vazão, mas aquece, pretendo isolar térmicamente o meu sistema da temp. elevada do cofre, e medir com o sensor de temp como está o ar indo para o motor depois posto para vcs.

Abraço

 

 

voce tem o sensor OBD2 ? ele te mostra a temperatura exata do ar de admissão ! e é por ai mesmo varia entre 35 e 45 graus, andando ao meio dia a temperatura do ar nao passou dos 50 graus, sempre fica ali no limite 47 ou 48 graus mesmo com temperatura externa de 35 graus, como fez em sao paulo nos ultimos dias . para resfriar o conjunto de admissão de ar, tem que trocar os tubos de plastico e borracha por tubos de aluminio e passando ali perto do radiador, mas antes dele, o famoso intercooler, mas garanto para voce que resfriar o ar da admissão, mesmo que seja 5 graus ou mais, em um carro aspirado e com potencia menor que 150 cavalos, não vale a pena ! é trabalho e esforço para pouco resultado, se não, nenhum resultado !

 

não é querendo te desanimar, é que tenho um amigo que tem oficina de preparação, e ja discuti com ele sobre isso, o ganho quando ocorre, nao vale o investimento do intercooler ! =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raphael, boa noite vou continuar com o meu filtro sem a espuma, pois gostei mais da dinâmica do carro.

 

E hoje eu isolei o lado do paralama, a parede que separa a cx do motor deste, e o filtro de ar com um material isolante térmico que é de um lado espuma e do outro aluminizado( não conseguí postar a foto com o resultado final, as medições de temp. cairam e estabilizaram na casa dos 30 a 35 °c, medição feita pelo sensor de temp externa do carro que reloquei para dentro deste isolamento, instalei na entrada do filtro de ar.

 

já coloquei PARA TESTE UM FILTRO CILINDRICO PARA MOTOR 2.4L E AÍ O AR PASSOU COMO SE NÃO TIVESSE FILTRO, PORÉM: O CARRO FICOU VARIANDO A ROTAÇÃO EM MARCHA LENTA , O RONCO FICOU SHOW, O CARRO FICOU SUPER SOLTO  E O CONSUMO AUMENTOU segundo o computador  de bordo rodei só uns 20 km. para sentir as mudanças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Ola, estava  apertando  parafuso do reservatório de  agua e  ai resolvi dar uma olhada no filtro p ver se  estava mt sujo. Ao abrir vejo  essa  espuma  embaixo  grudada  junto  ao  filtro. É normal isso???  Acredito que o filtro  seja  original. O filtro  esta  meio  torto...  achei  estranho.

2016-08-17 23.48.31.jpg

2016-08-17 23.48.16.jpg

2016-08-17 23.47.55.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao fórum.

Antes de criar algum tópico de uma pesquisada para saber se já não existe algo parecido, para evitarmos ter vários tópicos falando do mesmo assunto...

Para se familiarizar, perca um tempinho para ler as regras.

Abaixo o tópico com o assunto.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

c

Em 17/08/2016 at 23:52, felipesp13 disse:

Ola, estava  apertando  parafuso do reservatório de  agua e  ai resolvi dar uma olhada no filtro p ver se  estava mt sujo. Ao abrir vejo  essa  espuma  embaixo  grudada  junto  ao  filtro. É normal isso???  Acredito que o filtro  seja  original. O filtro  esta  meio  torto...  achei  estranho.

2016-08-17 23.48.31.jpg

2016-08-17 23.48.16.jpg

2016-08-17 23.47.55.jpg

voce tirou a caixa toda? para poder trocar? o problema foi colocar a tampa de volta... como vc fez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

A espuma além de reduzir o barulho retém impurezas mais grossas vindas da caixa de toda bem como água. Alguns Ônix estão batendo motor por terem aspirado água por alí acredito que passando por áreas alagadas.Depois que ví que o ar da admissão vem Dalí fico cismado até de passar em poça d'água daquele lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 2/4/2014 at 22:24, engcolombo disse:

coloca um pano de nylon ( sem fiapos ) no bocal de entrada da caixa do filtro de ar, e tira o filtro tira tudo ! o carro vai fazer um barulho animal, mas vai ficar xoxo, principalmente em baixa rotação, faz o teste e me fala =D já testei isso no meu corsa kkk nem da vontade de colocar o filtro de novo o barulho é animal kkkkkk

Pior conselho que já li neste fórum até hoje. Penso totalmente o contrário, nunca deixe de usar o filtro de ar ao rodar com o carro. Afinal, se ele não fosse necessário as montadoras não utilizariam-no nos motores.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, duduzera disse:

Pior conselho que já li neste fórum até hoje. Penso totalmente o contrário, nunca deixe de usar o filtro de ar ao rodar com o carro. Afinal, se ele não fosse necessário as montadoras não utilizariam-no nos motores.

Essa do pano de Nylon foi Top. Melhor deixar sem filtro logo.

Em 06/10/2017 at 11:20, André luís fernandes disse:

A espuma além de reduzir o barulho retém impurezas mais grossas vindas da caixa de toda bem como água. Alguns Ônix estão batendo motor por terem aspirado água por alí acredito que passando por áreas alagadas.Depois que ví que o ar da admissão vem Dalí fico cismado até de passar em poça d'água daquele lado.

Lembro nos corsa classic, Eu tinha um Wind 2 portas, na admissão tinha uma especie de coletor que "pegava" o ar na grade frontal do carro e mandava pra Caixa ressonadora de Ar. Isso do Onix puxar o Ar da caixa de rodas é meio estranho, podiam fazer igual os antigo corsas e pegar o ar na frente do carro. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.