Entre para seguir isso  
Marcelo José Alves

Projeto Do Google Levará Android Para Carros Da Audi, Gm, Honda E Hyundai

Recommended Posts

Conforme o Wall Street Journal reportou na semana passada, o Google levará o sistema Android para os automóveis. Nesta segunda-feira (6), a companhia anunciou uma parceria com as montadoras Audi, GM, Honda e Hyundai para levar o Android para um sistema automotivo interativo. Ele funcionará com processadores da Nvidia, que também integra a chamada Open Automotive Alliance, liderada pelo Google. 

O objetivo dessa aliança é "tornar a tecnologia dos carros mais segura, intuitiva e divertida para todos".

"Levar a plataforma Android para o setor automotivo permitirá que parceiros integrem mais facilmente tecnologia móvel nos veículos e oferecer uma experiência familiar e sem obstáculos para que os motoristas se concentrem apenas na estrada", disse Sundar Pichai, responsável pelo Android e Google Chrome, no site oficial da aliança automotiva. "Estamos desenvolvendo funcionalidades que permitirão que o próprio carro se torne um dispositivo Android conectado."

O Google não anunciou quais serão os serviços e aplicativos levados para os veículos. No entanto, oWSJ na semana passada informou que o sistema automotivo permitirá o acesso a músicas, navegação por GPS, aplicativos e serviços, assim como acontece em smartphones e tablets com Android.

Em 2010, foi lançado na China o primeiro carro com sistema Android chamado Roewe 350. Esse modelo tem Android 2.1 em um painel eletrônico que roda um aplicativo de GPS que mostra a situação do trânsito em tempo real. Também é possível rodar DVDs e navegar na web.

Vale lembrar que a Apple e a Microsoft também têm parcerias com montadoras automotivas e podem eventualmente levar o iOS e o Windows para os carros. Até mesmo a GM está entre os parceiros da Apple e lançará carros com painéis que se integram a aplicativos de iPhone e iPad neste ano.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/bitnocarro/2014/01/projeto-do-google-levara-android-para-carros-da-audi-gm-honda-e-hyundai.shtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Confirmado: Google se une a montadoras para levar o Android ao painel dos carros

 

Dando sentindo aos rumores que apareceram no final de 2013, o Google anunciou nesta segunda-feira a criação da Open Automotive Alliance (OAA), um grupo de trabalho que surge com a audaciosa missão de levar o Android ao painel dos automóveis, pelo menos dos modelos mais sofisticados.

Quando os primeiros burburinhos sobre o assunto surgiram, somente a Audi era apontada como parceira certa do Google nesta empreitada, mas a montadora alemã não foi a única a se afiliar: GM, Honda e Hyundai também figuram como membros da OAA, e o espaço está aberto para outras companhias interessadas.

Sabendo que o aspecto do hardware também é importante neste tipo de iniciativa, a Nvidia não perdeu tempo: não só se juntou ao grupo como também já manifestou interesse em colocar o seu recém-anunciado SoC Tegra K1 nos veículos que rodarem Android, o que não quer dizer que chips de fabricantes como Qualcomm e MediaTek estão descartados, vale frisar.

 

audi-r8-600x400.jpg

 

A proposta pode parecer excêntrica em um primeiro momento, mas quem é que não gostaria de utilizar de maneira mais prática os apps de mapas, músicas ou comunicação de seu smartphone enquanto dirige? Muita gente já faz isso atualmente, mas é consenso que desviar a atenção para o dispositivo diante do volante é perigoso – dependendo das circunstâncias, o risco existe mesmo quando os comandos são dados por voz.

Mas a questão da segurança é apenas a ponta do iceberg. Com o exército de desenvolvedores para Android que existe por aí, dá para vislumbrar inúmeras aplicações para a proposta: aplicativos que encontram o posto de gasolina mais próximo, que traçam rotas de acordo com informações do trânsito, que ajudam a estacionar o veículo e assim por diante.

Não é só o Google que sabe do potencial da ideia. A OAA é tida como uma resposta – talvez atrasada, mas só um pouco – ao iOS in the Car, uma ideia semelhante apresentada pela Apple em junho de 2013 e que também conta com o apoio das montadoras mencionadas aqui, entre outras.

A expectativa do Google é a de que os primeiros automóveis com Android integrado cheguem às estradas no final de 2014 (o mesmo devendo valer para o iOS). Não é algo muito futurista, portanto, mas é prudente não esperar nada realmente maduro para antes de dois ou três anos.

Com informações: GigaOM

Fonte: http://tecnoblog.net/148254/google-android-carros/

 

É o que será do futuro do mylink?

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso