Projeto Do Google Levará Android Para Carros Da Audi, Gm, Honda E Hyundai


Marcelo José Alves

Posts Recomendados

Conforme o Wall Street Journal reportou na semana passada, o Google levará o sistema Android para os automóveis. Nesta segunda-feira (6), a companhia anunciou uma parceria com as montadoras Audi, GM, Honda e Hyundai para levar o Android para um sistema automotivo interativo. Ele funcionará com processadores da Nvidia, que também integra a chamada Open Automotive Alliance, liderada pelo Google. 

O objetivo dessa aliança é "tornar a tecnologia dos carros mais segura, intuitiva e divertida para todos".

"Levar a plataforma Android para o setor automotivo permitirá que parceiros integrem mais facilmente tecnologia móvel nos veículos e oferecer uma experiência familiar e sem obstáculos para que os motoristas se concentrem apenas na estrada", disse Sundar Pichai, responsável pelo Android e Google Chrome, no site oficial da aliança automotiva. "Estamos desenvolvendo funcionalidades que permitirão que o próprio carro se torne um dispositivo Android conectado."

O Google não anunciou quais serão os serviços e aplicativos levados para os veículos. No entanto, oWSJ na semana passada informou que o sistema automotivo permitirá o acesso a músicas, navegação por GPS, aplicativos e serviços, assim como acontece em smartphones e tablets com Android.

Em 2010, foi lançado na China o primeiro carro com sistema Android chamado Roewe 350. Esse modelo tem Android 2.1 em um painel eletrônico que roda um aplicativo de GPS que mostra a situação do trânsito em tempo real. Também é possível rodar DVDs e navegar na web.

Vale lembrar que a Apple e a Microsoft também têm parcerias com montadoras automotivas e podem eventualmente levar o iOS e o Windows para os carros. Até mesmo a GM está entre os parceiros da Apple e lançará carros com painéis que se integram a aplicativos de iPhone e iPad neste ano.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/bitnocarro/2014/01/projeto-do-google-levara-android-para-carros-da-audi-gm-honda-e-hyundai.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Confirmado: Google se une a montadoras para levar o Android ao painel dos carros

 

Dando sentindo aos rumores que apareceram no final de 2013, o Google anunciou nesta segunda-feira a criação da Open Automotive Alliance (OAA), um grupo de trabalho que surge com a audaciosa missão de levar o Android ao painel dos automóveis, pelo menos dos modelos mais sofisticados.

Quando os primeiros burburinhos sobre o assunto surgiram, somente a Audi era apontada como parceira certa do Google nesta empreitada, mas a montadora alemã não foi a única a se afiliar: GM, Honda e Hyundai também figuram como membros da OAA, e o espaço está aberto para outras companhias interessadas.

Sabendo que o aspecto do hardware também é importante neste tipo de iniciativa, a Nvidia não perdeu tempo: não só se juntou ao grupo como também já manifestou interesse em colocar o seu recém-anunciado SoC Tegra K1 nos veículos que rodarem Android, o que não quer dizer que chips de fabricantes como Qualcomm e MediaTek estão descartados, vale frisar.

 

audi-r8-600x400.jpg

 

A proposta pode parecer excêntrica em um primeiro momento, mas quem é que não gostaria de utilizar de maneira mais prática os apps de mapas, músicas ou comunicação de seu smartphone enquanto dirige? Muita gente já faz isso atualmente, mas é consenso que desviar a atenção para o dispositivo diante do volante é perigoso – dependendo das circunstâncias, o risco existe mesmo quando os comandos são dados por voz.

Mas a questão da segurança é apenas a ponta do iceberg. Com o exército de desenvolvedores para Android que existe por aí, dá para vislumbrar inúmeras aplicações para a proposta: aplicativos que encontram o posto de gasolina mais próximo, que traçam rotas de acordo com informações do trânsito, que ajudam a estacionar o veículo e assim por diante.

Não é só o Google que sabe do potencial da ideia. A OAA é tida como uma resposta – talvez atrasada, mas só um pouco – ao iOS in the Car, uma ideia semelhante apresentada pela Apple em junho de 2013 e que também conta com o apoio das montadoras mencionadas aqui, entre outras.

A expectativa do Google é a de que os primeiros automóveis com Android integrado cheguem às estradas no final de 2014 (o mesmo devendo valer para o iOS). Não é algo muito futurista, portanto, mas é prudente não esperar nada realmente maduro para antes de dois ou três anos.

Com informações: GigaOM

Fonte: http://tecnoblog.net/148254/google-android-carros/

 

É o que será do futuro do mylink?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.