Posts Recomendados

Pessoal, não tive nenhum problema com meu Onix, até porque peguei ele na sexta-feira passada e rodei menos de 500km ainda (1.4 LTZ AT) mas lendo o tópico creio que posso contribuir por conhecer bastante sobre injeção e ignição eletrônicas. O fato de a bomba para de funcionar após algumas partidas para não encharcar o motor sinaliza um problema pois a função da bomba é pressurizar o combustível na linha de alimentação para que o mesmo seja atomizado dentro das câmaras de combustão através dos bicos injetores na proporção correta, de acordo com o mapa de ignição do módulo eletrônico. O que encharca o motor é a quantidade de tentativas de partida malsucedidas pois a cada partida os bicos injetam combustível nos cilindros. Aparentemente o problema é nos relês de ignição (bobinas de ignição) ou da bomba de combustível, que podem estar superaquecendo e não conseguindo manter o contato armado. Tive um Fiesta antes do Onix que apresentou problemas para dar partida com menos de 100km rodados, pois armava a solenoide do bêndix depois que o motor de partida começava a girar e arranhava o volante do motor, como se eu estivesse tentando dar partida nele com o motor ligado (proprietários de carros antigos, que não tinham travas no miolo, sabem bem como é esse som ...). A solução foi simplesmente substituir o relê do motor de partida por um outro relê idêntico que tinha dentro da caixa de relês e tudo se solucionou. Concessionária ? Pfffff ... não tinham ideia do que fazer para resolver o problema.

 

Um procedimento que observo sempre antes de girar a chave para a posição 3 e dar a partida no motor é aguardar aquele "self check" do carro que ele faz quando a chave chega à posição 2, quando ele apaga todas as lâmpadas do painel e deixa apenas a de pressão de óleo, bateria, freio de estacionamento e ignição ligadas e após a partida, quando ele refaz todas as verificações, apenas piso no acelerador após todas as lâmpadas do painel se apagarem. 

 

Quando tive um Classic VHC no frio era um parto também para ligá-lo, mesmo com combustível no tanquinho. Solução : "dez conto" de gasolina no tanque e completar com álcool. Resolvia todos os problemas da partida e não ficava "borrachudo" o motor (na gasolina é visível a alteração de resposta do motor). A explicação (dada pela concessionária) é que o módulo de injeção está programado para injetar combustível apenas quando o líquido de arrefecimento do motor está a uma temperatura inferior a 13ºC. Quando estou na empresa e vou embora a noite tudo bem, pois o estacionamento é aberto e o motor esfria de verdade devido ao fluxo grande de ar mas em casa dificilmente o motor esfriava o suficiente para que fosse necessária a injeção de gasolina por dormir em garagem coberta e totalmente fechada e aí sim era preciso dar 2, 3, por vezes até 4 partidas consecutivas para que o motor pegasse.

 

Espero ter ajudado de alguma forma !

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Pessoal, não tive nenhum problema com meu Onix, até porque peguei ele na sexta-feira passada e rodei menos de 500km ainda (1.4 LTZ AT) mas lendo o tópico creio que posso contribuir por conhecer bastante sobre injeção e ignição eletrônicas. O fato de a bomba para de funcionar após algumas partidas para não encharcar o motor sinaliza um problema pois a função da bomba é pressurizar o combustível na linha de alimentação para que o mesmo seja atomizado dentro das câmaras de combustão através dos bicos injetores na proporção correta, de acordo com o mapa de ignição do módulo eletrônico. O que encharca o motor é a quantidade de tentativas de partida malsucedidas pois a cada partida os bicos injetam combustível nos cilindros. Aparentemente o problema é nos relês de ignição (bobinas de ignição) ou da bomba de combustível, que podem estar superaquecendo e não conseguindo manter o contato armado. Tive um Fiesta antes do Onix que apresentou problemas para dar partida com menos de 100km rodados, pois armava a solenoide do bêndix depois que o motor de partida começava a girar e arranhava o volante do motor, como se eu estivesse tentando dar partida nele com o motor ligado (proprietários de carros antigos, que não tinham travas no miolo, sabem bem como é esse som ...). A solução foi simplesmente substituir o relê do motor de partida por um outro relê idêntico que tinha dentro da caixa de relês e tudo se solucionou. Concessionária ? Pfffff ... não tinham ideia do que fazer para resolver o problema.

 

Um procedimento que observo sempre antes de girar a chave para a posição 3 e dar a partida no motor é aguardar aquele "self check" do carro que ele faz quando a chave chega à posição 2, quando ele apaga todas as lâmpadas do painel e deixa apenas a de pressão de óleo, bateria, freio de estacionamento e ignição ligadas e após a partida, quando ele refaz todas as verificações, apenas piso no acelerador após todas as lâmpadas do painel se apagarem. 

 

Quando tive um Classic VHC no frio era um parto também para ligá-lo, mesmo com combustível no tanquinho. Solução : "dez conto" de gasolina no tanque e completar com álcool. Resolvia todos os problemas da partida e não ficava "borrachudo" o motor (na gasolina é visível a alteração de resposta do motor). A explicação (dada pela concessionária) é que o módulo de injeção está programado para injetar combustível apenas quando o líquido de arrefecimento do motor está a uma temperatura inferior a 13ºC. Quando estou na empresa e vou embora a noite tudo bem, pois o estacionamento é aberto e o motor esfria de verdade devido ao fluxo grande de ar mas em casa dificilmente o motor esfriava o suficiente para que fosse necessária a injeção de gasolina por dormir em garagem coberta e totalmente fechada e aí sim era preciso dar 2, 3, por vezes até 4 partidas consecutivas para que o motor pegasse.

 

Espero ter ajudado de alguma forma !

Muito bom seu relato. Excelente contribuição.

 

Abç.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse procedimento  adoto faz  uns 6 anos  em  meu carro funciona que uma beleza  

 

 

 

 

Quando tive um Classic VHC no frio era um parto também para ligá-lo, mesmo com combustível no tanquinho. Solução : "dez conto" de gasolina no tanque e completar com álcool. Resolvia todos os problemas da partida 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava com esse mesmo problema, mas com tempo bem menos frio que agora. O motivo foi ter misturado muita gasolina no 1/4 de tanque de álcool que eu tinha. Fui na concessionária e fizeram uma alteração forçada pra tentar reconhecer mais álcool no tanque e fui instruído a andar até o painel mostrar COMB e depois escolher qual combustível completar (escolhi álcool porque queria mais potência na estrada, estava de férias). Feito isso, até o tanquinho da partida a frio voltou a injetar (não é sempre não, mesmo no tempo mais frio agora).

 

Pra quem fica preocupado com limpeza de bicos, tem um "aditivo" Bardhal que parece funcionar bem (se abasteceu só álcool até hoje, pode usar o "amarelo" mesmo).

 

Bom, desde então só álcool (igual o dono), não tive nenhum problema com partidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava com esse mesmo problema, mas com tempo bem menos frio que agora. O motivo foi ter misturado muita gasolina no 1/4 de tanque de álcool que eu tinha. Fui na concessionária e fizeram uma alteração forçada pra tentar reconhecer mais álcool no tanque e fui instruído a andar até o painel mostrar COMB e depois escolher qual combustível completar (escolhi álcool porque queria mais potência na estrada, estava de férias). Feito isso, até o tanquinho da partida a frio voltou a injetar (não é sempre não, mesmo no tempo mais frio agora).

 

Pra quem fica preocupado com limpeza de bicos, tem um "aditivo" Bardhal que parece funcionar bem (se abasteceu só álcool até hoje, pode usar o "amarelo" mesmo).

 

Bom, desde então só álcool (igual o dono), não tive nenhum problema com partidas.

 

Quando há gasolina predominante no tanque o módulo não injeta combustível mesmo pelo tanquinho porque não é necessário. E segundo o próprio manual da GM os bicos são auto-limpantes e não precisam de manutenção com esse intuito. Acredito que a recomendação do manual de se utilizar um frasco de aditivo a cada 4 tanques (ou 200L de combustível) seja para manter o sistema "lubrificado" para os motoristas que, como eu, utilizam apenas de álcool e para remover das tubulações de alimentação resíduos que a gasolina deixa durante o uso prolongado para quem usa esse combustível.

Editado por BrunoAS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Boa noite,meu nome é Paulo Martins,moro em Morrinhos-GO,funcionário público do município.Sou deficiente físico e só agora que consegui comprar um carro novo,tem apenas 3 meses q adquiri um Onix 1.0 Ls básico.Está acontecendo igual o de vocês,me deixou na rua 4vezes.Me socorreram e levaram para oficina autorizada e nada de conserto.Hoje me deixou na rua de novo,só pega na chupeta o mecânico acha que o fio negativo está isolando a bateria mas nada fazem.Acusaram o alarme q mandei colocar nele como o defeito,não admitem que não são capacitados para resolver o problema.O que devo fazer?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa Noite! Já o Meu Onix 1,0 LT Liga sem problema, quando chego em casa que desligo não liga mas tem que espera o motor resfriar.

 

Alguém já passou por isso ? 

Pode ser que não ligue porque está quente demais. Já verificou o nível da água do radiador? Há um tópico falando no nível de água que baixa demais. Muita gente está tendo este problema. Como não tem marcador de temperatura da água, pode ser que esteja superaquecendo por falta d'água sem que isto seja percebido...

Editado por JoseRoberto8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Estou com um problema semelhante:

 

Peguei o meu 1.4 LTZ AT dia 14/1, de uma semana pra cá, tenho notado o carro falhando ao ligar com o motor frio.

O carro treme inteiro e a rotação oscila bastante, e como o carro é automático, se engato a ré pra sair da garagem ele quase morre. Eu desengato o carro rápido para não correr o risco dele morrer engatado.

Se eu desligar e ligar novamente, às vezes ele fica redondo, senão, desligo e ligo pela terceira vez e o motor começa a girar liso, sem falhas.

Não percebo falha alguma ao rodar com o carro, e nem falta de força ou tão pouco engasgos ou consumo elevado.

 

Alguma idéia? Pretendo levar na concessionária em breve.

 

Adquiri o carro na concessionária primarca de São Caetano do Sul/SP.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Vinícius Santana Bessa

Hey Thersyw ! Desculpe não deu para responder antes! 

cara... assim que li o seu post imprimi e levei o carro na chevrolet. O mecânico disse que poderia ser isso e tals...

Trocou a peça! O Carro funcionou muito bom! Mas apenas durante 5 dias! 

De manha fui sair com o carro e a mesma coisa! só consigo fazer ele funcionar bombeando o acelerador! 

Levei novamente na chevrolet e está claro que os incompetentes dos mecânicos não sabem o que é!

Meu carro em alguns instantes acelera sozinho! quando está de segunda principalmente ele acalera até 2000 RPM... sem pisar no acelerador! em uma esquina por exemplo. Mto estranho! 

Encontrei isto falando sobre as falhas nas válvulas!  Alguém já leu algo sobre???

http://www.meuonixquebrou.com.br/2013/10/

 

Meu recurso será a justiça! 

 

 

 

Vinícius Santana Bessa

 

Boa tarde,

Sou de sao Paulo meu nome e Wanderson Miranda

 

Meu onix esta igual o seu acontecendo o mesmo problema a meses e ninguem resouvel ainda esta semana vou levar na GM

para eles tentarem resolver vamos ver oque eles vao fazer porque meu caro desde ontem ele nem ligar ele liga

​as velas estao encharcadas de gasolina e isso nao é normal acontecer fa vez uma serie de troca de peças tambem e nada de melhorar

a propria GM me ligou e disse q vai acompanhar de perto assim q arrumarem q e oq eu espero eu aviso você so que aconteceu

se quiser me add no face para conversarmos melhor esta como : Wanderson Carvalho olhe as fotos ira ter um onix preto de rodas vermelhas serei eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa tarde!

Estava com o mesmo problema, sempre ao ligar o carro e o mesmo não estivesse com o motor quente, eu tinha que bombear o acelerador para conseguir ligar, ele dava uma oscilada mas pegava. Aí quando foi no sábado, fui tentar ligar o carro em torno de umas onze horas, estava sol e o motor não estava tão frio, o carro não ligava, de início o motor tentou responder mas sem sucesso. Aí abrimos o capo e notamos que havia uma mangueira saindo do reservatório de partida a frio que estava solta e que havia uma válvula preta escrito BOSCH que havia duas conexão, porém uma delas quebrada. É possível que seja essa solenoide, alguém sabe me dizer se essa mangueira que sai do reservatório é conectado nessa válvula?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

BOA NOITE!

 

ALGUÉM RESOLVEU ESSE PROBLEMA?

Em 10/12/2013 at 21:47, Vinicius Santana Bessa disse:

Olá pessoal, tenho um Onix 1.0 e está apresentando um problema muito estranho que os mecânicos da chevrolet nao estao sabendo identificar, quem puder espero que me ajudem. É o seguinte! O carro simplesmente não liga, depois de muita tentativa e com o pé no acelerador ele pega, mas com muita dificuldade, fazendo um super barulho e acelerando sozinho! neste momento aparece um forte cheiro do catalisador! depois de ligado! o carro não tem força! se eu engato a primeira é mto difícil ele sair sem apagar! é necessário pisar fundo no acelerador! ele só fica "normal" depois que anda um tempo e desempenhando bem o carro! 
Detalhe! esse problema aconteceu outras vezes! levei na GM e depois de muito tempo entendi que era mal contato no cabos! eles desligaram e ligaram novamente! depois de 3 messes o problema voltou! aconteceu outra vezes! fizeram o mesmo procedimento e voltou de novo essa semana! é mto estranho pq em algum momento ele funciona! depois estaciono e volta tudo outra vez! sinal de mal contato néh? mas aonde? os mecânicos da GM disseram que nunca viram isso! estou começando a duvidar da capacidade deles! o que vcs acham?
Outro detalhe... ele tem 10.000 e sempre usei gasolina, nunca álcool !
Desde já mto Obrigado! Agradeço a atenção!

Vinícius  

ALGUÉM CONSEGUIU RESOLVER?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá pessoal, tenho um Onix LT 1.0 95.000km esta acontecendo algo parecido com o meu, para ligar ele a primeira vez pela manhã tenho que dar varias partidas e com o pé no acelerador, levei na mecânica eles me disseram para trocar o combustível de etanol para gasolina, mais não funcionou, depois que o carro liga ela funciona normalmente e da a partida, o problema só ocorre quando fica sem ligar ele por umas 8h.

Quem puder me dar umas dicas serei grato, para saber o que realmente devo trocar.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Tenho Onix 1.4 ano 2013... 57 mil rodados de uns dias p ca tbm comecou a ter q dar 3 partidas p pegar.. 2 pega e morre

abasteço sempre no msmo posto e com etanol e a temperatura ambiente entre 23 e 32 graus

isso ocorre com motor frio primeira partida....to na duvida tbm o que esta acontecendo???

rodei 6 meses e nunca havia feito isso...se persistir vou levar css!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 3 anos depois...
Em 06/10/2016 at 21:20, Vicente Santos disse:

Olá pessoal, tenho um Onix LT 1.0 95.000km esta acontecendo algo parecido com o meu, para ligar ele a primeira vez pela manhã tenho que dar varias partidas e com o pé no acelerador, levei na mecânica eles me disseram para trocar o combustível de etanol para gasolina, mais não funcionou, depois que o carro liga ela funciona normalmente e da a partida, o problema só ocorre quando fica sem ligar ele por umas 8h.

Quem puder me dar umas dicas serei grato, para saber o que realmente devo trocar.

Obrigado.

Tenho um Onix Joy 2018 que está com o mesmo problema. Apresenta dificuldades para dar "a primeira partida do dia", tenho que acelerar até estabilizar e parar de fumaçar. Depois normaliza e volta a falhar no outro dia, a partir da primeira partida e sempre assim...

Detalhe:  Isso não acontece quando abasteço com álcool... Só com gasolina!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 08/07/2021 at 10:42, jose.andre disse:

Tenho um Onix Joy 2018 que está com o mesmo problema. Apresenta dificuldades para dar "a primeira partida do dia", tenho que acelerar até estabilizar e parar de fumaçar. Depois normaliza e volta a falhar no outro dia, a partir da primeira partida e sempre assim...

Detalhe:  Isso não acontece quando abasteço com álcool... Só com gasolina!

olá, conseguiu resolver, qual foi o diagnostico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.