Embreagem do LT 1.0: problema ou falta de costume?!


lourencobj

Posts Recomendados

Olá pessoal!

 

Desde quando tirei carteira só dirigi um carro na vida: o Palio Economy 1.0 (sem ar e direção) do meu irmão.

 

E a coisa que achei mais estranha ao dirigir o Onix foi a embreagem como um todo.

 

Quando eu fui sair da CCS, eu simplesmente não estava conseguindo acelerar direito, porque eu não estava encontrando o ponto da embreagem... E ao cair numa avenida super-hiper-mega-extra movimentada de BH foi foooda... porque eu não estava conseguindo arrancar o carro direito, e enquanto estava aquele trânsito infernal.

 

Notei que a embreagem do Onix é muuuuuuuito macia e tem um ponto de acionamento mais alto que o Palio.

 

A embreagem do Palio parece ser mais "forte", no sentido que é o carro arranca numa boa só de voltar com a embreagem no ponto; mesmo num leve aclive, a embreagem "segura" melhor o Palio.

 

Já no Onix eu senti uma certa estranheza... Especialmente ao tentar dar uma ré para subir (ou manobrar) em um morro eu achei o carro muito fraco. Constantemente o carro perde força e começa a trepidar... até morrer.

 

Constantemente ao tentar dar ré numa subida, tenho que socar o pé no acelerador, botando o motor em alta rotação (~3mil rpm) para dar conta do recado. Porém às vezes sinto aquele cheiro de embreagem queimada. :/

 

Confesso que não sou "o motorista". hehehehehe

 

Mas será que essa situação é normal (sentir essa "fraqueza" na ré), tendo em vista que o Onix é o primeiro carro que dirijo após o Palio?

Ou seja, será que é só falta de costume com o carro? Ou mais alguém também passa (ou já passou) por essa situação?

 

Alguém tem alguma dica pra me ajudar?

Editado por lourencobj
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Tenho um 1.4 e de fato a embreagem é mais alta mesmo. Com o meu é de boa segurar ele na subida somente com a embreagem, mas se vacilar um pouco que for o carro já morre. Com o tempo você se acostuma com o carro e aí melhora muito.

 

Eu acho que isso de o motor não aguentar muito segurando só na embreagem é porque o Onix em si é pesado mesmo, se comparado com os demais da categoria... e aí aliado ao motor 1.0, explica isso que você relatou. Talvez nem seja isso, mas acho que contribui muito para tal. Já vi, inclusive, dizerem que o carro é pesado também pro motor 1.4 do Onix, mas eu acho que dá conta do recado. No 1.0 nunca andei então não posso falar sobre.

 

A alternativa seria dar ré acelerando mais ou mesmo usar o freio de mão, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Classic vhc era monstro ! Saia de embreagem de qualquer lugar ! Gostava muito do sistema de engrenagens dev, todos falam do peso mas 100 kilos a mais que os outros carros não pode fazer tanta diferença assim...e também passo por todos esses problemas relatados constantemente porque estaciono na calcada e na subida, mas já acostumei tem que acelerar e colocar a embreagem lá em cima, ai vai soltando devagar e ele sobe, com o tempo nem cheio de embreagem faz mais...mas ele já morreu varias vezes pq eu tentei sair rápido na subida e a embreagem não acompanha....você tem que engatar dar uma andadinha e ai acelerar tudo, também sinto muita muita diferença na 5 marcha para o meu corsa, no ônix eu acelerou e ele não responde, apenas mantem a velocidade (isso na estrada ), com o corsa ele continuava no mesmo folego da 4 marcha, se eu ganhasse mais a primeira coisa que mudaria era a embreagem/transmissao e posteriormente abaixaria o torque para próximo dos 4 mil giros, apenas a título de comparação o corsa tem torque maximo a 3 mil giros e o ônix a 5 mil se não me engano....apesar do ônix ter quase 10 cavalos a mais que o corsa, o que mata ele foi esse torque a uma rotação muito alta....GM e suas doideras, vai entender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lourencobj, por acaso seu carro está abastecido com gasolina ?

 

Desde que eu comprei meu Onix (1.0) só andei com álcool. Como recomendam, a cada 3 ou 4 meses abastecer com gasolina (de preferência aditivada) eu coloquei gasolina no carro no mês passado. Deus me livre !!!! O Onix com gasolina é triste, e com ar ligado é uma droga !! Se você não eleva o giro ele simplesmente não sai do lugar, chega a ser um saco andar como carro ...

 

Com álcool a história é outra, muito melhor. Se você estiver usando álcool, pode ser que não esteja mesmo acostumado ou até mesmo um problema com o seu carro. Se estiver usando gasolina, experimente abastecer com álcool quando acabar o tanque, vai notar uma diferença grande.

 

espero ter ajudado

 

PS: além de não andar porcaria nenhuma, o carro com gasolina fez 10km/l em percurso misto, sendo que eu estava conseguindo quase 8km/l só na cidade com álcool ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas pessoal!

Acho que então é falta de costume mesmo; a embreagem é muito macia e alta.

Realmente uma das soluções, especialmente ao fazer uma baliza entre dois carros, vai ser usar o freio de mão com mais frequência.

 

 

Eu aprendi a dirigir em carro velho, então acho a engrenagem do onix perfeita. Eu acho que seu problema é falta de costume mesmo. Já viu se seu carro ta naquele recall do motor?

Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk

 

O carro foi fabricado em outubro de 2013. Os recalls foram anteriores. Mas mesmo assim eu conferi e não tem nenhuma chamada para o chassi dele. Ainda bem!

 

lourencobj, por acaso seu carro está abastecido com gasolina ?

 

Desde que eu comprei meu Onix (1.0) só andei com álcool. Como recomendam, a cada 3 ou 4 meses abastecer com gasolina (de preferência aditivada) eu coloquei gasolina no carro no mês passado. Deus me livre !!!! O Onix com gasolina é triste, e com ar ligado é uma droga !! Se você não eleva o giro ele simplesmente não sai do lugar, chega a ser um saco andar como carro ...

 

Com álcool a história é outra, muito melhor. Se você estiver usando álcool, pode ser que não esteja mesmo acostumado ou até mesmo um problema com o seu carro. Se estiver usando gasolina, experimente abastecer com álcool quando acabar o tanque, vai notar uma diferença grande.

 

espero ter ajudado

 

PS: além de não andar porcaria nenhuma, o carro com gasolina fez 10km/l em percurso misto, sendo que eu estava conseguindo quase 8km/l só na cidade com álcool ...

 

Pois é, eu só andei com álcool nos primeiros R$50 que o cara da CCS recomendou fazer no 1o abastecimento. Depois eu completei o tanque com gasolina comum e ainda estou com esse tanque...

 

Assim que esse tanque de gasolina acabar, vou completar com álcool só pra ver como fica o desempenho e rendimento dele.

Como peguei ele no dia 01/11/2013, ele ainda está meio "amarrado". Mas mesmo assim vou testar. Talvez a relação custo/benefício valha a pena, como você mencionou.

 

Obrigado mesmo, pessoal!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.