Onix automatico na ladeira


uncodead

Posts Recomendados

Pessoal, tenho um onix automatico lt. Hoje peguei uma ladeira razoavelmente inclinada no modo D, no meio da ladeira parei o carro sem pisar no freio e o carro começou a descer... O mesmo acontece com o Ré... Alguem sabe explicar se o comportamento é esse mesmo?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Até onde conheço de automáticos quando vc para em alguma ladeira normalmente, pisando no freio, a tendência é de parada e assim ficar. No caso de só parar sem pisar no freio ele continua em movimento.

 

Sds,

Avelino

Concordo, Avelino.

 

Se eu entendi bem sua dúvida, uncodead, seria parecido com um carro manual, se não frear não tem como ficar imóvel! A marcha por si só tende a girar o motor em circunstâncias desse tipo, ela pode até engatar um pouco, mas parar total, não. e nesses casos, a tendencia é aumentar cada vez mais o giro do motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conversor de torque faz o carro se movimentar só com a marcha lenta apenas no plano ou em aclives muito leves, dependendo da inclinação, ele mantêm o carro parado, e se for mais acentuado, ele não segura e o mesmo começa a descer, tendo que usar o freio para deixa-lo parado, ou pizar de leve no acelerador para compensar a força que falta para manter o carro parado.. 

 

Abs

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nemum fica ACELERANDO, o conversor de torque tem a tendencia a movimentar o carro sim se vc não tiver usando o freio e a posição estiver em D.

 

Pela sua foto acredito ter um cruse em casa, se for automatico, ligue o carro coloque em D e tire o pé do freio e me diga se ele fica parado.

 

Isso é justamente para ajudar em manobras em locais planos e com pouco espaço, e tbem para evitar de o carro voltar muito para tras qndo se esta em uma subida esperando para sair.

 

Abs

Editado por Mano
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nemum fica ACELERANDO, o conversor de torque tem a tendencia a movimentar o carro sim se vc não tiver usando o freio e a posição estiver em D.

 

Pela sua foto acredito ter um cruse em casa, se for automatico, ligue o carro coloque em D e tire o pé do freio e me diga se ele fica parado.

 

Isso é justamente para ajudar em manobras em locais planos e com pouco espaço, e tbem para evitar de o carro voltar muito para tras qndo se esta em uma subida esperando para sair.

 

Abs

Valeu mano!!!, não me lembrava do nome do dito cujo!!! CONVERSOR DE TORQUE

 

Sds,

Avelino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende um pouco também da ladeira em questão né.

Todos dando opiniões, válidas apesar de algumas um pouco controversas, mas depende da ladeira em questão gente. Dependendo da ladeira e da estrada varia o funcionamento, o "auxílio" que se tem apenas ao colocar o câmbio em Drive é para manobras, arrancar o carro no plano e em morros, mas não para ficar subindo ladeiras sem usar o acelerador, é um auxílio não um carro que anda sozinho.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho um onix automatico lt. Hoje peguei uma ladeira razoavelmente inclinada no modo D, no meio da ladeira parei o carro sem pisar no freio e o carro começou a descer... O mesmo acontece com o Ré... Alguem sabe explicar se o comportamento é esse mesmo?

 

Obrigado.

Acho que o comportamento é exatamente este mesmo, eu tenho um Prisma AT6 e em ladeiras grandes o carro volta sim.

 

Concordo com a opinião do Léo Marques.

 

Sds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos idos dos anos 80 nos Santana e Monza( Meu pai teve os dois AT) e nos demais existiam 1,2,3,D,N,R,P. Segundo diziam os experts da época a 1 era para ser usada em subidas muito íngrimes, a 2 subidas leves e anda trânsito muito lento...a 3 para trânsito um pouco menos lento e a D obviamente para uso normal!!!!....porém o que alguns bons mecânicos diziam era salvo uso em tais subidas mto íngrimes usar sempre a D...sempre andei dessa maneira, adoro carros AT e com as novidades de hj em dia ficou muito, mas muito melhor dirigir um AT...

 

Sds,

Avelino

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses números não servem pra subir ladeira e sim o contrário, é para usar como se fosse engrenado, o 3 vai travar o câmbio na 3 marcha e usar o freio motor pra não passar de certa velocidade, o 2 também não deixa o câmbio sair da segunda. Como nos carros de hoje existe a opção sequencial você consegue descer engrenado usando freio motor sem grandes problemas.

Só lembrando que em carros automáticos o freio é dimensionado para aguentar o tranco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.