Barulho na partida


Posts Recomendados

Dei uma procurada aqui no fórum e não achei nenhum problema similar ao meu, então abri este tópico.

Agora a tarde saí com o carro, parei em casa por 2min (desliguei) e logo já liguei para sair novamente, eis que, no ato da partida, escuto um barulho parecido ao de batida de pino - ACHO que é assim que posso chamar o barulho, não sei ao certo - (que acontece normalmente quando você coloca uma marcha alta para a velocidade que está trafegando e vai soltando a embreagem, fazendo o motor girar a menos de 1.000rpm, chega uma hora que ele vai fazendo esse barulho, ameaçando morrer). Saí normalmente e ao voltar, dei mais 3~4 partidas, com um intervalo pequeno entre elas e ainda com o motor quente. O barulho apareceu em todas as partidas.

Levei na concessionária onde comprei o carro, só conseguiram me agendar para a primeira semana de novembro. Liguei em outra e estava mais cheia ainda. Na última que liguei me disseram pra eu passar lá semana que vem e tentariam me encaixar para ver, ao menos, o que está acontecendo. Ainda não precisei fazer troca de óleo nem a revisão do meu carro e fiquei surpreso ao saber da demora geral das concessionárias, imagino se o problema fosse mais grave, como eles iriam resolver isso. Enfim.

Já que vou ter que esperar para (quem sabe) ser atendido na concessionária semana que vem, pergunto aqui se alguém já passou por isso ou tem alguma idéia do que poderia ser. Agradeço desde já!

EDIT: Tive que baixar a qualidade do vídeo, mas assim consegui subir no Youtube mais rapidamente. Observações: Dei a partida com o câmbio em ponto morto, com o pé na embreagem e ar condicionado desligado. Segue o vídeo que fiz cerca de 10~20 minutos após o surgimento do barulho. Andei mais com o carro depois do primeiro acontecimento e em todas as partidas foi a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


se for um barulho na partida é alguma coisa solta, o meu faz tbem, e como alguem já falou, deve ser ou algum suporte no radiador ou algo relacionado a descarga, ainda não parei para ver onde é..

Sobre a batida de pino qndo o carro tende a morrer é "normal". Normal acontecer pq o carro quase apaga, mas não é normal pois isso prejudica o motor, e acredito ser um erro de projeto, mas se reparar a maioria dos Agiles e principalmente os VW 1.0, tem esse defeito, que se ameniza quando se usa etanol.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta dar partida sempre com o carro em ponto morto e com a embreagem pisada ate o fim. Melhor maneira para náo ter problemas nesta situacao

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk

É o que sempre faço. Dei inúmeras partidas hoje dessa maneira e o barulho ocorre mesmo assim.

se for um barulho na partida é alguma coisa solta, o meu faz tbem, e como alguem já falou, deve ser ou algum suporte no radiador ou algo relacionado a descarga, ainda não parei para ver onde é..

Sobre a batida de pino qndo o carro tende a morrer é "normal". Normal acontecer pq o carro quase apaga, mas não é normal pois isso prejudica o motor, e acredito ser um erro de projeto, mas se reparar a maioria dos Agiles e principalmente os VW 1.0, tem esse defeito, que se ameniza quando se usa etanol.

Abs

O engraçado é que depois da partida, não se ouve nenhum barulho do tipo novamente (a não ser quando forço o motor a entrar em uma marcha alta demais para sua velocidade, o que é comum em motores flex, infelizmente, como disse o ADG no vídeo). O que não acho normal é esse mesmo barulho NA PARTIDA! Por isso estou preocupado.

Estou tentando subir um vídeo no youtube que eu fiz agora a tarde mesmo, mas está processando faz tempo. Assim que terminar, postarei aqui. Obrigado pelo esclarecimento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No dia seguinte ao ocorrido, com o motor frio (primeira partida do dia), não ocorreu barulho algum na partida. Nos dias seguintes, testei com o motor quente também e nada. Vou levar o carro na concessionária daqui uma semana mesmo assim para darem uma olhada e, claro, continuarei atento.

 

Obrigado a quem respondeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo problema acontece com o meu 1.4...

 

Acontece sempre com o seu??

 

O meu desde que comprei só aconteceu nesse dia... Na maioria dos dias que usei o carro, desde então, sempre com o motor quente, desligava e ligava de novo o carro e nada do barulho aparecer de novo. Muito estranho.

 

A única variante que não se repetiu foi o clima. No dia do problema estava muito quente... O Mylink estava mostrando 37ºC de temperatura externa e a ventoínha, assim que eu ligava o carro, já acionava (inclusive, se prestar atenção no som do vídeo, dá para ouvir ela funcionando).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu 1.4 acontece as vezes de dar a partida e ouvir algo solto. Tipo acabamento da ventoinha do radiador (aquela parte preta) ou algo batendo do escape.

Falando em partida, a partida de vocês estão demorada ou tocou a chave e liga?

 

 

tocou a chave liga ! igual meu antigo corsa...nunca tive problema em atraso de partida com os dois, tocou ligou !

 

o seu esta com algum atraso ? no alcool e no frio é ate normal, apesar de mesmo nessas condições eu nao perceber nenhum atraso na ignição....minhas trocas de marchas é que estão duras ! mesmo pisando ate o fim no pedal, as marchas enroscam e as vezes fazem um barulho no cambio ao trocar...estranho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMIGO, DAQUI PRA FRENTE VAI SER SÓ ASSIM: OFICINA DA GM LOTADA E SALA DE VENDAS VAZIA... ESSE VAI O NOVO MODO DE FUNCIONAR DA CHEVROLET. Uma sugestão pra eles, voltarem aquele slogan, só que com uma peqna alteção: CHEVROLET, "NÃO CONTE COMIGO"!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece sempre com o seu??

 

O meu desde que comprei só aconteceu nesse dia... Na maioria dos dias que usei o carro, desde então, sempre com o motor quente, desligava e ligava de novo o carro e nada do barulho aparecer de novo. Muito estranho.

 

A única variante que não se repetiu foi o clima. No dia do problema estava muito quente... O Mylink estava mostrando 37ºC de temperatura externa e a ventoínha, assim que eu ligava o carro, já acionava (inclusive, se prestar atenção no som do vídeo, dá para ouvir ela funcionando).

 

Comigo é bem aleatório, pouco frequente, mas acontece sempre desde que comprei o carro. Ainda não consegui determinar se algo influencia isso, como motor quente ou frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes eu seguro pouca e o carro liga. As vezes toco e liga. Não é constante.

 

Percebi que no contato positivo da bateria tá criando uma crosta chamada de zinadre.

Vou medir com um multímetro a carga da bateria. Meço com ele ligado correto?

 

Villa, Faça uma limpeza no terminal da bateria e do conector com Vinagre (isso mesmo, vinagre de cozinha). Esfregue bem de preferencia com algo abrasivo.

 

Depois disso verifique se o terminal nao está um pouco frouxo no polo da bateria.  O zinabre é comum e simples de ser eliminado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu 1.4 acontece as vezes de dar a partida e ouvir algo solto. Tipo acabamento da ventoinha do radiador (aquela parte preta) ou algo batendo do escape.

Falando em partida, a partida de vocês estão demorada ou tocou a chave e liga?

 

O pior vai ser que vou ter que explicar o barulho pro mecânico e talvez mostrar os vídeos que fiz, pois nunca mais fez o bendito do barulho. Vamos ver o que me falam.

 

A minha partida, em termos de demora, é sempre como a do vídeo que coloquei. Acho que está normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo é bem aleatório, pouco frequente, mas acontece sempre desde que comprei o carro. Ainda não consegui determinar se algo influencia isso, como motor quente ou frio.

 

Eu me preocupei pois comigo foi a primeira vez... Assim que eu for fazer o diagnóstico eu dou um retorno do que aconteceu.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Depois de muito tempo... Finalmente fui lá fazer o diagnóstico.

 

Infelizmente como fiquei esperando um tempo antes de ser atendido, o motor esfriou e bom... o barulho só aparece (e a cada partida ele varia, as vezes mais baixo, as vezes mais alto) quando está bem quente mesmo. Geralmente quando ocorre o problema, o Mylink acusa a temperatura externa de 30~35ºC ou mais, e a ventoinha está sempre ligada.

 

Eu mostrei o vídeo para ele escutar o barulho, ele reproduziu o barulho em situações em que ele normalmente aparece (forçar o motor em baixas rotações, quando está quase morrendo), deu muitas partidas mas, na partida mesmo, o barulho não apareceu. Ele disse que o problema pode ser no motor de partida. Não sou mecânico, mas fiquei em dúvida com essa afirmação. Quando o motor está frio ou quando o clima não está quente demais, o barulho não aparece. Se fosse mesmo o motor de partida, toda partida ia fazer barulho. Mas enfim, não sou mecânico. Só uma opinião mesmo.

 

Ele me deu a ordem de serviço e lá está escrito sobre o barulho na partida. Se acontecer algo, pelo menos está registrado que eu levei o carro lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma atualização... Hoje o problema ocorreu novamente e voltei na concessionária, mas hoje consegui mostrar o barulho ao mecânico.

 

Ele me disse que é a gasolina mesmo... Abasteço em um posto de confiança então o problema não seria esse, mas somente o fato de SER GASOLINA, e não álcool. Ele me explicou que, devido a uma temperatura um pouco mais alta que o habitual (o barulho só aparece quando está bem quente, abafado), a gasolina detona um pouco antes da hora na ignição... e aí ocasiona o barulho. Ele me garantiu que NÃO HÁ DANOS AO MOTOR, que eu poderia ficar tranquilo.

 

Ele me sugeriu colocar um pouco de álcool junto com a gasolina, sendo 10% de álcool do total que eu colocar de gasolina. Por exemplo, se colocar R$50,00 de gasolina, então colocar mais R$5,00 de álcool, aproximadamente. Disse também que se eu rodar só com álcool, o problema vai sumir (enquanto eu estiver com esse combustível, claro, se trocar para gasolina o problema voltará também). Eu prefiro já encher o tanque só de álcool de uma vez e só rodar com álcool mesmo.

 

Fica a informação para os que sofrerem do mesmo problema. E obrigado a todos pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo engolir quando um mecânico fala que é normal. Isso pra mim não é normal, o carro é flex, é para andar em qualquer tipo de combustível, em qualquer proporção. Não tem essa de fazer misturinhas para ver se resolve o problema.

 

Abra chamado na GM, seja por email ou telefone e explique a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo engolir quando um mecânico fala que é normal. Isso pra mim não é normal, o carro é flex, é para andar em qualquer tipo de combustível, em qualquer proporção. Não tem essa de fazer misturinhas para ver se resolve o problema.

 

Abra chamado na GM, seja por email ou telefone e explique a situação.

 

Quando contei sobre o caso, a primeira coisa que me falaram foi isso. E compartilho da mesma opinião. Minha ficha caiu ontem mesmo. Se é flex, tem que se comportar adequadamente com os dois combustíveis.

 

Vou tentar levar à outras concessionárias, contar (e se possível mostrar) o caso, ver o que pode ser feito. E vou procurar a GM também. Hoje fez barulho na partida a tarde inteira. Não dá pra achar normal, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui distinguir bem pelo vídeo, mas se for um barulho metálico (parecido com escapamento), pode ser mesmo a moldura do radiador. O meu começou a fazer barulho depois que passei em uma cratera aqui na cidade. Verifiquei o escapamento e, nada...

Descobri que era a tal moldura. Para testar, basta (com o carro frio, é claro), empurrá-la para frente. Ela bate no painel dianteiro da lataria, que por sua vez, produz um um som metálico.

Para corrigir o problema, foi só encaixá-la de volta (ela se solta com facilidade) e pronto.

(Para facilitar o acesso, solte o vaso de expansão do radiador, sem retirar as mangueiras)

Quanto à possibilidade de "batida de pino" ocorria muito no meu Celta VHCE, e também ocorre no Onix (com menor frequencia) quando uso somente gasolina.

Atualmente estou usando apenas etanol, mas quando abasteço com gasolina, mantenho uma proporção de 20% de etanol no tanque.

Editado por Adivalson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui distinguir bem pelo vídeo, mas se for um barulho metálico (parecido com escapamento), pode ser mesmo a moldura do radiador. O meu começou a fazer barulho depois que passei em uma cratera aqui na cidade. Verifiquei o escapamento e, nada...

Descobri que era a tal moldura. Para testar, basta (com o carro frio, é claro), empurrá-la para frente. Ela bate no painel dianteiro da lataria, que por sua vez, produz um um som metálico.

Para corrigir o problema, foi só encaixá-la de volta (ela se solta com facilidade) e pronto.

(Para facilitar o acesso, solte o vaso de expansão do radiador, sem retirar as mangueiras)

Quanto à possibilidade de "batida de pino" ocorria muito no meu Celta VHCE, e também ocorre no Onix (com menor frequencia) quando uso somente gasolina.

Atualmente estou usando apenas etanol, mas quando abasteço com gasolina, mantenho uma proporção de 20% de etanol no tanque.

 

Não acho que seja algo solto pois o barulho só ocorre quando o motor está bem quente. Na primeira partida do dia ou quando não está tão quente assim, tudo ocorre normalmente. Se fosse em TODAS as partidas, sem exceção, aí sim daria para considerar algo solto.

 

Mas isso que não me conformo. Para não ter o barulho preciso sempre misturar um pouco de etanol na gasolina ou usar somente etanol? Ainda mais em um carro flex?? No meu entendimento, o motor está preparado para que eu utilize tanto um, tanto outro sem que haja problema algum.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Boa noite Gabriel Baú, gostaria de saber se teve alguma solução tirando essa paliativa, pois o meu ocorre a mesma coisa infelizmente só na gasolina também, não concordo e não este barulho normal parece que vai danificar a longo prazo. 

 

 

Boa noite Diego!

 

Infelizmente não encontrei nenhuma outra "solução" além da que foi postada acima. Ultimamente estou encarando o fato como uma "característica" do motor flex, já que em outros tipos de situação conhecidas, como a do vídeo que o Mano postou no início do tópico, há o mesmo barulho. Se no seu ocorrer com muita frequência, aconselho agendar uma vistoria na concessionária para averiguar isso. Como o meu está fazendo o barulho com muito menos frequência, estou desencanando do problema. Caso ache algo que possa solucionar de fato o nosso problema, por favor compartilhe aqui!!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Diego!

 

Infelizmente não encontrei nenhuma outra "solução" além da que foi postada acima. Ultimamente estou encarando o fato como uma "característica" do motor flex, já que em outros tipos de situação conhecidas, como a do vídeo que o Mano postou no início do tópico, há o mesmo barulho. Se no seu ocorrer com muita frequência, aconselho agendar uma vistoria na concessionária para averiguar isso. Como o meu está fazendo o barulho com muito menos frequência, estou desencanando do problema. Caso ache algo que possa solucionar de fato o nosso problema, por favor compartilhe aqui!!

 

Abraço

 

Desculpa a demora para responder Gabriel Baú, pois bem levei ontem na concessionária, a mecânica que me atendeu logo de primeira ao dar partida reconheceu que o carro estava desregulado, e o mesmo balançava acima do normal. Outro diagnóstico que ela ponderou foi que o carro poderia estar com o coxim solto, bom o barulho fez quando ela deu partida. Hoje vou deixar o carro e retirar no final do dia, logo que retira-lo posto o veredito se resolveu e o que era realmente.

 

 

Abraços !!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel Baú retirei o carro e o mesmo se encontra em perfeito estado não deu nenhum estalo ate o momento, e a vibração esta normal e a partida não contém mais falhas. O diagnóstico foi que o carro estava perfeito mais mesmo assim a mecânica resolveu apertar o coxim, as suspensões e também resetar a ECU acho que seria esse o nome. Ela comentou em um momento que as vezes e normal o carro dar esses problemas quando se troca de combustível pois o modulo não reconhece corretamente sendo necessário reseta lo quando se usa pela primeira vez a gasolina. Bom espero ter ajudado.

 

Abraços ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.