Falha GRAVÍSSIMA no freio


Posts Recomendados

Tenho um Onix Joy 2017, semana passada, passei por este mesmo problema relatado por muitos. Achei que fosse uma pedra de manta asfáltica que tinha prendido entre o disco e a pinça de freio, pois estava a uns 70 km/h e reduzi para passar em uma lombada, quando fui frear, perdi o freio e fez um barulho, como estivesse arranhando algo, esse barulho vinha da roda dianteira esquerda. Enfim, tive sorte que não tinha nenhum carro na minha frente, mas o susto ficou. Até achei que estava gasta a pastilha, mas não apareceu nenhum sinal no painel. Em fim, vou ficar mais atento nas frenagens. Tava com o AC ligado, estava chovendo, e tive uma queda brusca de velocidade, detalhe, para o carro não cair a rotação ao ponto de morrer, pisei no freio e na embreagem, nisso o carro estava desengatado naquele momento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


10 horas atrás, mauricio13 disse:

Tenho um Onix Joy 2017, semana passada, passei por este mesmo problema relatado por muitos. Achei que fosse uma pedra de manta asfáltica que tinha prendido entre o disco e a pinça de freio, pois estava a uns 70 km/h e reduzi para passar em uma lombada, quando fui frear, perdi o freio e fez um barulho, como estivesse arranhando algo, esse barulho vinha da roda dianteira esquerda. Enfim, tive sorte que não tinha nenhum carro na minha frente, mas o susto ficou. Até achei que estava gasta a pastilha, mas não apareceu nenhum sinal no painel. Em fim, vou ficar mais atento nas frenagens. Tava com o AC ligado, estava chovendo, e tive uma queda brusca de velocidade, detalhe, para o carro não cair a rotação ao ponto de morrer, pisei no freio e na embreagem, nisso o carro estava desengatado naquele momento.

 

Esse ruido, barulho que vc ouviu foi o ABS em ação.

Muitas pessoas não sabem ou não se acostumaram com o sistema ABS. Na primeira vez vc leva um susto por causa do ruido forte de ferro, as vezes, dependendo da pressão usada para acionar os freios, ocorre trepidação no pedal, tudo perfeitamente normal para sistemas ABS.

Outra sensação de perder o freio nestes momentos, é que ao ouvirmos o ruido, ou sentirmos a trepidação, aliviamos o pé do freio, tirando a eficiência dos freios, pensando que os mesmo falharam.

Quando ocorre esta trepidação/ruido, o pedal de freio tende a baixar( sintomas de falta de freio), e nestes casos devemos pressionar com com mais força. Não fizemos isso por não estarmos familiarizados, pois no pensamento as rodas irão travar, por isso aliviamos e o carro não para.

Vc falou q estava estava chovendo, e na hr que pressionou o freio, a roda dianteira esquerda perdeu contato com o solo, fazendo com que o ABS identificasse uma brusca mudança de velocidade apenas nesta roda, e entrou em ação, evitando o bloqueio dela.

Faça um teste vc mesmo, em um local seguro, ande a uma velocidade de 50km/h, de preferencia onde tem areia ou pedrinhas soltas, paralelepípedo,  melhor ainda se estiver molhado. Tende fazer com que apenas um lado do carro esteja com as rodas sobre a areia ou pedras,  e freie , mas não alivie a pressão, se necessário pise com mais força. No meu, seguido ocorre o ruido quando estou freando para dobrar uma esquina, e tem um pequeno buraco ou areia, que faz com que a roda trave.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Boa noite pessoal,

 

Alguém já teve problemas com o freio de pé do Onix? Já tive 2 episódios que fui frear o carro o pedal trepidou e o carro não freiou... Porém ao bombar o pedal o freio volta ao normal como se o freio estivesse zerado.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 11/01/2015 at 20:19, Diogosjc disse:

 

Apenas, compartilhando o problema, tive o mesmo desprazer, o ar condicionado ligado no máximo, o carro por duas vezes numa subida, e cade o freio ao dar a ré? Estava a velocidade muito baixa (entre 5 e 10km/h). Em uma das vezes deliguei o carro e liguei novamente, ai o freio voltou.

 

Lamentável essa GM, amanhã vou a CSS para ver se isso tem solução.

 

Onix 2015, com 3500 km rodados

Qual a evolução dessa situação ? Vi muita gente com o mesmo problema, onix praticamente perdendo o freio quando o ar condicionado ta ligado em manobras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Boa tarde... isso não é ABS coisa nenhuma!!! Pois eu estava em um engarrafamento, em uma ladeira bem ingrime com o ar condicionado ligado....acionei o freio 1 ,2 vezes...na terceira pensei que o carro tinha morrido, pois o freio ficou muito duro...quase bati em um Corolla.... sorte que acionei o freio de mão rapidamente.... agora quando o ar condicionado está ligado eu só ando com a mão no freio de mão .... acontece mais quando o ar está ligado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.