Falha GRAVÍSSIMA no freio


Posts Recomendados

Esse final de semana passei por um acaso MUITO parecido com o relatado pelo "2000" e estranhei, ao ler os posts de vocês parece que foi a mesma coisa. Eu estava saindo de uma vaga de um estacionamento, ACHO que o ar estava ligado, e o freio parece que ficou duro e não funcionou. Pisei o pé mais uma vez e continuava duro, na terceira ficou normal. Bizarro.

Apenas, compartilhando o problema, tive o mesmo desprazer, o ar condicionado ligado no máximo, o carro por duas vezes numa subida, e cade o freio ao dar a ré? Estava a velocidade muito baixa (entre 5 e 10km/h). Em uma das vezes deliguei o carro e liguei novamente, ai o freio voltou.

Lamentável essa GM, amanhã vou a CSS para ver se isso tem solução.

Onix 2015, com 3500 km rodados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Apenas, compartilhando o problema, tive o mesmo desprazer, o ar condicionado ligado no máximo, o carro por duas vezes numa subida, e cade o freio ao dar a ré? Estava a velocidade muito baixa (entre 5 e 10km/h). Em uma das vezes deliguei o carro e liguei novamente, ai o freio voltou.

Lamentável essa GM, amanhã vou a CSS para ver se isso tem solução.

Onix 2015, com 3500 km rodados

Eu ja levei na css e relatei o caso.Sai com o tecnico mas nada ocorreu.Ai ele falou se não acendeu nada no painel é que não tem defeito nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei recentemente a perceber o mesmo problema do freio duro com carro parado, ou quando desço a garagem de casa de ré. E isso ocorre mais fácil quando a ventoinha do motor tá ligada, o que geralmente ocorre segundos após ligar o ar-condicionado. Eu percebi que quando o freio tá duro e você pisa fundo nele, é só desligar o ar-condicionado, e assim que a ventoinha do motor pára o freio "afunda", como se o servofreio misticamente voltasse a funcionar.

 

Falaram sobre uma tal de válvula PBA, pesquisei no Google mas não achei nada sobre isso. Nunca tive problemas na estrada, freio sempre funcionou, só fico com receio de isso indicar algum possível problema futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja levei na css e relatei o caso.Sai com o tecnico mas nada ocorreu.Ai ele falou se não acendeu nada no painel é que não tem defeito nenhum.

 

Levei na CSS e falei com o responsável da oficina sobre o problema, ele falou que tanto o motor, o ar condicionado e o freio usam um sistema de vácuo. Quando o motor está em baixa rotação e é ligado o ar condicionado o motor fica mais fraco e começa a perder o sistema de vácuo, e o sistema prefere tirar um pouco da força no freio ao invés do motor morrer e perder totalmente o freio (motor morrendo).

Particularmente não entendo de mecânica, e penso que mesmo que isso seja verdade e uma vergonha sair um sistema de fábrica dessa maneira. 

 

P.S. Fiz um teste com outro Onix na própria CSS é demostrou o mesmo problema. Pelo jeito é mais um famoso problema cronico da GM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite pessoal,

      não sei se alguém já passou por isso ou sabe o que é; o onix aqui de casa está com a luz do ABS acendendo sem motivo; as vezes andamos 5 minutos com o carro e do nada ele acende, sem ter que pisar forte no freio e algumas vezes até utilizar o mesmo. Alguém sabe o que pode ser?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desde 2012/2013 quando comprei o Onix só tive problemas com o carro. Ao começar que a tampa do porta luvas não tinha encaixe e tive que trocá-la,  ao redor das portas por diversas vezes apresentou ferrugem, fiz o recall das rodas (arestas cortantes), o farol desregula sozinho (varias vezes), problema de aterramento nos fios do som e lanterna, recentemente o led do painel queimou (constatado problema de fabricação) onde por isso desconfigurou o radio (não possuo mylink). E ontem mesmo precisei frear bruscamente o carro e me espantei quando percebi que o mesmo falhou (o meu chassi não esta incluido no recall dos freios), fez um barulho ensurdecedor e o carro tremeu por inteiro como se fosse desmontar. Acho um carro muito confortavel, além de bonito, porém cada dia que passa me surpreendendo ainda mais com o descaso no qual foi fabricado e pelo pessimo atendimento das concessionarias da minha região. Infelizmente, pretendo vendê-lo, antes que desvalorize ainda mais. É uma pena, é uma vergonha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já andei em alguns carros com ABS e até se acostumar com essa sensação de freio que não funciona ou a impressão do carro não diminuir a velocidade me fez quase querer um carro com freio mecânico novamente kkk até já dou uma dica que aprendi antes de ter o Onix, quando se está manobrando o carro eu fico dando umas aceleradas suaves para a rotação do carro ficar entre os 1000/1200 rmp mais ou menos, em um 2.0 da VW também tive essas impressões e algumas vezes até morreu o motor com ar+abs+cambio automático, com abs aprendi a nunca frear em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barulho e trepidação no pedal do frio é sitomas que o ABS esta funcionando, fique espantado se em uma frenagem de emergencia o pedal não tremer, o barulho não ocorrer e as rodas travarem, ae sim seus freios estão com problemas.

 

O problema é que não estão aconstumados com o ABS, e na hr que treme se assustam e tiram o pé, oque é errado. O correto é na hr em que começar a trepidar, é colocar mais força no pé, que o ABS faz o resto.

 

 

Abs.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desde 2012/2013 quando comprei o Onix só tive problemas com o carro. Ao começar que a tampa do porta luvas não tinha encaixe e tive que trocá-la,  ao redor das portas por diversas vezes apresentou ferrugem, fiz o recall das rodas (arestas cortantes), o farol desregula sozinho (varias vezes), problema de aterramento nos fios do som e lanterna, recentemente o led do painel queimou (constatado problema de fabricação) onde por isso desconfigurou o radio (não possuo mylink). E ontem mesmo precisei frear bruscamente o carro e me espantei quando percebi que o mesmo falhou (o meu chassi não esta incluido no recall dos freios), fez um barulho ensurdecedor e o carro tremeu por inteiro como se fosse desmontar. Acho um carro muito confortavel, além de bonito, porém cada dia que passa me surpreendendo ainda mais com o descaso no qual foi fabricado e pelo pessimo atendimento das concessionarias da minha região. Infelizmente, pretendo vendê-lo, antes que desvalorize ainda mais. É uma pena, é uma vergonha...

 

Juliana, por acaso você tinha passado em algum local com muita água, estava chovendo ou tinha lavado o carro pouco antes desse problema do freio? Quando eu lavo o carro e depois vou sair, nas primeiras freiadas (principalmente se forem leves) causam um barulho bem alto; imagino que seja por causa da pastilha de freio molhada. Inclusive no próprio manual recomenda freiar algumas vezes depois de lavar o carro, até que pare de fazer esse barulho e o freio volte a funcionar 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olha.... meu carro é 2014/2015, portanto nao teria o recall.

Mas quando o carro está frio, ainda na garagem do predio, o freio está bem fraco. A sensação que parece é que o motor esta desligado e portanto o freio não funciona (tipo em descida com o carro desligado).

Depois que o freio / motor aquece, fica tudo certo.

Alguém tem isso???

Desculpa... acabei de ler que todos acima tem o mesmo problema... vou testar com o ar condicionado desligado. Mas isso é ridiculo, pois escolher (e pagar) em ter ar-condicionado x nao ter freio funcionando é bem absurdo.
Abs AKIO 

Editado por Akio Aoki
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 

No Prisma LT 1,0  estou com o mesmo problema o freio ficar duro (como se o carro tivesse desligado) na hora de manobrar. Porém apresenta problema mesmo com motor aquecido....

já passei  3 vezes na css que realizou vários testes, scaner... e não resolveram. "A css disse que todos os onix/prisma 1.0 tem esse problema crônico"

a GM finalizou minha reclamação dizendo que o problema de falta de freio na situação de manobra em marcha lenta, é característica do veículo  rsrss  estão de brincadeira?.... me ajuda aí

Não aceitei a resposta estou no aguardo da perícia...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Meu carro um Onix 1.0 LT apresentou o mesmo problema, parado na ladeira, ao engrenar a re e tentar frear o pedal fica duro e o carro começa a descer, levei na CCS de campo grande no espirito santo e ao relatar o problema ao  técnico o mesmo deu um sorriso e disse que o problema um defeito de fabricação que não tem conserto, que os carros Ônix, Cobalt e Prisma tem este problema. o técnico já tinha constatado este defeito em outros carros e apos contato com engenheiro da GM, ele recebeu a resposta de não ter conserto, que o carro foi criado assim com este defeito que não sabem como resolver, mas que resolveram nos carros de luxo da GM, clocando  tal válvula PBA, que e uma válvula que regula a pressão de ar, não deixando diminuir a pressão dos freios com o ar ligado. fiz contato com a GM do brasil via Facebook informando do defeito e o que foi passado para mim pelo técnico, e apos 2 dias uma atendente entrou em contato comigo, no qual relatei outros problemas, "bateria vazando gás e criando zinabre, com um cheiro horrível", o problema do freio "problema seríssimo, que pode ate ocasionar colisões ou outro tipo de acidente", sinceramente e uma vergonha para a GM do brasil criar um carro bonito, confortável e com vários problemas. ate o momento não tive resposta, mas dependo da resposta vou acionar a justiça e levar o caso a imprensa.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

 o freio do meu onix ta com comportamentos estranhos;quando precisei do sistema ele parou o carro atraves do acionamento do pedal de freio e consequentemente com o sistema de abs.depois disso ai notei que o pedal de freio ficou duro e quando eu freiava ,o carro puxava a direcao para direita.passou 3 dias voltou ao normal..mas apos mais 4 dias ficou duro di novo..e alterna assim as vezes ele fica normal e as vezes fica duro.nescessitando de uma forca muito desproporcional com o sistema q e tão suave. e todo mecanico q levo diz q o freio aparentemente ta normal ja que se tiver algum problema no conjunto acende a luz indicativa desse problema..queria saber de vcs como e que funciona a garantia..vale salienta q so fiz a 1 revisao na autorizada...meu carro tem 80 mil km.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente, seu problema esta relacionado ao servo freio, que não esta conseguindo segurar o vácuo.

 

A garantia é 3 anos, acredito que esta acobertado.

 

O único problema nestes casos, é que para o mecânico, por mais amigo/bom/honesto, na hr do teste não apresentar o problema , nada ele pode fazer.

 

Tente na hr que der o problema se dirigir a uma css para tentar mostrar o problema.

 

Abs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após toda a espera, ontem segundo o mecânico, ele trocou o sensor da roda direita, deu uma volta, passou a máquina e mais nenhum problema ocorreu, dai peguei o carro e após uns 20 minutos de trânsito o pesadelo retorna, tudo da mesma forma, muito barulho de coisa batendo dentro do motor e sempre que apertava o pedal do freio sentia umas 'porradas' nele e como antes, após algumas frenagens esse bate bate no motor para e a luz do abs liga, e ai sim o carro fica normal com o freio normal sem abs, lá vou eu novamente levar na css, alguém tem algum conselho sobre o que fazer?? vi algumas reclamações no reclameaqui que entrar em contato com a ouvidoria e nada da a mesma coisa, hoje vou retornar la sem marcar horário e conversar com o gerente da área de serviços além de exigir que o mecânico verifique novamente o carro. 

Olá amigo o meu carro é um onix 2014 ltz e tambem está com o mesmo problema,o seu já foi resolvido?Se sim,como?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema ainda nao foi sanado..vou levar di novo;to andando com o carro com o freio duro e bem distante do carro da frente...o pior e que precizo do carro.comprei zero achando que tao cedo nao teria problemas..eu tinha um corsa 2005 e nunca tve nda parecido e olha q andei 450 mil kms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apos levar o carro duas vezes a ccs e fazer uma reclamação junto a Chevrolet do brasil, veio a resposta do freio duro ao fazer manobras, falta de vácuo no freio. como assim? e a resposta foi não tem conserto e uma característica do veiculo. fiz estes questionamentos a Chevrolet do brasil no qual fui atendido pela atendente camila que disse que não era assim, que o veiculo não poderia ficar com o freio duro ou faltar o freio e pediu um tempo para ligar para ccs e saber o que aconteceu. alguns dias depois a conversa mudou, a resposta que tive foi que era uma característica do veiculo Chevrolet ônix e que não poderiam fazer nada, por acaso eles dizem isso nos anúncios do carro? na hora venda o vendedor fala isso?(o ônix só tem um probleminha no freio na hora de estacionar ou dar re com o ar condicionado ligado), esta descrito no manual de instruções? meu amigo fala serio, a Chevrolet do brasil fabricou milhões de carros com este defeito e os colocou nas ruas e não assume a responsabilidade, esta historia de 3 anos de garantia que nosso amigo relatou acima e lorota, um carro com graves erros de engenharia no constatante freios. Infelizmente terei que acionar um advogado, pois isso e inadmissível, se o proprietário de um carro ônix, cobalt ou prisma bater, quem sera o responsável? outro problema, a bateria que cria zinabre pelo vazamento de gazes, teve um cidadão que postou e só limpar com água fervendo, fala serio meu irmão, a bateria esta com defeito, esta vazando gazes que são tóxicos e nocivos a sua saúde. o meu carro estava com este problema, e advinha o que fizeram? invés de trocar a bateria, passaram algo parecido com super bonder e por cima para disfarçar passaram graxa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.galera...levei meu onix p autorizada para eles derem jna solução para os freios...o mecanico depois de ter tomado conhecimento do problema sumiu e so depois de 10 minutos que apareceu.ai entrou no carro e pisou no freio,ai disse ta normal ai eu disse ta nda ta duro..ai ele disse ta fazendo revisão eu disse so fiz a 1;ai ele disse que nao tinha mais garantia pois para manter garantia tem que fazer todas as revisões la.ai perguntei quanto era o serviço ele disse que ia dar uma olhada e que custaria 400..eu disse:vou fazer nao..ai fui em outra oficina que levo meus carros ai o mecanico mecanico olhou a presao da bomba de óleo de freio..resultado foi constatado que ta com defeito..tive que trocar a central do abs.o carro ficou como novo di novo.fiz uma viagem agora ta normal..fiz teste dentro da cidade ta nkrmal tbm.

Vale salientar que a central lA custava quase 900 e nao tinha..fora o serviço.. consegui uma semi nova por 200 e mais 40 da mão de obra..ha tem que compra meio litro de servo freio da marca vargas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia!
Bom, tenho um Onix LT 2013, 1.0, e o problema de freio  é recorrente também.
Eu e meu pai ficamos extremamente assustados quando ocorreu o problema pela primeira vez.
Estávamos levando minha tia na casa dela, em uma noite chuvosa, quando tive que parar numa preferencial, logo que acionei os freios, eles simplesmente não pegaram, ( NÃO FUNCIONARAM, e não foi impressão) e o carro fez um barulho muito alto, como se ferro tivesse pegando em ferro, graças a Deus não havia ninguém passando pela rua, pq poderia ter ocasionado um acidente. Logo em seguida levamos o carro para verificar na concessionária que por sua vez não detectou nenhum problema ( pastilhas, abs nada_), esse problema ocorreu mais duas vezes e retornamos a concessionária que não achou nada no carro, entramos em contato com o SAC da GM que por sua vez ficou de verificar a situação, passado algum tempo a GM não voltou as nos contactar.

Então, um dia eu estava mudando de pista, pois logo iria fazer uma conversação, e na minha frente havia um caminhão, ADIVINHEM O QUE FALHOU? Sim o freio novamente, com o barulho de ferro, os pedais tremendo e não funcionando, sorte que o caminho estava numa velocidade razoável, pois se a velocidade fosse menor teria batido.

Ultimamente, até quando o freio é acionado para passar em lombadas o problema está acontecendo, até para estacionar o carro na garagem.
Na semana passada voltamos a entrar em contato com o SAC da GM, que nos mandou levar o carro na concessionária novamente hoje.

Bom, o carro está lá, mais duvido que seja encontrado algum problema, pois já levamos lá 3 vezes antes e eles fizeram alguns testes e dizem que o carro está normal.

 

 

ALGUMAS OBSERVAÇÕES:

 

- Bom, as ocasiões que aconteceram o problema sempre estive abaixo dos 50km.
- Notei que sempre que ocorre esse problema, são nos dias de chuva. ( Depois li em relatos acima sobre o ar está ligado, e isso faz sentindo)
- Visualizei algumas reclamações acima, que colegas falaram que é o fato do ABS estar funcionando, mas tenho motivos para acreditar que não seja isso, afinal se o ABS está funcionando o freio devia funcionar um pouquinho pelo menos quando acontece isso.
- Quando o problema acontece, se vc tirar o pé ( não forçar mais o freio), e depois voltar acioná-lo ele volta a funcionar normalmente.

- Eu acredito que o freio é o principal item de segurança de um carro, então a General Motors, deveria dar um respaldo maior aos seus clientes.

- Assim que obtivermos uma resposta da GM, trago notícias, mas já deixo claro, que iremos entrar com processo caso o problema não for resolvido. ;)

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Fernanda;

 

Uma dúvida, quando vc apertava o freio, ao começar esse barulho e o pedal tremer:

1) o carro continuava a reduzir a velocidade, ou dava a  mesma impressão como se tivesse tirado o pé do pedal???

 

2) vc tirava ou aliviava o pé do pedal????

 

 

Normalmente esse essa vibração e ruido de ferro é ocasionado pela ação de ABS, Muitos que não estão acostumados com o sistema ABS, se assustam e aliviam o pé nessa hora, oque é um erro. Quando ocorre essa vibração devesse pressionar com mais força ou manter a força acionada.

 

Caso não achem o defeito e ocorrer novamente, lembre de pressionar com mais força o pedal e perceba se ele irá parar ou reduzir.

 

Não sou mecânico, mas acredito que algum sensor de alguma roda possa estar com defeito deixando muito sensível, fazendo o ABS acionar em qualquer situação.

 

Não deixe de postar as novidades.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Fernanda;

 

Uma dúvida, quando vc apertava o freio, ao começar esse barulho e o pedal tremer:

1) o carro continuava a reduzir a velocidade, ou dava a  mesma impressão como se tivesse tirado o pé do pedal???

 

2) vc tirava ou aliviava o pé do pedal????

 

 

Normalmente esse essa vibração e ruido de ferro é ocasionado pela ação de ABS, Muitos que não estão acostumados com o sistema ABS, se assustam e aliviam o pé nessa hora, oque é um erro. Quando ocorre essa vibração devesse pressionar com mais força ou manter a força acionada.

 

Caso não achem o defeito e ocorrer novamente, lembre de pressionar com mais força o pedal e perceba se ele irá parar ou reduzir.

 

Não sou mecânico, mas acredito que algum sensor de alguma roda possa estar com defeito deixando muito sensível, fazendo o ABS acionar em qualquer situação.

 

Não deixe de postar as novidades.

 

Abs.

Não, apesar de apertar mais forte o carro não respondia ao freio, não diminuía em nada.

Para que o freio funcione é necessário que se retire o pé do pedal e tente friccioná-lo mais uma vez.

E isso não aconteceu apenas comigo, e já com meu pai e meu namorado,então provavelmente não é problema com o ABS, até porque anteriormente já tivemos carros com ABS e isso que está ocorrendo com o Onix nunca aconteceu.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pode ser problema no cilindro mestre do freio, que não esta segurando a pressão do oleo.

 

Uma pena que não podemos levar em um mecânico particular para verificar, pois corremos o risco de perder a garantia, pois existem poucos mecânicos corretos nas CSS a fim de ir atras do problema, pois é mais fácil dizer q é assim, ou característico do carro.

 

Se fosse de Floripa indicaria o nome de um mecânico da css..

 

Abs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eai pessoal
Tenho um ônix lt 1.4 manual e em três situações em que precisei freiar forte escutei um barulho estranho que parece vir do freio, como se alguma coisa estivesse raspando, um pouco parecido de quando o motorista faz besteira na troca de marchas kkkk.
Queria saber se isso é um comportamento normal do carro ou se devo me preocupar.


No tópico http://clubedoonix.com.br/topic/11381-falha-gravíssima-no-freio/page-3?hl=%2Bfalha+%2Bgrave#entry151203até foi mencionado esse problema, mas ninguém esclareceu a situação, então estou criando um tópico.


Obrigado

Editado por Sneez
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.