Turbinando o onix


guigows

Posts Recomendados


Se for um dia turbinar o meu carro (um dia remoto), irei turbinar em cima desse motor 1.4. Eu estava analisando a concepção dele hoje e pra mim se consegue extrair uma boa potência dele dentro dos limites aceitáveis (nos meus conhecimentos técnicos).

A injeção desse motor spe/4 é muito mais acertada, vide a disposição das bobinas e do cilindro. É cada bobina para cada cilindro. Ou seja, a queima do combustível é muito mais redonda.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Allmight, essa nomenclatura SPE/4 se refere à atual versão dos motores família I da GM. O 1.8 família I, que atualmente equipa a spin e que já equipou corsa e meriva no passado, possui curso muito longo de pistão e relação r/l acima de 0,3, o que deixa o motor muito áspero. Trabalhá-lo para alta rpm como foi feito nos 1.0 e 1.4 não seria muito vantajoso. Só é interessante lembrar que, embora esse nosso 1.4 seja bem potente pra categoria, a chevrolet poderia ter feito um trabalho melhor aplicando variador de fase no comando de válvulas e talvez até um coletor de admissão de geometria variável. Se o 1.4 tivesse bloco de alumínio e esses variadores que citei, ele chegaria facilmente perto desses 120cv.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Allmight, essa nomenclatura SPE/4 se refere à atual versão dos motores família I da GM. O 1.8 família I, que atualmente equipa a spin e que já equipou corsa e meriva no passado, possui curso muito longo de pistão e relação r/l acima de 0,3, o que deixa o motor muito áspero. Trabalhá-lo para alta rpm como foi feito nos 1.0 e 1.4 não seria muito vantajoso. Só é interessante lembrar que, embora esse nosso 1.4 seja bem potente pra categoria, a chevrolet poderia ter feito um trabalho melhor aplicando variador de fase no comando de válvulas e talvez até um coletor de admissão de geometria variável. Se o 1.4 tivesse bloco de alumínio e esses variadores que citei, ele chegaria facilmente perto desses 120cv.

Nossa... Ótima explicação. Mas a GM não faz isso senão além de matar o Agile mataria o Sonic kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a sua cidade Gustavo, é só levar em um preparador,

já tirarem mais de 200cv de motor de corsa 1.0, aqui em Brasília tem um cara que pode fazer isso, o Pezão.

Até fusca de 500cv aqui tem, mas foi outro preparador, e trocaram o motor. Mas se quiser fazer algo parecido com o onix da também, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como o bruno ja falou, esse motor é o familia 1 da gm com melhorias

Acho que vou fazer isso mesmo dar um upzinho na diversão...

A unica coisa é que creio que o consumo iria dar uma boa subida

Carro turbo só aumenta o consumo se vc ficar pisando e exigindo da turbina o tempo todo, no mais, se andar na boa o consumo é o mesmo original do carro.

Fora isso tem outras melhorias q da pra fazer, como rebaixar cabeçote, refazer o sistema de escape etc. Nao é um turbo, mas ja da um ganho de potencia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como o bruno ja falou, esse motor é o familia 1 da gm com melhorias

Carro turbo só aumenta o consumo se vc ficar pisando e exigindo da turbina o tempo todo, no mais, se andar na boa o consumo é o mesmo original do carro.

Fora isso tem outras melhorias q da pra fazer, como rebaixar cabeçote, refazer o sistema de escape etc. Nao é um turbo, mas ja da um ganho de potencia

Não entendo muito do assunto, quanto que ficaria a instalação de um kit turbo? Quais os contras? Teria perigo de !#@&*%$ o motor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Não entendo muito do assunto, quanto que ficaria a instalação de um kit turbo? Quais os contras? Teria perigo de !#@&*%$ o motor?

um kit turbo fica caro ! rsrs depende do que voce vai colocar, apenas a turbina ? a turbina e um sistema de intercooler ? em carro 1.4 da pra colocar até 0.6 quilos de pressão em um motor "original", obviamente com uma turbina bem dimensionada e tudo bem acertado...mas se voce esticar muito e exigir da turbina vai reduzir com crtza a vida útil do motor e consumir mais, se voce andar "normal" o consumo de combustivel chega a ser até menor !....voce nao estaria sobrecarregando ele, estaria utilizando ele no limite em que ele deveria ser utilizado, mas se voce andar esticando com crtza vai sobrecarregar ele e o ideal, nesse caso, seria forjar as peças do motor, ai vai mais uma graninha ! a unica coisa que o turbo faz é enxer o motor com ar em pressão, elevando asism a pressão na câmara de combustão e consequentemente a potencia e o torque do motor...isso a longoooo prazo com crtza diminui a vida util do motor, o ideal é sempre utilizar oleos lubrificantes de altissima qualidade e uma viscosidade maior....mas como eu disse ate 0.6 quilos acredito que nao precisa forjar o motor e nem fazer modificações no bloco.

tinha um projeto de colocar 0,6 de pressão num corsinha 1.0, sem modificação nenhuma no bloco do motor e pistões, apenas na injeção ( voce precisa de bicos maiores e trocar o sistema por um de um carro 1.6 ou 1.8 para conseguir injetar o necessario e manter a mistura ar combustivel ideal )...estava indo bem o projeto até acabar o dimdim =P kkkkkkk ai desisti porque o custo beneficio nao era valido...compensa pegar um 1.4 pra fazer isso ! como o onix tem o torque e a potencia em altas rotaçoes o ideal seria colocar uma turbina pequena, assim ela encheria rapido e daria um !#@&*%$ gas no onix para arrancadas...mas se voce andar muito em estrada vai sobrecarregar a turbina, ai o ideal é utilizar uma turbina pequena com waste-gate ( quase obrigatorio em turbinas pequenas ) mas te amarraria um pouco em altas rotaçoes na estrada, como por exemplo ao tentar dar um final no carro (140/180)..... é uma faca de varios legumes ! kkk tem que ver o que voce quer e fazer o projeto em cima disso, mas é muito interessante, voce aprende bastante e o barulho do carro espirrando nao tem preço =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma cotação e turbinar o Onix, preço da mão de obra mais peças, ficou em R$8000,00 andando com 0,6kg e já conseguiria por volta de 150cv. Este preço sem trocar embreagem e sem mexer no documento para legalizar então vai 10k fácil para deixar 100% para andar na rua sem ter problemas com policia e quebra de motor a menos que force demais ai vai quebrar rapidinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma cotação e turbinar o Onix, preço da mão de obra mais peças, ficou em R$8000,00 andando com 0,6kg e já conseguiria por volta de 150cv. Este preço sem trocar embreagem e sem mexer no documento para legalizar então vai 10k fácil para deixar 100% para andar na rua sem ter problemas com policia e quebra de motor a menos que force demais ai vai quebrar rapidinho.

Da uma olhada no pessoal da:

www.mvspreparacoes.com.br

eles fazem tudo isso, legalizando e deixando o carro com 200CV por 6900R$, ja fiz orcamento e me mandaram tudo detalhado por email na epoca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 10 meses depois...
  • 2 meses depois...
Em 15/03/2016 at 15:10, fos.renato disse:

Discussão interessante. Eu só me pergunto se vale mesmo a pena alterar tanto o carro assim com essas "turbinadas". Ou se seria melhor comprar logo um carro 1.6 ou 1.8.

Ah vale sim. Um carro turbinado tem uma resposta muito melhor que de cilindrada mais alta. Só ver o C4 louge THP (1.6 turbo) e o 2.0. Além de menor consumo, ele responde em ultrapassagens muito rápido, aumentando a segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 15/03/2016 at 15:10, fos.renato disse:

Discussão interessante. Eu só me pergunto se vale mesmo a pena alterar tanto o carro assim com essas "turbinadas". Ou se seria melhor comprar logo um carro 1.6 ou 1.8.

Além da parte da "emoção" já relatada pelos nobres colegas, um 1.6 ou 1.8 implicaria em outro modelo de veículo, peças mais caras, IPVA mais caro, seguro mais caro, bla, bla, bla... todo aquele papo que todos já sabemos.
Mas vamos fazer uma comparação simples, meu Ônix 1.0 2013 está agora otimizado do meu jeito. Acabada a garantia os componentes foram naturalmente dando defeito e sendo trocados. O valor da FIPE dele hoje é 31,7 mil dinheiros, enquanto que o seu similar zero com motor 1.4 está na casa dos 53.6 mil. Mesmo que eu gaste 8 mil para ter um carro que responda melhor quando eu preciso, ainda sobra uma bela grana para manutenção e equipagens..... mesmo assim, gosto é gosto, tem gente que não abre mão de um carro zero e outros que preferem ter belas surpresas escondidas sobre o capô, eu gosto mais da segunda opção hehehe

5a4e16ce201e6_FIPEOnix1.0-13x1.4-18.jpg.e315d7b84b256280c91292870a1832b9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 23/10/2013 at 21:05, fra_efm disse:

 

Da uma olhada no pessoal da:

www.mvspreparacoes.com.br

 

eles fazem tudo isso, legalizando e deixando o carro com 200CV por 6900R$, ja fiz orcamento e me mandaram tudo detalhado por email na epoca!

Acredito que isso seja o valor do kit básico, sem intercooler, sem forjar, sem retrabalhar itens de segurança. Queria fazer, mas bem feito ... ai acredito que passe fácil dos 15 mil.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.