Barulho quando solta a embreagem


Trend

Posts Recomendados

Não quero ser crucificado mas vou fazer essa pergunta, tenho percebido que quando estou quase deixando o carro morrer(exemplo) o carro faz um barulho de lata batendono motor. Percebi isso agora que estou com o carro na garagem do subsolo pois quando vou subir a rampa para rua tenho que segurar o carro de 1 marcha ai faz esse barulho.

Entrei em outros fóruns e alguns dizem que e normal e outros dizem quem não.

Falam que é o momento do disco de embreagem esta para acoplar no volante do motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • 2 meses depois...

Acredito q seja do protetor de carter ou daquele metal fino q fica entre o escapamento e o assoalho do carro. Se for barulho tipo valvulas eh normal de carro flex, inclusive tem varios videos explicitando isso no youtube, acontece com qualquer marca de carro.. Tenta prestar atencao nos carros nas ruas principalmente qndao vao sair da lombada

Enviado de meu LT22i usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito q seja do protetor de carter ou daquele metal fino q fica entre o escapamento e o assoalho do carro. Se for barulho tipo valvulas eh normal de carro flex, inclusive tem varios videos explicitando isso no youtube, acontece com qualquer marca de carro.. Tenta prestar atencao nos carros nas ruas principalmente qndao vao sair da lombada

Enviado de meu LT22i usando Tapatalk

 

Se for um barulho que vem do motor, é isso mesmo, chama-se bater pino. Até onde eu sei, só acontece em motores flex e realmente não tem o que fazer, é uma "característica" dele, infelizmente. Não sei se é o caso do autor do tópico, mas me pareceu que sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que nao é isso nao, acho que o amigo esta falando de um barulho de tec tec parecido com o de bater pino, mas que so acontece quando o carro esta prestes a morrer, quando voce tenta sair na subida so de embreagem e ele vai morrer, ai faz tec tec é um barulho mais alto do que do " bater pino" ou bater as valvulas....eu ouvia isso no meu corsa frequentemente ! e me falaram ser " normal " mas realmente alguma coisa bate no motor, e nao é o pino ! pq se fosse estaria detonado a uma hora dessas ! kkkk o corsa ficou 5 anos comigo e sempre fez esse barulho ! inclusive nos ultimos 2 anos começou a bater pino e ele nao é flex...falaram que era normal e tudo mais, mas de pois de um tempo arrancou pedaços do comando de valvula...e descobri que o " bater pino" era alem de outros problemas uma falta de lubrificaçao na parte superior do motor, que por conta da GM nao tem concerto...foi " erro " de projeto....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu apresenta um barulho qdo o carro vibra um pouco, sendo qdo esta quase morrendo, dando partida, ou entao em ruas irregulares...mas no meu caso acho que não é problema de motor não, tá mais com cara mesmo de alguma peça solta...tipo tanque de combustivel, escapamento, protetor de carter ou até coxins ruins...o problema no meu caso é q acho q o som dissipa pela carroceria e fica dificil identificar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se o barulho acontecer somente qdo solta embreagem, pode ser algum dos coxins da transmissão ou motor que estejam ruins, pois, ao soltar a embreagem a transmissão é ligada ao motor e se o coxim estiver ruim ele pode não absorver o tranco e transmitir vibração à carroceria ( ou até mesmo bater na carroceria), gerando assim ruido...

 

vejam um video abaxo de um mecânico aí, é de um outro carro e outra marca, mas, acredito que isso possa acontecer com praticamente todos os veiculos...

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Olá amigos!

 

Sou proprietário do Onix LTZ desde janeiro de 2013. Espero ajudar com o meu relato e peço desculpas pela extensão do mesmo e riqueza de detalhes.

 

Em junho de 2013 comecei a notar um forte ruído no carro, cujo vinha do cofre do motor e propagava no interior do carro. Tal barulho ocorria quando eu exigia mais torque do carro, por exemplo em uma subida, quando estava parado em um farol e geralmente nesta situação ao retirar o pé do pedal da embreagem, quase no final do seu curso com uma rotação mais elevada aparecia o maldito toc,toc,toc. O barulho também ocorria quando em uma subida eu trocava da 2º para a 3º ao retirar o pedal da embreagem exigindo uma rotação maior do motor o carro vibrava e la vinha o toc,toc,toc de novo. Comecei a notar que o barulho tendia a vir da direita do carro e assim como o nosso amigo Morais2013 postou achei que seria algum coxin do motor.

 

Levei o carro na concessionária Carrera no Villa Lobos aqui em São Paulo para trocar um detalhe de acabamento interno e conversei com o técnico Alex Guerra sobre a existência deste barulho e as condições que em que ele ocorria. Ele foi muito atencioso e decidiu levantar o carro e checar se existia alguma coisa solta por baixo, eu acompanhei todo o procedimento. Constatamos que não havia nada solto embaixo do carro e olha que fomos bem minuciosos.

 

Abaixamos o veiculo e então ele decidiu dar uma volta no carro, conforme tinha o alertado que o barulho ocorria quando eu saia da inércia geralmente em uma subida e ao final do curso da embreagem, o técnico teve a idéia de utilizar a base do elevador (que parece com uma mini lombada) como um obstáculo de transposição, forçando assim a situação para exigir um alto torque/rotação do motor. Ele foi retirando o pé da embreagem e acelerando suavemente para transpor o obstáculo e como de praxe no final do curso da embreagem o barulho apareceu.

 

Ao ouvir o tal barulho o técnico foi muito sagaz, abriu o capô e foi logo retirando o compartimento do filtro de ar, não a tampa do elemento filtrante, porém todo o compartimento onde fica o filtro retirando-o do cofre do motor. Para minha surpresa nesta peça existe além das bases onde são parafusadas na lataria do cofre do motor uma haste na parte central que serve de guia e vai em um furo da longarina do carro. Neste tal furo na lataria do carro vai uma pequena guarnição/anel de borracha que não estava no lugar, ela tinha caído dentro da longarina do carro. O técnico conseguiu retira-la da longarina e voltou a encaixar ela no furo e montou tudo novamente. Fizemos o teste de novo e o barulho desapareceu.

 

Meu carro na revisão dos 10000 Km foi "convidado" para aquele "recall branco" para troca das travas da válvulas. Acredito que o mecânico que efetuou o recall deve ter retirado o alojamento do filtro para ter mais espaço para trabalhar e quando o colocou novamente ele não percebeu que a tal guarnição/anel havia se desprendido da longarina e caído na parte interna.

 

Uma maldita borrachinha estava tirando o meu sono fazendo um barulho absurdo no carro.

 

Espero ter ajudado com esta experiência vivida. Estou com 18520Km rodados e adorando o carro.

 

Valeu!!

Editado por EdZXZ
  • Like 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

Sou proprietário do Onix LTZ desde janeiro de 2013. Espero ajudar com o meu relato e peço desculpas pela extensão do mesmo e riqueza de detalhes.

Em junho de 2013 comecei a notar um forte ruído no carro, cujo vinha do cofre do motor e propagava no interior do carro. Tal barulho ocorria quando eu exigia mais torque do carro, por exemplo em uma subida, quando estava parado em um farol e geralmente nesta situação ao retirar o pé do pedal da embreagem, quase no final do seu curso com uma rotação mais elevada aparecia o maldito toc,toc,toc. O barulho também ocorria quando em uma subida eu trocava da 2º para a 3º ao retirar o pedal da embreagem exigindo uma rotação maior do motor o carro vibrava e la vinha o toc,toc,toc de novo. Comecei a notar que o barulho tendia a vir da direita do carro e assim como o nosso amigo Morais2013 postou achei que seria algum coxin do motor.

Levei o carro na concessionária Carrera no Villa Lobos aqui em São Paulo para trocar um detalhe de acabamento interno e conversei com o técnico Alex Guerra sobre a existência deste barulho e as condições que em que ele ocorria. Ele foi muito atencioso e decidiu levantar o carro e checar se existia alguma coisa solta por baixo, eu acompanhei todo o procedimento. Constatamos que não havia nada solto embaixo do carro e olha que fomos bem minuciosos.

Abaixamos o veiculo e então ele decidiu dar uma volta no carro, conforme tinha o alertado que o barulho ocorria quando eu saia da inércia geralmente em uma subida e ao final do curso da embreagem, o técnico teve a idéia de utilizar a base do elevador (que parece com uma mini lombada) como um obstáculo de transposição, forçando assim a situação para exigir um alto torque/rotação do motor. Ele foi retirando o pé da embreagem e acelerando suavemente para transpor o obstáculo e como de praxe no final do curso da embreagem o barulho apareceu.

Ao ouvir o tal barulho o técnico foi muito sagaz, abriu o capô e foi logo retirando o compartimento do filtro de ar, não a tampa do elemento filtrante, porém todo o compartimento onde fica o filtro retirando-o do cofre do motor. Para minha surpresa nesta peça existe além das bases onde são parafusadas na lataria do cofre do motor uma haste na parte central que serve de guia e vai em um furo da longarina do carro. Neste tal furo na lataria do carro vai uma pequena guarnição/anel de borracha que não estava no lugar, ela tinha caído dentro da longarina do carro. O técnico conseguiu retira-la da longarina e voltou a encaixar ela no furo e montou tudo novamente. Fizemos o teste de novo e o barulho desapareceu.

Meu carro na revisão dos 10000 Km foi "convidado" para aquele "recall branco" para troca das travas da válvulas. Acredito que o mecânico que efetuou o recall deve ter retirado o alojamento do filtro para ter mais espaço para trabalhar e quando o colocou novamente ele não percebeu que a tal guarnição/anel havia se desprendido da longarina e caído na parte interna.

Uma maldita borrachinha estava tirando o meu sono fazendo um barulho absurdo no carro.

Espero ter ajudado com esta experiência vivida. Estou com 18520Km rodados e adorando o carro.

Valeu!!

Muito legal e interessante seu relato amigo ! Apenas um adendo carros não tem longarina igual caminhao e algumas caminhonetes os carros são feitos como um bloco único, ou monobloco como costumam chamar, por isso que dizem que se amassar qualquer coluna ou teto do veiculo poderia enquadrar em PT, porque não existe concerto para o bloco do veiculo, apenas outro bloco, ou seja outro veiculo, carros antigos utilizavam longarinas, e amortecedores com feixes de molas, mas isso mudou logo quando entrou a produção em massa !

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Engcolombo.

Agradeço a correção... Na verdade sempre é força do hábito citar como longarina. :D Há tempos a grande maioria dos nossos amados carrinhos são feito em monoblocos.

Saudades do Ford Maverick.

Valeu!!

Ai sim você esta falando de carro !!! Os que tem hoje são só meios de transporte ! Kkkk

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

 

Sou proprietário do Onix LTZ desde janeiro de 2013. Espero ajudar com o meu relato e peço desculpas pela extensão do mesmo e riqueza de detalhes.

 

Em junho de 2013 comecei a notar um forte ruído no carro, cujo vinha do cofre do motor e propagava no interior do carro. Tal barulho ocorria quando eu exigia mais torque do carro, por exemplo em uma subida, quando estava parado em um farol e geralmente nesta situação ao retirar o pé do pedal da embreagem, quase no final do seu curso com uma rotação mais elevada aparecia o maldito toc,toc,toc. O barulho também ocorria quando em uma subida eu trocava da 2º para a 3º ao retirar o pedal da embreagem exigindo uma rotação maior do motor o carro vibrava e la vinha o toc,toc,toc de novo. Comecei a notar que o barulho tendia a vir da direita do carro e assim como o nosso amigo Morais2013 postou achei que seria algum coxin do motor.

 

Levei o carro na concessionária Carrera no Villa Lobos aqui em São Paulo para trocar um detalhe de acabamento interno e conversei com o técnico Alex Guerra sobre a existência deste barulho e as condições que em que ele ocorria. Ele foi muito atencioso e decidiu levantar o carro e checar se existia alguma coisa solta por baixo, eu acompanhei todo o procedimento. Constatamos que não havia nada solto embaixo do carro e olha que fomos bem minuciosos.

 

Abaixamos o veiculo e então ele decidiu dar uma volta no carro, conforme tinha o alertado que o barulho ocorria quando eu saia da inércia geralmente em uma subida e ao final do curso da embreagem, o técnico teve a idéia de utilizar a base do elevador (que parece com uma mini lombada) como um obstáculo de transposição, forçando assim a situação para exigir um alto torque/rotação do motor. Ele foi retirando o pé da embreagem e acelerando suavemente para transpor o obstáculo e como de praxe no final do curso da embreagem o barulho apareceu.

 

Ao ouvir o tal barulho o técnico foi muito sagaz, abriu o capô e foi logo retirando o compartimento do filtro de ar, não a tampa do elemento filtrante, porém todo o compartimento onde fica o filtro retirando-o do cofre do motor. Para minha surpresa nesta peça existe além das bases onde são parafusadas na lataria do cofre do motor uma haste na parte central que serve de guia e vai em um furo da longarina do carro. Neste tal furo na lataria do carro vai uma pequena guarnição/anel de borracha que não estava no lugar, ela tinha caído dentro da longarina do carro. O técnico conseguiu retira-la da longarina e voltou a encaixar ela no furo e montou tudo novamente. Fizemos o teste de novo e o barulho desapareceu.

 

Meu carro na revisão dos 10000 Km foi "convidado" para aquele "recall branco" para troca das travas da válvulas. Acredito que o mecânico que efetuou o recall deve ter retirado o alojamento do filtro para ter mais espaço para trabalhar e quando o colocou novamente ele não percebeu que a tal guarnição/anel havia se desprendido da longarina e caído na parte interna.

 

Uma maldita borrachinha estava tirando o meu sono fazendo um barulho absurdo no carro.

 

Espero ter ajudado com esta experiência vivida. Estou com 18520Km rodados e adorando o carro.

 

Valeu!!

 

 

Olá EdZXZ

 

O Barulho do seu carro era perceptivel do lado de fora? dava pra saber que o barulho vinha da frente ou não?... boa dica! vou comentar com o mecânico esse caso.. quero saber se o problema do meu é esse também

 

Abraço;

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Morais 2013. Tudo bem?

 

Na verdade não conseguia perceber o barulho por fora. Ele se propagava muito forte do lado direito dianteiro do carro, porém muitas vezes eu pensei ser alguma coisa relacionada a algo solto abaixo do painel no lado direito ou até com a forração da porta próximo ao autofalante.

 

O seu está com barulho similar? Pede para dar uma olhada Morais 2013 eu fiquei muito espantado quando descobri.

 

Valeu!!

Editado por EdZXZ
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

 

Sou proprietário do Onix LTZ desde janeiro de 2013. Espero ajudar com o meu relato e peço desculpas pela extensão do mesmo e riqueza de detalhes.

 

Em junho de 2013 comecei a notar um forte ruído no carro, cujo vinha do cofre do motor e propagava no interior do carro. Tal barulho ocorria quando eu exigia mais torque do carro, por exemplo em uma subida, quando estava parado em um farol e geralmente nesta situação ao retirar o pé do pedal da embreagem, quase no final do seu curso com uma rotação mais elevada aparecia o maldito toc,toc,toc. O barulho também ocorria quando em uma subida eu trocava da 2º para a 3º ao retirar o pedal da embreagem exigindo uma rotação maior do motor o carro vibrava e la vinha o toc,toc,toc de novo. Comecei a notar que o barulho tendia a vir da direita do carro e assim como o nosso amigo Morais2013 postou achei que seria algum coxin do motor.

 

Levei o carro na concessionária Carrera no Villa Lobos aqui em São Paulo para trocar um detalhe de acabamento interno e conversei com o técnico Alex Guerra sobre a existência deste barulho e as condições que em que ele ocorria. Ele foi muito atencioso e decidiu levantar o carro e checar se existia alguma coisa solta por baixo, eu acompanhei todo o procedimento. Constatamos que não havia nada solto embaixo do carro e olha que fomos bem minuciosos.

 

Abaixamos o veiculo e então ele decidiu dar uma volta no carro, conforme tinha o alertado que o barulho ocorria quando eu saia da inércia geralmente em uma subida e ao final do curso da embreagem, o técnico teve a idéia de utilizar a base do elevador (que parece com uma mini lombada) como um obstáculo de transposição, forçando assim a situação para exigir um alto torque/rotação do motor. Ele foi retirando o pé da embreagem e acelerando suavemente para transpor o obstáculo e como de praxe no final do curso da embreagem o barulho apareceu.

 

Ao ouvir o tal barulho o técnico foi muito sagaz, abriu o capô e foi logo retirando o compartimento do filtro de ar, não a tampa do elemento filtrante, porém todo o compartimento onde fica o filtro retirando-o do cofre do motor. Para minha surpresa nesta peça existe além das bases onde são parafusadas na lataria do cofre do motor uma haste na parte central que serve de guia e vai em um furo da longarina do carro. Neste tal furo na lataria do carro vai uma pequena guarnição/anel de borracha que não estava no lugar, ela tinha caído dentro da longarina do carro. O técnico conseguiu retira-la da longarina e voltou a encaixar ela no furo e montou tudo novamente. Fizemos o teste de novo e o barulho desapareceu.

 

Meu carro na revisão dos 10000 Km foi "convidado" para aquele "recall branco" para troca das travas da válvulas. Acredito que o mecânico que efetuou o recall deve ter retirado o alojamento do filtro para ter mais espaço para trabalhar e quando o colocou novamente ele não percebeu que a tal guarnição/anel havia se desprendido da longarina e caído na parte interna.

 

Uma maldita borrachinha estava tirando o meu sono fazendo um barulho absurdo no carro.

 

Espero ter ajudado com esta experiência vivida. Estou com 18520Km rodados e adorando o carro.

 

Valeu!!

 

Olá EdZXZ e Trend,

 

  Trend, muito obrigado por criar o tópico e EdZXZ, muito orbigado pela sua resposta!

  Venho tendo o mesmo problema descrito pelo post desde o dia 23.12.2013 quando levei meu carro para revisão de 10.000km na Viamar da Anhaia Mello, que aliás não recomendo, um serviço de muito ruim.

  Quando saí da revisão, meu carro numa reta plana não passava dos 40 km/h com pé embaixo! Quando peguei uma subida ele não aguentou a passou a falhar e morrer constantemente. Com muito sacrifício consegui voltar à concessionária e para que o técnico revisse a cagada e então ele percebeu que quando fez a troca do filtro desconectou algo relacionado ao acelerador, mas além disso, desde aquele dia venho tendo o problema com a exata descrição do EdZXZ.

  Meu sogro que entende de mecânica, deu uma volta comigo no carro e também desconfiou que poderia ser o protetor de carter solto, mas logo descartei pois vi que o técnico usou uma pistola pneumática para fixar os parafusos e seria pouco provável que ficasse solto. 

  Voltei a concessionária, mas infelizmente meu técnico não era tão atencioso como o do EdZXZ. Levantou o carro, apertou alguns parafusos e disse pra voltar caso não melhorasse. A simples idéia de simular a rampa no elevador do box dele já teria ajudado a identificar o problema!

   Fui viajar de férias e quando voltei fiquei observado o caro com mais atenção. Dirigi com o vidros fechados para ouvir com bastante cuidado e tentar identificar de onde vinha o problema e notei que vinha da direita, lado onde está o compartimento do filtro e logo comecei que poderia ser de lá ou algum problema nas roda dianteira direita, pois todas foram balanceadas e alinhadas.

  Agora com esses dados aqui do fórum vou poder levar o carro e indicar qual o problema, pois me parece totalmente coerente com a descrição.

  Esse barulho me deixou tão !#@&*%$ que um dia até sonhei com isso...hahahahahaha...Até mudei meu jeito de dirigir para ver se evitava esse problema toda vez que engatava a 1ª e 2ª...hahahahaha... E o pior é que aconteceu depois da revisão, depois de gastar quase R$500 e voltar com o carro pior do que foi!

 

  Obrigado!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luis Felipe. Tudo bem?

 

Com certeza o seu problema é o mesmo que ocorreu comigo. E você disse tudo amigo "aconteceu depois da revisão". No meu caso eu tinha deixado o carro para fazer o "recall das travas das válvulas". Quando retirei o carro percebi o barulho no primeiro fim de semana após o serviço. Como eu estava com um serviço agendado para troca da arruelinha guia do encosto de cabeça (cujo tinha vindo riscado/marcado de fábrica), decidi me queixar do barulho com o técnico que me atendeu e conforme eu citei no meu relato fui muito bem atendido.

 

Luis, por gentileza insista com o técnico e acompanhe o serviço. Existe um detalhe curioso que eu citei e na verdade eu tive muita sorte. No meu caso a borrachinha/anel ela se desprendeu da lataria porém ela "entrou" para dentro da lataria (desculpe o pleonasmo vicioso "entrou para dentro") porém permaneceu no "buraco" que caiu. Pode ser que a sua tenha caído/desaparecido e o técnico ao retirar o compartimento do filtro venha com a desculpa "tá vendo não tem nada aqui" ou "aqui não vai nada". Volto a repetir, insista com ele;

 

Amanhã 11/01 vou entrar em contato com o técnico que fez o serviço do meu carro (pois a partir do acontecido eu só faço serviços com ele) e solicitar o código da borracha. Caso ele consiga me passar eu vou postar aqui. Dai quando você for fazer o serviço pede para o técnico verificar se a borracha de código "X" está no lugar correspondente. O técnico vai ter de olhar na I.T (instrução técnica/ estrutura do produto) onde vai o item e vai ficar mais fácil a identificação.

 

Espero ter ajudado amigo.

 

Valeu!

Editado por EdZXZ
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem EdZXZ e vc?

 

No final de semana que eu li seu relato fiz alguns testes para identificar se a minha situação era a mesma que a sua e constatei que de fato era no mesmo ponto que o ruído era produzido.

 

Levei meu carro na concessionária e relatei acompanhado de um papel onde imprimi o relato  que vc colocou aqui no fórum.  O técnico seguiu minhas orientações e de fato notou que o problema era no compartimento do filtro. Acompanhei tudo de perto. Quando ele retirou o compartimento notou que faltava a peça que evita esse barulho. Insisti para que ele verificasse se a peça não estava lá dentro perdida mas já não havia mais nada.

 

Para amenizar, eles fizeram uma gambiarra com fitas autocolantes e disseram que eu teria que voltar durante a semana para poder fazer o pedido da peça e o técnico efetuar o serviço. !#@&*%$ trabalho e dor de cabeça, mas pelo menos agora sei qual é o problema e sei que tem solução!

 

Ainda não tive tempo de voltar lá, mas quando tiver o problema solucionado manda outra mensagem.

 

Valeu pela ajuda! Abraço!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Luis Felipe.

 

Fico contente em ter ajudado de alguma forma a identificar o problema da borrachinha. É uma pena que no seu caso ela não tenha permanecido no carro.

 

Com essa ATP (Adaptação Técnica Provisória) ou gambiarra como é mais conhecido ;) o barulho sumiu? Fiquei curioso.

 

Por gentileza amigo, a hora que vc for na concessionária para efetuar o serviço definitivo, pede para passarem o código da borracha e se possível (pois acredito que não vão deixar) tira uma foto do local onde ela vai certinho.

 

Dessa forma vamos tentar ajudar a galera aqui do fórum para a identificação deste problema.

 

Grande abraço amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, 

 

Acabei de chegar em casa eu fui procurar se existia esse tópico no fórum, estava vindo para casa e peguei um ENORME engarrafamento na Av. Brasil no Rio de janeiro e percebi que ao engata a 1º e soltar devagar a embreagem, quando o carro tava para morre ele faz um TEC TEC TEC.. Isso ocorreu a viagem toda, vou levar na css para dar uma olhada também, visto que peguei o carro tem apenas 8 dias. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.