rmello

Consumo - Socorro!!!!!

Recommended Posts

Amigão acho que tem algo errado, primeiro a contagem que você esta fazendo seria legal se o tanque fosse um cubo, que no caso não é, a média do onix com cambio automático na gasolina aqui em joão pessoa é de 9 a 8,5km/l e na estrada entre 110 e 120 km/h é de 12 a 14 km/l tudo com ar-condicionado nem pé de chunbo nem pé de pena, tem alguns app para smartphones que ajudam nesse calculo para quem não tem CB.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Meu Onix no primeiro tanque na Gasolina Shel V-power fez 9,5 km/l na cidade andando trecho curto ( o carro nem esquenta) e com ar ligado, quando fui pro alcool ele fez 6,5 km/l no mesmo trajeto, já como meu trajeto é curto, não vale a pena andar com alcool visto que o carro fica mais tempo acelerado para atingir a temperatura ideal de trabalho. Voltei para a gasolina mas ainda não abasteci, mas pelo andar dos ponteiros está indo igual o alcool. Isso pq a central da injeção eletronica entende no começo que precisa de mais combustivel como é o caso do alcool, então para uma correta avaliação de média de consumo é andar uns 3 tanques com o mesmo tipo de combustivel para ter melhor precisão.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos o meu Onix 1.4 LT está com 900 km rodados e o consumo na estrada com etanol com ar ligado ficou em 5,5 km por litro e a cidade 6,63 km tambem com o ar ligado e o que me causou estranheza é o consumo na gasolina que na estrada fez 8,8 km por litro e na cidade 7 km por litro.

Vou agendar uma verificação na css, pois o consumo esta muito fora do normal.

Em breve comento sobre as novas medidas, isto é, se a css fazer o devido ajutes.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos o meu Onix 1.4 LT está com 900 km rodados e o consumo na estrada com etanol com ar ligado ficou em 5,5 km por litro e a cidade 6,63 km tambem com o ar ligado e o que me causou estranheza é o consumo na gasolina que na estrada fez 8,8 km por litro e na cidade 7 km por litro.

Vou agendar uma verificação na css, pois o consumo esta muito fora do normal.

Em breve comento sobre as novas medidas, isto é, se a css fazer o devido ajutes.

Abraços

Está mesmo, o meu em SP com o trânsito maravilhoso faz 7.7 km/l com 930 km rodados hahaha 

ar 40% do tempo

Compartilhar este post

Link para o post

rodei com o onix até quase ficar sem gasolina e abasteci hoje 53,5 litros!!! Estou saindo de viagem logo mais e semana que vem posto o resultado do consumo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal... fiz uma media de 14.56 com 90% de estrada e ar ligado 100% do tempo... o carro e mt e ta com 2000 kms...

Sent from my GT-I9295 using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca usei álcool, apenas gasolina... Estou esperando este ultimo tanque chegar na reserva para completar com álcool. Mas com gasolina, em geral, faço 14.8km/l com o ar ligado. Circuito misto. Faço as trocas em baixa rotação, não piso muito na cidade não. Mas viajando costumo andar entre 100-120km/h 

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca usei álcool, apenas gasolina... Estou esperando este ultimo tanque chegar na reserva para completar com álcool. Mas com gasolina, em geral, faço 14.8km/l com o ar ligado. Circuito misto. Faço as trocas em baixa rotação, não piso muito na cidade não. Mas viajando costumo andar entre 100-120km/h 

Vou lhe contar... se sua média em estrada e cidade, juntas, está assim, vc está de parabéns! Se fosse apenas na estrada já estaria ótimo! Q versão é seu onix, 1.0 ou 1.4?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando fizer essa mudança de combustível, rode uns 20k com o etanol para o sistema reconhece-lo e calibrar o módulo de injeção com os novos parâmetros. Parabéns pelo consumo, o máximo que consegui com gasosa foi 13,9k/l, mas a medida não foi tirada do computador de bordo, não?

Calma lá. Hoje em dia os carros não "precisam" ser "ensinados" a trabalhar com certo tipo de combustível, tanto que no manual não informa nada sobre tal procedimento. Quando peguei o meu carro 0K, eu não me preocupei em fazer esse procedimento e abasteci com o combustível qualquer, depois de um tempo fiz a mudança de forma "brusca", o tanque estava cheio e abasteci com outro tipo.

Um amigo é mecânico e ele me esclareceu algo que eu já imaginava que seria. Quando você está abastecido com gasolina por exemplo, esse combustível tem uma relação queima/oxigênio diferente de álcool, e a ECU identifica esse combustível pela sonda lambda. Quando você está com gasolina e abastece com álcool, assim que o combustível vai sendo trocado a ECU vai trocando a forma do motor trabalhar, isso quase instantâneo, pode demorar alguns mile segundos, mas a gente não percebe. "Ahh, mas é melhor ficar com 20% de gasolina e o resto de alcool", besteira, o carro trabalha com qualquer porcentagem de álcool ou gasolina e não vai ter nenhum ganho de consumo só porque você colocou esses 20%, a ECU vai trabalhar o motor como se tivesse 20% de gasolina e "economizar" apenas 20% do total, isso se chegar a lá.

Se por algum motivo ao colocar o combustível o carro não ligar ou ficar falhando, é problema na ECU e terá que ser levado a CSS para verificação.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu peguei o meu zerinho da css 1.0 e ja desde a saida da css to amaciando o motor enchi o tanque fui embora pra casa que fa uns 80 km andei por aqui na cidade enchi de novo hoje ele ta com 100km encheu com 20 litros uiíiii kkkmkk 5 km/l na gasola

Logo vou manerar o pé mas até uns 1000 km ele vai ser bem amaciado. Pelo menos nas primeiras marchas pra ele nao ser preguiçoso pra sair.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem eu adminsitro postos de gasolina, no meu 1.4 LTZ, ando sempre com ar ligado, o meu faz aqui dentro de SP 9.3 a 10 com gasolina normal, etanol cai para 7.8 a 8.4 km/lt , estrada bem varia muito como ando e que tipo de estrada , ja cheguei a postar indo para Peruibe nivel do mar a 80 km/h fez, 18,8 km/lt, eu calibro semanalmente os pneus, hoje meu carro esta com 16000 km, no inicio fazia um pouco menos , mas tente a melhorar apos a revisao de 5000 km

Compartilhar este post

Link para o post

Calma lá. Hoje em dia os carros não "precisam" ser "ensinados" a trabalhar com certo tipo de combustível, tanto que no manual não informa nada sobre tal procedimento. Quando peguei o meu carro 0K, eu não me preocupei em fazer esse procedimento e abasteci com o combustível qualquer, depois de um tempo fiz a mudança de forma "brusca", o tanque estava cheio e abasteci com outro tipo.

Um amigo é mecânico e ele me esclareceu algo que eu já imaginava que seria. Quando você está abastecido com gasolina por exemplo, esse combustível tem uma relação queima/oxigênio diferente de álcool, e a ECU identifica esse combustível pela sonda lambda. Quando você está com gasolina e abastece com álcool, assim que o combustível vai sendo trocado a ECU vai trocando a forma do motor trabalhar, isso quase instantâneo, pode demorar alguns mile segundos, mas a gente não percebe. "Ahh, mas é melhor ficar com 20% de gasolina e o resto de alcool", besteira, o carro trabalha com qualquer porcentagem de álcool ou gasolina e não vai ter nenhum ganho de consumo só porque você colocou esses 20%, a ECU vai trabalhar o motor como se tivesse 20% de gasolina e "economizar" apenas 20% do total, isso se chegar a lá.

Se por algum motivo ao colocar o combustível o carro não ligar ou ficar falhando, é problema na ECU e terá que ser levado a CSS para verificação.

Amigo, este assunto já foi muito discutido e aceito por quase todos aqui q acompanham o fórum a um tempo. E, como vc falou, no SEU manual pod ser q não tenha tal informação, mas no MEU e acredito q no da maioria do membros aqui, q tem o carro a mais tempo, consta SIM a informação de o onix tem q rodar no mínimo 10min ou 10km a após alterar a mistura do combustível, pelo menos é esta a informação q o fabricante nos passou. E mais... há vários relatos de onix falhando ao dar partida, justamente após os usuários trocarem o combustível predominante do carro, e no dia seguinte o carro não querer pegar! (sinta-se a vontade para pesquisar no forum este tópicos) Eu mesmo sou prova disso e tbm de um defeito cronico no meu q tem muito a ver com os sintomas d quando o carro não roda o tempo necessário pro modulo reconhecer o combustível.

No momento não estou em posse do meu manual, mas quando chegar em casa posto aki a página pra vc conferir se realmente no seu não consta.

Fort abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, este assunto já foi muito discutido e aceito por quase todos aqui q acompanham o fórum a um tempo. E, como vc falou, no SEU manual pod ser q não tenha tal informação, mas no MEU e acredito q no da maioria do membros aqui, q tem o carro a mais tempo, consta SIM a informação de o onix tem q rodar no mínimo 10min ou 10km a após alterar a mistura do combustível, pelo menos é esta a informação q o fabricante nos passou. E mais... há vários relatos de onix falhando ao dar partida, justamente após os usuários trocarem o combustível predominante do carro, e no dia seguinte o carro não querer pegar! (sinta-se a vontade para pesquisar no forum este tópicos) Eu mesmo sou prova disso e tbm de um defeito cronico no meu q tem muito a ver com os sintomas d quando o carro não roda o tempo necessário pro modulo reconhecer o combustível.

No momento não estou em posse do meu manual, mas quando chegar em casa posto aki a página pra vc conferir se realmente no seu não consta.

Fort abraço!

Estranho, a única coisa que encontrei foi isso:

Nos veículos com sistema SPE/4 -
etanol e gasolina - qualquer
mistura de etanol e gasolina, em
qualquer proporção, pode ser
usada. O sistema de injeção
eletrônica de combustível, através
de sinais recebidos de diversos
sensores, ajusta o funcionamento
do motor de acordo com o
combustível a ser usado.
Certifique-se da origem do
combustível, pois se estiver
adulterado poderá causar danos
irreversíveis ao motor

Realmente procurei em tudo e não achei nada que falasse sobre isso, por isso nunca liguei.

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho, a única coisa que encontrei foi isso:

Nos veículos com sistema SPE/4 -
etanol e gasolina - qualquer
mistura de etanol e gasolina, em
qualquer proporção, pode ser
usada. O sistema de injeção
eletrônica de combustível, através
de sinais recebidos de diversos
sensores, ajusta o funcionamento
do motor de acordo com o
combustível a ser usado.
Certifique-se da origem do
combustível, pois se estiver
adulterado poderá causar danos
irreversíveis ao motor

Realmente procurei em tudo e não achei nada que falasse sobre isso, por isso nunca liguei.

A GM tem mania de tirar informações em uns manuais, pôr em outros, e fazer aquela fuzaca... Inclusive já vi relatos desta mesma informação, com divergências, até em manuais de outros modelos da marca, acredite!

O texto q vc digitou acima está tbm acima do proximo paragrafo q consta exatamente o que falei, no meu isso fica na página 191, veja na íntegra:

"Depois de reabastecer, dirija o veículo por aproximadamente 10 minutos, especialmente se o combustível predominante tiver sido alterado"

Depois vem o próximo paragrafo, dizendo: "Ao dar a partida no motor com etanol pela manhã, segure a chave por cerca de 3 segundos. (...)"

Essa GM, hein?

Abç!

Compartilhar este post

Link para o post

A GM tem mania de tirar informações em uns manuais, pôr em outros, e fazer aquela fuzaca... Inclusive já vi relatos desta mesma informação, com divergências, até em manuais de outros modelos da marca, acredite!

O texto q vc digitou acima está tbm acima do proximo paragrafo q consta exatamente o que falei, no meu isso fica na página 191, veja na íntegra:

"Depois de reabastecer, dirija o veículo por aproximadamente 10 minutos, especialmente se o combustível predominante tiver sido alterado"

Depois vem o próximo paragrafo, dizendo: "Ao dar a partida no motor com etanol pela manhã, segure a chave por cerca de 3 segundos. (...)"

Essa GM, hein?

Abç!

Olhando esse texto faz sentido. Normalmente quando você abastece e muda de combustível, a ECU não sabe que você trocou até porque o combustível que está na flauta e nas mangueiras ainda é o antigo, aí quando você liga o carro tem uma troca brusca da "agua" pro "vinho". 

Compartilhar este post

Link para o post

Estou gostando muito desse forum. Pensei que meu carro estava consumindo muito, pois estava me baseando pela barrinha... Mas pelo visto isso é furada, cheguei a pensar que meu carro estava fazendo 6 km/litro.. Realmente uma barrinha demorou muito abaixar, agora a outra baixou mais rápido.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 14/08/2013 at 14:43, rmello disse:

Já faz algum tempo que ando muito insatisfeito com o consumo do meu onix 1.4.

Outro dia calculei a média geral de consumo dele, desde que comecei a acompanhar o consumo (comecei a acompanhar o consumo aos 541km, o carro está com 3475km), que foi a seguinte: Gasolina: 7,72km/L - Etanol: 5,63km/L

Como vocês podem ver, está uma média péssima.

Mas o pior aconteceu esse final de semana:

Saí de casa para abastecer com o ar desligado, completei o tanque com etanol, saí do posto e rodei 48km sem ar ligado, fazendo de tudo (subindo ladeira forte, andando de 4° marcha a uns 60-70km/h, todos os tipos de "circuito" que você pode ter dentro da cidade), e o primeiro quadradinho do marcador de combustível nem desceu. Surpreso, fiz então uma média parcial de consumo que sempre faço baseado no seguinte raciocínio:

se o tanque tem 54 litros, e o medidor de combustível tem 12 quadradinhos, então cada quadradinho tem 4,5 litros. Logo, o carro fez nesse circuito, 48 dividido por 4,5 = 10,6 km/L no etanol.

Fiquei totalmente espantado com essa média, que considero excelente. Mas a minha alegria iria durar pouco.

Na segunda, utilizei o carro novamente, só que com o ar condicionado ligado. Reparei então que após rodar pouquíssimo, o segundo quadradinho do medidor já desceu. Resolvi então fazer essa média parcial que faço, e pasmem: o carro teria feito 2,6 km/L de um quadradinho para outro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estou com a certeza agora de que meu carro está com algum defeito na relação ar condicionado/motor, porque não é possível, as médias dele estão muito abaixo das que vejo, rodando com o ar condicionado ligado. Eu não sou uma pessoa que pisa e nem estica muito pra passar de marcha, pelo contrário, detesto pisar muito, estou até insatisfeito com o desempenho do carro porque este é um que tem que esticar muito para se ter um desempenho melhor.

Se alguém já viu caso parecido ou entende de mecânica e possa saber qual é o problema, comente aí!! Moro em Belo Horizonte e aqui só tem ladeira, mas mesmo assim não acho que isso justifique um consumo tão ruim, acho que o carro está com algum problema mesmo.

Ah, o meu é o LT, não tem computador de bordo, então os cálculos de consumo são sempre na bomba de combustível

Caro Amigo!!!  também estou abismado com o consumo do meu Onix 1.0 2013. ta com 34 mil rodados e ta fazendo uma media de 8.4Km/L e só abasteço com gasolina aditivada.  Ja fiz todas as regulagens mas não adianta. É o consumo dele mesmo!!!!!  apesar de ter gente aí dizendo que o Onix faz mais de 11Km/L na cidade... 

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem pessoal?

Tenho um Onix Seleção 1.0 ano 2015, atualmente com 30 mil km, o carro é ótimo porém a única decepção mesmo é com o consumo.

Procuro sempre andar com os pneus calibrados (185/65 - R15), em média 35 psi, já abasteci em varios postos, procuro desenvolver bem a marcha para não forçar, e o máximo que consegui fazer até agora no etanol é 6,5 km/litro na cidade e 10 na rodovia.

Quando a GM lançou o modelo 2017, onde divulgou que à partir daquele momento a classificação de consumo seria "A", me dei conta que o meu carro era classificação original "B".

Concessionária já analisou 3 vezes e respondeu que não há nada de errado.

Alguem tem alguma sugestão?

Editado por rafael_ribeirao

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora