Alto consumo Onix/Prisma


Posts Recomendados

Boa noite senhores. Gostaria de uma ajuda dos entendidos do grupo. Adquiri meu ônix zero em 2013. Fiz todas as revisões na consencionaria, até que a garantia vencesse, a partir daí passei a fazer em um auto center de minha confiança, sempre adquirindo as mesmas peças empregadas pela consecionaria (fabricante e modelo) ou superior. Pois bem, após a revisão dos 60 mil km, senti o carro ligeiramente mais fraco, algo que alguém que não estivesse habituado com o veículo não sentiria. Além disso comecei a sentir diferença no consumo e passei a medi-lo com frequência. Não passava dos 8,5Km/l na estrada (etanol, usei gasolina poucas vezes nesse veículo) o que eu considero pouco. Além de tudo isso abasteço SEMPRE no mesmo posto (de um familiar meu), pelo menos a 3 anos. Minhas suspeitas 

1- Em uma das revisões o auto entre aplicou velas diferentes do que deveria 

2 - Combustível adulterado

3 - o consumo é esse mesmo, sou pé pesado

o que os senhores acham? É plausível a suspeita das velas mesmo o carro não falhando ou exibindo alarmes no painel? E quanto ao consumo? É real a média de 11km/l que eu vejo muitos dizerem na internet, para um carro 2013? Com relação ao combustivel, vou fazer  teste em outro posto.

 

Editado por Ciro_costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


13 horas atrás, Ciro_costa disse:

Boa noite senhores. Gostaria de uma ajuda dos entendidos do grupo. Adquiri meu ônix zero em 2013. Fiz todas as revisões na consencionaria, até que a garantia vencesse, a partir daí passei a fazer em um auto center de minha confiança, sempre adquirindo as mesmas peças empregadas pela consecionaria (fabricante e modelo) ou superior. Pois bem, após a revisão dos 60 mil km, senti o carro ligeiramente mais fraco, algo que alguém que não estivesse habituado com o veículo não sentiria. Além disso comecei a sentir diferença no consumo e passei a medi-lo com frequência. Não passava dos 8,5Km/l na estrada (etanol, usei gasolina poucas vezes nesse veículo) o que eu considero pouco. Além de tudo isso abasteço SEMPRE no mesmo posto (de um familiar meu), pelo menos a 3 anos. Minhas suspeitas 

1- Em uma das revisões o auto entre aplicou velas diferentes do que deveria 

2 - Combustível adulterado

3 - o consumo é esse mesmo, sou pé pesado

o que os senhores acham? É plausível a suspeita das velas mesmo o carro não falhando ou exibindo alarmes no painel? E quanto ao consumo? É real a média de 11km/l que eu vejo muitos dizerem na internet, para um carro 2013? Com relação ao combustivel, vou fazer  teste em outro posto.

 

1- Em uma das revisões o auto entre aplicou velas diferentes do que deveria  - Sim, poderia ser o motivo, mas só colocando as certas para ter certeza. Lembrando q velas erradas, prejudicam e estragam as bobinas, então na pior das hipóteses suas bobinas já estão se terminando...

2 - Combustível adulterado - Sim, tbém pode ocorrer aumento no consumo e deixar o carro sem força, a luz da injeção pode ascender em alguns casos..

3 - o consumo é esse mesmo, sou pé pesado, Sempre usei gasolina (1.4 LTZ 2013, 55.000 km),  apenas uma vez, ou melhor 4 tanques de etanol, e na estrada fiz 10-11 km/l. mas tudo depende do pé, já na gasolina era 14,5 a 15 com pé pesado + AC, se cuidar passava chegando próximo a 16...

Se resolver seu problema, nos informe qual foi a solução e oque realmente era...

Abs

Editado por Mano
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

7 horas atrás, Mano disse:

1- Em uma das revisões o auto entre aplicou velas diferentes do que deveria  - Sim, poderia ser o motivo, mas só colocando as certas para ter certeza. Lembrando q velas erradas, prejudicam e estragam as bobinas, então na pior das hipóteses suas bobinas já estão se terminando...

2 - Combustível adulterado - Sim, tbém pode ocorrer aumento no consumo e deixar o carro sem força, a luz da injeção pode ascender em alguns casos..

3 - o consumo é esse mesmo, sou pé pesado, Sempre usei gasolina (1.4 LTZ 2013, 55.000 km),  apenas uma vez, ou melhor 4 tanques de etanol, e na estrada fiz 10-11 km/l. mas tudo depende do pé, já na gasolina era 14,5 a 15 com pé pesado + AC, se cuidar passava chegando próximo a 16...

Se resolver seu problema, nos informe qual foi a solução e oque realmente era...

Abs

Vou aproveitar que já está na hora da revisão dos 70 mil KM e vou fazer na consecionaria. Dessa forma já peço para verificarem as velas. Mantenho informados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Senhores,  estou trocando as velas do cabo nesse momento. Passei na gm e comprei as velas originais. Abaixo segue a foto das velas que foram aplicadas na revisão dos 60k e que estou removendo. Alguém com conhecimento pode se manifestar se está correta? 

IMG_20180430_114255.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ciro_costa, a vela instalada é correta também. Pelo catálogo Bosch, o código simplificado é SP34 ou F 000 KE0 P34, com folga no eletrodo de 0,9mm. O da NGK é o BPR7E-D.

Foi fácil retirar as velas, sem muita força? Pois parece que o anel de vedação está com aparência de que a vela foi apertada com menos torque que o ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2018 at 15:28, Sekiya disse:

@Ciro_costa, a vela instalada é correta também. Pelo catálogo Bosch, o código simplificado é SP34 ou F 000 KE0 P34, com folga no eletrodo de 0,9mm. O da NGK é o BPR7E-D.

Foi fácil retirar as velas, sem muita força? Pois parece que o anel de vedação está com aparência de que a vela foi apertada com menos torque que o ideal.

@Sekiya, concordo! Vi o catálogo e a vela é aplicável ao Ônix e Prisma 1.4. Porém já havia comprado as velas e os cabos na GM. Até desanimei pensando ter gasto dinheiro a toa, afinal o conjunto da BOSCH só estava com 10.000 Km. Minha expectativa era não haver melhora alguma. Porém, qual não foi minha surpresa, ao pegar a estrada com o veículo hoje pela manhã, e notar que estava visivelmente mais potente? O trajeto que faço semanalmente, de 100Km, onde o carro estava pedindo 4º em subidas para manter 110Km/h, fiz em quinta de boa! Em linha reta então, nem se fala, apenas um toque suave no acelerador para manter a velocidade. O veículo mudou da água para o vinho, antes parecia que se arrastava e agora está andando muito melhor. Eliminei da equação, inclusive, a variável do combustível pois não abasteci o tanque do veículo. Fiz a viajem do sábado com as velas BOSCH e voltei hoje com as velas da GM.

Vou fazer uma viajem longa dia 12/05 e vou medir o consumo, para voltar aqui com dados concretos da influência dessa troca de velas, porém só pela forma como o carro andou hoje imagino o quanto de combustível não estava desperdiçando pisando a mais do que deveria para manter a velocidade.

A respeito das velas, foi fácil retirar pois utilizei uma catraca.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera! Peguei um Activ aut, meu carro só tá com 1.200 km rodados, e só fiz uma viagem com ele. Contudo, o consumo tá longe do que ando ouvindo por aqui e pelos testes que andei vendo. Agora que ele foi chegar nos 9 km/l na gasolina. É normal? Melhora? Nos primeiros dias ele subiu rápido, mas chegou nos 8 km/l e parou por aí  rodando em ciclo urbano somente. Esses 9 km/l ele está marcando agora, depois de pegar estrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perguntei do torque de aperto porque hoje em dia, muitos mecânicos acabam deixando a vela sem o aperto correto com o medo de espanar a rosca do cabeçote. Neste caso, a vela vai se soltando deixando escapar a compressão nos cilindros, o que traz perda de potência do motor.

O importante é que aparentemente melhorou. Vai que o jogo da Bosch veio com algum defeito... Tudo é provável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, manoelg disse:

Fala galera! Peguei um Activ aut, meu carro só tá com 1.200 km rodados, e só fiz uma viagem com ele. Contudo, o consumo tá longe do que ando ouvindo por aqui e pelos testes que andei vendo. Agora que ele foi chegar nos 9 km/l na gasolina. É normal? Melhora? Nos primeiros dias ele subiu rápido, mas chegou nos 8 km/l e parou por aí  rodando em ciclo urbano somente. Esses 9 km/l ele está marcando agora, depois de pegar estrada.

Se vc esta olhando os dados no painel, lembre-se de zerar toda a vez, pois ele é cumulativo (média desde a ultima vez q zerou). Se vc nunca zerou, essa é sua média total.

Se for automático, vai gastar mais.

O meu começou a fazer médias consideráveis depois dos 5 k,e com a primeira troca de óleo feita. Ates disso não me preocupei, mas cidade fazia 8 por ser percursos curtos, não dando tempo de aquecer o motor, já em viagens, com pé pesado( 100-120) as vezes quando podia até tiros curtos de 140, e AC 100%, a menor média foi 14,5, e a melhor 15,7.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2018 at 09:37, Mano disse:

Se vc esta olhando os dados no painel, lembre-se de zerar toda a vez, pois ele é cumulativo (média desde a ultima vez q zerou). Se vc nunca zerou, essa é sua média total.

Se for automático, vai gastar mais.

O meu começou a fazer médias consideráveis depois dos 5 k,e com a primeira troca de óleo feita. Ates disso não me preocupei, mas cidade fazia 8 por ser percursos curtos, não dando tempo de aquecer o motor, já em viagens, com pé pesado( 100-120) as vezes quando podia até tiros curtos de 140, e AC 100%, a menor média foi 14,5, e a melhor 15,7.

Abs

Valeu! Realmente meus percursos estão sendo curtos, dentro da cidade, e com ar ligado 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, peguei um Prisma LT 2015 AT6 faz 4 dias.

Pra medir a febre, abasteci com etanol completamente.

Meu regime de utilização é ar condicionado cerca de 50% do tempo, rodo 40km por dia em média (percurso urbano) e o Prisma está com 65000 km. Pneus estão em bom estado, mas acho que não duram mais 10 mil km.

Nessas condições, qual seria o consumo desejável / esperado, baseado na experiência dos amigos no ciclo urbano e rodoviário?

Boa semana, paz e bem a todos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/05/2018 at 19:47, Ciro_costa disse:

@Sekiya, concordo! Vi o catálogo e a vela é aplicável ao Ônix e Prisma 1.4. Porém já havia comprado as velas e os cabos na GM. Até desanimei pensando ter gasto dinheiro a toa, afinal o conjunto da BOSCH só estava com 10.000 Km. Minha expectativa era não haver melhora alguma. Porém, qual não foi minha surpresa, ao pegar a estrada com o veículo hoje pela manhã, e notar que estava visivelmente mais potente? O trajeto que faço semanalmente, de 100Km, onde o carro estava pedindo 4º em subidas para manter 110Km/h, fiz em quinta de boa! Em linha reta então, nem se fala, apenas um toque suave no acelerador para manter a velocidade. O veículo mudou da água para o vinho, antes parecia que se arrastava e agora está andando muito melhor. Eliminei da equação, inclusive, a variável do combustível pois não abasteci o tanque do veículo. Fiz a viajem do sábado com as velas BOSCH e voltei hoje com as velas da GM.

Vou fazer uma viajem longa dia 12/05 e vou medir o consumo, para voltar aqui com dados concretos da influência dessa troca de velas, porém só pela forma como o carro andou hoje imagino o quanto de combustível não estava desperdiçando pisando a mais do que deveria para manter a velocidade.

A respeito das velas, foi fácil retirar pois utilizei uma catraca.

 

Senhores, o teste foi feito:

  • 02 Pessoas no Carro
  • Ar condicionado sempre ligado
  • 100% estrada
  • Velocidade: Sempre entre 110Km/h a 120Km/h
  1. Velas SP34  BOSCH - 8,4Km/l 
  2. Velas compradas na GM - 10,2 Km/l

Não acredito que aquele jogo de velas em particular da bosch estava defeituoso. Depois de conversar com alguns colegas e mecânico, levantei a informação de que várias pessoas andam tendo problema especificamente com velas da bosch

Fujam das velas da BOSCH. Ao menos é o que eu vou fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, junay disse:

Uma outra coisa que tenho dúvida, em relação ao consumo em carros automáticos: qual o modo consome mais: dirigindo normalmente ou com o piloto automático ligado?

A melhor maneira de descobrir é fazer o mesmo percurso no dois modos...

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@junay, em regra, andar com o cruise control ou piloto automático acionado, consome mais combustível. Isso porque o sistema se utiliza de todos os meios possíveis para manter a velocidade selecionada. Assim, se o carro tiver que reduzir 1 ou 2 marchas para manter a velocidade, ele irá fazer sem se importar com a rotação do motor e consequente consumo.

Sem o controle de velocidade, o motorista pode simplesmente segurar uma marcha mais alta (nos casos em que há a possibilidade de troca manual) ou até mesmo pressionar o acelerador até certo limite em que não haja o kick down, perdendo um pouco da velocidade, mas mantendo o motor em rotações mais baixas sem prejudicar o consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2018 at 09:53, Sekiya disse:

@junay, em regra, andar com o cruise control ou piloto automático acionado, consome mais combustível. Isso porque o sistema se utiliza de todos os meios possíveis para manter a velocidade selecionada. Assim, se o carro tiver que reduzir 1 ou 2 marchas para manter a velocidade, ele irá fazer sem se importar com a rotação do motor e consequente consumo.

Sem o controle de velocidade, o motorista pode simplesmente segurar uma marcha mais alta (nos casos em que há a possibilidade de troca manual) ou até mesmo pressionar o acelerador até certo limite em que não haja o kick down, perdendo um pouco da velocidade, mas mantendo o motor em rotações mais baixas sem prejudicar o consumo.

@Sekiya e @ManoObrigado pelas respostas.

Realmente no ciclo rodoviário meu Prisma fez 8 km/l no etanol, se bem que eu peguei um trecho monstro de fila de umas 2h e isto com certeza deve ter influenciado na média. Alternei o uso do cruise control e pilotagem manual.

Quase certo de que a média seria melhor se não tivesse pego este trecho de fila.

Agora estou rodando na gasolina no ciclo urbano, baixou 2 tracinhos e está com 105 km rodados. Se bem que estes tracinhos não são parâmetros, né?

Será que consigo uma média de 10 km/l no ciclo urbano com gasolina? Alguém que tenha Prisma 2015 LT e roda nas mesmas circunstâncias poderia me informar o consumo nestas condições, para referência?

E trocar as velas (colocar NGK ao invés das Bosch) realmente faz a diferença em termos de consumo? Neste caso, o ideal é somente trocá-las ou também o jogo de cabos de vela?

Como o carro já tem 65 mil km, alguma outra medida seria interessante para aumentar a autonomia por tanque?

Por último, a condução com câmbio na posição M, pode ser mais econômica do que usando o D direto? (Neste tanque de gasolina estou conduzindo normal com D e não tenho ligado o ar condicionado, pois está friozinho aqui no sul, hehe).

Obrigado antecipadamente pelas respostas. Paz e bem a todos!

Junay.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 km/l em ciclo urbano em um carro automático é difícil de conseguir. Só em casos de pegar grandes avenidas e sem trânsito e em trechos mais planos. Eu acredito que talvez consiga algo em torno de 8,5 a 9 no máximo. No ciclo rodoviário o câmbio AT ajuda no consumo porque é bem longo. Já na cidade o câmbio atrapalha o consumo, mas ganha-se em conforto.

Trocar as velas só ajuda se elas estiverem muito ruins ou com defeito. Nem velas de irídio (que são as mais modernas) trazem uma melhora significativa no consumo. Quanto a troca de cabos, ela só é necessária se os cabos estiverem com fuga de corrente, ou com sinais de oxidação ou rompimento em seus terminais, ou com sua resistência fora dos padrões. Já vi gente condenando cabos porque estão "ressecados" (por estarem mais rígidos que o normal), mas nem isso é motivo para a troca, a não ser que seja preventivo.

Teoricamente, para melhorar o consumo teria que melhorar a queima da mistura ar-combustível ou reduzindo as perdas térmicas e por atrito. Ou seja, teria que ter um motor mais eficiente. O motor 1.4 do Prisma/Onix já está bem no limite de seu desenvolvimento (e se o carro roda no nível do mar, o rendimento já é melhor). O melhor é manter a manutenção em dia e só.

Quanto a conduzir o câmbio em modo sequencial, teoricamente poderia ser mais econômico, pois dependendo da velocidade o carro às vezes segura uma marcha mais pesada, sendo que poderia rodar com uma marcha mais leve. Isso acontece muito com a 5ª e com a 6ª marcha. Porém, com o controle de troca naqueles botões laterais da alavanca, tudo fica bem ruim na cidade. Outra coisa é que as 3 primeiras marchas são muito próximas. Ao arrancar em primeira, praticamente a segunda já vem em seguida e logo a terceira. Fazer isso no dedo é bem ruim e a rotação acaba subindo mais que o necessário. Eu, pessoalmente, só uso o modo sequencial em avenidas (5ª e 6ª marcha) e ao reduzir para obter um leve freio-motor.

Editado por Sekiya
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 mês depois...

Galera,

Meu Onix LT 1.0 2014/2015 está bebendo demais.

Fiz revisão, trocou velas, passou rastreador e não encontra o motivo de beber tanto.

Na gasolina (cidade) passou de 10km/l para 6km/l.

No etanol (cidade) passou de 8km/l para 5km/l.

 

Alguém pode ajudar?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

alinhamento fora da especificação, caso o alinhamento das rodas esteja mais fechado ou aberto, aumenta o desgaste dos pneus e a necessidade de andar pisando mais, aumentando o consumo. 

Bicos injetores devem ser checados, as vezes alguma impureza pode travar os bicos abertos ou ficar gotejando.

Sonda lambda com defeito, as vezes pode estar travada ou fazendo a leitura errada , aumentando o consumo do carro

Válvula termostática travada aberta, fazendo o motor trabalhar mais frio e com isso a injeção eletrônica aumenta o tempo de injeção para deixar o motor na temperatura ideal.

Entrada falsa de ar,  caso alguma mangueira de vácuo esteja com entrada falsa de ar o sistema tende a compensar com aumento do tempo de injeção.

Motor fora de ponto, altera também o tempo de injeção, não trabalha dentro da especificação.

Verificar se o sistema de ventilação não está voltado para o parabrisa, no onix nesse caso, o sistema de ar condicionado é ativado mesmo com a lampada do painel apagada

 

Fora o que já foi falado acho que é SÓ isso que pode aumentar o consumo, desculpem se esqueci alguma coisa...kkkkk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Eu tenho um Prisma TLZ 1.4 Automatico 13/14, sempre uso gasolina e ar condicionado ligado o tempo todo, ele tem 77000 Km.

O meu carro sempre mostrou um consumo no painel que eu considero alto porém ele mantinha a média de 8 Km/L, na gasolina, um pouco a mais, um pouco a menos as vezes. Porém ultimamente ele aumentou e agora só fica com 7,4 Km/L, alguem tem alguma sugestão do que seja, algume teste que eu possa fazer?

Editado por Igor Padovan da Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • jordan changed the title to Alto consumo Prisma LTZ 1.4 Automatico 13/14

Meu pai tem um LT 1.4 2018 com 40mil km média na cidade sempre na casa dos 11-12kml

Sei que o motor teve umas atualizações para melhorar consumo mas está muito diferente a média, usa o óleo na viscosidade recomendada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Bom dia ,

Meu Onix LT 1.0 2015/2016 está bebendo demais.

Fiz revisão, troquei as velas, passei o rastreador e não encontra o motivo de beber tanto.

Na gasolina (cidade) ele faz em média 8,5Km/L

No etanol (cidade) ele faz em média 6,5Km/L.

 

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Preciso de ajuda! Tenho um Prisma 2017/18 com 85mil km com todas as revisões feitas na CSS e trocas de óleo feitas a cada 5mil km tb na CSS, ele está fazendo 7km na gasolina e 6km no álcool na cidade, e na estrada ele faz incríveis 15.7km na gasolina, na revisão de 80mil pedi para ver isso e tudo no carro foi testado inclusive me indicaram limpeza de bico e do TBI, tudo ok e agora eu fiz um teste na valvula canister aparentemente está ok, de ontem para hoje abasteci na reserva 10.2 litros e ele fez apenas 78km rodados ateacender de novo a reserva foi uma das melhores marcas, estou precisando da ajuda de quem já teve problema parecido.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.