Alto consumo Onix/Prisma


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Não imaginava que a diferença do consumo do automático fosse tão grande. 

 

Possuo um LTZ mecânico, ainda com 3000 km, sempre abasteci com gasolina. Minhas médias estão na casa dos 9,0 km/l (cidade) e 13,0 km/l (estrada) com médias de velocidade de 100 a 110 km, ainda na esperança de que o consumo melhore um pouco mais depois da troca de óleo dos 5000 km. 

 

Uma consideração importante é que resido em cidade de interior, portanto não enfrento grandes engarrafamentos durante o meu dia e aqui na cidade existem poucos sinais de transito. (Benefícios de cidade do interior). 

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Não imaginava que a diferença do consumo do automático fosse tão grande. 

 

Possuo um LTZ mecânico, ainda com 3000 km, sempre abasteci com gasolina. Minhas médias estão na casa dos 9,0 km/l (cidade) e 13,0 km/l (estrada) com médias de velocidade de 100 a 110 km, ainda na esperança de que o consumo melhore um pouco mais depois da troca de óleo dos 5000 km. 

 

Uma consideração importante é que resido em cidade de interior, portanto não enfrento grandes engarrafamentos durante o meu dia e aqui na cidade existem poucos sinais de transito. (Benefícios de cidade do interior). 

Fernando, eu também me assustei ,

O meu primeiro Onix era um LT 1.4 e tinha um consumo semelhante ao seu. Cheguei a descer para Praia Grande andar uns 100 km na cidade e retornar a minha cidade com um tanque de gasolina e uma média de 14,5 km/l, isso com o carro carregado e ar ligado.

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Prezados,

 

Comprei o Onix automático em dezembro passado e desde então a melhor média que fiz foi 6 km/l no etanol. Meu carro está com 4000 km rodados. Seguindo as sugestões aqui do fórum fui a duas css de BH tentar a atualização dos softwares do carro, em ambas os técnicos conectaram o carro no notebook, mas não fizeram as atualizações porque segundo eles não havia nenhuma atualização a fazer. Será que é isso mesmo? Ou é desconhecimento? 

 

Outra coisa, quando o técnico ligou o computador no carro o sistema pediu a configuração do veiculo, um código com três letras, vi que havia três opções (uma para 1.0 e duas para 1.4) ele escolheu a com o final era "J" mas havia outra com final "K" que acho ser mais recente, quando questionei por que não a outra ele disse que tanto faz. Alguém sabe me explicar isso?

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Prezados,

 

Comprei o Onix automático em dezembro passado e desde então a melhor média que fiz foi 6 km/l no etanol. Meu carro está com 4000 km rodados. Seguindo as sugestões aqui do fórum fui a duas css de BH tentar a atualização dos softwares do carro, em ambas os técnicos conectaram o carro no notebook, mas não fizeram as atualizações porque segundo eles não havia nenhuma atualização a fazer. Será que é isso mesmo? Ou é desconhecimento? 

 

Outra coisa, quando o técnico ligou o computador no carro o sistema pediu a configuração do veiculo, um código com três letras, vi que havia três opções (uma para 1.0 e duas para 1.4) ele escolheu a com o final era "J" mas havia outra com final "K" que acho ser mais recente, quando questionei por que não a outra ele disse que tanto faz. Alguém sabe me explicar isso?

Comigo aconteceu a mesma coisa, não havia atualização para ser feita.

O meu está indo para 5 mil e irei fazer a primeira troca de óleo na segunda dia 07/04/2014 e vamos ver se melhora.E vou perguntar sobre o consumo elevado novamente.

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Eu tb levei o meu para a CSS para ver se tinha atualização e o técnico disse que já estava com a mais recente. Minha média, como vocês podem ler nesse tópico, é bem pior do que a de vocês. O técnico falou que pode ser pq o etanol que estou usando pode estar com muita água, mas eu duvido que seja por isso...

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Eu tb levei o meu para a CSS para ver se tinha atualização e o técnico disse que já estava com a mais recente. Minha média, como vocês podem ler nesse tópico, é bem pior do que a de vocês. O técnico falou que pode ser pq o etanol que estou usando pode estar com muita água, mas eu duvido que seja por isso...

Uma pergunta q no fundo tem um pouco de sentido: será se uma reprogramação, ou seja, um atualização com a mesma versão já instalada, não seria o caso tbm de tentar um se chegar a uma resultado satisfatório tbm? Sei lá, mas creio q as vezes a de fábrica já pod vir "bugada", causando tal efeito (consumo alto).

 

Alguém arriscaria opinar?

Editado por Thersyw
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Uma pergunta q no fundo tem um pouco de sentido: será se uma reprogramação, ou seja, um atualização com a mesma versão já instalada, não seria o caso tbm de tentar um se chegar a uma resultado satisfatório tbm? Sei lá, mas creio q as vezes a de fábrica já pod vir "bugada", causando tal efeito (consumo alto).

 

Alguém arriscaria opinar?

Interessante essa sua colocação, e tem sentido já que o problema está com a maioria dos AT.

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  • 1 mês depois...

Estou gostando muito desse forum. Pensei que meu carro estava consumindo muito, pois estava me baseando pela barrinha... Mas pelo visto isso é furada, cheguei a pensar que meu carro estava fazendo 6 km/litro.. Realmente uma barrinha demorou muito abaixar, agora a outra baixou mais rápido.

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  • 2 semanas depois...

Perguntei ontem na css o pq do alto consumo, o técnico me disse que é o consumo normal do carro automático e me deu a dica de qndo ficar parada nao ficar com o freio acionado, colocar no N e puxar o freio de mão, ele disse que vou sentir a redução no consumo se fizer isso

Tomara msm q a diferença seja realmente PERCEPTÍVEL. Msm eu achando esta ÚNICA conduta pouca demais comparada aos outros elementos/fatores determinantes para a economia, ou gasto, de combustível.

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Eu já coloco o carro no N ao parar nos sinais/semáforos, não senti diferença... Acho que talvez usar SEM o ar condicionado seja uma opção, mas não testei isso ainda pq não gosto de dirigir com o vidro abaixado aqui no RJ.

Editado por Dric_Dolphin
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Meu carro é 1.4 moro numa cidade extremamente quente? (manaus) e só rodo na gasolina (aqui não compensa andar com alcool) e o consumo está estável em 10.5, 10.8 na cidade e 15,00 na estrada! Estranho a diferença de consumo do AT pro MT ser tãoo gritante! Muito estranho mesmo, por isso um possível problema com o módulo da injeção noa ATs não pode ser descartado!

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Meu carro é 1.4 moro numa cidade extremamente quente? (manaus) e só rodo na gasolina (aqui não compensa andar com alcool) e o consumo está estável em 10.5, 10.8 na cidade e 15,00 na estrada! Estranho a diferença de consumo do AT pro MT ser tãoo gritante! Muito estranho mesmo, por isso um possível problema com o módulo da injeção noa ATs não pode ser descartado!

Eu diria q no módulo não! No fabricante, sim! rs Se isto lhe servir de consolo, lhe afirmo que isto não é exclusividade apenas do onix!

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Bom dia, gostaria de compartilhar um pouco do conhecimento meu, pois tive 3 carros 0 km.

Muitos dizem por ai que carro zero km hj nao precisa maciar e blablabla...

Minha opinião.

Precisa sim! Pois os 3 carros que eu tive (Astra,Montana e agora Onix) todos começaram a ter uma média estável com 10.000 km para cima...

Caso seja só carro de estrada creio eu que caia para a metade em questão de amaciar.

Meu Onix está com 9.750 km com uso misto... mais para cidade.

A minha média:(considerando que aqui na minha cidade é uso severo pois cada 100m tem lombadas e tem muitos morros e buracos como sempre. )

Etanol: 6.8 cidade/10.5 estrada.

Gasolina comum:9.0 cidade/15.5 estrada.

Considerando carro AT e SEM A/C.

Bom a minha avaliação:

Gostei por ser um carro AT. Pois a montana que é praticamente quase o mesmo motor (muda alguns detalhes) fez a mesma média que o Onix.

Bom esse é meus dados com o meu jeito de dirigir e também que é a minha opinião.

Espero ter contribuído.

Gustavo R.

Esqueci de comentar também no meu post.

Percebi que o gasto maior com etanol é o carro frio na primeira partida...

Como sou do interior de São Paulo aqui é frio de manhã. Média de 14 a 16 graus justamente a temperatura que não injeta a gasolina do reservatório.

Com isso o modulo le a temp. da água e injeta mais etanol para não dar aquelas falhas ou mesmo ficar ruim de pegar. É ai que vejo no computador de bordo o consumo cair.

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  • 3 semanas depois...

Eu peguei meu 1.4 LTZ AT na sexta-feira. Rodei 440km + ou - com ele abastecido 100% com etanol (primeiro tanque), ar ligado 50% do tempo, percurso misto cidade/estrada e consegui fazer 8,8Km/L. Estou achando uma média boa para um carro automático com ar ligado visto que meu carro antigo (Fiesta RoCam 1.6) fazia quando muito 9Km/L no misto. Vamos ver o segundo tanque e os primeiros 10.000Km mas pela minha experiência com carros 0Km (esse é meu terceiro) não muda muito. 

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Eu peguei meu 1.4 LTZ AT na sexta-feira. Rodei 440km + ou - com ele abastecido 100% com etanol (primeiro tanque), ar ligado 50% do tempo, percurso misto cidade/estrada e consegui fazer 8,8Km/L. Estou achando uma média boa para um carro automático com ar ligado visto que meu carro antigo (Fiesta RoCam 1.6) fazia quando muito 9Km/L no misto. Vamos ver o segundo tanque e os primeiros 10.000Km mas pela minha experiência com carros 0Km (esse é meu terceiro) não muda muito. 

 

Meu carro anterior tambem era um Fiesta Rocam 1.6 e confirmo que o consumo era muito proximo ao do Onix Automatico. Sem contar, que tenho a imprensao que o Onix anda mais... Na verdade o meu Onix mesmo automatico e mais economico que o meu Fiesta, que era sedan e manual... faco uma media global de 12,5 km/l na gasolina num trajeto que e 60% estrada.

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  • 1 ano depois...

sei que o meu é o velho Prisma, mas, ele, recentemente passou a beber demais.....dos 8 km/l que fazia na estrada passou a fazer 4 km/l ou até 5km/l. Essa semana o mecanico passou o raster e resetou o módulo. E, pra mim, continua do mesmo jeito. Vou fazer o que alguem aqui sugeriu: deixar secar o combustivel e colocar 3 litros pra ver o consumo real depois do reset. O mecanico, ainda disse que, pode ser o sensor de temperatura que pode estar fazendo o carro beber mais. Como o motor é semelhante ao Onix e ao novo Prisma, resolvi compartilhar com voces esse meu problema. Essa semana eu posto se houve progressao ou regressao no problema.

Ah, só pra constar: o carro ficou bebendo desse jeito, depois que vim morar em Campo Limpo Paulista, porque, quando morava em São Paulo, o carro andava bem, fazia ate 9km/l no etanol. Aqui, mal ando com o carro. Literalmente, ele ficou vagabundo. Domingo passado fui pra Taboão da Serra e, admiralvelmente, ele fez 10 km/l na estrada. A única coisa que percebi é que, na volta a luz de injeção acendeu.

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Ah, só pra constar: o carro ficou bebendo desse jeito, depois que vim morar em Campo Limpo Paulista, porque, quando morava em São Paulo, o carro andava bem, fazia ate 9km/l no etanol. Aqui, mal ando com o carro. Literalmente, ele ficou vagabundo. Domingo passado fui pra Taboão da Serra e, admiralvelmente, ele fez 10 km/l na estrada. A única coisa que percebi é que, na volta a luz de injeção acendeu.

Consumo alto repentino, logo que mudou de cidade, luz da injeção acendendo.... Isso ta com cara de combustível ruim, troque de posto e veja como se comporta.
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  • jordan changed the title to Alto consumo Prisma LTZ 1.4 Automatico 13/14

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