Cheiro de amônia ao ligar o ar


Posts Recomendados

Boa tarde pessoALL,

As vezes quando estou em viagem, minha mulher reclama da temperatura do ar. Então, eu desligo temporariamente o mesmo e não abro as janelas, para conservar a temperatura pelo menos um pouco.

Quando começa a fazer calor e eu ligo novamente o ar, sinto um cheiro super forte de amônia. Tenho que rapidamente abrir as janelas para haver uma troca de ar.

Isso é normal? Já tive outros caros da GM e da Fiat e os mesmos não apresentavam esse fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


O Filtro de cabine fica atrás do porta luvas. Tem um tópico aqui no blog que mostra como fazer para acessar o filtro.

http://clubedoonix.com.br/thread-1595.html?highlight=filtro

Eu já tive problemas com esse filtro num Vectra GT que tive. Quando fui na css e tiraram o filtro, ele estava preto e todo cheio de mofo. Isso acontece pq com o uso do ar, além das impurezas que ficam presas, o filtro fica úmido e daí prolifera o mofo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara isso pode acontecer por vários fatores. Como o Paulo citou pode ser sujeira no filtro. Mas já li artigos falando que o calor faz com que a mangueira ou duto que leva o ar para dentro do carro libere "benzeno" que toxico e prejudicial a saúde.

Em que condições acontece isso com vc? Vc usa o ar no modo de recirculação ou deixa sempre entrar o ar de fora do carro?

No meu caso, como meu carro fica muito no sol, se assim que entrar no carro e ligar o ar com o modo de recirculação 'desligado' (o que não costumo fazer) eu SINTO SIM um forte cheiro de "benzeno". (É parecido com o cheiro de algumas embalagens plasticas)

Nesse caso o indicado é deixar os vidros abertos por tempo até esse cheiro sair.

Em praticamente 100% das vezes eu ligo o ar com o modo de recirculação LIGADO. E qualquer cheiro que saia é imperceptível, só da pra notar mesmo o ar quente está nos dutos, mas logo é dissipado.

E finalmente o que também acontece comigo é que mesmo já estando com o ar geladinho dentro do carro, (com o modo de recirculação LIGADO) se eu DESLIGAR o modo de recirculação (principalmente sob o sol forte) SINTO o triste cheiro de benzeno.

Bem como vc notou, eu realmente gosto de fazer uso do modo de recirculação. Mas como o próprio manual adverte deve-se ter cuidado:

"Dirigir no modo de recirculação

durante um longo período poderá

torná-lo sonolento. Mude

periodicamente para o modo de ar

externo para receber ar fresco." (Manual em PDF, pág 29,30)

Isso se dá por falta de oxigênio, então cuidado!

Espero ter ajudado em alguma coisa. Flw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara isso pode acontecer por vários fatores. Como o Paulo citou pode ser sujeira no filtro. Mas já li artigos falando que o calor faz com que a mangueira ou duto que leva o ar para dentro do carro libere "benzeno" que toxico e prejudicial a saúde.

Em que condições acontece isso com vc? Vc usa o ar no modo de recirculação ou deixa sempre entrar o ar de fora do carro?

No meu caso, como meu carro fica muito no sol, se assim que entrar no carro e ligar o ar com o modo de recirculação 'desligado' (o que não costumo fazer) eu SINTO SIM um forte cheiro de "benzeno". (É parecido com o cheiro de algumas embalagens plasticas)

Nesse caso o indicado é deixar os vidros abertos por tempo até esse cheiro sair.

Em praticamente 100% das vezes eu ligo o ar com o modo de recirculação LIGADO. E qualquer cheiro que saia é imperceptível, só da pra notar mesmo o ar quente está nos dutos, mas logo é dissipado.

E finalmente o que também acontece comigo é que mesmo já estando com o ar geladinho dentro do carro, (com o modo de recirculação LIGADO) se eu DESLIGAR o modo de recirculação (principalmente sob o sol forte) SINTO o triste cheiro de benzeno.

Bem como vc notou, eu realmente gosto de fazer uso do modo de recirculação. Mas como o próprio manual adverte deve-se ter cuidado:

"Dirigir no modo de recirculação

durante um longo período poderá

torná-lo sonolento. Mude

periodicamente para o modo de ar

externo para receber ar fresco." (Manual em PDF, pág 29,30)

Isso se dá por falta de oxigênio, então cuidado!

Espero ter ajudado em alguma coisa. Flw

Excelente explicação cara... No meu caso, utilizo a recirculação sempre... O fedor sobe quando desligo o ar durante uma viagem e ligo outra vez.

Nesse caso, abro os vidros e deixo sair por completo.

Não sabia que era benzeno. Ele é tóxico mesmo... Tinha um vizinho onde eu morava na infância que cheirava quando era pequeno para ficar doidão. Hehehehehehehe!

Existe outra forma de minimizar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente explicação cara... No meu caso, utilizo a recirculação sempre... O fedor sobe quando desligo o ar durante uma viagem e ligo outra vez.

Nesse caso, abro os vidros e deixo sair por completo.

Não sabia que era benzeno. Ele é tóxico mesmo... Tinha um vizinho onde eu morava na infância que cheirava quando era pequeno para ficar doidão. Hehehehehehehe!

Existe outra forma de minimizar isso?

Caro Adauto, acho que não existe uma forma de acabar com esse problema não. Pois o problema está no material que é usado, que sob o calor libera essa substância malcheirosa e tóxica. A dica é justamente o que você já faz, baixar os vidros até o cheiro se dissipar.

Mas no seu caso te aconselho a procurar a concessionária, pois você disse que o cheiro forte volta mesmo depois de você ter usado o ar por algum tempo. Comigo não acontece isso não! Apenas na primeira vez que ligo (com o modo de recirculação LIGADO) é que sinto aquele primeiro ar quente com um pouquinho de cheiro, mas logo passa e não volta se eu desligar e ligar novamente por um período não muito longo.

Então agende um horário na sua css e dê uma conferida se não há algum outro fator causando esse problema. Talvez eles tenham alguma outra dica ou sugestão útil. Se possível posta aqui pra sabermos o resultado.

Flwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.