Chicote de fiação do auto-falante


Posts Recomendados

Boa tarde, pessoal!

Esse é meu primeiro tópico no forum.

Eu vi que existem outros tópicos que tratam de assunto semelhante, porém na maioria deles os integrantes do fórum começam a discutir marca e qualidade de som e auto-falantes, e o assunto principal acaba se perdendo.

Portanto, peço que postem aqui informações pertinentes somente a instalação da fiação do auto-falante.

Vou tentar compilar todas as informações que juntei até agora e gostaria da ajuda de vocês.

1. O Onix já vem com chicote de força e antena para a instalação do aparelho de som (não sei se todas as versões, pelo menos a LT e LTZ sim)

2. O chicote tem fiação parcial para os auto-falantes.

3. Os fios dos auto-falantes vão até a coluna da porta da frente.

4. Abrindo-se as portas da frente e retirando-se a mangueira de borracha (a parte encostada no carro) pode-se ver os conectores dos fios do auto-falante. É de lá que deve-se puxar a fiação até as portas.

5. A fiação das portas da frente, pode ser passada direto pelo tubo de borracha.

6. A fiação para a porta de trás deve ser passada pela canaleta da soleira. (Ainda não tenho certeza de como passar do conector para dentro do carro.)

7. Por enquanto, o conector só é encontrado nas concessionárias, na forma de "chicote para auto-falante". Custa 90 reais, fora a instalação. Com instalação, fica em 160. Eles oferecem um jogo de 4 auto-falantes (não consegui confirmar marca e potência), instalados e com chicote, por 380 reais.

8. Acho que a outra ponta desse chicote original tem um outro conector para ligar nos falantes. Esse conector é diferente do padrão dos falantes normais (precisa confirmação).

9. Já li em algum outro tópico, que tem um conector da positron que serve no conector de porta do onix.

Minha intenção principal com esse tópico é descobrir qual conector é esse.

Se alguém já instalou, ou sabe onde se compra, ou tem alguma foto, por favor poste nesse tópico.

Espero ter ajudado e espero conseguir ajuda para a instalação.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Bom, eu instalei os auto-falantes no meu Onix. Foi um pouco trabalhoso para descobrir como faz, mas depois que eu descobri, foi bem fácil.

Eu comprei o chicote na concessionária. Alguém precisava ver como é o tal plugue.

É um terminal que pode ser encontrado no mercado. Depois vou postar fotos do terminal e da instalação.

Acho que também dá para usar os terminais dos conectores de fonte de alimentação ATX, dos conectores que ligam na placa mãe.

O fio do falante vai até as colunas das portas. Tanto da frente quanto a de trás. Basta apenas retirar a peça de borracha que liga a coluna do carro na porta, e retirar o conector. Depois é necessário achar a posição dos terminais e encaixá-los no conector.

Aí é só passar os fios para dentro da porta.

O conector da porta de trás é mais fácil que o da frente.

O de trás é só apertar as duas extremidades e puxar.

O da frente precisa puxar a trava preta, e depois empurrá-la para baixo, aí o conector solta.

Para encaixar o terminal no conector, é preciso levantar uma travinha branca no próprio conector.

Assim que eu tiver tempo, eu posto fotos do processo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu instalei os auto-falantes no meu Onix. Foi um pouco trabalhoso para descobrir como faz, mas depois que eu descobri, foi bem fácil.

Eu comprei o chicote na concessionária. Alguém precisava ver como é o tal plugue.

É um terminal que pode ser encontrado no mercado. Depois vou postar fotos do terminal e da instalação.

Acho que também dá para usar os terminais dos conectores de fonte de alimentação ATX, dos conectores que ligam na placa mãe.

O fio do falante vai até as colunas das portas. Tanto da frente quanto a de trás. Basta apenas retirar a peça de borracha que liga a coluna do carro na porta, e retirar o conector. Depois é necessário achar a posição dos terminais e encaixá-los no conector.

Aí é só passar os fios para dentro da porta.

O conector da porta de trás é mais fácil que o da frente.

O de trás é só apertar as duas extremidades e puxar.

O da frente precisa puxar a trava preta, e depois empurrá-la para baixo, aí o conector solta.

Para encaixar o terminal no conector, é preciso levantar uma travinha branca no próprio conector.

Assim que eu tiver tempo, eu posto fotos do processo.

Abraços

valeu......da pra colocar auto flante de 5 polegadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Depois de eu mesmo instalar os falantes em meu onix LT,

Irei postar a ligação dos conectores para os falantes.

Realmente não sei se é padrão para todos, mas como

procurei aqui no fórum e não achei, irei postar.

Conexão fios falantes Onix LT:

Após retirar a "borracha sanfona" da porta olha-se o conector de frente:

Porta do Motorista - "contando de cima para baixo"

[ ][ ]

[ ][ ]

[ ][ ]

[ ][x] *fio positivo furo 4 segunda coluna

[ ][x] *fio negativo furo 5 segunda coluna

Porta do carona - "contando de cima para baixo"

[ ][ ]

[ ][ ]

[ ][ ]

[ ][x] *fio positivo furo 4 segunda coluna

[ ][x] *fio negativo furo 5 segunda coluna

Portas de traz

OBS: PENULTIMO FURO FIO NEGATIVO E ULTIMO FURO FIO POSITIVO

só não lembro em qual das colunas, mas é só testar pois não tem fios ligados em nehum dos ultimos furos das duas colunas.

CONTANDO DE BAIXO PARA CIMA SERIA OS FUROS:

[ ][x] *fio negativo penultimo furo segunda coluna

[ ][x] *fio positivo ultimo furo segunda coluna

ou

[x][ ] *fio negativo penultimo furo primeira coluna

[x][ ] *fio positivo ultimo furo primeira coluna

Eu não sei qual a bitola do fio que utilizei, mas posso dizer que não precisei de nenhum conector para firmar o fio

pois ao plugar direto o fio eu deixei +ou- 1,5mm entrando o fio com a capa para dentro dos furos

e ficou muito firme mesmo.

Sem problemas de mal contato ou curto algum.

Para colocar os falantes nas portas é só retirar a capinha dos falantes das portas e passar o fio de boa pela sanfona de borracha da porta.

Iniciei a passagem do fio de dentro da porta pois com a curva da sanfona é mais difícel de passar iniciando de fora pra dentro.

Bom, espero ter ajudado.

Abraço.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom, eu instalei os auto-falantes no meu Onix. Foi um pouco trabalhoso para descobrir como faz, mas depois que eu descobri, foi bem fácil.

Eu comprei o chicote na concessionária. Alguém precisava ver como é o tal plugue.

É um terminal que pode ser encontrado no mercado. Depois vou postar fotos do terminal e da instalação.

Acho que também dá para usar os terminais dos conectores de fonte de alimentação ATX, dos conectores que ligam na placa mãe.

O fio do falante vai até as colunas das portas. Tanto da frente quanto a de trás. Basta apenas retirar a peça de borracha que liga a coluna do carro na porta, e retirar o conector. Depois é necessário achar a posição dos terminais e encaixá-los no conector.

Aí é só passar os fios para dentro da porta.

O conector da porta de trás é mais fácil que o da frente.

O de trás é só apertar as duas extremidades e puxar.

O da frente precisa puxar a trava preta, e depois empurrá-la para baixo, aí o conector solta.

Para encaixar o terminal no conector, é preciso levantar uma travinha branca no próprio conector.

Assim que eu tiver tempo, eu posto fotos do processo.

Abraços

Da para utilizar perfeitamente os terminais (esses terminais ficam dentro do conector da fonte,tente reutiliza-los)do conector da fonte de alimentação da placa mãe e outros componentes do computador no conector fêmea para interligação com conector macho que fica nas portas, outro detalhe e que os auto falantes originais sao fabricados pela bomber e sao específicos para instalação utilizei esses, paguei R$ 300,00 nos quatro, ja fiz todo trabalho e tranquilo e garanto que fica melhor do que se levar a terceiros;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de eu mesmo instalar os falantes em meu onix LT,

Irei postar a ligação dos conectores para os falantes.

Realmente não sei se é padrão para todos, mas como

procurei aqui no fórum e não achei, irei postar.

Conexão fios falantes Onix LT:

Após retirar a "borracha sanfona" da porta olha-se o conector de frente:

Porta do Motorista - "contando de cima para baixo"

[ ][ ]

[ ][ ]

[ ][ ]

[ ][x] *fio positivo furo 4 segunda coluna

[ ][x] *fio negativo furo 5 segunda coluna

Porta do carona - "contando de cima para baixo"

[ ][ ]

[ ][ ]

[ ][ ]

[ ][x] *fio positivo furo 4 segunda coluna

[ ][x] *fio negativo furo 5 segunda coluna

Portas de traz

OBS: PENULTIMO FURO FIO NEGATIVO E ULTIMO FURO FIO POSITIVO

só não lembro em qual das colunas, mas é só testar pois não tem fios ligados em nehum dos ultimos furos das duas colunas.

CONTANDO DE BAIXO PARA CIMA SERIA OS FUROS:

[ ][x] *fio negativo penultimo furo segunda coluna

[ ][x] *fio positivo ultimo furo segunda coluna

ou

[x][ ] *fio negativo penultimo furo primeira coluna

[x][ ] *fio positivo ultimo furo primeira coluna

Eu não sei qual a bitola do fio que utilizei, mas posso dizer que não precisei de nenhum conector para firmar o fio

pois ao plugar direto o fio eu deixei +ou- 1,5mm entrando o fio com a capa para dentro dos furos

e ficou muito firme mesmo.

Sem problemas de mal contato ou curto algum.

Para colocar os falantes nas portas é só retirar a capinha dos falantes das portas e passar o fio de boa pela sanfona de borracha da porta.

Iniciei a passagem do fio de dentro da porta pois com a curva da sanfona é mais difícel de passar iniciando de fora pra dentro.

Bom, espero ter ajudado.

Abraço.

Melhor utilizar um pedaço de passa fio fiz isso e não tive aborrecimento para passar os fios de dentro da porta para fora; quanto aos ato falante traseiros os pinos sao os 1º e o 2º contando debaixo para cima com conector de frente para voce do seu lado direito ..quanto a polaridade utilize um multímetro e confirme a continuidade dos fios após a instalaçao e antes de conectar ao alto falante ; também utilizei o conector da fonte de alimentação e peguei duas vias completas para conectar ao alto falante ...pareçe que foi feito para o alto falante original da Chevrolet ; 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse procedimento se repete nas portas traseiras ?

caro ;

nas portas traseiras a pinagem e diferente , utilize um espelho para que não precise abrir os acabamentos do carro e confirme  o que vou lhe dizer ...

os dois primeiros pinos debaixo para cima com conector de frente para voce ao seu lado direito são os pontos de interligação com alto falante ;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Depois de eu mesmo instalar os falantes em meu onix LT,

Irei postar a ligação dos conectores para os falantes.

Realmente não sei se é padrão para todos, mas como

procurei aqui no fórum e não achei, irei postar.

Conexão fios falantes Onix LT:

Após retirar a "borracha sanfona" da porta olha-se o conector de frente:

Porta do Motorista - "contando de cima para baixo"

[ ][ ]

[ ][ ]

[ ][ ]

[ ][x] *fio positivo furo 4 segunda coluna

[ ][x] *fio negativo furo 5 segunda coluna

Porta do carona - "contando de cima para baixo"

[ ][ ]

[ ][ ]

[ ][ ]

[ ][x] *fio positivo furo 4 segunda coluna

[ ][x] *fio negativo furo 5 segunda coluna

Portas de traz

OBS: PENULTIMO FURO FIO NEGATIVO E ULTIMO FURO FIO POSITIVO

só não lembro em qual das colunas, mas é só testar pois não tem fios ligados em nehum dos ultimos furos das duas colunas.

CONTANDO DE BAIXO PARA CIMA SERIA OS FUROS:

[ ][x] *fio negativo penultimo furo segunda coluna

[ ][x] *fio positivo ultimo furo segunda coluna

ou

[x][ ] *fio negativo penultimo furo primeira coluna

[x][ ] *fio positivo ultimo furo primeira coluna

Eu não sei qual a bitola do fio que utilizei, mas posso dizer que não precisei de nenhum conector para firmar o fio

pois ao plugar direto o fio eu deixei +ou- 1,5mm entrando o fio com a capa para dentro dos furos

e ficou muito firme mesmo.

Sem problemas de mal contato ou curto algum.

Para colocar os falantes nas portas é só retirar a capinha dos falantes das portas e passar o fio de boa pela sanfona de borracha da porta.

Iniciei a passagem do fio de dentro da porta pois com a curva da sanfona é mais difícel de passar iniciando de fora pra dentro.

Bom, espero ter ajudado.

Abraço.

 

 

Complementando com fotos a bela explicação do nosso amigo  Arthu PF

 

http://www.4shared.com/photo/N_UvEwsFce/1235028_10203469673438113_4637.html    Porta Traseira

 

http://www.4shared.com/photo/RlLkbKp4ba/1377501_10203469672798097_7642.html  Porta Traseira s/ o conector da porta, observe no canto direito inferior as entradas

 

http://www.4shared.com/photo/DixSIayaba/10155896_10203469672118080_533.html   Conector que entra no alto falante

 

http://www.4shared.com/photo/0SfZkSz6ba/10348448_10203469673038103_146.html  Porta dianteira

 

http://www.4shared.com/photo/lV1Vk4y6ba/chicote.html   Conector que vai entrar na porta.

 

 

Fiquei tão #CENSURADO# em entender o esquema pq nem os instaladores som sabem exatamente fui la briguei e consegui o chicote mais barato mesmo assim caro, comprei o kit original de falantes no extra por R$200.

Editado por Zufi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor utilizar um pedaço de passa fio fiz isso e não tive aborrecimento para passar os fios de dentro da porta para fora; quanto aos ato falante traseiros os pinos sao os 1º e o 2º contando debaixo para cima com conector de frente para voce do seu lado direito ..quanto a polaridade utilize um multímetro e confirme a continuidade dos fios após a instalaçao e antes de conectar ao alto falante ; também utilizei o conector da fonte de alimentação e peguei duas vias completas para conectar ao alto falante ...pareçe que foi feito para o alto falante original da Chevrolet ; 

 

Bom dia pessoal sou novo no clube  obrigado pela dica  deu certo e muito fácil 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá amigos do fórum,

 

Sou novo no fórum e estou precisando do chicote que sai do My Link e conecta no carro (aquele que liga o My link com o cabo que esta no carro).

Alguem tem ou sabe onde consigo??

 

Obrigado.

Olá, bem-vindo ao fórum!

 

Já procurou nas css?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Sou novo no fórum e gostaria de perguntar ao colega Crislagatta, o conector ao qual você se refere é o conector principal (24 vias), ou os conectores dos periféricos (4 vias)? tenho dúvida pois os pinos fêmeas possuem bitolas diferentes, você tem fotos ?

 

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite, sou novo aqui no forum e tipo to querendo instalar som no meu onix porem o meu e versão LS e não vem com o pass off se naum me engano e sse nome msm, seria aquela borracha pra levar a fiação do auto falante pra dentro da porta, alguem sabe se e facil de ser encontrada e se ele por ser versão LS  ja vem com alguma fiação?

Desde ja agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri qual conector se utiliza para confeccionar o tal chicote. Fui à JORLAN, concessionária aqui no Df, e pedí para me mostrarem o chicote. Constatei que se trata do mesmo conector de alimentação dos HD'S IDE de fontes ATX (4 pinos). Vou confeccionar os oito fios e depois testar.....no fim de semana....... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.