Futuro do MyLink: integração total com iOS e comandos no volante


Posts Recomendados

Bom, vendo lançamentos recentes, resolvi compartilhar com vocês alguns pensamentos, observações e constatações.

Essa semana, a Apple apresentou o iOS 7, a nova versão do sistema operacional do iPhone, do iPad e do iPod touch. Além do visual completamente repaginado, o iOS 7 também trará maior integração com sistemas de entretenimento automotivos. Vou traduzir o que está anunciado na página da Apple EUA sobre o novo recurso:

(chegando em 2014)

iOS no Carro. O melhor passageiro de todos.

iOS no Carro integra de forma suave seu dispositivo iOS - e a experiência iOS - com o seu sistema de entretenimento no painel. Se seu veículo for equipado com iOS no Carro, você poderá conectar seu iPhone 5 (não gostei desse detalhe, tenho um 4S :( ) e interagir com ele através da tela embutida no carro e dos controles dela ou a Siri Eyes Free (isto já está disponível, quando se ativa a Siri em um iPhone pareado com o MyLink, ele já detecta que foi chamado um comando de voz - mas faltam os controles do volante para não precisar mexer no iPhone). Agora você poderá, de forma fácil e segura, fazer ligações, acessar sua biblioteca musical, enviar e receber mensagens, obter direções, e mais. Tudo foi desenvolvido de forma a fazer com que o iPhone foque no que você precisa, para que você possa prestar atenção na via.

Vejam no link: http://www.apple.com/ios/ios7/features/ (bem no final da página)

Pelas imagens veiculadas, obviamente é a tela de um sistema MyLink (aparentemente do Spark, creio). Se a imagem dele foi a divulgada, acredito que o sistema será lançado, sim, para o MyLink (além de sistemas de outras montadoras também, claro). Dessa forma, podemos ter uma pequena esperança de a GM lançar, no futuro, uma atualização compatível com o novo sistema de integração com o iOS.

Algumas vantagens do sistema chegar aqui seriam, além de uma maior facilidade de interação com o smartphone da Apple, poder usar a Siri (há uma boa possibilidade de esta ser lançada em português juntamente à versão final do iOS 7 - ainda está em beta, a versão final deve sair em setembro ou outubro) e os mapas da Apple (ainda não foi disponibilizado sistema de navegação curva-a-curva no Brasil, pois ele é integrado à Siri. Porém, se a Siri sair aqui, a navegação também sairá. O sistema tem lá suas imperfeições, mas só de já ter uma alternativa (gratuita!) ao BringGo, já é um excelente passo). Além disso, integrar o sistema operacional ao MyLink é um grande passo para que desenvolvedores externos também integrem seus aplicativos ao sistema.

Sobre os comandos do som no volante, acho que estamos um passo mais perto de conseguirmos uma solução. Já sabemos que carros como o Sonic americano possuem MyLink e um volante idêntico ao do Onix, porém com comandos. Mas seria muito complicado alguém daqui ir fuçar num Spark ou Sonic americano para descobrir como se conecta a interface de controle ao MyLink. Porém, não sei se vocês já sabem, mas o Cobalt (e a Spin, creio) agora também vêm com MyLink, opcional ou de série, de acordo com a versão. E o Cobalt possui os controles no volante. Se alguém aqui comprar um Cobalt com MyLink, conhecer alguém que tem um ou tiver algum contato em uma oficina, poderíamos desvendar o mistério. Daí, poderíamos instalar a interface de controle nos nossos volantes de Onix, hehe.

Enfim, o que acharam disso tudo? Vamos torcer para a Apple e a GM colaborarem conosco e continuar descobrindo mais possibilidades bacanas que favorecerão a todos aqui. Compartilhem seus pensamentos e suas idéias sobre estes assuntos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Muito bom este texto cara, quanto ao controle no volante do colbat acho que em breve lá no fórum deles vai sair alguma coisa, aqui mesmo já foi mostrado o cara colocando a abertura do porta mala naquele botão sem uso do painel então se intregarem o My link ao volante do colbat e certo vai aparecer novidades por lá.

Abraço e parabéns !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.