Troca de marchas


murilow.souza

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal,

Procurei algum tópico sobre isso e não encontrei.

Sou totalmente leigo no assunto e gostaria da ajuda dos nobres colegas.

Tenho um Onix 1.4 LT. Sempre troco de marcha entre 2.500 e 3.000 RPM. Acredito eu que assim gasto menos combustível por não forçar muito o motor. Mas tenho um amigo que diz o contrário, que assim gasta mais combustível e que tem que esticar mais a marcha.

Afinal, quem está certo?

Quero fazer da melhor maneira possível para não ter problemas futuramente.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


O ideal é na rotação máxima, sem forçar o carro indo com o pé leve entendem?

Só que isso é complicado, chato principalmente para os 1.0. O mais importante é não pisar fundo, acelerar com calma

é isso que faz a maior diferença. Trocar com 2500 RPM vai fazer com que você troque muito de marcha, para curvas e

lombadas, o que torna gastador. Acredito que o ideal, o que faço no meu (1.0), troco com 3100 RPM, maneiro no pé,

passo as lombadas (normais) na terceira marcha (para evitar reduzir mais marchas e ter mais trocas), nas ruas que a

velocidade máxima é 60km/h ando na quarta marcha tranquilo entorno de 2400, 25000 RPM se precisar frear, não

preciso reduzir marcha. Se eu trocasse de marcha com até 3000RPM não conseguiria chegar a 65 km/h em quarta.

Coloco a quinta só com 3000, 3100 RPM, velocidade de 70, 72km/h, assim chego a 100km/h sem forçar o carro.

Sendo o 1.4 da para esticar um pouco mais né, sem problemas.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sou leigo também, mas sempre troco as marchas assim que o carro pede - aquele momento sem esticar demais e sem antecipar muito também. Como meu fiat uno não tinha medidor de rpm, não sei que ponto em rpm's se dá isso. Enquanto isso espero meu onix chegar :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites