Troca de marchas


murilow.souza

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal,

Procurei algum tópico sobre isso e não encontrei.

Sou totalmente leigo no assunto e gostaria da ajuda dos nobres colegas.

Tenho um Onix 1.4 LT. Sempre troco de marcha entre 2.500 e 3.000 RPM. Acredito eu que assim gasto menos combustível por não forçar muito o motor. Mas tenho um amigo que diz o contrário, que assim gasta mais combustível e que tem que esticar mais a marcha.

Afinal, quem está certo?

Quero fazer da melhor maneira possível para não ter problemas futuramente.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


O ideal é na rotação máxima, sem forçar o carro indo com o pé leve entendem?

Só que isso é complicado, chato principalmente para os 1.0. O mais importante é não pisar fundo, acelerar com calma

é isso que faz a maior diferença. Trocar com 2500 RPM vai fazer com que você troque muito de marcha, para curvas e

lombadas, o que torna gastador. Acredito que o ideal, o que faço no meu (1.0), troco com 3100 RPM, maneiro no pé,

passo as lombadas (normais) na terceira marcha (para evitar reduzir mais marchas e ter mais trocas), nas ruas que a

velocidade máxima é 60km/h ando na quarta marcha tranquilo entorno de 2400, 25000 RPM se precisar frear, não

preciso reduzir marcha. Se eu trocasse de marcha com até 3000RPM não conseguiria chegar a 65 km/h em quarta.

Coloco a quinta só com 3000, 3100 RPM, velocidade de 70, 72km/h, assim chego a 100km/h sem forçar o carro.

Sendo o 1.4 da para esticar um pouco mais né, sem problemas.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sou leigo também, mas sempre troco as marchas assim que o carro pede - aquele momento sem esticar demais e sem antecipar muito também. Como meu fiat uno não tinha medidor de rpm, não sei que ponto em rpm's se dá isso. Enquanto isso espero meu onix chegar :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há outra coisa, tem gente que vê o semáforo fechado e acelera ou mantém uma velocidade que vai ter que acabar parando o carro e arrancando. Se o semáforo está fechado vai diminuindo e reduzindo marcha evitar parar. Arrancar o carro gasta mais, também deixar o carro em ponto morto deixando-o andar sozinho gasta mais, pois o carro em ponto morto não está pronto para andar.

Ficar parado esperando alguém, por exemplo, com o carro ligado gasta muito, o ideal é deixar o carro desligado e depois ligá-lo, bom do Onix é que desligado o pisca alerta não fica fazendo barulho. =D

Todos sabem que subir morro gasta mais, mas na hora de descer um morro quanto maior a marcha mais economiza, só que marcha menor ajuda a economizar freio.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre troco na faixa dos 3000 e por volta dos 4000 em subidas e meu carro tem se mostrado bem econômico.

Ainda não consegui tirar a média na cidade, mas algo que gira em torno dos 10 / 12 por litro

Uma dica é manter o carro engatado nas descidas, carros com injeção eletrônica utilizam a força gerada pelas rodas para manter o motor em funcionamento reduzindo a quantidade de combustível injetada. Além de ajudar na frenagem e reduzir o esforço do sistema de freios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte, não vi o video pois estou no trabalho e o mesmo é no youtube, só verei depois em casa.

Não existe uma mesma rotação ideal para todos os carros.

O ideal é trocar na faixa de torque máximo do carro, que consta no manual.

A maioria dos carros esta faxia é entre 2500 a 3500 RPM, mas é bom ver para cada carro e trocar dentro desta faixa.

Mas no geral, entre 2500 e 3000 deve estar próximo da faixa de torque máximo, por isso acredito ser uma boa faixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o segredo não ta na rotação, e sim no quanto vc pisa.

Imagina uma subida, e vc de quinta, a 2000 rpm, mas com o pé lá no fundo, vc ta gastando mais que o cara que ta de quarta, com 3000 rpm só que pisando bem de leve.

Outro exemplo é o freio motor, imagina uma descida, e vc de quinta a 80, sem pisar nada, a rotação ta lá em cima, mas o computador do carro já cortou a injeção de combustível, o consumo é praticamente zero.

o melhor é se sentir o carro, acelerar devagar e conversar com o carro. Andar rápido em uma auto estrada é melhor do que ir devagarzinho com o giro embaixo.

Eu ainda não achei a curva de torque x potência do onix, mas o consumo ideal ta onde elas se encontram.

outra coisa, com o carro frio estique mais as marchas, depois que ele esquentar pode maneirar mais um pouco. Nunca ande na banguela, evite grandes variações de velocidade e uso errado de marchas. Se conseguir evite abaixar muito o giro, mantenha o carro com uma boa velocidade de giro. Porque cada vez que ele abaixa vc tem que fazer um bom esforço para subi-lo novamente. A redução é bem importante nesse aspecto.

resumindo, baixa velocidade e baixo giro não são sinônimos de economia, mas também não precisa exagerar.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Pessoal comprei o meu Onix lt 14/15 e não achei no manual está relação velocidade x mudança de marcha. Alguém pode me dizer onde viu?

Eu sinto que muitas vezes estou passando a marcha antes do tempo quando considero apenas a rpm. Mas fico com medo de segurar mais e estar prejudicando o carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o segredo não ta na rotação, e sim no quanto vc pisa.

Imagina uma subida, e vc de quinta, a 2000 rpm, mas com o pé lá no fundo, vc ta gastando mais que o cara que ta de quarta, com 3000 rpm só que pisando bem de leve.

Outro exemplo é o freio motor, imagina uma descida, e vc de quinta a 80, sem pisar nada, a rotação ta lá em cima, mas o computador do carro já cortou a injeção de combustível, o consumo é praticamente zero.

o melhor é se sentir o carro, acelerar devagar e conversar com o carro. Andar rápido em uma auto estrada é melhor do que ir devagarzinho com o giro embaixo.

Eu ainda não achei a curva de torque x potência do onix, mas o consumo ideal ta onde elas se encontram.

outra coisa, com o carro frio estique mais as marchas, depois que ele esquentar pode maneirar mais um pouco. Nunca ande na banguela, evite grandes variações de velocidade e uso errado de marchas. Se conseguir evite abaixar muito o giro, mantenha o carro com uma boa velocidade de giro. Porque cada vez que ele abaixa vc tem que fazer um bom esforço para subi-lo novamente. A redução é bem importante nesse aspecto.

resumindo, baixa velocidade e baixo giro não são sinônimos de economia, mas também não precisa exagerar.

É exatamente essa dinâmica, praticamente um feeling do motorista com o carro, uma "conversa" kkkkk.. Risadinhas a parte, é desse jeito mesmo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sendo 1.0 ou 1.4 o funcionamento do motor é igual, a diferença está na rotação/velocidade. 1.0 a 3.000rpm tem uma velocidade menor que do 1.4, mas as trocas de marchas vai pela rpm e não pela velocidade. Noto que acima de 3000rpm qualquer carro desenvolve melhor, claro que uns pode ser um pouco menos outros um pouco mais. Outra coisa que notei, é melhor você acelerar gradativamente do que sentar o pé. Pelo CB, o consumo instantâneo é muito maior se eu sentar o pé no fundo do que apenas deixar ele acelerado, o carro acelera praticamente na mesma velocidade mas o consumo é absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O torque máximo do carro aparece se não me engano em 4800 RPM (Alguém pode verificar para mim?). Ou seja, lá em cima.

Sinto que a partir de 3 mil RPM o carro começa a ficar esperto.

 

 

O onix atinge o torque (força) maximo a 3500rpm

 

O Torque  máx. aparece em 5.200 rpm e a potencia máx. aparece em 6.400 rmp, isso no 1.0.

No Onix 1.4 o torque máx. é em 4.800 rmp e a potencia máx. em 6.000 rmp (tudo na pág. 260 do manual).

 

É bem difícil em carros o torque máximo aparecer em torno de 3.000~4.000 rpm, salvo alguns casos (geralmente em carros sobre alimentados com turbo-compressores e tals) em que o toque já aparece em aproximadamente em 2.000 rpm e se mantem alto em toda a faixa de giro do motor. O ideal para o máximo aproveitamento da potencia do carro é trocar as marchas nessa faixa de rotações entre o torque máximo e a potencia máxima, mas isso gasta muita gasosa pra uso normal e seria mais pra o caso de uma ultrapassagem e coisa e tals.

Eu não fico marcando exatamente uma rotação fixa pra troca de marcha, é mais no feeling do motor e se eu estou querendo andar suave. Geralmente quando eu to bem de boa (maior parte do tempo), eu troco por volta de 2.200~2.600. Quando eu quero andar suave ainda mas sair um pouco mais rápido, troco em mais ou menos 2.800~3.500, mas sempre com acelerações bem progressivas e suaves. Não é certo a rotação q eu uso pra trocar as marchas e como eu disse, vai mais do feeling mesmo mas também vai de motorista pra motorista, de tocada pra tocada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal comprei o meu Onix lt 14/15 e não achei no manual está relação velocidade x mudança de marcha. Alguém pode me dizer onde viu?

Eu sinto que muitas vezes estou passando a marcha antes do tempo quando considero apenas a rpm. Mas fico com medo de segurar mais e estar prejudicando o carro.

Esta informação, pelo menos no meu manual, versão 10/2012, consta lá no final, na página 263 para 1.0 e pág. 264 para motor 1.4. No tema "especificações", onde tem umas tabelas.

 

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal,

 

 Vejam se isso é normal...

Eu saio de pé leve... 1º→2º→3º e tiro o pé completamente do acelerador, o carro mantém a velocidade sem variar, nem aumenta nem diminui... tipo assim mantém 20k/h  sem acilar e vai embora....

  Dá a entender que tem um controle eletrônico sei lá... que estabiliza e mantém aquela velocidade entenderam? meu onix é zerinho 14/15 será que é algo já modificado no modelo ou alguém percebeu isso em outros também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.