"Estepe" do Onix


Dinho

Posts Recomendados

Amigos que com grande tristeza que fui verificar o "step" do Onix e pasmes é um conjunto de roda e pneu parecido com de moto. Mas, fiquei intrigado e resolvi testar uma roda com pneu do Astra aro 15 de liga leve original com Pneu 185 55 r15 e sabe qual o resultado. encaixou no lugar original sem precisar de adaptações ou recortes em nada isso me leva a concluir que a GM esta empurrando para nos consumidores do Onix um Step que é muito fragil para viagens e com limite de velocidade restringido a 80km/h sem dizer que pelo que sei a lei é clara o Step deve cumprir em tamanho o conjunto roda e pneu original. Em breve vou postar um "dosiê" com fotos e levar o caso ao Procon para conseguir uma roda aro 15 com pneu aro 15 de mesmo tamanho que o original. Quam quiser podemos entrar com uma ação em conjunto no departamento de pequenas causas em Sp capital. Aguardem as fotos que iram comprovar esta história medonha.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Fala Dinho, beleza? Cara, essa prática ela não é ilegal, uma vez que o Código de Trânsito determina o estepe como item obrigatório, porém não cita o tamanho determinado.

Esta redução no tamanho se deve ao fato de a montadora querer reduzir o espaço ocupado pelo estepe e garantir que o motorista não vai ficar rodando com o pneu reserva, que não é uma roda sobressalente. Ele existe para você conseguir se locomover até onde será feito o reparo dos pneus, ou seja, ele não deve rodar grandes distâncias..

A largura dele pode ser menor, porém a altura deve ser a mesma dos originais e deve constar no manual as especificações da velocidade que você deve conduzir nesta situação.

Se você deseja entrar na justiça, vá em frente é um direito subjetivo seu, quando nos sentimos lesados devemos ir atrás dos nossos direitos..

Grande abraço..

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Rapha a altura é muito diferente do Step para a roda aro 15 original a largura sei que pode ser inferior mas a altura tem que ser igual e aí que a Gm "Pisou" na bola quero ver o que eles alegaram quando comparar a altura do original com a do step e ver que são diferentes e estarem fora da lei.


Estou fazendo o Up-load das fotos em um site e depois postarei aqui par ver se tenho razão as fotos diram por si proprio sobre a altura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Acho que fui o primeiro daqui a utilizar o Step.

A duas semanas atrás fui pegar meu Prisma na garagem e o pneu dianteiro do passageiro estava murcho.

Coloquei o step (muito fácil) e no dia seguinte fui procurar um borracheiro.

Pude notar que o pneu "patina" em acelerações um pouco mais bruscas. Fora isso, foi tranquilo.

Meu receio é furar o pneu na estrada a noite e precisar andar mais de 80km. Outra coisa, andar a 80 km/h em uma rodovia igual a Castelo Branco é quase o mesmo que estar parado.

Na cidade, o step 80/80 dá conta do recado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse estepe assim não é privilégio só do Onix.. O carro do meu pai é um Renault importado e o estepe dele é completamente diferente das originais... Até os sulcos do pneu são diferentes.. E vem uma marcação no pneu dizendo que é apenas para uso temporário..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos descobri mais uma do Step a calibragem dele é 60 libras igual a deuma bicicleta alguém percebeu isso? Amanhã estarei comprando uma roda de ferro e um pneu de verdade para usar no step.


Mais um detalhe a roda aro 15 original cabe no lugar do Step sabe por que para não prejudicar o porta malas. Então por que um step mais fi´no, economia burra dona Gm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Conjunto roda aro 15 de ferro e pneu 185 65 R15 comprado e já instalado no lugar original. Rodarei mais tranquilo agora nas viagens.


Esqueci de dizer instalado no local original e substituido o Pneu de "moto" muito fragil.

Cabe certinho ali no espaço do estepe? A fixação é a mesma? Põe uma foto ae se puder. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Buscando informações na internet sobre o estepe do Onix me deparei com esse fórum. Sou daqueles que acredita que acredita que o estepe tradicional é melhor por motivos de viagem, aclives, declives, etc.

O penultimo amigo acima informou que trocou o estepe original por um tradicional. A minha dúvida é a mesma do usuário PRIMO. Coube certinho? Teve problemas com a fixação? Pode colocar uma foto para vermos?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizei o estepe por uns 40 km e foi tranquilo ! Não senti diferença de dirigibilidade, nem de frenagem, estava chovendo e foi tranquilo ! acredito que colocar um estepe temporário para mim é uma pratica super correta ! Reduz o peso do carro e o estepe cumpriu tranquilamente o que ele deve cumprir ! Não vejo necessidade nenhuma de ter um estepe de pneu normal .... Estepe é para usar ate chegar em algum local ou na residencia e apos concertar o pneu colocar o de rodagem novamente ! Apenas como informação a calibração do estepe é de 60 libras !

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que há uma vantagem nele, pois você não corre o risco de roubarem o step. Quando eu tinha um gol, sempre tinha que verificar se o step estava legal e era o meu, isto à cada manutençao ou toda vez que levava meu carro para lavar. Por que com 5 pneus novos, um dia fui encher o step e algum miseravel havia trocado meu step por um pneu "Marcelo Taz", completamente careca.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse estepe menor é comum em muitos carros, não é problema, leva menos peso e sobra mais espaço no porta malas... pensem bem (quantas vezes é necessário trocar o pneu e colocar o estepe durante todo o tempo que rodou com o carro? são poucas as vezes se comparar com o tempo que anda com carro, então não há necessicade de carregar um sobrepeso sempre... outros carros também possuem estepe menor... tem carro que nem estepe tem, e outra, essse estepe menor é somente para emergência, alguns de nós é que estamos acostumados a trocar pneu e colocar estepe, usar ele até precisar trocar, não acho adequado...com este estepe menor nos sentimos obrigados a arrumar logo o pneu e colocar o correto denovo no carro... E outra esse estepe é seguro, porém deve se dirigir nas condições de calibragem e velocidade máxima especificada no manual (página 269), saiu uma reportagem falando deste assunto hoje pela manhã no jornal bom dia brasil, pra quem quiser ver esta aqui:

 

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/motoristas-devem-ter-cuidado-com-pneus-reserva-mais-finos/3023549/

 

Ah, acho que muitos já sabem, mas só lembrando pra quem não costuma ver manual do carro... este estepe menor tem uma calibragem de pneu muito diferente, o meu por exemplo o pneu normal é de 32 libras, enquanto estepe é 60 libras... em caso de dúvidas da calibração de vocês leiam a página  269 do manual.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para informar um amigo meu tem um veloster e ele não tem estepe ! Tem um gel que coloca no bico e esse gel cobre temporariamente o furo, ate você chegar em algum local e arrumar...

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

 

Exatamente isso, qdo vi não acreditei, mais é verdade e p ser sincero acho que isso poderia vim em todos os carros iria economizar um bom espaço e até no peso, esse gel é bem funcional... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente isso, qdo vi não acreditei, mais é verdade e p ser sincero acho que isso poderia vim em todos os carros iria economizar um bom espaço e até no peso, esse gel é bem funcional... rs

 

 

sim Ney ! é tão funcional quanto o estepe temporário ! reduz o peso do carro, e ainda cumpre com o prometido, fazer voce andar ate chegar em casa ou em um local para concerto ! evita roubos e prejuízos desnecessários... mais um informação que cheguei a pesar uma vez, um pneu aro 15 com rodas pesa + ou - 15 quilos, como o pneu do onix é mais largo deve pesar uns 16quilos no maximo, o temporario deve ter metade desse peso talvez uns 8 quilos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele acompanha um mini compressor ! pelo que ele me contou, voce coloca o gel no bico e enche com o mini compressor !

 

os cuidados sao os mesmos do estepe temporario, nao ultrapassar 80km/h e tem um limite de km que é permitido rodar ...

Editado por engcolombo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, esse "estepe" menor é comum nos Estados Unidos (já trabalhei com a GM de lá), e não deve ser usado para nada além de ir para um borracheiro consertar o pneu com problemas! O limite de velocidade para usar este "estepe" é de 80 km/h, não ultrapassem ele pois é bastante perigoso! O motivo não é tanto redução de peso, e sim de custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem li tudo.. só os primeiros posts e últimos.

 

Mas é óbvio que o step é pra ir até borracheiro só, e garanto que por mais que você esteja no FIM DO MUNDO, nós próximos 80km você vai encontrar um .. rsrs

Perdão, colega, ou entendi mal sua colocação ou vc q entendeu mal: o pneu é pra rodar no máximo a 80km POR HORA, e não rodar apenas 80km DE DISTÂNCIA. rsrs

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.