Dúvida sobre troca das Rodas


Posts Recomendados

Salve Glr,

Meu Onix está pra chegar e eu estava pesquisando o valor das rodas pretas de liga leve originais, porém o preço tá parecendo completamente absurdo (R$ 2.200 na CSS onde comprei o carro)

Alguém já comprou algo do tipo (réplica) ?

Pode parecer detalhe mas o símbolo que a CSS tem da Chevrolet para colocar no meio da roda não tem fundo preto, então não ficaria igual ao original...

Por último, pra aqueles que já compraram rodas diferentes daquelas de fábrica eu tmb pergunto: o que vocês fizeram com as rodas originais? Venderam? Tem alguma empresa que aceita as rodas originais como forma de pagamento em outras novas?

Vlw pela atenção

att,

AMVM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Oloko, não esperava resposta tão rápida!

Vlw cara, aquele link vai ser MTO útil!

O preço da CSS está uns R$ 700,00 mais caro do que aquele que vc me passou.

Mais ainda resta minha dúvida sobre o que fazer com as rodas originais que vou tirar do LT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em breve voce vai entender porque a resposta foi rapida,fico o dia tdo no forum,ou no computador ou no celular,viciante ficar aqui

a galera ajuda muito,saem muitas ideias boas daqui,logo logo voce vicia tambem rsrs

eu em breve estarei trocando minhas rodas e tambem não sei oque fazer com as rodas de ferro,o que vi foi assim,se voce pegar na css,esquece,não vão pegar suas rodas,só q sao rodas novas e originais.

mas em lojas por ai voce consegue colocar as suas rodas como forma de pagamento,só que voce vai cai nas replicas

mas em compensação replicas estão na faixa de 800~850 e vão pagar uns 100~150 nas suas rodas, sai bem mais barato do que a css

ai a escolha é com voce

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMVM,

Vc quer pretas mesmo ou quer outra do tipo do LTZ?

essas réplicas tem offset com 11 números de diferença para as rodas de ferro, e 9 de diferença para as rodas de liga originais.

eu tenho um lt preto, queria rodas pretas também, mas acabei desistindo do investimento. Minha ideia era trocar as rodas e manter os pneus.

conselho, procure por rodas com ET perto de 47~48, tala 5.5 ou 6. furação 4x100.

qual o seu modelo?


olha que beleza:

http://loja.tray.com.br/loja/produto-237080-1262-roda_esportiva_aro_15_krmai_r4_vectra_elegance


minha opinião pessoal é de que essas do LTZ deixam a roda com um aspecto meio rechonchudo, como se as rodas fossem pequenas e os pneus muito altos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu modelo é LT 1.4.

Mas não vou mentir David, não entendo NADA de rodas, é mais por esse motivo que estou procurando as originais, não quero ter dor de cabeça com isso.

Então a ideia era comprar as rodas pretas do LTZ.

Mas como já dito, as lojas especializadas em rodas são mais abertas a receber as minhas rodas originais na compra de outras - mas dai seriam outras.

Olhem umas que eu vi, mas não sei se seriam compatíveis:

Krmai K20 BD Aro 15

Krmai K18 BD Aro 15

Krmai K27 BFD Aro 15

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu modelo é LT 1.4.

Mas não vou mentir David, não entendo NADA de rodas, é mais por esse motivo que estou procurando as originais, não quero ter dor de cabeça com isso.

AMVM, eu paguei R$ 1430,00 nas rodas de liga leve originais do Prisma LTZ. As do Onix LTZ eram R$ 100,00 mas caras, mas já estava esperando a 90 dias e nada delas chegarem ...

Mandei pintá-las no mesmo esquema do Onix LTZ:

http://clubedoonix.com.br/thread-956-page-15.html

Se não entende de rodas e não quer problemas compre uma roda original da Chevrolet.

PS: Coloquei uma foto dela maior:

http://clubedoonix.com.br/thread-956-page-17.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu modelo é LT 1.4.

Mas não vou mentir David, não entendo NADA de rodas, é mais por esse motivo que estou procurando as originais, não quero ter dor de cabeça com isso.

então vc vai fazer um bom amigo aqui, o HTI, passou pelo mesmo problema, e acabou comprando as originais, http://clubedoonix.com.br/thread-956-page-15.html

vc pode bater um papo com ele tb.

Eu não entendia nada de roda tb, aprendi semana passada.


opa, ó o cara ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw pela ajuda glr!

Esse negócio do ET e da furagem... qlqr furagem 4X100 já encaixa no carro? não entendi direito qual a diferença entre as medidas ET.

Como faço pra saber qual é a medida da roda que diz qual pneu ela usa?

Como eu faço pra saber quais Rodas eu posso pegar? Alguém sabe se tem alguma recomendação da GM sobre isso?

As rodas que vcs mostraram ficaram MTO boas !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Das que eu estou interessado 36.

Qual os ET's que posso colocar? Pelo que eu vi, ET só define o quanto que a roda fica projetada pra fora do carro ou injetada pra dentro da carroceria.

Porém, já li que dependendo do caso o ET pode mudar a dirigibilidade do carro, queria saber quais os ET's que a GM recomenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Das que eu estou interessado 36.

Qual os ET's que posso colocar? Pelo que eu vi, ET só define o quanto que a roda fica projetada pra fora do carro ou injetada pra dentro da carroceria.

Porém, já li que dependendo do caso o ET pode mudar a dirigibilidade do carro, queria saber quais os ET's que a GM recomenda.

AMVM, essa discussão sobre offset não tem fim ...

Como eu disse em outro tópico, ou você mantem o offset original (47-49) ou liga o dane-se para ele e compra o roda que você quiser ...

O offset (ET) vai muito além de definir o quanto para fora ou pra dentro a roda vai ficar. É muito mais complexo do que isso.

Eu particularmente prefiro não mexer no offset. Prefiro ter rodas de aço com offset original do que rodas de liga leve com offset diferente. Respeito opiniões em contrário mas a minha posição é essa.

Achar rodas para linha Chevrolet e Ford é uma penitência. As rodas de liga no Brasil são quase todas entre 36-42 ...

Agora vai de você decidir o que quer ... Pelo jeito já deve ter lido esse tópico:

http://clubedoonix.com.br/thread-787.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw mesmo Hti

Tmb estou querendo ficar no ET da GM mesmo.

Mas como você mesmo disse, isso significa que eu tenho que comprar uma roda original. Ai ai... Bateu até uma tristeza agora

Além de você ficar restrito a uns 5 modelos de roda, ainda acaba pagando mais caro. Faça as contas direitinho aí porque eu decidi NÃO me desfazer das rodas/pneus originais. Quando for vender o carro eu as coloco de volta e posso vender as rodas de liga leve ou aproveitá-las em outro carro. Se você se desfizer das originais vai ter que entregar o carro com as rodas de liga leve ... não compensa.

O que eu fico p*** da vida é que os caras fabricam réplicas de rodas da GM com offset errado. Encontrei réplica das do Prisma LTZ e do Onix LTZ por R$ 1100,00 mas com offset 36 !!! Os caras são umas mulas ... eles parecem nem saber o que é offset !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hti,

falou tudo, realmente AMVM, é uma dor de cabeça a mais e da uma desanimada também.

EU, particularmente, acho que não tem problema em se variar ate uns 8 unidades de ET. Mas um ET diferente causa diferenças ao carro sim!

eu já conversei bastante com o hti sobre isso, e algumas suspeitas que tive se confirmam. et menor, a roda fica mais p fora, mais estabilidade,carro mais duro...enfim, se vc quiser eu posso até copiar uns textos que escrevi.

Quando vc for a uma loja de rodas, cuidado com o que o povo fala, eles vão tentar te empurrar qualquer uma. E 99% deles não tem competência técnica para te dizer o que pode causar ou não. Mesmo que de maneira imperceptível.

Mas assim, vc tem exemplos aqui no fórum de que um et com diferença maior de 10 do original não causou problema algum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

David, tenho a suspeita de que 90% das rodas de liga leve trocadas no Brasil estão com offset errado. As que estão com offset corretos devem ter sido sem querer ...

Se você for numa loja de rodas TODAS elas vão te dizer que offset não tem nada a ver ...

Se nem os fabricantes de roda respeitam o offset porque os lojistas deveriam respeitar ?. Eles querem é vender roda, o que vai acontecer depois não é problema deles ...

Vá comprar roda na Alemanha pra você ver ... nem conserto os borracheiros querem fazer. Se o remendo for comprometer a segurança do veículo eles se recusam terminantemente a fazer o serviço !!! Borracheiro alemão entende mais de carro do que dono de loja de rodas no Brasil ...

Mudar a roda original pode prejudicar o seu veículo?

Você sabe como se comportará o seu carro com uma roda diferente da projeta originalmente para o mesmo? Será que acontece algum dano há algum componente ou para a sua dirigibilidade?

Primeiramente mudar a roda do seu veículo não causará nenhum problema desde que você respeite duas coisas: o bom senso e a especificação técnica do fabricante do carro.

Entendam como bom senso a utilização de rodas que não atrapalhem o curso completo da suspensão e direção em todas as situações previstas em projeto. O carro deve ser totalmente utilizável com carga total sem tocar a carroceria nas rodas, assim como durante o esterçamento máximo para ambas as direções.

Outro detalhe que deve ser respeitado é o diâmetro de rodagem. O conjunto roda + pneu não deve ultrapassar mais do que 5% do tamanho original. Para saber como calcular isso basta acessar o site Tire Size Calculator, colocar as medidas originais do seu carro e a que deseja utilizar.

Por exemplo, vejam o cálculo para o Corsa que possuímos que teve suas rodas originais trocadas pelo modelo do Astra GSi 16v.

Pneu Original Sidewall: 4.48 in Radius: 11.48 in Diameter: 22.96 in Circumf: 72.12 in Revs/mile: 878.53

Novo Pneu Sidewall: 3.63 in Radius: 11.63 in Diameter: 23.26 in Circumf: 73.09 in Revs/mile: 866.93

Leitura do velocímetro indicará com o novo pneu uma velocidade 1,34% mais lenta

Quando seu velocímetro estiver indicando 96 km/h você estará dirigindo a 97,28 km/h

Com esta medida de roda e pneu o conjunto está dentro do limite tolerável para uma alteração de diâmetro. Porque 5% é o valor máximo? Essa é geralmente a diferença entre a velocidade indicada no velocímetro e a real.

Outro aspecto que as pessoas não levam em consideração é o Off set da roda. Basicamente, Off set é a distância entre a superfície de assentamento da roda e o meio da tala. É esse parâmetro que diz se a roda vai ter o seu centro mais para dentro do carro ou mais para fora.

O off-set positivo significa que a superfície de assentamento está mais próxima a borda dianteira do que da borda traseira, logo a sua borda dianteira tende a ficar mais para o lado interno do paralama. A maioria dos carros de rua utilizam este tipo de Off Set, variando entre ET 30 e ET50

O off-set negativo significa que a superfície de assentamento está mais próxima a borda traseira, logo a borda dianteira tende a ficar mais para fora do paralama. Esse tipo de off-set é normalmente utilizado em pick-ups, veículos pesados ou de alto desempenho.

Se você respeitar esses dois parâmetros citados acima, dificilmente terá problemas com o seu veículo. Vale ressaltar que a escolha de uma roda com Offset errado poderá ocasionar em perda do raio negativo de rolagem.

Raio negativo de rolagem é uma característica de projeto de uma suspensão que garante que o carro não dê uma volta em torno do próprio eixo, caso perca a aderência em uma das rodas de tração.

É essa característica interessante introduzida em 1966 pela Oldsmobile que garante que seu carro não perca o controle facilmente caso um pneu dianteiro fure, ou que não rode facilmente se duas rodas permanecerem em duas superfícies com coeficiente de atrito diferente, como no acostamento e pista de rolagem.

Outra dica interessante é sobre a massa não suspensa que é toda a massa que fica acima das molas do veículo. Considere parte da massa não suspensa o conjunto de rodas e pneus, os braços de suspensão e os outros componentes como manga de eixo, braços axiais, caliper de freios, rotores, etc.

Quanto menor essa massa, melhor o comportamento dinâmico de um veículo em estradas com buracos, assim como será mais eficiente durante acelerações e frenagens. Este é um dos motivos para os carros importados utilizarem materiais nobres como o alumínio em bandejas e braços de suspensões.

Ao escolher uma roda esportiva, leve em consideração o peso que será adicionado ao veículo. Em alguns casos, rodas de “liga-leve” do mesmo aro, chegam a ser mais pesadas que originais de aço estampado.

Prefira as marcas mais tradicionais no mercado, evitando marcas desconhecidas ou rodas muito baratas. As marcas importadas nem sempre são melhores que as nacionais, portanto cuidado ao escolher bem. Utilizar a internet para pesquisar e saber a opinião de outros usuários pode ser um ponto de partida.

Se tiver a opção de utilizar uma roda de liga leve que seja item de série em um modelo da própria marca do seu veículo, não pense duas vezes, pois esses modelos garantem um padrão de projeto semelhante ao do seu carro, pois os fabricantes costumam utilizar os mesmos dados para todos os carros da marca.

E nunca compre uma roda de liga leve usada sem conhecer a sua procedência. Já vi pessoalmente consertos inacreditáveis em lojas de rodas, e eles mesmos após o conserto recomendam que a mesma seja vendida, pois no jargão do ramo, vira uma “roda de vidro”.

Espero que com essas dicas deixar seu carro mais bonito seja uma tarefa um pouco menos complicada. Na próxima vez que escutar um amigo dizendo que seu carro ficou com a direção puxando após a instalação de rodas novas, você já poderá também ajuda-lo a resolver o problema.

fonte: http://www.motorpasion.com.br/outros/mudar-a-roda-original-pode-prejudicar-o-seu-veiculo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.