hti

Consumo - Banco de Dados

377 posts in this topic

Galera,

Achei que o tópico sobre consumo acabou ficando confuso. Tá misturado 1.0 com 1.4, álcool e gasolina ...

Nosso parceiro РŘ!ΜØ criou um formulário para a gente lançar os dados de consumo:

http://clubedoonix.com.br/consumo

O nome do usuário é: cdo_usuarios
A senha é: cdo2013

É só preencher as informações e clicar em CADASTRAR

Sugestões, Críticas e Elogios postem aqui

PS: Em breve teremos como acessar as médias gerais separadas por motorização, combustível, trajeto, etc ...

5 people like this

Aprovado e apoiado. Qualquer coisa estamos aí.

Só ressaltando que vocês podem cadastrar o consumo quantas vezes quiserem, ou cada vez que fizerem a sua média. Assim teremos um volume de dados suficiente para fazermos vários comparativos.

hti e primo,

eu tentei adicionar mais de uma medida, já que o cadastro nos da a opção de colocar a quilometragem, porém, não apareceu no banco, e outro conselho. Eu moro longe do trabalho, e apesar de ser um circuito urbano, eu pego quase metade do trajeto a 80km/h constantemente. Então seria 50% urbano e 50% auto?

Isso com certeza faz muita diferença no resultado final.

E outra coisa também, trajetos curtos e longos, faz toooooda diferença. quem roda menos de 10km por trajeto tem um consumo mais elevado de quem roda mais.

hti e primo,

eu tentei adicionar mais de uma medida, já que o cadastro nos da a opção de colocar a quilometragem, porém, não apareceu no banco, e outro conselho. Eu moro longe do trabalho, e apesar de ser um circuito urbano, eu pego quase metade do trajeto a 80km/h constantemente. Então seria 50% urbano e 50% auto?

Isso com certeza faz muita diferença no resultado final.

E outra coisa também, trajetos curtos e longos, faz toooooda diferença. quem roda menos de 10km por trajeto tem um consumo mais elevado de quem roda mais.

Vou pedir para o РŘ!ΜØ dar uma olhada no cadastro, é para aceitar "infinitas" médias.

David, você sabe melhor do que ninguém que as variáveis são muitas: tipo de condução, pressão dos pneus, topografia, tipo de trajeto, ar condicionado, quantidade de pessoas no carro, qualidade do combustível, temperatura ambiente, temperatura do motor, tipo de asfalto ... ... ... ...

Não dá para colocar todas as variáveis. O uso do ar já é um complicador, mesmo porque ninguém sabe com exatidão quanto tempo usou o ar-condicionado a não ser quando nunca usou o usou sempre.

Tanto é que, no momento de calcularmos a média será OBRIGATÓRIO escolher: motorização, combustível e trajeto. Km e uso do ar serão opcionais, quando não informados pegaremos todos. A própria km é relativa. Acredito que, à partir de uma determinada quilometragem, ela não influencie tanto no consumo.

Quando alguém quer saber o consumo de um carro, quer saber o consumo urbano e rodoviário. Ninguém vai querer saber quantos km/l um carro faz quando percorre 73,9% na rodovia e 26,1% na cidade. Mesmo que o banco de dados aceite essa informação como vamos usá-la para fazer a média urbana e rodoviária ? Até mesmo porque se você dirigir a 40km/h no plano dentro da cidade com o carro vazio e a 160km/h na estrada serra acima como carro cheio é capaz do consumo urbano ser menor ...

Na realidade, até você teria dificuldade em dizer quanto o seu carro faz somente na cidade, já que o seu ciclo é sempre misto.

Seria interessante acrescentar a opção "misto" no campo "trajeto". Mas esse tipo de informação terá que ser descartada na hora dos cálculos de média 100% urbana e 100% rodoviária.

Nossa idéia aqui é saber quanto o Onix faz na cidade e na estrada e comparar esses dados com o próprio veículo para determinar se estamos na média, acima ou abaixo dela.

Faz 20 anos que trabalho com estatística, margem de erro, intervalo de confiança, universo, amostra, etc ... À medida que o pessoal vai inserindo mais e mais dados no banco vamos ter umas médias gerais muito precisas, com uma margem de erro bem pequena.

Se tiver alguma idéia de como usar os dados de consumo misto com precisão, aceitamos sugestões ...

Obrigado !

David, o servidor é gratuito por isso é um pouco instável. Peço que tente novamente quando houver erro.

Referente ao trajeto, o hti explicou tudo muito bem.

Ao restante da galera que já se cadastrou, acabei de adicionar o formulário para filtrar os dados, já com o resultado da média de consumo de acordo com o filtro selecionado.

Enjoy all!

1 person likes this

Achei muito interessante, poderia ter também estado e cidade.

Pois isso influência muito..

Eu moro em BH, ou seja, subida e descida até dizer chega.

E isso pesa no resultado final, até mesmo para comparação com o quem mora na mesma região que você..

Se eu comparar meu consumo com quem mora a nivel do mar bem menor morro vai ter muito diferença e eu vou achar que meu carro esta bebendo de mais comparando com os demais.

Obrigado

1 person likes this

- Opção de Trajeto Misto adicionado ao cadastro e ao filtro.

Bela iniciativa, quando o meu chegar irei colocar com certeza.

Esse CDO está sensacional, usuários pro ativos é outra coisa.

Parabéns pessoal pelo belo conteúdo disponibilizado gratuitamente.

Muito obrigado.

Achei muito interessante, poderia ter também estado e cidade.

Pois isso influência muito..

Eu moro em BH, ou seja, subida e descida até dizer chega.

E isso pesa no resultado final, até mesmo para comparação com o quem mora na mesma região que você..

Se eu comparar meu consumo com quem mora a nivel do mar bem menor morro vai ter muito diferença e eu vou achar que meu carro esta bebendo de mais comparando com os demais.

Obrigado

Na verdade a idéia é que vc compare o seu consumo com a média global obtida nas mais diversas situações de condução. Se vc encontrar um desvio vc saberá a justificativa de acordo como vc conduziu o seu carro.

Como o hti escreveu acima, são inúmeras as variáveis que poderíamos levar em consideração ao estimar a média de consumo (tipo de condução, pressão dos pneus, topografia, tipo de trajeto, ar condicionado, quantidade de pessoas no carro, qualidade do combustível, temperatura ambiente, temperatura do motor, tipo de asfalto, etc.).

Dessa forma, algumas vezes um ou outro registro de consumo pode desviar do centro estimado, mas o importante é que se faça o registro, porque no volume total das informações nós conseguiremos como resultado uma media que engloba todas essas diversas situações.

Coloquei meus ultimos 2 tanques, na metade do atual por enquanto...

Seria bacana mostrar uma média geral

Vou pedir para o РŘ!ΜØ dar uma olhada no cadastro, é para aceitar "infinitas" médias.

David, você sabe melhor do que ninguém que as variáveis são muitas: tipo de condução, pressão dos pneus, topografia, tipo de trajeto, ar condicionado, quantidade de pessoas no carro, qualidade do combustível, temperatura ambiente, temperatura do motor, tipo de asfalto ... ... ... ...

Não dá para colocar todas as variáveis. O uso do ar já é um complicador, mesmo porque ninguém sabe com exatidão quanto tempo usou o ar-condicionado a não ser quando nunca usou o usou sempre.

Tanto é que, no momento de calcularmos a média será OBRIGATÓRIO escolher: motorização, combustível e trajeto. Km e uso do ar serão opcionais, quando não informados pegaremos todos. A própria km é relativa. Acredito que, à partir de uma determinada quilometragem, ela não influencie tanto no consumo.

Quando alguém quer saber o consumo de um carro, quer saber o consumo urbano e rodoviário. Ninguém vai querer saber quantos km/l um carro faz quando percorre 73,9% na rodovia e 26,1% na cidade. Mesmo que o banco de dados aceite essa informação como vamos usá-la para fazer a média urbana e rodoviária ? Até mesmo porque se você dirigir a 40km/h no plano dentro da cidade com o carro vazio e a 160km/h na estrada serra acima como carro cheio é capaz do consumo urbano ser menor ...

Na realidade, até você teria dificuldade em dizer quanto o seu carro faz somente na cidade, já que o seu ciclo é sempre misto.

Seria interessante acrescentar a opção "misto" no campo "trajeto". Mas esse tipo de informação terá que ser descartada na hora dos cálculos de média 100% urbana e 100% rodoviária.

Nossa idéia aqui é saber quanto o Onix faz na cidade e na estrada e comparar esses dados com o próprio veículo para determinar se estamos na média, acima ou abaixo dela.

Faz 20 anos que trabalho com estatística, margem de erro, intervalo de confiança, universo, amostra, etc ... À medida que o pessoal vai inserindo mais e mais dados no banco vamos ter umas médias gerais muito precisas, com uma margem de erro bem pequena.

Se tiver alguma idéia de como usar os dados de consumo misto com precisão, aceitamos sugestões ...

Obrigado !

boa colocação HTI, porém tem fatores que influenciam muito! se o primo não tivesse colocado trajeto misto, eu nem poderia adicionar minha médias. Se quiser obter um valor mais puro, a gente poderia fazer uma regra de 3, e ai eu saberia quanto eu gasto em cidade ou estrada.

Sei que nunca poderemos fazer um cálculo perfeito, mas devemos nos aproximar o máximo possível dentro da viabilidade.

De qualquer forma estou muito satisfeito e admiro muito a iniciativa de vocês;

Atualização:

- Adicionado possibilidade de consultar o consumo médio por usuário (clique no nome do usuário para acessar sua média de consumo e utilizar os filtros).

- Adicionado paginação na tabela geral para melhor navegação.

Se encontrarem erros por favor avisem. O sistema é versão beta e vocês são os beta-testers. hehehe.

Atualização 08/06:

- Adicionado botão para limpar os filtros na página do usuário.

Senhores,

Seria possível fixar este tópico?

Outra coisa, existem registros no banco que "no ecsistem", do tipo "Motor 1.4 gasolina fazendo 13.56 ou 13.43 km/l no trecho urbano... é possível retirar estas informações?

Fica claro que a pessoa quis informar dados de trecho rodoviário ou misto...

1 person likes this

Ola Pessoal... boa tarde

Eu fui preencher o banco de dados e queria colocar 10,7 Km/l e ficou 107 km/l, por favor alguem poderia consertar?

Grato

Igor

Senhores,

Seria possível fixar este tópico?

Outra coisa, existem registros no banco que "no ecsistem", do tipo "Motor 1.4 gasolina fazendo 13.56 ou 13.43 km/l no trecho urbano... é possível retirar estas informações?

Fica claro que a pessoa quis informar dados de trecho rodoviário ou misto...

O tópico está fixo. Nao dá pra saber exatamente se está errado o tipo de trajeto. Pode ser um trajeto urbano plano de via rápida, ou sem transito. Apenas quem pode solicitar a alteração é o usuário que cadastrou se estiver errada. Temos que contar com o bom senso dos usuários pra nao sabotar nossos dados e deixa-los bem próximos da realidade geral do uso do carro.

Ola Pessoal... boa tarde

Eu fui preencher o banco de dados e queria colocar 10,7 Km/l e ficou 107 km/l, por favor alguem poderia consertar?

Grato

Igor

Valor corrigido Igor. =]

Meu ultimo consumo foi de 12,6 km/l aferidos na bomba. E 100% urbano.

Mas foi como o Primo escreveu, temos que ter bom senso e informar a média corretamente. Média essa aferida tanto na bomba como no CB (se houver).

Abraços

Apenas para efeito de comparação, uma viagem que fiz no meu 1.4 (com Gasolina Aditivada):

- Com 8 barrinhas do tanque eu consegui rodar 510km

- Ainda restou 4 barrinhas (acho que daria para rodar 230-250km até esvaziar o tanque). Mantendo uma média de 120km/h

Não sei precisar quantos km/l ele fez pois não lembrei de verificar, mas eu achei excelente!

*carro cheio!

*não vou cadastrar no CDO pois não aferi certinho.

Abraços!

1 person likes this

Atualização 15/08

- Adicionado campo para efetuar busca pelo nome de usuário.

1 person likes this

Acho que o meu Onix teve o pior desempenho.. 6km/l é triste rs

Ai galera me ingressei no clube hj , abraço a todos

Bom dia a todos ! por favor como faço para mudar modelo do carro no meu perfil??

Pessoal, não sei o que pode estar acontecendo, mas de um tempo para cá meu consumo caiu em 11%:

álcool 7725 7235 490 49,39 9,921036647 20/07/2013 R$ 112,12

álcool 8181 7725 456 46,487 9,809193968 27/07/2013 R$ 105,53

álcool 8620 8181 439 45,83 9,578878464 05/08/2013 R$ 100,36

álcool 8891 8620 271 30,06 9,015302728 10/08/2013 R$ 49,30

álcool 9308 8891 417 47,36 8,804898649 18/08/2013 R$ 102,78

Meu trajeto não mudou, não coloquei álcool batizado, o óleo ta absolutamente novo, alguém sabe o que pode estar acontecendo? é um aumento gradativo e relevante. Comecei a ficar preocupado se isso é causado por algum problema no carro.

É David, o meu tá assim também. Consegui um consumo de 7,5km/l no primeiro tanque e achei que, a essa altura, já estaria chegando nuns 8km/l. Foi baixando, baixando, baixando e agora está em 7km/l !!!! Vou parar de andar porque daqui a pouco vai fazer 1km/l ...

Vai entender ...