Consumo


hti

Posts Recomendados

Calma lourencobj, seu carro ainda não tem nem 1000km rodados, é normal consumir um pouco mais... e tem vááários fatores que podem interferir no resultado, desde terreno, velocidade, serra/plano, até mesmo temperatura, vento, tipo de condução e qualidade do combustível. Pelo que vi no seu perfil, é de MG, certo? Essa região de subidas e descidas acaba com qualquer bom consumo.

 

Com álcool vai fazer menos que isso, nas mesmas condições, então só compensa se estiver beeem barato.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Calma lourencobj, seu carro ainda não tem nem 1000km rodados, é normal consumir um pouco mais... e tem vááários fatores que podem interferir no resultado, desde terreno, velocidade, serra/plano, até mesmo temperatura, vento, tipo de condução e qualidade do combustível. Pelo que vi no seu perfil, é de MG, certo? Essa região de subidas e descidas acaba com qualquer bom consumo.

 

Com álcool vai fazer menos que isso, nas mesmas condições, então só compensa se estiver beeem barato.

 

Pois é jeferson, sou de Minas mesmo, e aqui é só barranqueira!

 

Tenho que manter alta rotação o tempo todo. É morro pra tudo quanto é lado. Então é pé no fundo sempre...

 

Sei que com álcool vai ter um rendimento menor de km/L, mas ele está com preço aproximadamente 75% da gasolina comum. Sendo que aqui tem muito morro, pelo menos com álcool o carro vai ficar mais "esperto".

 

Também estou fazendo uma tabela para ver o quanto gasto em R$ por km. Vou rodar uns 400km com álcool pra ver se a razão R$/km fica menor que da gasolina, já que só abasteço no mesmo posto.

 

Enfim, tomara mesmo que as coisas melhorem quando passar dos 1000k, 2000km, etc...

 

Valeu!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Alguém sabe explicar o porquê de não vir o consumo médio no manual do Ônix? Qual a razão de omitirem esses dados? Nos manuais de outros veículos é informado.

 

Enviei um e-mail para o SAC da Chevrolet perguntando qual é o consumo médio do Ônix 1.0 LT, urbano e rodoviário, etanol e gasolina e já por duas respostas deles, insistem para que eu leia o manual, onde é dito que o consumo depende da utilização do usuário. O que querem omitir? O alto consumo do Ônix? Essa informação é um direito do consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra informação: quando peguei o veículo na concessionária, fui instruído a abastecer da seguinte forma, se fosse com gasolina, que colocasse 20% de álcool. Como fazer a média com essa mistura?

 

Cuidado com os post duplos, dê uma olhada nas regras http://clubedoonix.com.br/topic/9222-regras-de-utiliza%C3%A7%C3%A3o-do-f%C3%B3rum/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz a primeira medida usando álcool.

 

Gastei 46,65L para andar 332.6km (maioria das vezes foram trajetos curtos, em cidade, sempre com ar ligado). Portanto, o consumo deu 7.13Km/L.

 

O meu consumo à gasolina medido pela primeira vez deu 8,135Km/L. Se fosse gastar 46,65L de gasolina, eu andaria praticamente 380Km, e eu gastaria R$135,24 (gasolina aqui está R$2,899). Então eu pagaria aproximadamente R$0,355/Km, enquanto no álcool deu R$0.308/Km (paguei R$2,199 no álcool).

 

Portanto está sendo muito mais viável abastecer com álcool. Além de gastar menos R$ por Km rodados, o carro fica bem melhor para dirigir, com melhor desenvolvimento.

 

Provavelmente a gasolina que eu estava usando tinha maior concentração de álcool do que permitido. 

 

Depois vou testar com aditivada.

 

p.s.: o carro está quase chegando em 1.200 Km.

Editado por lourencobj
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Hoje fiz a primeira medida usando álcool.

 

Gastei 46,65L para andar 332.6km (maioria das vezes foram trajetos curtos, em cidade, sempre com ar ligado). Portanto, o consumo deu 7.13Km/L.

 

O meu consumo à gasolina medido pela primeira vez deu 8,135Km/L. Se fosse gastar 46,65L de gasolina, eu andaria praticamente 380Km, e eu gastaria R$135,24 (gasolina aqui está R$2,899). Então eu pagaria aproximadamente R$0,355/Km, enquanto no álcool deu R$0.308/Km (paguei R$2,199 no álcool).

 

Portanto está sendo muito mais viável abastecer com álcool. Além de gastar menos R$ por Km rodados, o carro fica bem melhor para dirigir, com melhor desenvolvimento.

 

Provavelmente a gasolina que eu estava usando tinha maior concentração de álcool do que permitido. 

 

Depois vou testar com aditivada.

 

p.s.: o carro está quase chegando em 1.200 Km.

Lourenço, recomendo colocar aditivada em posto da sua confiança. Fuja daqueles com preços muito abaixo do mercado. Prefira bandeiras tradicionais como BR, Shell, Texaco, Ipiranga etc. O meu está com menos de 1000 km e o consumo bateu 10,4 km/l utilizando gasolina Supra da BR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando peguei o carro da CCS, tive que abastecê-lo no posto mais próximo porque no tanques só tinha o "cheiro" da gasolina, com o aviso de abastecer piscando insanamente. 

Fiz meu segundo abastecimento no posto que sempre abasteci meu antigo carro e o resultado foi muito melhor. Tive um consumo de 10,4 km/l andando 100% do tempo com ar-condicionado ligado.

Minhas características: motorização 1.0; cidade plana; tráfego de leve a moderado por causa das férias escolares aliadas ao fim de ano e esvaziamento das ruas (aí está o motivo do bom consumo); pneus calibrados em 32 psi; deslocamentos na maioria superioesr a 5km; uso integral do ar-condicionado; trocas de marcha na casa das 2500 RPM, poucas vezes na casa das 3000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lourenço, recomendo colocar aditivada em posto da sua confiança. Fuja daqueles com preços muito abaixo do mercado. Prefira bandeiras tradicionais como BR, Shell, Texaco, Ipiranga etc. O meu está com menos de 1000 km e o consumo bateu 10,4 km/l utilizando gasolina Supra da BR.

 

bauc, eu sempre abasteço num BR ou Shell.

 

No momento estou com a segunda rodada de teste com álcool. Na próxima medida vou ver se coloco aditivada no Shell, porque não fiquei muito satisfeito com o desempenho do carro no BR (acho que eles estão avacalhando com a gasolina lá; até meu irmão percebeu que a deles "evapora" muito rápido).

 

Mas de qualquer maneira gostei de usar álcool. A relação R$/Km foi bem melhor que com gasolina comum. Vamos ver como vai ficar com aditivada.

 

Espero que o consumo melhore bastante em relação às primeiras medidas, porque o carango já está com quase 1.500Km.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bauc, eu sempre abasteço num BR ou Shell.

 

No momento estou com a segunda rodada de teste com álcool. Na próxima medida vou ver se coloco aditivada no Shell, porque não fiquei muito satisfeito com o desempenho do carro no BR (acho que eles estão avacalhando com a gasolina lá; até meu irmão percebeu que a deles "evapora" muito rápido).

 

Mas de qualquer maneira gostei de usar álcool. A relação R$/Km foi bem melhor que com gasolina comum. Vamos ver como vai ficar com aditivada.

 

Espero que o consumo melhore bastante em relação às primeiras medidas, porque o carango já está com quase 1.500Km.

Infelizmente álcool não é vantagem para mim. O preço dele aqui em Recife é 2,29. Já a gasolina aditivada custa 2,89.

Já basteci com a V-Power no meu carro anterior e realmente senti uma ligeira melhora no consumo, mas nada que justifique a diferença no valor, pois ela custa 2,99 por aqui.

Já li que a V-Power é lenda, sendo igual às demais aditivadas. Enfim, só nos resta acreditar mesmo. De todo jeito, tenho um posto BR próximo a minha casa como referência para a imensa maioria dos meus abastecimentos, porém quando encontro uma V-Power com um bom preço, não hesito em usá-la. Vai que a lenda existe mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente álcool não é vantagem para mim. O preço dele aqui em Recife é 2,29. Já a gasolina aditivada custa 2,89.

Já basteci com a V-Power no meu carro anterior e realmente senti uma ligeira melhora no consumo, mas nada que justifique a diferença no valor, pois ela custa 2,99 por aqui.

Já li que a V-Power é lenda, sendo igual às demais aditivadas. Enfim, só nos resta acreditar mesmo. De todo jeito, tenho um posto BR próximo a minha casa como referência para a imensa maioria dos meus abastecimentos, porém quando encontro uma V-Power com um bom preço, não hesito em usá-la. Vai que a lenda existe mesmo...

 

A qualidade da gasolina varia de posto para posto, mesmo que tenha mesma bandeira.

Infelizmente ultimamente o posto BR que sempre abasteci não vem me agradando muito. Na primeira semana com o carango coloquei um bocado de aditivada da BR, mas o carro não ficou tão bacana; pior, ele deu uma boa engasgada poucos metros após sair do posto.

 

Mas uma conta que gosto mesmo de fazer, e que pra mim faz mais sentido que "Km/L" é olhar "R$/Km", como indiquei no outro post:

 

Hoje fiz a primeira medida usando álcool.

 

Gastei 46,65L para andar 332.6km (maioria das vezes foram trajetos curtos, em cidade, sempre com ar ligado). Portanto, o consumo deu 7.13Km/L.

 

O meu consumo à gasolina medido pela primeira vez deu 8,135Km/L. Se fosse gastar 46,65L de gasolina, eu andaria praticamente 380Km, e eu gastaria R$135,24 (gasolina aqui está R$2,899). Então eu pagaria aproximadamente R$0,355/Km, enquanto no álcool deu R$0.308/Km (paguei R$2,199 no álcool).

 

Portanto está sendo muito mais viável abastecer com álcool. Além de gastar menos R$ por Km rodados, o carro fica bem melhor para dirigir, com melhor desenvolvimento.

 

Provavelmente a gasolina que eu estava usando tinha maior concentração de álcool do que permitido. 

 

Depois vou testar com aditivada.

 

p.s.: o carro está quase chegando em 1.200 Km.

 

Estou gastando em torno de R$0,308/Km com álcool, enquanto na gasolina deu R$0,355/Km. Ou seja, o álcool está rendendo mais para mim (em torno de 13% a mais que a gasolina).

 

Vou fazer depois essa mesma conta com a V-Power num outro posto bom que tem aqui perto. Depois posto o resultado (deve demorar umas 2 ou 3 semanas).

Editado por lourencobj
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei de viagem neste fim de semana, 80% AC ligado, estrada bastante movimentada, muito caminhão, serra, quando tinha estrada livre fazia media de 115 -125 km/h, média de velocidade pelo CPB 91,3km/h, Distância 955Km, tempo de viagem 11:30h, contando junto paradas. Média CPB 14,6, média calculada Km por litros( bomba do  posto) 14,4.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Galera!!

Peguei meu Onix á quase uma semana, já está com 558 KM RODADOS, sai da CC e fui direto para o Posto, Completei o tanque até a bomba dar a primeira travada (Não recomendo que passem deste Nível) completou com 53L ou seja, saiu da CC com 1L rsrs....

 

Abasteci Aqui em Belo Horizonte por 2,79 a Gasolina, nas minhas contas o carro fez 10,3KM/L  com o uso do ArCondicionado em 80% de rodagem!
Muito satisfatório, ainda mais por ser um veículo novo, que consome teoricamente Mais, utilização maior em perímetro urbano, cerca de 70% em trajeto Urbano e os Outros 30% na estrada!

Abraço galera!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Bom dia pessoal 

 

Tenho o carro a menos de um 1 mês , já estou com mais de 1000 km rodados, mas o infeliz é muito econômico;

Fiz uma viagem de Recife ao interior de Pernambuco (BR 232) e a média de consumo com metade do tempo no ar foi de 16.1km/l.

Na volta a Recife o consumo foi de extraordinários 17.2 km/l  sem o ar ligado.

Detalhe que depois que cheguei a recife rodei mais 80 km metade BR livre e metade engarrafada e a o registro do carro deu 15.8 km/l

Depois vou preparar um vídeo e postar do consumo desse carro anormal!!!

Obs : Tive um prisma e o máximo de consumo que conseguia era 14 km/l

Dica : Acelere suavemente e não abuse do freio , mantenha em 100 km/ h que a economia chega;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoALL.

 

Descobri uma ferramenta interessante chamado Fuelly.

Através desta ferramenta você pode obter informações precisas sobre o consumo de seus carros, basta alimentar a ferramenta com as informações de abastecimento do seu veiculo, e no final ele gera um dashboard com todas as informações de consumo e gasto do seu veiculo.

 

Nesta ferramenta também é possivel importar informações de planilhas ou outras aplicações como o Gas cubby (Meu caso) em csv.
Após ter todas as informações cadastradas, elas são compartilhadas com os demais usuários da aplicação (comunidade), e apartir dela é possivel comparar seu veículo com outros modelos cadastrados na ferramenta.

 

Para acessar o Fuelly basta se cadastrar em http://www.fuelly.com, a ferramenta é gratuita.

Outro ponto legal é que a ferramenta gera Badges (medalhas) personalizados para seu veiculo que pode ser utilizado em fóruns como assinatura.

259281.png

 

ou medalha

259281.png

 

 

Vejam como ficou o resultado do Bumble Bee.

 

 

rt0Qdtr.png

Já havia postado esta informação no link abaixo, mas aqui o post irá ser bem mais útil.
http://clubedoonix.com.br/topic/11787-onix-lt-14-bumble-bee-laranja-flame/?p=152284

Editado por Marcelo Alves
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera como havia dito, o carro fez 10,3 com gasolina, fiz a medições abastecido a Alcool com maior rotatividade na estrada, 70 % e 90% de ar ligado, e obtive o consumo de 8.5, achei um tanto quanto elevado o consumo, pois a maior parte de rodagem foi na estrada, abraço!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um LTZ automático e o consumo dele ta um pouquinho gastão rsrs em trechos urbanos ta fazendo a média de 7km/l e nao é pisando muito e isso acusando no computador de bordo do carro mesmo... na marginal eu zerei e segui a 90km/h, lá de 23km/l isso seguindo sem parar a 90km/h mais na airton senna onde a velocidade é 120km/h o consumo fico em 15km/l mais meu irmão falou que até os primeiros 1000 km com o carro nao ta pra precisar muito bem só que mesmo assim na cidade ta gastando quase igual a capitiva 3.0 AWD de 267cv do meu pai que faz 6.5km/l kkk

 

(OBS. Tudo isso que falei foi usando a gas. Shell VPower)

Editado por Nathan Zanotti Fernandes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, Boa tarde!

 

Sei que o consumo tem suas variáveis, mas com tanque cheio o Onix de vocês estão rodando quantos KM até o próximo reabastecimento???

Meu carro não conhece gasolina ainda, só rodei no alcool até hoje. Na cidade ele alcança até 400km (chega na reserva e da em torno de 48-50L). Fiz esses dias atras uma viagem, nos primeiros 220km (o carro tinha 100km rodados qdo saí de viagem hehehe) ele fez 10.3km/l no alcool e a média de velocidade no CPB deu 127km/h. Na segunda perna da viagem até SP eu rodei meio tanque em estrada e exatos meio tanque em cidade a média de consumo foi de 9,2km/L andei por volta de 450km com o tanque. Estou encomodado com o consumo na cidade, o meu atual tanque está fazendo em torno de 7,5km/L longe da média do pessoal aí de 9km/L Estou usando ETANOL V-POWER, etanol aditivado do posto Shell de um Carrefour ao lado da minha casa, o consumo piorou com a aditivada! hahahhaha sei lá o carro não chegou nos 1000km ainda pretendo atingi-lo agora com este tanque. Vamos ver o consumo já q eu estou louco pra dar umas pisadinhas nele hehehehhe até agora só trocando marchas a 2,500-3000RPM no maximo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu carro não conhece gasolina ainda, só rodei no alcool até hoje. Na cidade ele alcança até 400km (chega na reserva e da em torno de 48-50L). Fiz esses dias atras uma viagem, nos primeiros 220km (o carro tinha 100km rodados qdo saí de viagem hehehe) ele fez 10.3km/l no alcool e a média de velocidade no CPB deu 127km/h. Na segunda perna da viagem até SP eu rodei meio tanque em estrada e exatos meio tanque em cidade a média de consumo foi de 9,2km/L andei por volta de 450km com o tanque. Estou encomodado com o consumo na cidade, o meu atual tanque está fazendo em torno de 7,5km/L longe da média do pessoal aí de 9km/L Estou usando ETANOL V-POWER, etanol aditivado do posto Shell de um Carrefour ao lado da minha casa, o consumo piorou com a aditivada! hahahhaha sei lá o carro não chegou nos 1000km ainda pretendo atingi-lo agora com este tanque. Vamos ver o consumo já q eu estou louco pra dar umas pisadinhas nele hehehehhe até agora só trocando marchas a 2,500-3000RPM no maximo.

 

Eu ainda estou fazendo o teste, peguei o meu ontem e coloquei gasolina aditivada 48L. Até agora rodei 160 KM, espera acabar para ter uma média.

Pois uso tanto pista como cidade, não tenho uma noção de quanto ta o consumo ainda. .

 

Tb estou trocando marchas a 2,500-3000RPM no máximo.

Editado por TunicoRJ
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu já foi 2 tanque cheios de gasolina aditivada... deu uns 500 km em ambos mais por ser automatico a rotação vai um pouco alem das 3mil pra pegar mais força em alguns momentos e eu dei uma pisadinha as vezes pra sentir como era a resposta e dirigibilidade... mas eu acho que o meu não vai fugir muito disso não... (cerca de 500 a 600km com gasolina aditivada por tanque)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu carro não conhece gasolina ainda, só rodei no alcool até hoje. Na cidade ele alcança até 400km (chega na reserva e da em torno de 48-50L). Fiz esses dias atras uma viagem, nos primeiros 220km (o carro tinha 100km rodados qdo saí de viagem hehehe) ele fez 10.3km/l no alcool e a média de velocidade no CPB deu 127km/h. Na segunda perna da viagem até SP eu rodei meio tanque em estrada e exatos meio tanque em cidade a média de consumo foi de 9,2km/L andei por volta de 450km com o tanque. Estou encomodado com o consumo na cidade, o meu atual tanque está fazendo em torno de 7,5km/L longe da média do pessoal aí de 9km/L Estou usando ETANOL V-POWER, etanol aditivado do posto Shell de um Carrefour ao lado da minha casa, o consumo piorou com a aditivada! hahahhaha sei lá o carro não chegou nos 1000km ainda pretendo atingi-lo agora com este tanque. Vamos ver o consumo já q eu estou louco pra dar umas pisadinhas nele hehehehhe até agora só trocando marchas a 2,500-3000RPM no maximo.

caraca luiz kkk se ta encomodado pq o seu ta fazendo 7.5 com alcool Oo o meu ta fazendo isso com gasolina shell vpower Oo não é possivel que tenha tanta diferença do manual para o automático assim =O agora assustei kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caraca luiz kkk se ta encomodado pq o seu ta fazendo 7.5 com alcool Oo o meu ta fazendo isso com gasolina shell vpower Oo não é possivel que tenha tanta diferença do manual para o automático assim =O agora assustei kkkk
Cara vc ja teve carro automático antes? Isso pode ser o período de adaptação do motorista ao tipo de carro... Meu pai quando pegou o fluence automático dele nunca tinha tido um antes é tava fazendo 5 no álcool hahahaha depois do amaciamento e dele aprender a usar o novo câmbio o carro beira os 8,5 na cidade (motor 2.0) por isso to reclamando do 7,5!!! Hahahahhaa Ps: uma dica é você usar o piloto Automático sempre que possível, até na cidade, chegou em 40km/h liga ele! Economiza Bem! Editado por Luiz Felipe
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Cara vc ja teve carro automático antes? Isso pode ser o período de adaptação do motorista ao tipo de carro... Meu pai quando pegou o fluence automático dele nunca tinha tido um antes é tava fazendo 5 no álcool hahahaha depois do amaciamento e dele aprender a usar o novo câmbio o carro beira os 8,5 na cidade (motor 2.0) por isso to reclamando do 7,5!!! Hahahahhaa Ps: uma dica é você usar o piloto Automático sempre que possível, até na cidade, chegou em 40km/h liga ele! Economiza Bem!

 

eu nao mais meu irmão tem um Sonic 1.6 que faz 8.5 na cidade e  meu pai tinha uma ZAFIRA que agora trocou por uma CAPTIVA 3.0 267cv... a dele faz 6.5 kkk mais a minha eu ja sei pq tava baixa, é que eu não deixei tirar uma média até acabar o tanque... eu zero toda hora para ver por trecho... ai tem hora que ele faz 12 mais tem hora quando piso mais cai pra 5km/l ou ate pra 3,5km/l dependendo rsrs.

Então a média no fim de um cálculo do tanque cheio até o fim deu uns 10 mais ou menos mesmo =)

o meu na marginal tiete fui de ponta a ponta até chegar na pontes do remédios no inicio da marginal pinheiros com o piloto automático a 90km/h... (o trecho deu uns 10 a 12 km acho) nessa hora eu zerei quando entrei na marginal e a minha média ficou em 23km/l com o P.A.

 

ou seja o carro pode variar de 23km/l numa situação com velocidade elevada e rotação constante a mais ou menos 2000RPM como tbm vai a 3,5km/l numa arrancada da inércia seguindo uma rotação de 7000 RPM então vai variar com a sua necessidade isso viu hahaha mais já tinha ouvido falar que carro automático acaba sendo mais gastão por aumentar mais a rotação sem você poder trocar a marcha (a menos que use a opção "manual" do carro)

Editado por Nathan Zanotti Fernandes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • jordan changed the title to Consumo

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.