Luz indicadora de anomalia do sistema de controle de emissões


Posts Recomendados

Bom dia galera.

Pela manhã tive meu primeiro problema com o Onix.

A luz indicadora de anomalia do sistema de controle de emissões apareceu acessa e não consegui dar a partida no carro :/

Alguém já teve o mesmo problema ou sabe como contornar?

Obs.: Abasteci a útima vez com etanol e aqui em SC tá fazendo um frio desgraçado.... beirando 0º. Será que este pode ser a causa do problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


jbelgrowicz, na css GM antes mesmo de comprar o Onix, fazendo revisão no meu antigo carro e conversando com o mecânico da GM, ele me disse que o Onix precisa de um tempo para poder identificar o combústivel quando você muda de gasolina para alcool. Ele me disse que de todos os carros da GM, o Onix é o único que recebe essa recomendação vinda da GM quando no treinamento dos mecânicos. Vc já usava alcool antes ou trocou recentemente? Se trocou, chegou a andar alguns km com o carro antes de parar para que a sonda lambda pudesse identificar o combustível? Seu tanquinho de gasolina esta cheio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então. Já não é o primeiro tanque de etanol que uso. Enchi desta vez e rodei meio tanque já... Quanto ao tanquinho de partida a frio... minha namorada ficou com o carro na casa dela e disse que tentou adicionar gasolina como havia falado a ela de manhã...agora a pouco conversei com ela e me disse que não resolveu o problema :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí galera... minha namora havia tentado dar a partida logo pela manhã...depois de adicionar combustível no tanquinho e não tinha funcionado. No horarário de almoço ela voltou a tentar e funcionou. Fiquei com medo porque, com mais tempo, li alguns outros tópicos do fórum em que o pessoal descreve o mesmo problema e cuja resolução somente levando o carro até a css. Será que poderia ser somente a falta de combustível para partida a frio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz sentido o que voce falou em relação a dar problema des do inicio,mas vai saber,na duvida só abasteço no mesmo posto, nunca tive problemas quanto a combustivel,já meus amigos sempre tem problemas por abastecer onde ta mais perto no momento.

como esta o carro agora?voltou ao normal?

e não sei se faço o certo,os amigos do forum me corrijam se eu estiver errado,sempre completo o tanque e coloco uns 30 reais de gasolina e depois completo o restante com alcool,percebo que o carro pega bem mais facil no frio,só não sei se isso pode danificar a injeção ou algum componente,mas sempre fiz isso e nunca tive problemas

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz sentido o que voce falou em relação a dar problema des do inicio,mas vai saber,na duvida só abasteço no mesmo posto, nunca tive problemas quanto a combustivel,já meus amigos sempre tem problemas por abastecer onde ta mais perto no momento.

como esta o carro agora?voltou ao normal?

e não sei se faço o certo,os amigos do forum me corrijam se eu estiver errado,sempre completo o tanque e coloco uns 30 reais de gasolina e depois completo o restante com alcool,percebo que o carro pega bem mais facil no frio,só não sei se isso pode danificar a injeção ou algum componente,mas sempre fiz isso e nunca tive problemas

abs

renanmg, você está certo. Carros flex foram desenvolvidos para usar etanol e gasolina EM QUALQUER PROPORÇÃO.

Nos EUA eles usam um combustível chamado Etanol E85. É composto de 85% de etanol e 15% de gasolina. Por causa desses 15% de gasolina eles não precisam do tanquinho de partida à frio.

Na prática é mais ou menos isso que você está fazendo ... e não vai danificar nada não, fique tranquilo ...

Você está fazendo uma espécie e Etanol E80, com 80% de álcool e 20% de gasolina (mais ou menos).

Beleza !!

abraços

PS: Quanto terminar de fazer as médias com álcool e gasolina puros vou começar a dar uma de professor pardal e fazer umas "misturebas" só pra ver o que acontece ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal... tive um problema parecido com o de todos aqui com o Onix. Ele desacelerava e aparecia "CODE 84" e também acendendo a luz da bomba. Conversando com o pessoal por aqui mesmo, relataram que poderia ser a gasolina que está no reservatório "velha". Pois faz todo o sentido: uma vez que senti que o problema poderia ser na injeção, bomba, ou algo do tipo, abasteci com etanol, e o problema acontecia de vez em quando... ou seja: quando a gasolina do reservatório era acionada! O problema até agora desapareceu. Outra coisa: o problema aparecia quando o carro estava em lombas: quando os sensores detectavam a presença dessa "gasolina velha". O Onix pelo que percebi, é um carro muito sensível a mudanças bruscas. Vale a tentativa de tentar trocar ou revalidar a gasolina do reservatório. Imagino que também o frio do sul tenha colaborado com essas descobertas. Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sábado a "Luz Z" (foto abaixo), acendeu e não apagou mais. Mesma coisa no domingo.

S1ybrV6AmmxlM04g_AHJZmd8Bs_qVNpDlFk6uA18nGM=w535-h803-no

A Luz Z é a que indica problema com o sitema de controle de emissões. O manual fala que se a luz acender e não se apagar em seguida ao ligar o carro, o mesmo deve ser levado para a css para uma verificação.

Agendei uma quinta. O carro esta com 3700km rodado, percorrido principalmente em estrada... O carro foi sempre abastecido por gasolina, nunca utilizei etanol nele.

Agendei uma vistoria na CSS quinta agora.. veremos o q vão dizer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.