Controle de som no volante


Posts Recomendados


galera, liguei pra css hoje! falei com um tecnico que me garantiu que o comando do som no volante funciona!
porém se não pegar plug and play tem de desbloquear a função no mylink! jaja vou fazer a revisão de 5k ai vou pedir pros caras liberarem caso eu não consiga da forma mais fácil.
ps. ainda aguardando o chicote que comprei no ALIEXPRESS, demora do côrai....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, gostaria de saber se alguém sabe onde posso encontrar apenas a parte dos controles do som, para adaptar no meu prisma, já que ele já possui os controle do piloto automatico. Outra dúvida, é necessário também o chicote ou o carro já o possui? Alguém aqui já fez essa adaptação seja no onix ou no prisma, poderia dar maiores detalhes. 

 

Abraço a todos

 

Juraci

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo tenho um automático , então filho pelo amor de Deus da um jeito e resolve o problema dos comandos do som,pq é tenso ficar trocando de estação no rádio. Não sei pq eles colocaram piloto automático no volante , nunca vou usar .

Mas to aqui na fé para vc resolver .

hahaha everaldo tbm tenho um altomático e discordo haha o comando de cruzeiro no volante é show *-*

claro que no começo eu penei a aprender mais depois que aprendi uso muito e ainda melhora a autonomia do carro =D

 

fora que ele salva a ultima velocidade gravada e volta depois ao apenas pressionar pra cima o botao xD

 

mais ainda acho que a falta de um comando de som no onix nem na versaao LTZ foi muita sacanagem da GM =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não são exatamente iguais, o do cruze no piloto é o único que o botão fica apertado, os outros vc preciona e ele retorna

o do cruze é igual ao da captiva ficando pressionado ao apertar, o do sonic volta igual ao do onix, eles tem a mesma função, ele não fica pressionado como o do cruze, captiva ou camaro, ele volta ao apertar mais fica ligado acendendo uma luz do PA em branco no painel... ai quando você gira pra baixo chavinha do PA ele trava a velocidade deixando a luz no painel verde ao invés de branca e se você girar a chavinha para cima ele acelera sozinho e retoma a ultima velocidade usada no PA (igual ao do sonic, captiva e camaro por experiencia própria... cruze nunca dirigi pra falar aqui)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos acho por acaso descobri como os controles se conectam ao MyLink. Ao olhar algumas fotos pela internet, vi uma traseira de MyLink com um cabo conectado na porta micro USB, e a ponta tem exatamente o mesmo aspecto do conector mostrado pelo Marcelo Alves, ou seja, é bem provável que a porta usada seja exatamente essa.

 

O único problema atualmente seria o conector do volante e o cabo intermediário até o MyLink, além da possível necessidade de ativação por parte da GM no OBD2.

 

x1ib.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal. Vou me apresentar. Sou o dono do ClubeDoCruze e alguns ja devem me conhecer do volante com paddle shifts.

O Henrique falou comigo e vamos explicar.

Os comandos do mylink são feitos via rede can. Ou seja, ele não vai pro radio, ele vai pra BCM (cérebro do carro) e de lá, via CAN, vai pro mylink.

A rede CAN comanda diversas coisas do carro, até a temperatura que aparece no mylink vem pela rede CAN. Iluminação de tela e botões, desligamento com o carro, etc. No cruze as infos de a/c são transferidas via CAN.

Sabendo disso fica obvio que não é só trocar o chicote (coisa essa que não faremos. O chicote do IP é muito abrangente e seria uma modificação monstruosa) ou acrescentar o que falta (é o que fazemos. Nós acrescentamos os fios faltantes com um chicote paralelo até a BCM. A ligação desses chicotes é feita de maneira original dentro dos plugs originais) e sim a programação da BCM fica imprescindível.

A maior duvida é. O controle do mylink não existe em nenhum onix correto? Com isso talvez teremos que criar um circuito para essa função. Por isso pedi para o Henrique arrumar alguma "cobaia" para fazermos os testes. O que fizemos foi teorico analisando o esquema eletrico. Para o teste pratico precisamos de uma "cobaia"

Para o PA é a mesma coisa. Mas talvez seja mais facil. Como o automatico já possui isso, TALVEZ seja só passar o chicote dos comandos para a BCM e habilitar a mesma. Mas novamente. Precisamos de cobaias.

Eu tenho um volante de cruze completo sem o airbag para vender (é de um membro do ClubeDoCruze que instalou comigo o volante do camaro) e também colocarei a venda o meu volante do camaro SS com revestimento em alcantara pois estou importanto o do camaro ZL1 para o meu carro. Se alguem se interessar por estes para as adaptações possíveis (Pa e mylink no do cruze e pa, mylink e paddleshifts no do camaro) me avisem.

Uma ultima duvida. Como é a atuação do botão de PA do onix? É um botão de pulso ou um botão que aperta e ele fica na posição certa?

E por ultimo, se alguem se propor para cobaia, me avise.

Pra quem não leu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li, mas acho que não entendeu ÉvertonCa... O cabo mostrado na imagem _não_ existe no Onix/Prisma sem controle, porém, está presente no Cobalt/Spin com os controles no volante, ou seja, alguma coisa tem haver, ou seria só um cabo solto? Pode sim ser como você falou de passar pela central, mas esse cabo solto não faria o menor sentido.

 

Ninguém do fórum conseguiu, mas se tiver oportunidade, o ideal seria conhecer como é feita a ligação (original GM) dos controles ao MyLink em um Cobalt/Spin, o que facilitaria horrores no desenvolvimento pro Onix/Prisma.

 

Lembrando: estou apenas tentando contribuir para resolvermos esse detalhe o mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li, mas acho que não entendeu ÉvertonCa... O cabo mostrado na imagem _não_ existe no Onix/Prisma sem controle, porém, está presente no Cobalt/Spin com os controles no volante, ou seja, alguma coisa tem haver, ou seria só um cabo solto? Pode sim ser como você falou de passar pela central, mas esse cabo solto não faria o menor sentido.

 

Ninguém do fórum conseguiu, mas se tiver oportunidade, o ideal seria conhecer como é feita a ligação (original GM) dos controles ao MyLink em um Cobalt/Spin, o que facilitaria horrores no desenvolvimento pro Onix/Prisma.

 

Lembrando: estou apenas tentando contribuir para resolvermos esse detalhe o mais rápido.

Eu trabalho na GM. Meu socio nos esquemas que fazemos é responsavel da parte eletrica de todos os carros da fabrica de scs e tem acesso a esquema eletrico de qualquer GM. A parte da Rede can eu disse baseado no meu carro. Agora a necessidade de reprogramação de bcm é certeza! Mas amanha eu vou ter certeza disso

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm agora sim rsrs Você trabalhando na GM e seu sócio lá dentro da fábrica, a coisa fica mais que perfeita!

Bom, estava apenas dando um palpite, assim como os outros membros que esperam ansiosamente por essa modificação à tanto tempo...

 

Vou ficar de olho aqui aguardando novidades, valeu ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu chequei e o comando do radio é como eu disse mesmo, via rede can. Esse chicote extra ai é outra coisa que pedi pro meu socio ver no esquema eletrico pra saber o que é.

Tem um pessoal querendo ser cobaia, mas com o mesmo problema. Estão sem os comandos.

Eu tenho uns amigos que fizeram o esquema de trocar o volante pelo do camaro comigo e vou ver se vendem so os comandos (do som, pa nao funcionará)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ao que parece My Link já vem habilitado, é necessário apenas instalar o volante ou comandos e ligar o mesmo no modulo do veiculo que é por onde faz a comunicação do volante com o radio, no caso ligar o volante ou comando na rede GMLan.
segue mais uma vez o link do cabo que comprei, que ao que tudo indica é o cabo que faz a ligação no GMLan:

http://www.aliexpress.com/snapshot/299918246.html

 

segue tb o link do comando avulso: http://www.aliexpress.com/item/Original-Steering-wheel-Audio-and-channel-control-button-for-chevrolet-cruze-high-quality-free-shipping/757890179.html

 

e esse aqui tb: http://www.ebay.com/itm/2012-CHEVY-SONIC-MOBILE-PHONE-RADIO-STEERING-WHEEL-CONTROL-SWITCH-96892135-/231008669109?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item35c9308db5&vxp=mtr

 

no meu caso comprei esse segundo do ebay, já recebi!!! falta apenas o cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pena que eu sou meio burrinho quando se trata dessa parte de elétrica kkk

mais eu não acho que seja muito difícil e nem que precise de adaptação tão "brusca" assim pq o Cobalt/Sonic/Spin vem com o mesmo Mylink e acompanham áudio no volante...

 

o esquema é alguém que tenha contato com algum desses clubes perguntar se alguma alma lá sabe como é ligado esse Mylink ao comando do volante pq creio que alguém la já tenha mexido dentro do carro xD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei se o pessoal não leu ou simplesmente está ignorando o que eu disse hehehe

nada é ignorado! =] 

no caso, o que tá faltando é por em prática todo o conhecimento que já foi adquirido!

e realmente comprovar o que tá certo e errado...

... é um objetivo (comando de som no volante) e varias suposições....

ai sim daremos um grande passo! 

 

Editado por Alcar Othar
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, tou com dificuldade pra tirar a buzina/ airbag, no meu volante não tem a trava que diz nesse tutorial: http://www.autowoods.com/cruze.htm

é a primeira foto.

alguem sabe como é?

 

A trava é diferente.

Ela é assim.

 

 

Se for sacar o volante, a dica que deixo é: coloque uma chave de fenda nos locais indicados abaixo tentando localizar um clipe de aço e faça força nas direções indicadas.

 

kjU0rvt.jpg

 

Quando ouvir um click puxe levemente a almofada para a frente.

Esta parte é um tanto chata, mas o lance é ter um pouquinho de calma.

Durante o processo deixe a chave na ignição para girar o volante.

Isto é importante para evitar o travamento, ou o excesso de força que pode gerar folgas ou danificar a direção.

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.