Troca de óleo nos 5.000 KM


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Pessoal tem coisa estranha nessa história toda de troca de óleo.

Seguinte, o Onix usa óleo 5W30 API SN Dexos 1 (recomendado no manual):

Especificação do óleo do motor

Óleo especificado Dexos 1 ou

equivalente de qualidade API SN,

ILSAC GF5 ou superior e de

viscosidade SAE 5W30.

Esse óleo se vocês fizerem uma busca rápida na internet não custa menos de 30 reais o litro em nenhum lugar (pelo menos não encontrei por menos, sempre na faixa de 32 o litro). O Onix usa 3,5 litros de óleo ou seja só de óleo seriam 112 reais fora o filtro que custa na internet em torno de 16 reais. Isso só óleo e filtro sem mão de obra ou qq outro custo, teria um total de aprox. 128 reais.

eu já tive carro que usava óleo 5w30 porém não era API SN DEXOS, e o custo da troca era de 100 reais em média. PRESTEM ATENÇÃO SE ESTÃO COLOCANDO O ÓLEO CERTO NO CARRO DE VOCÊS.

Não existe milagre, se na internet o litro do óleo DEXOS custa 32 reais na css sempre é mais caro, não exsite milagre. Usar óleo fora da especificação é uma das coisas mais "mortais" para um motor, mesmo que não se note de imediato os danos que estão sendo causados.

Esse óleo é mais caro porém é óleo para 10 mil km (exceto uso severo que é 5 mil km).

Cuidado com os mecânicos de hoje em dia, apesar da GM dar treinamento a todos (sendo até obrigatório), a maioria deles faz os cursos de qq jeito e acaba fazendo caca.

Foto da embalegem do óleo usado no Onix:

post-41-1382912801,04_thumb.jpg

Na css onde sou cliente a muitos anos, e que verifico sempre que praticam preço de mercado de outras css sérias, semana passada estive lá e pude ver um dono de Onix trocando o óleo, e vi que colocavam o óleo certo como da foto acima e filtro GM. O custo da troca ficou em 182 reais.

O outro óleo usado pela GM que tbm é 5W30 e é usado nos motores VHC-E é o da imagem abaixo, porém esse óleo não é API SN e sim SL, e nem mesmo é sintético.

NÃO é o óleo recomendado para o motor do Onix!!!

post-41-1382912801,08_thumb.jpg

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em uma das cs que fui pesquisar preço da troca, me ofereceram o dexos 2, que é a classificação top!

eu quase troquei com ele, até procurei na internet para comprar, mas no final das contas troquei com dexos 1, que era o que tava no manual, paguei 180 se não me engano.

A sacanagem é que da para comprar o filtro e o óleo por 100 reais na internet, mas sem o carimbo da CS de nada vale!

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David pelo jeito essa css que vc foi é uma css séria.

Claro que o cara recomendou um óleo mais caro, mas ofereceu o Dexos 2 ao menos, como diz no manual - classificação API SN Dexos 1 ou superior, nunca inferior!!!

Eu tbm acho caro 180 reais em óleo e filtro, mas o Dexos 1 é um óleo caro mesmo por ser sintético e durar 10 mil km em condições normais. Eu sinceramente não sei como tem gente conseguindo trocar óleo e filtro na css por 100 reais. Como eu disse não há milagre. Se na internet o óleo custa (no lugar mais barato) 32 reais e usando 3,5 litros mais filtro só o custo da troca é em torno de 130 reais levando em conta o filtro custar 18 reais só. 100 reais ta barato demais!!!!! e 180 ta na média levando-se em conta a mão de obra e lucro da css.

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Pois é Paulo,

Eu ia comprar o óleo e mandar colocar na CS por causa da porcaria do carimbo. Mas ai vi que ia economizar 20~30 reais e ia ter que ficar pedindo favor. Ai na mesma hora fui lá e troquei, nessa CS só tinha dexos 1. Na outra CS, onde ofereceram dexos 2 a troca era R$250,00!!! Isso que eu fui em 3 CSs pesquisando.

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Pois é Paulo,

Eu ia comprar o óleo e mandar colocar na CS por causa da porcaria do carimbo. Mas ai vi que ia economizar 20~30 reais e ia ter que ficar pedindo favor. Ai na mesma hora fui lá e troquei, nessa CS só tinha dexos 1. Na outra CS, onde ofereceram dexos 2 a troca era R$250,00!!! Isso que eu fui em 3 CSs pesquisando.

Você ainda tem como escolher onde fazer eu eu que não tenho!

Aqui só tem 1 CCS(Absoluta), é fazer lá ou perder a "garantia".

Como ainda tem 1 mês para dar os 6meses e estou com 3500k, não fui "pesquisar" ainda.

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O óleo Dexos 1 não precisa trocar com 6 meses.

do manual:

Troque o óleo do motor com o motor

quente, a cada 10.000 km ou

12 meses, o que ocorrer primeiro,

caso não ocorra nenhuma das

condições severas de uso.

Se o carro não é usado em condição severa é 12 meses ou 10 mil km. Por isso o óleo é caro, é sintético dura mais. Abram o olho!!!!

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Olha David, eu não sei o porque é recomendavel fazer aos 5 mil, se o próprio manual do fabricante diz para trocar com 10 mil. Aquele papo de que primeiro óleo vem com residuos de usinagem por motor ser novo etc etc já se foi a muito tempo. Os processos de fabricação hoje em dia são outros e não mais ocorre esse tipo de coisa. Jamais um fabricante iria colocar uma informação no manual correndo risco de depois levar processos ou ter de fazer recall por causa de erro na troca de óleo, coisa muito básica.

Lógico que css quer fazer o máximo possível de trocas de óleo, pois lucram com o óleo, filtro, mão de obra... pra eles é bom. Mas eu confio no fabricante, na engenharia do produto, e não nos mecânicos.

Eu já estou no meu segundo carro GM que troco óleo aos 10 mil km (de acordo com o manual) e nunca tive problema, e rodo em média 3 mil km mês.

Claro que cada um é cada um, troca com 5 mil quem quiser, mas que não é necessário não é mesmo.

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Conversei com um amigo q é vendedor na css Automec, e questionei ele quanto a troca de óleo 5000 ou 10000 ele flw q pode trocar sem problemas com 10000 onde se faz uso não severo, mas o mais interessante é q ele disse q não é obrigatório fazer a troca de óleo na css, pode fazer onde vc quiser obedecendo as datas e km no manual, mas é necessario guardar nota fiscal de tudo q vc faz fora da css pois se ocorrer algum problema vc tem como provar q efetuou as trocas, oq é obrigatório fazer são as revisões onde eles verificam itens de desgaste e a e a necessidade de realizar a troca de oléo e filtro no caso de ainda ter terem sido trocados, Então acho legal dar uma questionada na css quanto a essa informação.

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Paulo, a engenharia no Brasil não é aproveitada, ela é baseada em corte de gastos, posso dizer isso, pois sou engenheiro mecânico e no Brasil as montadoras sabem que não vale a pena investir em engenharia e aumentar os custos, até em pontos de solda o povo economiza! Não é a toa que modelos mundiais quando montados no Brasil para o Brasil perdem MUITO em segurança para modelos importados.

Se fosse como dizem que é hoje, o carro não ganharia em desempenho ao longo do tempo, não diminuiria o consumo também como vemos.

Esse amaciamento indica que as coisas evoluíram, mas não tanto assim a ponto de o motor já sair de fábrica pronto para qualquer tipo de uso e em sua eficiência máxima. Eu rodo muito, mas resolvi trocar também, sei que meu motor não explodiria caso eu não trocasse, ou meu carro ia durar menos, mas como sou exigente achei que valia a pena.

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Ok David compreendo sua preocupação. Eu tbm sou engenheiro, inclusive trabalho em montadora de automóveis. Por isso posso lhe garantir que foram feitos testes exaustivos nesses motores e a troca de óleo aos 10 mil Km já contempla inclusive um fator de segurança para essa quilometragem. Trocar com 5 mil ou com 10 mil usando óleo sintético API SN e em condições normais de uso, não terá nenhum resultado significante para o motor a longo prazo, ainda mais para você que como disse roda muito. Se vc roda muito e ainda na sua maioria em rodovias, é a melhor condição de uso para o carro, pode trocar óleo com 10 mil sem problemas e de olho fechado.

Quanto a desempenho ou amaciamento em qualquer lugar do mundo qq motor novo sempre vai ser mais "duro" no começo mas isso não está relacionado com a troca de óleo como vc deve saber.

Veja bem não estou criticando sua troca aos 5 mil, isso vai de cada um, estou só querendo explicar aqui para quem acompanha o CDO para tomarem cuidado com as css que ficam dizendo que é obrigatória a troca com 5 mil ou 6 meses se não perde a garantia. Isso não existe. Caso isso ocorra com alguém basta mostrar o manual ou ligar pro 0800 da GM que eles vão informar o correto. Não deixem a css passar a perna.

Legal saber que vc gosta de cuidar do carro, isso é importante, eu tbm sempre cuido muito bem dos meus.

Um abraço.

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Então é isso Paulo, concordo com você.

A CS realmente fica em cima, eu fiz essa troca excepcional aos 5000, mas daqui em diante vai ser a de 10 mesmo, e sei que se eu demorar um pouco mais também não teria problema, justamente por essa margem de segurança. De qualquer forma acho que é válido trocar, mesmo com corte mais preciso acho que um motor novo merece uma troca, que na minh aopinião é o item consumível mais importante dele.

O que me deixa mais chateado, e você sabe disso, é que nossa nossa mão-de-obra é mal aproveitada, poderiam ser fabricados carros com muito mais precisão de corte, montagem... e segurança. Um sentra por exemplo ta custando em sua TOTALIDADE R$8500,00 para ser produzido, isso que é uma fabrica relativamente pequena e alugada, imagina a rentabilidade na venda. A FIAT Brasil foi responsável por segurar as pontas da FIAT mundial por um bom tempo, inclusive na crise mundial, justamente por fazer carros baratos e vendê-los caros aqui.

No March parece que o pessoal daqui teve mais trabalho em tirar os equipamentos de segurança do que se os mantivesse no carro.

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Olha David, eu não sei o porque é recomendavel fazer aos 5 mil, se o próprio manual do fabricante diz para trocar com 10 mil. Aquele papo de que primeiro óleo vem com residuos de usinagem por motor ser novo etc etc já se foi a muito tempo. Os processos de fabricação hoje em dia são outros e não mais ocorre esse tipo de coisa. Jamais um fabricante iria colocar uma informação no manual correndo risco de depois levar processos ou ter de fazer recall por causa de erro na troca de óleo, coisa muito básica.

Lógico que css quer fazer o máximo possível de trocas de óleo, pois lucram com o óleo, filtro, mão de obra... pra eles é bom. Mas eu confio no fabricante, na engenharia do produto, e não nos mecânicos.

Eu já estou no meu segundo carro GM que troco óleo aos 10 mil km (de acordo com o manual) e nunca tive problema, e rodo em média 3 mil km mês.

Claro que cada um é cada um, troca com 5 mil quem quiser, mas que não é necessário não é mesmo.

Cara fui verificar meu olho e esta no 1 nivel...Normal isso??

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Mario, de acordo com o manual, o óleo deve estar entre a as duas marcas maiores da vareta. Se estiver, está tudo ok.

Mas fique de olho para ver se não está baixando, pq não é recomendável andar com óleo abaixo da marca mínima e nem é normal baixar óleo.

post-41-1382912804,26_thumb.png

Caso o óleo esteja baixando, vá até uma css GM URGENTE!

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Faz um tempo que olhei no meu manual e vi que também foi arrancado o papel do desconto. Porem ontem por acaso, fui ler o que estava escrito em um adesivo colado pela própria concessionaria no vidro. E estava escrito quando trocar o olho e falando sobre desconto da primeira troca.

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meu carro ta com 4000 km hj fui olhar o nivel do óleo tava abaixo do minimo tive q colocar 1litro de óleo, alguem mais teve q completar o oleo antes da troca, esse é meu 3º carro 0k e é a 1ª vez q tive problema em baixar o oleo, pelo manual ta normal mas pra um carro 0k não acho q deveria baixar oleo, ahhh e na cidade onde eu estava não consegui encontrar 5x30 dexo1 nem SN, dai coloquei 5x30 SM sintético AC/Delco sera q tem algum problema?

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Cara o meu fui olhar um tira e tava bem perto do minimo, no outro dia já tava normal...Muito estranho mais fiquei menos preocupado...To com 2500 km agora ta chegando a duvida,. troco com 5000km ou 10000km ???? Eu to a favor dos 10000km já que não uso ele em uso severo ...

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