Quadro de Líderes

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  1. Gostaria de compartilhar mais um capítulo da história dos travamentos na direção. Da mesma forma, gostaria também que alguém com o mesmo problema, pudesse fazer a mesma coisa que eu fiz, para ver se melhora o problema. Desde o último desmonte do motor (fiz algumas vezes mais) fiquei mais empenhado em tentar mexer no sistema a fim de entender o que poderia causar o travamento do pinhão do motor elétrico. Vou dizer que pesquisei bastante e achei algumas coisas interessantes, embora nada em português, mas que me ajudou a esclarecer como funciona o sistema de assistência elétrica na coluna de direção. Algumas informações básicas: - O sistema é chamado de EPS em inglês (electric power steering) ou C-EPS que é o caso da assistência na coluna. - O sistema é baseado em um eixo sem-fim metálico e uma roda dentada, provavelmente de nylon. É chamada de Worm Shaft e Worm Wheel. Elas são lubrificadas com graxa, que inclusive tem especificação própria. - O motor elétrico é do tipo "brushless", sem escovas e se acopla no eixo por uma peça chamada "coupling", que é aquela peça plástica. - O eixo sem fim é apoiado em 2 rolamentos e no rolamento inferior, existe um mecanismo com uma mola chamado de Anti-Rattle Spring (ARS). É um mecanismo compensador, uma vez que toda as forças oriundas das rodas (vibrações, trancos, etc.) são transmitidas para a coluna de direção e para proteger o eixo sem fim e a roda de nylon, este mecanismo altera o ângulo do eixo e o contato entre estas duas peças. O meu primeiro pensamento foi: onde é que se regula o contato do eixo sem fim com a roda dentada?? Não existe! Quem regula o contato entre as peças é a mola do ARS. No Onix, o sistema ARS é bem simples. Olhando de baixo para cima, dá para ver uma chapa preta com um parafuso na ponta e a outra extremidade apontando para um orifício na carcaça. Aquilo lá modifica a angulação do eixo conforme o sistema trabalha. Na minha lógica, as causas dos travamentos eram: - Rolamento engripado - Falta de lubrificação entre as engrenagens - Alinhamento entre os dentes das engrenagens fora do ideal . Normalmente por desgaste natural do sistema. Pesquisei e achei este artigo científico (em inglês) que fala que um dos problemas do sistema de C-EPS, está relacionado a alguns sintomas desagradáveis causados pelo contato entre as engrenagens. https://ms.copernicus.org/articles/9/201/2018/ms-9-201-2018.html Kim, S. H.: Worm gear efficiency model considering misalignment in electric power steering systems, Mech. Sci., 9, 201–210, https://doi.org/10.5194/ms-9-201-2018, 2018. Ao ler o artigo, ficou mais claro para mim, que o problema principal nem está nos rolamentos e sim no contato entre os dentes das engrenagens, que devido ao uso, promove um desgaste ou falha de lubrificação que altera a dinâmica, levando ao travamento do movimento. Com estas informações, comecei novos testes. Primeiramente tentei soltar o parafuso que prende a chapa do ARS. Soltei e nada aconteceu. O segundo teste foi tentar soltar a porção inferior da carcaça (parte final, onde a coluna se fixa. Quase nos pedais). A tarefa não pode ser concluída pois são 4 parafusos e os 2 superiores ficam inacessíveis pelo suporte. Mas soltei os 2 inferiores e para a minha surpresa, senti que o volante não estava prendendo ao movimento e a carcaça se mexia muito levemente. Foi o sinal que eu precisava para entender que o problema realmente é no contato entre as engrenagens: o movimento mudava o ângulo de contato e o problema sumia. Depois deste momento, eu estava disposto a soltar o anel trava que prende o pinhão pra tentar sacá-lo e assim tentar lubrificar. Tenho o alicate, inclusive, mas a posição do anel não permitiu que eu conseguisse soltar com segurança com a coluna montada. Ou seja, missão cancelada, a princípio. Vou estudar mais e ver se consigo êxito. Como não consegui sacar o eixo, tive a ideia de ao menos tentar alterar a posição do eixo. Como? Com um martelo. Peguei um pequeno martelo com cabeça plástica (para não machucar o acoplamento), tirei o “coupling” e bati sem dó no eixo. Para a minha surpresa, ao movimentar o eixo com as mãos, o movimento ficou mais fluido. Sem calos ou travamentos. A princípio, não acreditei em melhoras. Para melhorar ainda mais, peguei um secador de cabelo potente e aqueci a região do eixo por uns 2 minutos, imaginando que a lubrificação poderia se mover, tanto do eixo quanto dos rolamentos. Esperei esfriar a carcaça um pouco, remontei tudo e liguei o carro: o sistema ficou melhor já parado, mas faltava testar em rodovia. E para felicidade geral, o travamento praticamente sumiu. Quase não acreditei quando estava na rodovia que aquela sensação de travamento havia desaparecido, embora ainda sentisse que o movimento para a direita ainda era pior que o para a esquerda. Tenho a noção que a solução definitiva é desmontar, revisar e lubrificar o sistema. Concluindo a história toda: o problema está no contato entre as engrenagens. Se é por desgaste do nylon ou por desalinhamento do eixo ou por falta de lubrificação, eu não saberia dizer ainda. Mas ao menos, elimina a desconfiança que o problema vem de outros componentes da direção. Por isso, eu sugiro que todos que tenham o problema, tentem desmontar o painel inferior, solte o motor elétrico e tente “martelar” o eixo para ver se muda alguma coisa. Se tiver as ferramentas, tentem fazer e digam se mudou algo ou não. Desculpem o longo texto, mas espero que as informações ajudem a todos. Obs: ainda estou testando o carro e até agora a direção está ok. Se voltar o problema, volto a relatar aqui.
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  2. @Mauro Ventura, se o carro estiver ok, verifica-se normalmente as mesmas coisas: Eu, pessoalmente, faço assim: - Óleo: uso normal 10 mil km ou 1 ano. - Óleo câmbio manual: normalmente não se troca (recomendação do manual). Verificar o nível é bom fazer a cada 40 mil km aproximadamente ou se houver sinais de vazamento. - Filtro de óleo e combustível: 10 mil km - Filtro de ar: 15 mil km (o manual pede a troca a cada 30 mil km em uso normal, mas considero muito) - Filtro cabine: a cada 1 ano. - Fluido de Freio: troca a cada 2 anos, independente da km. Lembrar de sangrar o sistema de embreagem também. - Velas: a cada 25-30 mil km - Cabos Velas: só quando necessitar. Em geral, duram mais de 60 mil km. - Liquido Arrefecimento: a cada 5 anos (Se tiver o hábito de completar com água, melhor trocar a cada 2 anos). - Limpeza do TBI (Corpo Borboleta): a cada 15 mil km (quando se troca o filtro de ar) - Limpeza de bicos injetores: só se carro apresentar falhas. Dá para fazer a cada 60 mil km, caso ache necessário. - Rodízio Pneus: a cada 10 mil km - Verificação dos Freios Dianteiros e Traseiros: a cada 20-30 mil km. Dianteiro é mais visual. O traseiro é preciso desmontar o Tambor, verificar cilindros, limpar e regular. - Verificar borrachas em geral: palhetas, coifas, mangueiras, correias (visual) é rotineiro. Deve-se fazer sempre que se abrir o cofre do motor ou elevar o carro. - Suspensão e direção: verificar estado das buchas e coifas de pivôs e terminais de direção. Estar atento a vazamentos em amortecedores. Terminais de direção e barras axiais costumam dar folgas por volta de 60-80 mil km. O manual do proprietário dá todas as informações sobre as manutenções programadas. Eu costumo adaptar as informações, me baseando pelas minhas experiências.
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  3. Normalmente, ou é problema no sensor ou é baixa pressão de óleo por problemas na bomba ou folgas excessivas no motor. No sensor, tem que verificar se o conector está ok, pois como é intermitente, pode ser uma questão de mau contato. Se a pressão de óleo estiver baixa, o correto é uma oficina verificar com um manômetro se a pressão está dentro das especificações. É um procedimento simples.
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  4. Revisão 50.000Km ou 5 Anos pro seu carro: Substituir Óleo do motor Filtro de óleo Filtro de combustível Anel bujão cárter Verificar Motor e transmissão Correias de acessórios Guarnições e protetores de pó Óleo da transmissão Pastilhas e disco de freio Freio de estacionamento TPMS Óleo do reservatório da direção hidráulica Pneus Rodas Cintos de segurança Sistema elétrico Equipamentos de iluminação e sinalização Limpador e lavador do para-brisa Coifas homocineticas Fluído de arrefecimento Amortecedores Sistema A/C Filtro de Ar do Motor Fluido de freio Essa seria a revisão feita pela concessionária. Qualquer coisa a mais que fizer, é lucro
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  5. Vamos a mais um relato. Nestes últimos dias a direção estava extremamente desconfortável. Foquei na coluna de direção quanto a lubrificação. Peguei uma pequena seringa de 3ml com agulha e enchi de óleo de motor 5W30 semissintético que tinha de sobra. Retirei a capa/cobertura que fica atrás do volante. Na parte inferior é possível ver um rolamento e lá apliquei um pouco de óleo. Na parte inferior, já na saída do motor elétrico perto do assoalho, também dá para visualizar um rolamento. Apliquei também. Fora isso, tem um furo na carcaça do sistema de direção elétrica. Dá para visualizar olhando dos pedais para cima. Apliquei silicone spray lá dentro do furo. Depois disso fui testar o carro e para minha decepção, nada funcionou. Nem ao menos amenizou. Isso já me mostrou que o rolamento da parte superior da coluna não representa ser o causador do problema. Testei pois vi vídeos na internet em que relatavam que haveria a possibilidade do problema ser neste "acoplamento" ou "canote". Depois desta "frustração", fui ver mais vídeos sobre o problema. Um comentário me chamou a atenção e dizia que o problema normalmente está no rolamento principal do pinhão do motor elétrico. Seria o eixo que se acopla ao motor elétrico ao eixo da coluna de direção, transmitindo todo o torque do motor. Eu sou meio desconfiado, pois dificilmente um rolamento que não trabalha constantemente dá problemas de engripamento. Mas no meu caso, ao girar o volante dava para ouvir um ruído de "rolamento seco", mas bem sutil. Como isso em mente já estava procurando uma oficina para mexer na coluna de direção, mas antes disso resolvi testar uma última coisa: tentar lubrificar este rolamento superior do pinhão. O que me animou a tentar fazer o serviço em casa, foram 2 vídeos: Este me mostrou que desmontando a parte inferior do acabamento, sobrava espaço para manusear as ferramentas para abrir o motor elétrico. O outro foi este: Para quem não sabe, o sistema do Jeep Compass e Renegade e Fiat Toro são semelhantes ao do Onix. São fabricados pela ZF TRW e basicamente utiliza o mesmo sistema motriz. Este vídeo da Renegade, pude visualizar mais ou menos como era a base do acoplamento do motor e o próprio rolamento e pinhão. Com estas poucas informações, desmontei o painel inferior e saquei o motor elétrico da direção sem desmontar praticamente nada. Apenas soltando o chicote de alimentação da coluna elétrica e a caixa de fusível para abrir mais espaço. Para soltar o motor da carcaça, são 3 parafusos Torx T25. Para soltar os acabamentos, 3 parafusos Torx T20. É meio chato retirar os parafusos do motor elétrico com tudo montado pela posição, mas não é impossível. Uma dica é soltar os parafusos aos poucos, pois existe uma mola no centro do eixo que empurra o motor. Se conseguir prender o motor na carcaça com uma cinta, antes de soltar os parafusos, talvez seja melhor pois a pressão desta mola dificulta a soltura. Ferramentas: Eu tenho uma chave catraca e este tipo de Torx. Isso para facilitar. Se não tiver, qualquer chave Torx que caiba no local, serve. Os parafusos do motor não necessitam de muito torque para soltar. Na seringa, coloquei óleo de câmbio 80W90 GL3. Optei por um óleo mais grosso, pois o ideal era engraxar. Mas para soltar a capa do rolamento, só desmontando tudo. Usei apenas 1ml de óleo. Visão do motor elétrico por baixo. Desconectei este plug da foto e o inferior que se conecta no módulo. Só para evitar possíveis acidentes elétricos. Motor já solto. Note a presença de um oring. Cuidado para não deixar cair. Visão do acoplamento junto com o rolamento. Não retirei nada do lugar e nem mexi no volante ou no motor elétrico. Resista a tentação de virar o volante para não perder a referência do encaixe ou do sensor de ângulo. Primeira coisa que fiz foi borrifar o silicone spray no centro e nas bordas do rolamento. Não lubrifiquei nada no motor elétrico. Depois apliquei o óleo nas bordas da capa do rolamento (onde está escrito CHINA e o código do rolamento) e no centro, esperando o rolamento "absorver" o óleo e não deixar escorrer. Fui aplicando onde o espaço permitia. Tomei cuidado em não sujar a bucha do acoplamento. No fim, o óleo deve ter escorrido para dentro do rolamento e do eixo. Deixei tudo limpo e montei tudo novamente. Na hora de montar, como a mola empurra o motor do encaixe, é bom usar uma cinta para fixar ou com as mãos, "empurrar" o motor em direção a carcaça e apertar os parafusos com uma das mãos. Cuidado pois a rosca dos parafusos é fina e o risco de espanar existe. Depois de tudo montado, apertado e conectado, liguei a ignição e o motor, rezando para que não aparecesse nada no painel. Felizmente nada de errado aconteceu. Para finalizar, girei o volante algumas vezes. Notei que aquele ruído de rolamento seco sumiu. Ou seja, acredito que vinha do rolamento do pinhão. Sai com o carro para teste e aparentemente melhorou o sintoma de travamento. Fico na dúvida se é por conta da lubrificação ou se é por desconectar o módulo. Não posso dizer ainda se resolveu o problema ou não pois ainda vou rodar mais com o carro em velocidade mais alta (rodei só em avenidas a 50km/h) e se o sintoma sumir ou melhorar eu volto para mais um relato.
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  6. Bom dia, Tenho um Onix 2015, deu umas falhadas enquanto estava andando e quando acendia o farol parece que perdia potência. Mecânico sugeriu trocar a bateria. Troquei a bateria (maio) e realmente passou os problemas. Agora (agosto), do nada, o carro fica piscando o painel, se falha todo e até apaga... Alguém já passou por isso ou pode me dar alguma dica?
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  7. Hola amigos de Brasil ! me informaron desde Colombia (yo estoy en Uruguay) que ya esta disponible la actualización que soluciona el problema de Android auto inalámbrico (03/08/2023). La semana pasada lleve mi onix premier 2022 a la concesionaria y luego de eso realice pruebas mas de una semana (fui el primero en hacer esta prueba en Uruguay, la prueba se realizo tambin en Colombia y dio correcta) y yo doy como solucionado el problema!!!! luego de esperar mas de un año y 8 meses de sufrir peleas con la concesionaria, mails, llamadas telefónicas, enojos, etc, etc..... decidí hace 5 meses enviar un mail al CEO de Chevrolet comentando lo que estaba aconteciendo y que Chevrolet no nos ayudaba en este problema!! este señor nunca contestó mi mail!! pero a los dos días me llamo por teléfono la jefa de reclamos post venta Sudamérica y a partir de ahí comenzó las pruebas y Chevrolet comenzó a contestar y vi que realmente se harían cargo del problema. Espero que mi insistencia con mucha paciencia de tanto tiempo (no significa que fui el salvador de este problema) pero creo que di un gran apoyo para que solucionen este problema realizando diferentes pruebas ya que trabajo en telecomunicaciones, electrónica automotriz!! Espero haya ayudado a todo el mundo con mi pequeño aporte!!! ahora estoy contento, funciona muy bien Esta solución tener en cuenta que es solo para los modelos onix Tracker que tienen wifi y bluetooth embarcado Recordarles que hay que llevar el carro a la concesionaria porque la actualización se hace en el taller de la concesionaria y no es remota desde el menú de la pantalla, abrazo grande!!
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  8. Levei o carro para a revisão dos 30k na concessionária de Paulínia-SP, descrevi pela terceira vez o problema, o técnico disse que ia fazer uma atualização pelo pen-drive, acompanhando pela engenharia. O problema foi resolvido. Anexa vai a foto com a versão da atualização! Abraço a todos!
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  9. Opa Mano, blz? Já vi esse canal no YouTube, porém nos vídeos ele não ensina como realizar o procedimento para que o painel funcione.
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  10. @Mano, o que eu quis dizer é apenas sobre a "sensação" que o carro passa. Não que o Onix 1.4 seja "manco". Longe disso. Para mim, o motor 1.4 é bem suave nas reações. Até acho que é a receita mais acertada dos motores Família I, entre desempenho e economia. Mas para quem já andou com carro 1.0 com relações de marchas curtas, sabe que parece que o torque do 1.0 é enorme, e não é. Apenas passa a impressão de ser.
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  11. Esse fôlego na saída o Onix não tem. Eu tinha um Fox 1.6 2008 antes do Prisma AT e o motor EA111, mesmo com potência semelhante dava uma sensação de "torque" na saída. Mas na estrada o Fox estava a uns 4 mil RPM a 120 km/h, sacrificando o consumo. Quanto a embreagem, o principal sinal de desgaste é o peso do pedal. Se tiver pesado, possivelmente esta gasto. Existem outros testes como engatar a 3ª marcha ou testar em um aclive a saída para verificar a patinação, mas nem sempre o teste condiz com a realidade, pois tem carros com erros de projeto. Trepidação na saída pode ser os coxins cansados e no Onix é bem fraco, principalmente o que fica no lado do câmbio. Eu mesmo já troquei o do Prisma com uns 50 mil km o do câmbio e o inferior (que restringe a torção). Uma inspeção visual da borracha do coxim já dá um sinal da necessidade de troca.
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  12. OLÁ PESSOAL FIZ UM TUTORIAL MOSTRANDO COMO POR A LAMPADA NO PORTA MALAS DO ONIX 2019 LT 1.4 SEGUE O LINK VÍDEO EM 2 PARTES
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  13. @inoekao, pode usar o Bardhal sem problemas. Dizem que tem que respeitar a norma Dexos 1, mas sinceramente, o motor do Joy é de concepção simples e na minha opinião não requer nada de especial. Se fosse um motor novo com correia dentada banhada a óleo, ai sim é meio que obrigatório respeitar o óleo recomendado. Não sei se você é adepto a compras via internet, mas pelo Mercado Livre, as concessionárias Chevrolet possuem um canal oficial e oferecem peças/lubrificantes originais a preços acessíveis (é preciso pesquisar para encontrar o melhor preço). Talvez possa ser uma alternativa para economizar.
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  14. Resolvido amigo, era a caixa de marcha que estava com pouco óleo por conta de um vazamento no retentor e a embreagem. Comprei o óleo original da caixa de marcha e a embreagem GM e sumiu o problema!
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  15. Depois de alguns dia o problema retornou, após a primeira partida do dia, depois que ligo o ar condicionado, ainda com o carro parado, o motor desliga. Vou levar a tracker para limpeza dos bicos da injeção eletrônica. Depois posto o resultado..
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  16. Ola a todos, compre un Onix 2023 (Sin BTooth, obviamente) en argentina. Como se que se fabrica en Brasil, escribí a ambas montadoras (Abril 2023) y las dos respondieron que a la fecha no tenían ninguna información respecto al módulo de Btooth para agregar de forma original. Pese a que ya se vende en Brasil el modelo 2024 que volvió a tener todo lo que había perdido. La situación en Argentina es aún peor ya que me dijeron que acá van a seguir trayendo sin Btooth o se lo van a sacar. También me dijeron que en Junio va a entrar el módulo Btooth (Que en enero 2023 me lo habían ofrecido por 250.000 pesos argentinos y que SOLAMENTE agregaba Btooth, Ni WIFI, Ni Android!!!). Deberíamos hacer más presión a las montadoras ya que como clientes preferimos un Chevrolet a ir por otra marca a veces aún más barata y con todos los accesorios que GM sacó. (ok, sabíamos que no tenía BT pero compramos un automovil algo que es ahorros de muchos años, no compramos un celular). GM debería ayudarnos. No digo que nos regalen, pero nosotros también ayudamos a la marca comprando las unidades sin esos componentes a la espera de una normalización, ahora no puden darnos la espalda.
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  17. @Santolin, esta peça parece ser a "cobertura externa inferior banco dianteiro lado passageiro". Fica logo abaixo da regulagem de inclinação do banco.
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  18. Comprei 2 modelos, aquele famoso azul e um branco, nenhum funcionou direito no Onix 1.4 2018, muitas vezes nao conectava no scanner e quando conectava nao conseguia conectar na ECU (o carro estava ligado como manda os apps) as vezes conseguia conectar na ECU mas quando ia fazer a varredura de erros ai desconectava e nunca consegui ver, so conseguir usar 1 vez e foi com o carro andando porem ele dava algum mal contato que o conta giros e o odometro paravam de funcionar e voltavam a cada 5~8 segundos, então desisti e devolvi os dois, testei tanto no Ios quanto no android com diversos apps e todos tiveram o mesmo resultado
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  19. Só para constar qual foi a solução: o regulador de voltagem precisou ser trocado. Levei numa auto elétrica especializada (diferente da picareta de antes) e identificaram esse problema. Tudo certo, agora!
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  20. Simples, fácil e rápido de fazer. * lixa d'agua, primer e spray As saídas de ar são fáceis de remover, e a pintura é mais simples. Já o volante, optei por proteger as partes sem tinta.
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  21. Pelo que eu andei vendo, parece que o principal causador de problema em atuador de embreagem é erro de montagem ou de sangria. Não sei se é caso de todos mas parece que ao remontar o atuador de embreagem é necessária a retirada de um anel de vedação que fica na conexão onde fica o sangrador. Caso se instale com 2 anéis o'ring, o sistema trabalha com excesso de pressão, o que danifica o atuador. Pode ser o caso. Fonte: https://omecanico.com.br/atuadores-de-embreagem-de-onix-e-onix-joy-parte-1/
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  22. oi Gerfesson...não sei se você já pintou, mas acho q seria legal pintar ou de vermelho Carmim ou de uma cor contrastante, tipo amarelo neon. Se voce já pintou, manda foto que eu to querendo fazer o mesmo no meu pretinho, pintar a roda de grafite e as pinças de alguma cor.
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  23. Olá mulecada, Possuo um Ônix 2020 plus pédeboi. Veio com um rádio bem básico que pretendo trocar por uma central multimídia, chinesinha de 9". O problema inicial era a moldura, que é específica para este modelo, mas este item já existe disponível no mercado livre. O problema atual é o chicote para ligação, já que o conector original do rádio não é padrão e para usar uma central universal, seria necessário cortar os cabos para colocar o conector. Não faço questão dos controles no volante, aliás considero inútil já que meu braço tem comprimento suficiente para alcançar os controles no próprio aparelho. Alguma sugestão, que não seja comprar uma "interface adaptadora" da faatech que custa quase o preço de uma central ? Abraços, Valmir
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  24. Tenho um Onix LTZ 2018 branco., Quero colocar uma roda Vulcano sunset aro17, não quero rebaixar, minha dúvida séria que pneu usar, perfil baixo ou não, fico preocupado com a altura da caixa de roda. Vou anexar foto da roda e do carro. Obrigado Queria que meu carro ficasse parecido com esse Onix prata que está aí em anexo. Lembrando que ele está com roda 20"
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  25. Olá pessoal segue as fotos da barra de led que coloquei no meu Onix LT!!! O que acharam???
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  26. Turma pra resolver o problema é simples e barato , apenas mandem encapar os molas dianteiras com mangueira leitosa, vai custa 100 reais no máximo. E vai resolver o problema.
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  27. Segue reprodução exata do termo disponível no momento de cadastro no fórum Clube do Onix. Termos de Aceitação sobre o uso do Fórum do Clube do Onix - http://clubedoonix.com.br Este termo limita as responsabilidades do Clube do Onix. Você deve ler e concordar com os termos abaixo mencionados, para então acessar o nosso fórum. O Clube do Onix é uma comunidade sem fins lucrativos e vínculos, de qualquer espécie, com a General Motors do Brasil Ltda. Somos um espaço diferenciado para a troca de informações e experiências entre os proprietários e apaixonados pelo Onix. O Clube do Onix não apoia, incentiva ou organiza competições/disputas de rua conhecidas como RACHAS, uma prática ilegal e irresponsável, ou qualquer outra prática ilegal que fere a legislação vigente em território brasileiro. Ao participar do Clube do Onix você está implicitamente concordando com as regras aqui contidas, cuja leitura é de responsabilidade do usuário, e submetendo-se às mesmas. 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