Quadro de Líderes

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  1. Troquei recentemente meu ONIX LT 1.0 2014 com mylink, camera de ré, farol de neblina e farol projetor por um Polo 1.6 MSI. Não era minha intensão mudar de carro agora, mas ele apresentava um barulho na suspensão que ninguém conseguiu descobrir, gastei com amortecedor e o barulho ficava lá. Enfim, fiquei revoltado e iriamos trocar de carro no final desse Ano. Porém, estava em um curso perto de uma CSS da VW e vi o novo Polo. Entrei nele e achei legal mas não me agradou a primeira vista, somente depois de ver o preço. Com a intensão de mudar de carro já na cabeça, fomos na GM e pedimos o valor do LTZ. A vendedora informou que a GM estava com uma "promoção" do LTZ Automatico por 57k. Interessante, mas pediram apenas 26k no meu antigo. Na VW, antes mesmo de falar sobre valores, a vendedora já nos colocou dentro do Polo, sem fazer cadastro nem nada, e já falou que a cor branca ela dava de "gratis". Final da conversa, o Polo MSI 1.6 de 57k ficou por 54k e ainda pegaram 28k no meu carro. Vamos para a comparação. O Polo é muito mais macio e mais gostoso de dirigir que o Onix. A suspensão é mais suave e o isolamento acústico é outra coisa. A posição de dirigir é diferente, você fica mais baixo porém a central fica totalmente visível, diferente do mylink que o seu braço fica na frente da tela, tendo que tirar o braço ou se entortar pra ver. O motor 1.6 da VW é muito mais esperto e mais silencioso, e ele é de bloco de alumínio. A cabine dele é mais iluminada, tem 2 lampadas na parte da frente individual e duas atras. A central é parecida com a do Onix com algumas coisas a mais e outras a menos, mas no geral atende a necessidade básica. As duas tem android auto e mirror link. O conforto e a segurança fizeram a gente escolher o Polo, como vocês já sabem, o Onix recebeu nota ZERO no teste de segurança, já o Polo nota máxima, além de que ele já vem com 4 airbags de série e isofix. Na minha versão ele vem com controle de tração, estabilidade, bloqueio eletronico do diferencial e assistente de rampa, mas com marchas manual de 5 velocidades (uma pena não ter 6). A direção elétrica é MUITO mais leve que a elétrica do ONIX, e ainda suspeito que ela seja hidráulica, e em buracos o Polo se comportou melhor que o Onix. O que tenho saudades do Onix. A parte elétrica dele é muito superior. Farol, limpador, setas, ré e outras coisas mais são controladas pelo modulo e ele que manda o sinal para a caixa de fusível acionar os equipamentos, assim não tem necessidade de ser acionados por Relés. O Polo é tudo Eletro-mecânico. Limpadores por relés, setas por relés, farois e etcs. Dentro dele é um tic tac infernal. Muitos preferem assim, mas ele não avisa se uma lampada queimar, já que esse sinal não passa pelo modulo de controle. O travamento das portas do Onix é mais inteligente, se passageiro abrir a porta dele, somente a dele será destrancada e ao voltar a andar, a porta aberta será trancada, no Polo, ao abrir uma porta, TODAS ficam destravadas, mas ao andar todas travam novamente. O Onix avisa ao travar o carro se alguma porta está aberta, o Polo só vai avisar se o alarme disparar. A ré é acionada sem o motor ligado, no Onix precisava estar ligado para a CanBus enviar o sinal de ré, evitando que acessórios fossem ligados antes de dar a partida. Qualquer versão LT em diante já vinha com limpador com controle de intensidade, lampada no porta malas e porta luvas, no Polo é só as versões TOPs, não sendo a GM exclusiva de fazer economia porca. No geral estamos satisfeitos com o carro, O Onix apesar de ser lider de vendas peca em segurança, não é uns dos mais lindos carros, mas a versão LTZ vem com luz de posição em LED que não combina em nada com as lampadas amarelas. Ouvi dizer que a GM está com planejamento em tirar do mercado por isso, mas vai demorar uns anos ainda.
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  2. Boa noite galera do Clube do Onix! Inicialmente, devo pedir-lhes desculpa, mas ausentei-me do fórum, por questões de conclusão da faculdade, entrega do TCC e estudar para a prova da OAB. Bom, vamos ao que interessa: Como ativar o Computador de Bordo (CB) no painel do Onix? Quero ressaltar que apesar de ter ativado, o CB apresenta as informações, porém, infelizmente não aparecem as unidades, por exemplo: Consumo (Km/L), Velocidade Média Instantânea (Km/h), Autonomia (Km) e Tempo de Viagem (Horas/minutos). Mas pra quem não se importar com a ausência dessas unidades, é só seguir o passo a passo. Peço desculpa pelas imagens não estarem em ótima resolução, visto que foram registradas por um celular da tela do computador. Por isso, a minha preocupação em fazer um passo a passo. Primeiro, tem que comprar uma CHAVE DE SETA própria para os veículos que possuem CB (aquelas que vem nos veículos LTZ). Essas chaves de seta possuem as funções de Rolagem (cima/baixo), MENU, SET/CLR e RESET. O esquema abaixo representa o modo de contagem dos pinos no TERMINAL DA CHAVE DE SETA: O esquema abaixo representa o modo de contagem dos pinos no TERMINAL DO PAINEL: Dessa forma, devemos proceder a conexão dos fios, conforme o diagrama abaixo: Sendo assim, conta-se os PINOS dos terminais da chave de seta e do painel e faz-se a ligação dos pinos do painel com a chave de seta. 1. Liga-se o PINO de número 5 da CHAVE DE SETA com o de número 28 do PAINEL; 2. O de número 6 da CHAVE DE SETA com o de número 9 do PAINEL e; 3. O de número 12 da CHAVE DE SETA com o de número 10 do PAINEL. Após a ligação ser feita, o proprietário do veículo deve dirigir-se a uma concessionária Chevrolet e pedir para que seja feita a ALTERAÇÃO DAS INFORMAÇÕES MOSTRADAS NO PAINEL DE INSTRUMENTOS DO VEÍCULO para esta: (&UDB) – DISPLAY DE INSTRUMENTOS COM INFORMAÇÕES APRIMORADAS DO MOTORISTA (SEGMENTADO). A alteração é feita na concessionária por meio daquele aparelho da GM conectado na porta OBD/OBD2 do veículo. No caso do PAINEL SEM CB vai estar programado com essa configuração: (&UDG) – DISPLAY DE INSTRUMENTOS. Para ativar o CB tem que programar esta: (&UDB) – DISPLAY DE INSTRUMENTOS COM INFORMAÇÕES APRIMORADAS DO MOTORISTA (SEGMENTADO). OBS 1: No meu veículo eu ativei o CB ANTES da instalação da seta, entretanto, após instalar a Chave de Seta a mesma não funcionava. Aí levei o veículo novamente à concessionária. Desativou-se o CB do PAINEL e ATIVOU-SE NOVAMENTE. Creio que este procedimento não seja necessário. E sim, que se faça a instalação da chave de seta e depois ative-se a função do CB. OBS 2: Pelas imagens do diagrama obtido, visualiza-se ainda, o esquema de conexão do sensor de temperatura. Para aqueles que desejaram. Acredito que comprando o sensor, fazendo o chicote e a conexão, funcionará corretamente. Resta sabe se há que se fazer algum ajuste na programação ou se somente a conexão já resolve, visto que já ativou-se as “INFORMAÇÕES APRIMORADAS (CB)” no painel. Deve-se ressaltar, que salvo engano, a temperatura aparece somente em veículos que possuem MyLink. Bom pessoal, é isso. Qualquer dúvida estou à disposição. Um forte abraço!
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